O candidato de oposição à presidência do Cruzeiro, Sérgio Santos Rodrigues, é um fanático torcedor da raposa que busca sucesso à frente do clube. Para isso, o advogado de 36 anos se espelha na gestão de Bandeira de Mello, do Flamengo.
Sérgio admira a gestão empresarial adotada pelo Flamengo e a compara com a de clubes como Real Madrid e Manchester United.
“O modelo dele, na verdade, não diferencia muito do modelo de Real Madrid ou Barcelona. É um modelo empresarial. É o modelo para ter planejamento, bons dirigentes dentro da diretoria. É se amarrar a um planejamento, segui-lo e acreditar que pode dar certo. O Flamengo pode ter demorado dois anos, mas ganhou uma Copa do Brasil e um Estadual invicto assim. O Ferguson fez isso no Manchester United, passou três anos sem ganhar título, mas ficou por 15 sendo pelo menos terceiro lugar no Campeonato Inglês”.
A eleição à presidência do clube acontece no dia 2 de outubro, cinco dias após a final da Copa do Brasil entre Flamengo e Cruzeiro.
Impressionante como quem torce para outro time, como esse senhor, vê a excelente administração, porém parte da torcida não vê.
Acho que todos reconhecem RcLima.
Pra mim, quando eles saírem, serão disparados a melhor diretoria da história do clube. Analisando como um todo.
Quando você vai olhar as pastas, fica evidente o amadorismo e a falta de feeling pra tratar de futebol: planejamento, escolhas.. falta uma vivência da área, sabe? Alguém que você olhe e diga: esse entende de futebol.
Renato Gaúcho pode não ser unanimidade, mas sobra experiencia pra ele nisso. Nosso técnico é ótimo, mas até por não ter vivencia no futebol no Brasil, não tem tamanho ainda pra tomar decisões mais profundas (minha opinião).
Tirando um ou outro, ano que vem se a diretoria não bater o pé e ter consciencia que Marcios Araujos e Gabrieis não sao jogadores pro Flamengo, alguns deles continuarão, contratos renovados, vez ou outra sendo utilizados em momentos decisivos (ou até titulares).
Complicado.
Certamente isso é um processo que vai acontecer, o elenco ficará cada vez mais qualificado. Mas quem define quem vai sair é o treinador, a culpa não deve ser direcionada à diretoria.
Além disso, a medida que o elenco vai se qualificando, os medianos vão se tornando ruins e os que já eram ruins, serão excluídos naturalmente. É todo um processo de melhoria que só acontece quando há gestão correta e profissional.
O Renato Gaúcho está fazendo um grande trabalho mas é questão pontual, não se pode personalizar o processo. Senão vai sempre ficar dependendo do treinador.
Estrutura adequada, bons profissionais, categoria de base bem gerida e revelando jogadores, faturamento alto e gastos bem feitos é que irão definir o nosso futuro. Não será um “salvador da pátria” que fará isso! SRN
Fala Márcio!
Acabei te respondendo em outro post, agora que vi seu comentário kkkk
Então, acho que tem um adendo aí. A diretoria, na minha visão, tem que ter uma ideologia e um crivo relacionado ao futebol. Pega a transição 2016/2017. Avaí insistiu pra levar o Gabriel emprestado e ele ainda está aqui. Renovam com um jogador inominável totalmente abaixo de qualquer patamar aceitável (MA).
O técnico tem que gerir o elenco, escalações, diretoria não se mete nisso. Mas por exemplo, Cuellar sempre foi pedido pela torcida, analistas.. todos! Olha o rendimento da equipe com um jogador dessa qualidade com sequência. É mudança da água pro vinho. A diretoria tem grande parcela de culpa aí sim, por pouca “cobrança”.
O Zé Ricardo, na minha concepção, é um bom técnico e no geral teve um bom trabalho. Mas chegou um momento que falou chegarem nele, e conversar, debater, entender escolhas, saca? Ele se perder, por falta de experiência ou por rodagem mesmo. Boas ideias, mas com muita pressão não conseguiram ser colocadas em campo. A torcida precisava dar respaldo.
Assim como precisa dar respaldo ao Rueda. Não só estrutura e jogadores. Vamos supor que ele comece a escalar Márcio Araújo Vaz e Gabriel pra sempre. Os resultados começam a não vir. Alguém da diretoria tem que entender minimamente de futebol para, pelo menos, conversar e entender o motivo de escolhas. Algo saudável e bem gerido.
Tudo bem, o risco que vejo é que este tipo de raciocínio dê respaldo para diretores apaixonados começarem a interferir no trabalho dos treinadores. Teimosia faz parte do futebol e, mais ainda, discordância de opinião entre torcedor e técnico.
