Antes da final, Ederson escreve carta emocionante sobre a carreira

Compartilhe com os amigos

Ao globoesporte.com, o meia que está afastado do futebol por conta de um tratamento contra um câncer, escreveu sobre a carreira. A ideia é inspirada no Players Tribune onde atletas escrevem sobre a vida deles dentro de algum esporte. Ederson escreve para ele mesmo, aos 7 anos de idade:

“Caro Ederson, de 7 anos de idade,

Eu gostaria de contar ao mundo de onde vem a paixão, o amor e o carinho por essa companheira inseparável. Talvez nem mesmo você saiba ao certo de onde vem, mas posso tentar explicar a razão desse amor. Ele nasceu com você e simplesmente se reforçou com a sua história de luta, superação, fé e paixão.

Jamais existirá outro amor similar, ela é seu único brinquedo e sua única diversão.

Ela é o seu sonho, essa companheira você sempre quis ao teu lado, até mesmo enquanto dormia…

Seu desejo em ter esse brinquedo redondo era tão grande que você e seu irmão algumas vezes foram procurar nos depósitos de lixo para ver se tinha algo por lá que pudesse ser aproveitado. Às vezes, até encontravam, mas como já era bem usado tinha uma vida útil muito pequena.

Então, por inúmeras vezes, você mesmo tentou fabricar com as próprias mãos utilizando saquinho de arroz e jornais amassados ou então com meias velhas com qualquer outra coisa que pudesse torná-lo realidade.

Sim, Ederson. Posso entender essa sua alegria e felicidade incondicional que se expressa continuamente nesse sorriso que está sempre estampado em seu rosto.

Teu pai não sabe e nem faz ideia, mas hoje ele fez a criança mais feliz desse mundo.

Você está completando 7 anos hoje. Esses anos poderiam ter sido tristes, poderia ter chorado ou ter perdido a esperança depois de tanto procurar, depois de tantas tentativas de fabricar o teu brinquedo com as próprias mãos e notar que quase sempre não durava muito tempo a brincadeira.

Mas, não, você continuou tentando. Sempre perseverou até finalmente convencer teu pai a fazer uma surpresa e te dar esse presente que você sempre quis ter e que se tornou tua companheira para todos os momentos.

Ela que lhe faz tão feliz por poder brincar o dia todo com o teu irmão Emerson, seus amigos ou seu cachorrinho de estimação, que passarão horas e horas com você lhe fazendo treinar os dribles e jogadas que usará durante toda a tua carreira para dar dor de cabeça as zagueiros.

Mas esse é somente o começo da tua história…

Graças a esse amor, você vai realizar os seus sonhos e os sonhos da sua família, mas nem sempre será fácil. Aliás, preciso te dizer que terás que passar por situações difíceis, terás que ter muita perseverança e superar obstáculos que para muitos seriam insuperáveis. Mas você vai conseguir, será um exemplo de superação.

Não terá dinheiro para comprar chuteiras, mas alguns amigos vão te ajudar.

Sempre que precisar, você terá uma guerreira ao teu lado, tua mãe. Ela será tua referência, conforto e seu exemplo.

Essa guerreira, que trabalha como gari durante a semana e ainda capina os quintais da cidade nos finais de semana, vai sempre fazer de tudo para não faltar o necessário, o básico. Às vezes, ela até deixará de se alimentar para não deixar você e seus irmãos passarem fome.

Essa guerreira lhe dará grandes ensinamentos sobre ser positivos, nunca desistir e ser sempre grato por tudo.

Você vai se destacar, todos vão falar de você em sua cidade natal (Parapuã, em São Paulo) e na região até chegarem as informações sobre você em uma escolinha de futebol de Marília (SP), do Expressinho Santa Fé, onde vai começar a jogar todo fim de semana.

Nessa escolinha, vai ganhar troféus, se destacar, ser artilheiro dos campeonatos, mas também terá dificuldades. Você vai precisar fazer de tudo, pedir ajuda, vender rifas para arrecadar fundos necessários para as viagens e nem sempre será o suficiente, mas contará sempre com a tua mãe guerreira.

Ela arrumará tempo e disposição para lavar roupas dos caminhoneiros e vai estar sempre ao seu lado para ajudar nesses árduos trabalhos. Essa lembrança de vocês limpando os lotes ou estendendo roupas na madrugada ficará sempre em sua memória e te servirá não só para arrecadar o dinheiro para poder viajar e jogar os torneios, mas também de grande motivação quando surgirem outras dificuldades.

Será exatamente nesses torneios que você vai enfrentar e vencer grandes clubes do futebol brasileiro e despertar o interesse deles.

Aos 14 anos, você terá que tomar uma grande decisão para tua vida.

Um gigante do futebol brasileiro demostrará interesse em te levar, mas, ao mesmo tempo, outro time estará surgindo com um planejamento e estrutura invejável e vai demonstrar interesse pelo teu futebol.

Você vai escolher o projeto, o planejamento, não vai seguir somente o coração de atuar em um clube grande no Brasil, até porque mais para frente você terá essa oportunidade. Aos 15 anos, vai embora. Destino? Rio Grande do Sul.

