André Kfouri: “Contágio”

Compartilhe com os amigos

A verdade inescapável sobre o jogo de ida da final da Copa do Brasil é, como na maioria das vezes, incômoda: estivesse em uso o árbitro de vídeo no Maracanã anteontem à noite, o gol do Flamengo não seria validado. Simples, indiscutível e grave. Após o desvio de Willian Arão, Lucas Paquetá está impedido com clareza cristalina. Gol irregular em uma decisão, parabéns. Deve-se lamentar não apenas o ocorrido, mas tudo o que não é feito para evitar esse tipo de atrocidade no futebol de hoje, exposto a um constrangimento, no caso do Brasil, quase tão ridículo quanto o aparecimento de torcedores que adquiriram ingressos falsos em pleno ano de 2017.

É comum o argumento que prefere culpar a qualidade da arbitragem a aceitar a urgência do apito eletrônico. O sujeito se utiliza do replay de vídeo – disponível a toda a Via Láctea, menos a quem tem de decidir no ato – para, descaradamente, dizer que “o impedimento foi tão claro que nem é preciso usar a tecnologia, é um erro inexplicável”. Não, Einstein, o tamanho do equívoco não pode ser usado para desprezar a solução, o caminho é o oposto. E no exemplo do gol de Paquetá, importante salientar, a situação é diferente: a arbitragem humana não tem a menor chance em lances como esse, que lembram o que ocorre com a bola nas antigas máquinas de fliperama.

Há também o apelo ao resultado para minimizar a relevância do absurdo. O Cruzeiro empatou, 1 x 1 é como se fosse 0 x 0, então está tudo ok. Não, não está. O jogo poderia ter tomado outro rumo após a abertura do placar, levando a um desfecho em que o impacto do erro seria amplificado. O que o gol de De Arrascaeta fez foi salvar o confronto de um placar contaminado em sua primeira metade, um cenário horrendo. Felizmente não aconteceu, por nada mais do que sorte. E o pior é que o flerte com o perigo não bastará para que providências sejam tomadas o quanto antes. Prefere-se seguir convivendo com o risco e administrando as suspeitas que erodem a relação do público com o futebol.

Os testes com o sistema do árbitro assistente de vídeo indicam que é necessário diminuir ao máximo sua interferência no fluxo do jogo. Na Liga Italiana, em que a tecnologia está em utilização nesta temporada, uma crítica de Gianluigi Buffon gerou repercussão internacional: “Não é futebol, é polo aquático”, reclamou. Ele se referiu às constantes paralisações (não há VAR no polo) nas partidas, não ao uso do vídeo para corrigir erros e tornar o esporte mais justo. “É algo que, usado com moderação, pode nos dar excelentes resultados e ser uma coisa boa para o futebol”, completou o ídolo na mesma entrevista, em uma declaração menos comentada, embora seja igualmente útil ao debate.

O tipo de ocorrência sujeita à revisão também é uma questão fundamental. Neste âmbito, não deveria haver discussão sobre lances como o gol de Lucas Paquetá, que provocam a sensação desagradável dos produtos com defeito e a esperança de que o jogo encontre, por conta própria, o remédio para neutralizar o dano. A partida de ida da final da Copa do Brasil encontrou, e é só por isso que o título do torneio dependerá unicamente do que Cruzeiro e Flamengo fizerem em campo no dia 27. Desde que, é claro, nada semelhante aconteça no Mineirão.

Reprodução: Blog André Kfouri

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • “ELE sempre diria..” *

    • Mas vc tá é muito locão lek. Eu ia comentar os absurdos do ‘jornalista’ citar sua opinião como fonte, da confusão entre socialismo e comunismo, das generalizações, das aferições permeando o universo da psicologia substituídas por um ‘senso comum’ barato mas, como eu não vou ganhar nada aqui; ESTAMOS FALANDO DO ANDRÉ KFOURI. Um abraço lek e melhoras! Mic dropped…

  • Ou seja , a discussão com o recurso por vídeo pode anular não só o lance do jogo , mas toda uma crônica escrita horas depois do lance é com uma visão parcial do lance , diferente da que o André Kfouti viu …

  • O ângulo que o Mário Campos se refere é esse …
    Por esse ângulo dois jogadores do cruzeiro dão condição …

  • Inicialmente achei o impedimento claro. Mas revendo a imagem por trás do gol, um jogador do Cruzeiro está caído atras do Arao. Somente uma câmera invertida poderia verificar a posição deste jogador. E esta era exatamente a posição do auxiliar. Na minha opinião, o gol foi legal.