A questão é que, para mim, esse é um processo de aprendizado. O Flamengo começou a se reestruturar e, honestamente, acho que um prazo para termos todos os setores do clube em nível de excelência ainda demora. Um exemplo é o treinador de goleiros.
Eu tenho muita boa vontade com essa diretoria pois os enxergo como honestos, rubro-negros de verdade, não precisam do clube para atingir seus objetivos pessoais e implantaram uma estrutura profissional.
Unanimidade não teremos nunca mas acho que a torcida deveria ter mais boa vontade e enxergar que estamos em um novo patamar que veio para ficar.
SRN
Concordo contigo, Ruan. Mas temos de entender também que os resultados no campo precisam ultrapassar maior número de obstaculos que os resultados financeiros. As finanças podem ser consideradas uma ciência exata, já o futebol passa longe da exatidão. Sempre vai ter um time do outro lado brigando contra o seu resultado.
Sobre a vivência no futebol, acho o mesmo. Falta alguém que entenda do riscado, um vice de futebol que tenha pulso e conhecimento.
Sobre o Renato no Gremio, nem acho que seja ele o único diferencial lá. No meu ver, o cara que faz a diferença no futebol deles é que nem aparece tanto é o Waldir Espinosa. SRN
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Na ADM os blues são impecáveis, NENHUM ERRO que pudesse desmerecer. Mas o futebol infelizmente não acompanhou essa guinada. Estamos no caminho, mas o resultado em campo demorou a vir, o que vimos logo de cara foi uma mudança de patamar no quesito gestão. Isso é inegável e tem de ser valorizado. Mas tenho ctz que no campo de jogo estamos nos trilhos.
Verdade mas o futebol não é ciência exata. São muitos fatores envolvidos e estão sendo corrigidos, sem dúvida alguma. E o principal, estamos COMPETITIVOS como não estivemos nos últimos 20 anos. Todos querem títulos mas temos que valorizar o processo de melhoria do FUTEBOL já que na Gestão nem precisa dizer….
Exatamente, uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Gestão é matemática, e matemática é ciência exata. Já o futebol não é uma ciência exata. O que acontece é que nós esperamos uma guinada no futebol de mesma proporção da guinada financeira. Porém no futebol tem sempre um time do outro lado que pode estar num dia melhor mesmo sendo inferior. O que tem de acontecer e está acontecendo é a manutenção de uma filosofia e melhoria de um time, isso dará resultados mais a frente.
Times que hoje são destaques no cenário mundial, a 15 ou 20 anos não ganhavam nada, mas graças a uma continuidade de trabalho hoje colhem os frutos. SRN
São excepcionais na gestão administrativa, mas poderiam ser AINDA MELHORES na gestão do futebol, pois em pouco tempo arrumaram a casa e já abocanharam um título da Copa do Brasil.
Acho que as pessoas esquecem que antigamente além de corrupção e incompetência, os times não ganhavam nada, era uma vergonha atrás da outra, e o que podia sonhar era uma conquista do Carioqueta.
EDIT 1: Esqueci de mencionar algo muito importante, a dívida era reconhecidamente impagável, mas os caras foram lá e fizeram a mágica, o milagre.
EDIT 2 E tudo isso procurando sempre ser executado dentro da MORALIDADE e TRANSPARÊNCIA.
Será que as pessoas que aqui estão lendo são honestas, morais e transparentes? É, resposta difícil, pois são virtudes quase improváveis em se achar nas pessoas detentoras de cargo de alto escalão.
Tem a visão macro e a micro.
De maneira geral: excelentes. É inegável, todo o crédito aos que fizeram do Flamengo o que ele é hoje (todos, não só ao Bandeira).
Pode ter certeza que a torcida jamais esquecerá disse, e o carequinha merece sim um reconhecimento maior, por ter sido ele a ficar mais tempo a frente do projeto e tudo mais.
Agora, se você é um torcedor que acompanha um pouco mais, dispoe de um tempo maior pra analisar, ler e ver o que acontece com o clube diariamente, sabe que na gestão do futebol estamos muito abaixo.
O corporativismo, o “time de funcionários públicos”.. isso jamais dará certo a longo prazo.
Mas, confio em uma mudança a curto prazo para que colham os frutos nessa gestão ainda, eles merecem.
Por isso que eu disse que são excepcionais na gestão administrativa, mas poderiam ser AINDA MELHORES na gestão do futebol.
Contudo, é importante ressaltar que as gestões anteriores foram pífias tanto na gestão administrativa quanto no futebol, pois erravam e muito nas contratações, não pagavam, fizeram a dívida atingir níveis alarmantes e pouco conquistaram.