Você vai chegar e ver o clube sendo construído. Será o primeiro jogador do RS Futebol Clube, montado por Paulo Cesar Carpegiani, ex-jogador e excelente treinador, com seu sócio Valdir Silveira. Em pouco tempo com o RS Futebol, vai ganhar projeção, títulos estaduais, torneios nacionais e internacionais.

Aos 16 anos, você vai realizar o seu grande sonho de se tornar profissional e terá grandes amigos e companheiros como Thiago Silva, Naldo e outros que também seguirão brilhantes caminhos em suas carreiras.

Jogando pelo RS Futebol, você chegará à seleção brasileira sub-17, pela qual se tornará vice-campeão sul-americano e campeão mundial da categoria em 2003.

Depois, terá uma passagem breve pelo Internacional e Juventude, porém seu grande objetivo será chegar à Europa, o que acontecerá no início de 2005, quando o Nice, da França, decidirá apostar em você e te dar a oportunidade de começar uma linda trajetória por lá.

Chegando a Nice, vai perceber o quanto o futebol brasileiro é apreciado, admirado e amado. Todos te acolherão superbem e você vai aprimorar cada vez mais sua maneira de jogar, viver e aprender, em todos os sentidos.

Terás uma progressão ascendente até despertar o interesse do multicampeão Lyon, que desembolsará 15 milhões de euros para investir na sua contratação.

Porém, terá que ter paciência. O Lyon vai querer contar com você imediatamente em janeiro de 2008, ou seja, na metade da temporada, mas o teu técnico do Nice gostará tanto de você que vai até mesmo ameaçar pedir demissão se o clube deixar você partir no meio das competições.

Então, a solução será assinar com o Lyon, mas aguardar e terminar a temporada com o Nice, que pela primeira vez na história estará tentando conquistar uma vaga na Liga dos Campeões.

Jogando pelo Lyon, terá o privilégio de jogar a maior competição de clubes do planeta, a famosa Champions League, e realizar o sonho de duelar com jogadores como Messi, Cristiano Ronaldo, Kaká, Robben. Além disso, vai enfrentar de igual pra igual equipes como Barcelona, Real Madrid, Bayer, Mônaco, entre outras. Serão, sem dúvidas, momentos inesquecíveis que o ajudarão a realizar outro grande sonho: chegar à seleção brasileira principal.

Depois de sete anos daquele título de campeão mundial sub-17, finalmente chegará uma nova convocação, o que será motivo de imensa alegria. Felicidade e até mesmo uma honra por fazer a estreia na seleção principal ao lado de Neymar, Robinho, Daniel Alves e outros, além de novamente voltar a jogar com seu grande amigo e ex-companheiro de RS Futebol, Thiago Silva.

Mas, infelizmente, o sonho irá se transformar em um pesadelo.

Ao entrar em campo no segundo tempo naquele amistoso entre Estados Unidos e Brasil, você terá uma grave lesão na coxa esquerda e todo o Brasil se sentirá comovido. Ate seu filho, que ainda estará dentro da barriga da sua esposa, vai parar de chutar por alguns dias.

Você, sua família e seus amigos ficarão tristes e essa será a sua primeira grande tristeza na carreira, mas com grande perseverança, dedicação e paciência realizará todos os procedimentos para se recuperar e voltar a fazer o que mais gosta. Será um grande exemplo de superação.

Já recuperado, antes de se transferir para a Lazio na Itália, ainda terá a felicidade de ser campeão da Copa da França pelo Lyon em 2012.

Na Lazio, continuará sua progressão, terá bons momentos e também conquistará a Copa da Itália em 2013 contra o seu maior rival, a Roma, em uma final única em toda a história da Copa Italiana.

Porém, em 2014, mais uma grave lesão vai te deixar fora de combate por algum tempo, mas de novo terá forças para superá-la e voltar a jogar em alto nível, demonstrando mais uma vez a força mental e o poder de superação que existe dentro de você.

Após quase 12 anos de Europa, surgirá a possibilidade de voltar ao Brasil. O que te deixará muito feliz, pois vai jogar no clube de maior torcida do país, o mais querido. Clube de grande expressão nacional e internacional.

Jogando pelo Flamengo, você terá a real noção e a maior explicação do porquê você sempre amou esse esporte.

O amor pela bola se explica em algo mais profundo. Ele reside na essência de proporcionar a felicidade ao próximo.

Jogando pelo Flamengo, você descobrirá que tua maior motivação sempre foi levar alegrias às pessoas através do futebol.

Terá um bom início, mas também muitas dificuldades. Algumas lesões que servirão até de preparação para algo maior que terá que enfrentar. Esse, sim, será o maior desafio da tua vida.

Você será sorteado para o dopping três vezes seguidas no espaço de 11 dias. Os resultados serão positivos para uma substância proibida e, pela primeira vez na carreira, será confrontado por essa notícia. Mas, rapidamente, desfeitas todas as dúvidas sobre a ingestão de tal substância, as suspeitas começarão a ser voltadas para uma possível patologia, que após realizar os exames será diagnosticada: você terá um câncer de testículo.