  • Depois desse mimimi todo se o Fla não ganhar por pelo menos 2 de diferença em Minas o título vai ficar manchado e vamos ter sempre que escutar de tudo que é lado que fomos ajudados pelo apito, cbf, globo e etc e tal,

  • GOL IRREGULAR COM CLAREZA KKKKKKKKKK ATÉ AGORA PROCURO O IMPEDIMENTO

    • Estava sim, pouco e com certeza o árbitro não tem como ver. Mas estava é só pode ser visto com ajuda eletrônica

      • cara no espn não passou nem a linha que eles colocam dessa vez não colocaram, queria ver a cabeça do jogador do cruz dava condição

  • O André Kfouri é muito ruizinho cara. Não tem carisma, não tem habilidade para ser o rosto da notícia. Quanto ao uso do árbitro de vídeo creio que seja a coisa certa a ser fazer. Meu problema é com a opinião desse rapazinho. Não acho não marcar um impedimento de 10cm ou 30 cm um crime. Acho irrelevante para os jogos. Mas como é preciso por a regra no papel e não dá para flexibilizá-la dizendo que “errar até 30cm tá tranquilo”, pois essa seria a nova regra engessada, 30cm após o penúltimo homem da defesa, então fazemos esse circo todo.

    • O que se pode esperar de mentes confusas comunistas? Comunista é isso aí, um bando de retardados completamente divagantes que não conseguem depreender a realidade nem a pau!

      • Irmãozinho, vc ta locão demais no bagulho. Esquece esse fundamentalismo fera. Não é porque ele (pode) ser de esquerda (não significa comunista) que ele ta doidão. Doidão estão aqueles que tem apenas um objeto em mente, apenas um discurso e lançam mão disso em qualquer situação, inclusive fora de contexto. André Kfouri é só ruim mesmo.

        • Não, velinho. O cara é comunista assumido e evidentemente isso se refletirá em sua percepção das coisas. Sua ideologia é o filtro com o qual enxerga a vida. Não faz sentido?

          • Não. Pois o que leva uma pessoa a responder diversos questionamentos ao longo da vida e fazer nexo da realidade não se resume a visão política. Além disso queridão, posta onde vc viu que ele assume ser comunista pq parece achismo seu. Resumindo, eu não quero nada contigo mas ta muito fácil achar as coisas ao invés de pesquisar, ta muito fácil polarizar pra simplificar, fazer o nós contra eles e eles contra nós. Ta muito simplista essa visão aí. Sua primeira resposta representa isso muito bem. Cê ta locão.

            • Rapaz, Juca k. já participou de vários documentários e aparições midiáticas defendendo socialismo. Quem é do meio está careca de saber. A fonte aqui sou eu. Eu sou jornalista, brother. Eu tenho poderes outorgados à minha pessoa pelo Estado e autoridade para falar isso. Não exerço minha profissa aqui na gringa. Mas só no que diz respeito do campo profissional. Ainda continuo a exercê-la no âmbito pessoal, sem
              fins lucrativos.

              Você comete um erro sutil, mas fundamental, ao dizer “visão política”. A ideologia pode ser um instrumento das lutas políticas, mas, quer dizer, em suma, o conjunto de idéias e certezas morais. Não é uma “visão política” propriamente dita, mas o quê que a condiciona.

              Sim, ele é comunista! Isto não é achismo, como também não é opinião. Isso é fato. A fonte sou eu e mais todos os conhecedores do meio que Seu Kfouri anda (e toda USP, devidamente). Nem precisa estudar o sujeito para chegar a está conclusão evidente. Para isso, basta prestar atenção em qualquer um de seus discursos frouxos que
              alinham-se com toda prescrição dos programas ideológicos da esquerda. Ser de esquerda quer dizer ser socialista e, logo então, comunista (apesar de muitos não concordarem com isso, pra mim, isso está mais que claro – sendo o ser consciente disto ou não). Seria um pouco ingênuo de sua parte pensar assim, Leonardo. É óbvio que uma posição ideológica é determinante na forma de um ser pensar. Não há como negar que isso se impõe sobre a mentalidade como elemento condicionante da visão geral que o indivíduo possui. Pensar o contrário é o mesmo que negar a realidade
              explícita e nua.