Resumindo, estou satisfeito demais com a gestão EBM e Equipe.
Antes eu tinha vergonha do que se passava lá dentro do Flamengo, hoje sinto orgulho.
Só para entender. Só serão bons no futebol se ganhar título? Não vale ter um elenco qualificado? Quem contratou Guerrero, Diego, Everton Ribeiro, Diego Alves, Cuellar, Arão, Juan, Rodolfo, Rueda etc? Achava que tinha sido a diretoria…….se não ganhou a libertadores, não vejo a culpa na diretoria. Além disso, a estrutura do FUTEBOL é excelente e melhora a cada dia. E, PRINCIPALMENTE, fale aí quando foi que o Flamengo montou um time COMPETITIVO por 2 anos seguidos como agora? SRN
Não só se ganhar título.
Mas, não é uma cartilha onde se tiver CT de qualidade e bom elenco, pronto, os títulos virão naturalmente.
Isso só garante grandes expectativas, e decepções ainda maiores.
Pra mim título é conseguencia. Temos que disputar pra ganhar todos. A partir daí, eles virão.
Agora, sair em fase de grupos de uma Libertadores perdendo todos os jogos fora, ser eliminado para o poderoso palestino e não mudar absolutamente nada? Uma coisa é mudar tudo, outra é não fazer nada. Não tem um equilíbrio? Em qualquer lugar medidas são tomadas no decorrer de uma caminhada, se amadurece, adapta situações, só no Flamengo que tudo está bom, perdeu mas faz parte, 50% de chance de derrota e 50% de vitória. Perder pro palestino não existe kkkkk chega a ser engraçado.
Aqui jogadores têm sequência de 67 mil jogos com futebol regular/medíocre e nada muda. Posição cativa, renovação garantida. Gabriel vai fazer 100 anos no Flamengo, Márcio Araújo é uma piada não tem nem como comentar.
Então, não, não é só ganhar títulos. Mas é moldar um planejamento que, aliado a diversos fatores estruturais, financeiros, táticos e técnicos, levam uma equipe ao êxito.
SRN!
Discordo novamente! Da forma que você coloca, parece que só o Flamengo possui jogadores medianos, decisões equivocadas, derrotas vexatórias. Isso faz parte do futebol, ainda mais de um clube que está melhorando ano a ano como o nosso.
Além disso, as quedas para Palestino e na fase de grupos da libertadores serviram, sim, para mudanças. Temos técnico novo, M.A. não é mais titular. Tampouco Gabriel.
Portanto, da forma que o clube está sendo conduzindo seremos, sim, sempre, COMPETITIVOS. Ganhar é outra história mas vamos vencer muito mais que nos últimos 20 anos.
A crítica é válida, nos mantêm sempre alertas a tudo o que acontece. Mas, é inegável os avanos em TODOS os aspectos no clube. Não dá para comparar as nossas expectativas antes de 2012 e agora. Não se pode negar o crescimento consistente que o clube vem passando de lá para cá.
Enfim, não digo que tudo que se faz no Flamengo é perfeito. Mas, é muito importante valorizar o que é feito de bom e não apenas evidenciar algumas pequenas mazelas.
SRN
Não é só o Flamengo que possui tudo isso que você disse.
Mas é o que mais aceita isso passivamente, como se tudo estivesse perfeito enquanto, na minha opinião, não está.
A menos que eu esteja equivocado e, perder vexatoriamente para o Palestino e sair na fase de grupos da libertadores seja algo fortuito. Por que isso não resultou em nenhuma “chamada” diferente por parte da diretoria. Você sabe, tô vendo que é bem informado sobre o Flamengo: o Zé Ricardo teve respaldo após a queda na libertadores, e acho que deveria ter tido mesmo. Mas pô, tinha que sentar com ele e esclarecer determinados pontos. Não o fizeram, por que não tem ninguém ali capacitado.
Mas no geral eu tô mais contigo do que com a galera que só sabe criticar. Saímos do nada, pra sermos um dos clubes (se não o mais) mais estruturados do país e da América latina.
Orgulho demais de ser Flamengo!
Meu camarada, concordo com tudo que vc falou, rs. Vai ver me expressei mal e não me fiz ser compreendido.
EBM e Equipe são excepcionais.
Abç!
Perfeito wanderpc82. SRN
Concordo, plenamente com tudo que o amigo falou. Não moveria uma vírgula de lugar. Penso de maneira igual. SRN
É só o FLA vencer para alguns “torcedores”
desse sítio desaparecerem. Por que será? ???
Pq são malucos e desvairados, rs.
Dizendo melhor, são pessoas mal-intencionadas.
