Flamengo e Cruzeiro têm promovido a final da Copa do Brasil de maneira amigável. Através das redes sociais, os clubes criaram hashtags, conversas entre as fanpages e uma série de ações incentivando a rivalidade sadia entre as equipes.
Esse tratamento que um tem dado ao outro antes da final é um reflexo do bom relacionamento, não só das diretorias, mas também das torcidas dos dois clubes que dura desde os anos 80.
A parceria começou entre os torcedores. Na época, Flamengo e Atlético-MG protagonizaram jogos históricos pelo Brasileirão e pela Libertadores. Os duelos fizeram com que as torcidas de Flamengo e Cruzeiro se aproximassem juntamente com as de Atlético-MG e Vasco, os dois rivais de cada estado.
As torcidas também se aproximaram por questão de logística e segurança. Por exemplo: Quando o Fla vai à Minas jogar contra o Atlético, a torcida rubro-negra é recebida pela do Cruzeiro com churrasco, hospedagem e “segurança” contra possíveis torcedores de organizadas do Galo.
Éder Toscanini, fundador da Máfia Azul Cru-Fiel Floresta, falou com o jornal Superesportes sobre a relação entre as duas torcidas.
“Isso aconteceu muito em função das partidas contra o Atlético [na década de 1980]. Nossa torcida recepcionava a torcida do Flamengo aqui em Belo Horizonte. A primeira torcida organizada deles que a Máfia Azul se tornou parceira foi a Raça Rubro-Negra e, posteriormente, a Torcida Jovem Fla. A Jovem foi com quem começamos a aliança do Punho Cruzado, que também envolve a Torcida Independente, do São Paulo, a qual ainda somos muito amigos”, disse.
Éder lembra que em 1995, quando o Flamengo enfrentou o Cruzeiro no Mineirão, puxou um “Parabéns pra você” em homenagem aos 100 anos do rival.
“Nós recebemos as torcidas do Flamengo aqui em BH e fizemos uma festa bacana. Durante o jogo eu puxei o parabéns na torcida do Cruzeiro em função do centenário deles. Nos aproximamos ainda mais”, lembra Tosca.
Gilson Nascimento, colaborador da torcida Fla Manguaça, contou como é a parceria com outra organizada do Cruzeiro, a Cachazeiros.
“A relação da torcida do Flamengo com a do Cruzeiro é a melhor possível. No jogo do Brasileiro deste ano eu andei uniformizado no entorno do Mineirão, no meio dos torcedores do Cruzeiro, e não tive nenhum tipo de problema. A torcida Cachazeiros, por exemplo, sempre recebe a Fla Manguaça com churrasco, e nós sempre recepcionamos eles na nossa sede aqui no Rio”, explicou
Que noticia bacana, parabens a todos os torcedores que sabem conviver com respeito, educação, e até amizade. Um bom exemplo tem que ser mostrado mesmo, o lado positivo das organizadas. Que venca o melhor (se Deus quiser o Mengão)!
O início da união não é tão romântico mas ta valendo
Já está uma boiolagem.