              Por exemplo, você já ouviu de um socialista que não seria impossível viver sem dinheiro na sociedade moderna? Eles sempre diria que sim, que é possível viver sem dinheiro e viver de, sei lá, de permuta de bens, enquanto, na verdade, não há como viver sem dinheiro hoje em dia. Porque isso é o que amarra todas às transações comerciais. Então, esse é um grande exemplo de como um sistema de idéias(ideologia) afeta e condiciona à percepção da realidade. E no caso do socialismo, a deforma (não para os seus líderes, que são psicopatas e cientes do engodo que praticam).

              O cara que chamou Dilma de “novo Robin Wood” não é comunista, pô?

              “O Kfouri é comunista e trabalha pra uma emissora da Disney. Fala mal da Globo e recebe da CBN (globo). Detona o Del Nero e abraça o Lula.”

              — Rica Perrone

              Procura lá no youtube. O comunista JK tomando uma escovada do ex-esquerdista Nelson Motta:
              ↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓
              -Nelson Motta dá uma aula de capitalismo a Juca Kfouri-
              ↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑

              As vaias vieram da “classe média alta e branca” – Juca kfouri, a respeito da Abertura da Copa, quando brasileiros no estádio mandaram a terrorista Dilma tomar no c… no programa da Linha de Passes de 2014 logo depois do jogo de abertura do torneio.

              – Se isso acima não faz parte do discurso de empulhação da esquerda, eu já não sei se minha avó era uma bicicleta ou um dinossauro!

              “Tem mais. No início de 1970, quando VEJA já existia e a revista PLACAR estava para ser lançada, Juca Kfouri foi convidado para ser pesquisador de esportes. Quem ele consultou antes de tomar uma decisão? Joaquim Câmara Ferreira, o “Velho”, dirigente da ALN (ver pág. 344), que o “autorizou” (sic) a aceitar o emprego. Na época, Juca era militante da ALN e motorista de Velho (em tempo: Kfouri cobriu a biografia de elogios). Já em 1979, PLACAR era dirigida por Jairo Régis, “que, a exemplo de Milton [Coelho da Graça, diretor da revista INTERVALO] e Juca [Kfouri], atuava no Partidão” (pág. 345).

              “A redação era um ninho de stalinistas, maoístas, cristãos de esquerda e esquerdistas etílicos” – Paulo Patarra, jornalista e militante do PCB. (pág. 126).

              – Comentários extraídos do livro “Roberto Civita, O Dono da Banca”, de Carlos Maranhão. Roberto Civita foi o fundador da Editora Abril.

              Tá bom para você, Leonardo, ou eu ainda “tô locão”, brother?

              “O fato de você querer muito acreditar que o monstro detrás da cortina não está atrás da cortina, não faz com que o monstro desapareça de trás da cortina”

              – Flamaster_Canada

            • ( Postei novamente. Insistem em me censurar. Lhe pergunto, por que será? – Como posso estar louco, se te mostrei a cobra morta? Você não acredita porque não quer, Leonardo. A realidade verdadeira está aí par ser capturada para quem quiser. Dizer que isso não é verdade não altera a mesma, mas somente a sua percepção dela.)

              Rapaz, Juca k. já participou de vários documentários e aparições midiáticas defendendo socialismo. Quem é do meio está careca de saber. A fonte aqui sou eu. Eu sou jornalista, brother. Eu tenho poderes outorgados à minha pessoa pelo Estado e autoridade para falar isso. Não exerço minha profissa aqui na gringa. Mas só no que diz respeito do campo profissional. Ainda continuo a exercê-la no âmbito pessoal, sem fins lucrativos.

              Você comete um erro sutil, mas fundamental, ao dizer “visão política”, A ideologia pode ser um instrumento das lutas políticas, mas, quer dizer, em suma, o conjunto de idéias e certezas morais. Não é uma “visão política” propriamente dita, mas o quê que a condiciona.