Esse diagnóstico será uma ingrata surpresa, um baque muito grande, mas você terá a maturidade e tranquilidade necessária para saber que não adianta se desesperar e que a melhor solução é confiar, acima de tudo, em Deus e nos profissionais que cuidarão de você.

Sim, eu sei que você pensará que não é possível que algo raro possa acontecer logo com você, que se cuida tanto, que tem bons hábitos, que é um atleta super saudável, profissional, enfim… Difícil de entender, explicar e aceitar, mas vai aprender que essas coisas acontecem com pessoas especiais, quem têm a capacidade de superar grandes obstáculos e carisma para serem exemplos.

Vai entender que todas as dificuldades pelas quais você já passou eram apenas preparação e treinamento para enfrentar a maior de todas as lutas, que será a luta pela vida.

Você será consciente de que terá uma grande batalha pela frente, mas terá de imediato o apoio, exemplo e inspiração de pessoas que já passaram por isso e venceram.

Você contará com o suporte de excelentes profissionais, com o carinho dos amigos e da família e uma nação gigante te dando apoio. Tudo isso vai ajudá-lo a superar e vencer essa batalha.

Nesse momento, sua grande motivação deverá ser mais forte do que nunca, pois você não pode desistir. Lembrará todos os dias de que a sua maior missão é usar seu talento para levar alegrias às pessoas. E isso o fortalecerá.

Com essa força que vem do coração, seguirá superando obstáculos e também será exemplo para muitas pessoas, aprendendo e compartilhando uma grande lição de vida: a de que devemos entender que tudo o que nos acontece é para nossa própria evolução.

Portanto, não deixe nunca de sonhar. Lembre-se sempre da positividade da tua mãe guerreira, da tua família que quer te ver bem e feliz. Lembre-se sempre que é preciso lutar, pois em uma batalha não é perdedor quem não conquista uma vitória, mas, sim, aquele que desiste. Sobretudo, lembre-se sempre que a sua maior conquista sempre foi e sempre será levar alegrias para milhões de pessoas através do seu talento no futebol.

E pode ter a certeza que a superação desse grande obstáculo será, sem dúvida, motivo de grande felicidade para muitos. Com certeza, você vai poder seguir proporcionando alegrias, compartilhando grandes emoções e contagiando a todos com o teu sorriso e modo de ser sempre positivo. Com isso, vai seguir mostrando ao mundo o porque desse grande amor por essa companheira inseparável.

Aos 31 anos, você será pai de um garoto lindo, maravilhoso, que estará completando 7 anos, a sua idade no momento em que te escrevo. Portanto, ele poderá ler a tua história, aprender, tirar conselhos valiosos e apreciar a tua trajetória de dedicação, fé, amor e conquistas. Ele terá muito orgulho de você e te terá como maior exemplo e espelho.

O mais bonito será perceber que, sem precisar fazer nenhum esforço, esse amor que você sempre teve pelo futebol foi transmitido a ele da maneira mais pura e intrínseca, dando a maior das demonstrações de que essa paixão e esse verdadeiro amor transcendem gerações com um único propósito: a essência de seguir sendo feliz sempre transmitindo alegrias às pessoas.

Sucesso ao garoto.

Grande abraço”,

Ederson aos 31 anos de idade.

 

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Esse é um Guerreiro que não foge da luta, pessoas e profissionais como Éderson, são raridade em nosso meio!
    Continue lutando com muita perseverança e fé, tudo é possível aquele que crer que Deus pode fazer!

  • Carta emocionante…e uma bela história!!
    Força Éderson….nada mais gratificante de que o Mengão ser Campeão hoje!!!

  • #FORÇAEDERSON

  • Um desperdício… Bela carta! #forçaederson

  • Emocionante. #ForçaEderson

  • Matéria bonita, espero que se recupere da doença mas eu não creio que volte a jogar pelo histórico de contusões. Infelizmente é um jogador talentoso mas que não teve a carreira que merecia por causa das contusões.

  • Imagina você tá com câncer, prestes a ver seu clube disputar uma final de campeonato e recebe uma ligação do GE pedindo pra escrever uma carta pra você mesmo com 7 anos. Eu ia ficar tipo: oi? como é que é?

  • Show

  • #ForçaEderson

  • assim seja… amém _/_

  • Ainda verei Éderson (pela esquerda) e Éverton R. (pela direita), ambos jogando com a “perna invertida” para o lado de dentro do campo, fazendo jogadas e triangulações com o Diego e enchendo o gol adversário com belos chutes à média/longa distância! &;-D

    • Nao sabemos o porque disso tudo ter acontecido com o profissional que eh o Ederson.
      Torço para que tenha oportunidade de voltar a ser feliz nos gramados!
      #ForçaEderson

    • A ponta-esquerda vai ser do Vinícius Jr…

      • Até a metade do ano que vem… &;-D

    • Tambem quero ver isso. Ederson – Diego – Everton Ribeiro. Bons passadores e otimos finalizadores. Força Ederson! A nação te aguarda!

Comentários não são permitidos.