Tem torcedor que só sabe criticar tudo e todos. Então, quando o time vence, jogando bem, eles não terão do que reclamar.
A grande maioria está satisfeita e o problema é que a internet deu espaço para alguns aborrecidos que só vêm o lado negativo das coisas. SRN
Parabéns EBM e equipe, a NAÇÃO te apoia.
Totalmente.
No futebol a gestão é péssima, é muito fria, muito sem cobrança.
Ganhar da Chapecoense não é motivo pra se iludir, o time deles não é parâmetro e tomamos sufoco em Chapecó.
Eu sempre apoiei uma volta do grande Márcio Braga, porém eu gostaria de BAP em 2018.
BAP? Really?
Sinto informar, mas vai ser quem o EBM indicar, e agradeço por ter sido ele o atual presidente do meu Mengão.
Se vc tiver contanto com o BAP, pede pra ele voltar com o patrocínio da SKY no Basquete do Fla, pq ele tirou?
Afinal, se ele é realmente torcedor poderia continuar ajudando o clube, mas fazer o que né.
PÉSSIMA porque? Estamos brigando no topo do Brasileirão nos últimos 2 anos. Finalista da Copa do Brasil. Sul Americana bem encaminhada. Campeão Carioca. Houve o problema na libertadores mas faz parte. PÉSSIMO, para mim, é para time rebaixado, que não paga salário, que não tem onde treinar. O FATO é que o Flamengo está COMPETITIVO como não esteve há uns 20 anos! Ganhar é questão de tempo e, pode ter certeza que vai acontecer com o EBM sim! SRN
Tem torcedor que sofre de amnésia. Futebol não eh uma ciencia exata. Quando foi a ultima vez que ficamos dois anos no top five do campeonato brasileiro. Ta com saudades da epoca que brigavamos pra não cair. A libertadores foi um acidente de percurso, acontece. Logo, logo as conquistas chegarão!
Gestão de negócios monstro.
Gestão de futebol zero.
ZERO porque? Estamos brigando no topo do Brasileirão nos últimos 2 anos. Finalista da Copa do Brasil. Sul Americana bem encaminhada. Campeão Carioca. Houve o problema na libertadores mas faz parte. Nota ZERO, para mim, é para time rebaixado, que não paga salário, que não tem onde treinar. O FATO é que o Flamengo está COMPETITIVO como não esteve há uns 20 anos! Ganhar é questão de tempo e, pode ter certeza que vai acontecer com o EBM sim! SRN
Concordo com você Márcio Rodrigues.
Os candidatos a presidente do cruzeiro pode até se espelhar no mengão, mais nunca irão chegar perto do sucesso do Bandeira, pois a diferença dos clubes são imensas. A começar pela torcida, a do cruzeiro não chega nem perto, sem falar a marca Flamengo, que é a maior marca do Brasil e sulamericana.
Na minha opinião, o segredo do sucesso estão nas qualidades MORALIDADE (transparência, honradez) e COMPETÊNCIA (profissionalismo).
A ausência dessas virtudes são o motivo do Brasil estar como está.
Administração excelente! Mas ainda devem no quesito futebol! Pelo caráter e por ter liderado as mudanças durante esses dois mandatos, EBM merece títulos expressivos até o fim de 2018. Tomara que já venham esse ano!
Concordo mas o futebol não é ciência exata. Não acho que o trabalho é mal feito. Simplesmente os títulos não chegaram anda. Prefiro avalia o trabalho como um todo, entre erros e acertos no futebol, o saldo é muito positivo. Basta observa que temos um elenco fortíssimo, em treinador campeão, estrutura de primeiro mundo e ainda melhorando, faturamento alto, dívidas equacionadas, etc. O futuro do Flamengo é ser sempre competitivo e vencendo muitos títulos. SRN
O trabalho é bem feito, o exemplo é esse ano. A quanto tempo o Flamengo não fica durante o campeonato brasileiro inteiro na parte de cima da tabela?
Estamos na final da copa do Brasil, podemos chegar a final da sul Americana e ainda temos chance de terminar o campeonato brasileiro entre os quatro primeiros. O trabalho dessa diretoria já está mostrando resultados positivos!
Ta certo! É uma forma de enxergar! SRN
Quando Ebm e equipe assumiram éramos piada. Hoje temos contas em dia, patrocínio, um dos melhores CT do Brasil e estamos construindo outro. Só falta o estadio próprio. Ai a América ficará pequena pra nós.
É AINDA TEM TORCEDOR AQUI QUE CRITICA O EBM E CIA….TORCEDOR NUTELA ..
Pode copiar, apoiado. Precisaremos de adversário ano que vem