              Sim, ele é comunista! Isto não é achismo, como também não é opinião. Isso é fato. A fonte sou eu e mais todos os conhecedores do meio que Seu Kfouri anda (e toda USP, devidamente). Nem precisa estudar o sujeito para chegar a está conclusão evidente. Para isso, basta prestar atenção em qualquer um de seus discursos frouxos que alinham-se com toda prescrição dos programas ideológicos da esquerda. Ser de esquerda quer dizer ser socialista e, logo então, comunista (apesar de muitos não concordarem com isso, pra mim, isso está mais que claro – sendo o ser consciente disto ou não). Seria um pouco ingênuo de sua parte pensar assim, Leonardo. É óbvio que uma posição ideológica é determinante na forma de um ser pensar. Não há como negar que isso se impõe sobre a mentalidade como elemento condicionante da visão geral que o indivíduo possui. Pensar o contrário é o mesmo que negar a realidade explícita e nua.

              Por exemplo, você já ouviu de um socialista que não seria impossível viver sem dinheiro na sociedade moderna? Ele sempre diria que sim, que é possível viver sem dinheiro e viver de, sei lá, de permuta de bens, enquanto, na verdade, não há como viver sem dinheiro hoje em dia. Porque isso é o que amarra todas as transações comerciais. Então, esse é um grande exemplo de como um sistema de idéias (ideologia) afeta e condiciona a percepção da realidade. E no caso do socialismo, a deforma (não para os seus líderes, que são psicopatas e cientes do engodo que praticam).

              O cara que chamou Dilma de “novo Robin Wood” não é comunista, pô?

              “O Kfouri é comunista e trabalha pra uma emissora da Disney. Fala mal da Globo e recebe da CBN (globo). Detona o Del Nero e abraça o Lula.”

              — Rica Perrone

              Procura lá no youtube. O comunista JK tomandop uma escovada do ex-esquerdista Nelson Motta:
              ↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓
              -Nelson Motta dá uma aula de capitalismo a Juca Kfouri-
              ↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑↑

              As vaias vieram da “classe média alta e branca” – Juca kfouri, a respeito da Abertura da Copa, quando brasileiros no estádio mandaram a terrorista Dilma tomar no c… no programa da Linha de Passes de 2014 logo depois do jogo de abertura do torneio.

              – Se isso acima não faz parte do discurso de empulhação da esquerda, eu já não sei se minha avó era uma bicicleta ou um dinossauro!

              “Tem mais. No início de 1970, quando VEJA já existia e a revista PLACAR estava para ser lançada, Juca Kfouri foi convidado para ser pesquisador de esportes. Quem ele consultou antes de tomar uma decisão? Joaquim Câmara Ferreira, o “Velho”, dirigente da
              ALN (ver pág. 344), que o “autorizou” (sic) a aceitar o emprego. Na época, Juca era militante da ALN e motorista de Velho (em tempo: Kfouri cobriu a biografia de elogios). Já em 1979, PLACAR era dirigida por Jairo Régis, “que, a exemplo de Milton [Coelho da Graça, diretor da revista INTERVALO] e Juca [Kfouri], atuava no Partidão” (pág. 345).

              “A redação era um ninho de stalinistas, maoístas, cristãos de esquerda e esquerdistas etílicos” – Paulo Patarra, jornalista e militante do PCB. (pág. 126).

              – Comentários extraídos do livro “Roberto Civita, O Dono da Banca”, de Carlos Maranhão. Roberto Civita foi o fundador da
              Editora Abril.

              Tá bom para você, Leonardo, ou eu ainda “tô locão”, brother?

              “O fato de você querer muito acreditar que o monstro detrás da cortina não está atrás da cortina, não faz com que o monstro desapareça de trás da cortina” – Flamaster_Canada

  • André kfouri…vtnc….porque isso contra o Flamengo? Erros ocorrem aos montes ajudando o time do seu pai e não vejo o sr lançando textos assim…

    • Porque com o Flamengo a notícia realmente se torna grande. Alguém está preocupado com o erro no jogo de time que não dar notícias

      • Exatamente…tudo q envolve FLAMENGO é Ibope,cliques e a certeza da primeira página..

Comentários não são permitidos.