Casagrande se diz surpreso com atitude da torcida do Flamengo na final da Copa do Brasil

Compartilhe com os amigos

Na primeira partida da final da Copa do Brasil, no Maracanã, contra o Cruzeiro, 56.135 torcedores pagaram ingresso para assistir a decisão. O Maracanã foi tomado por Rubro-Negros. Muitos chamaram atenção dizendo que em determinados momentos da partida, o coro dos cruzeirenses, em número bem menor, foi maior do que às vozes dos flamenguistas.

O comentarista da TV Globo e ex-jogador, Walter Casagrande se surpreendeu com o fato. Casagrande enfrentou muitas vezes o Flamengo nos anos 80, quando defendia o Corinthians, e depois vestiu o Manto Sagrado em 1993. Ele lembrou que esse comportamento aparentemente menos vibrante da torcida do Fla no Maracanã não acontecia no passado.

Inicialmente, a festa foi a de sempre. Antes do jogo, mosaico maravilhoso, as canções do Flamengo, aquele negócio de arrepiar. Foi igualzinho (a antigamente). Mas achei que, em certo momento da partida, a torcida do Cruzeiro começou a dominar o espaço. Isso, que eu me lembre, nunca aconteceu no passado. Desde que eu jogava contra o Flamengo, no grande time do Zico, Adílio, era sofrido chegar lá (no Maracanã). Os torcedores cantavam 90 minutos no Maracanã, era muito difícil. E na época em que joguei pelo Flamengo era a mesma coisa.

Para o comentarista, um dos fatores para o corrido é a mudança de perfil dos torcedores que vão aos jogos com a modernização de muitos estádios – e o aumento dos preços dos ingressos – com relação direta nessa alteração de comportamento nas arquibancadas. E não apenas em relação com a torcida do Flamengo.

Acho que realmente está mudando o perfil dos torcedores no futebol brasileiro desde quando fizeram as arenas e os ingressos ficaram mais caros. O próprio Tite falou que é diferente a torcida do Corinthians da Arena (em Itaquera) com a do Pacaembu. E é mesmo. A torcida agora é menos paciente, mais chata e não se une tanto com o time (como antes). No Pacaembu, em determinados momentos, parecia que estava todo mundo dentro do campo jogando com você. Agora não está mais acontecendo isso.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Falta admitir só

  • O bom eh o que os que falam sobre essa palhaçada de torcida Nutella, que agora o torcedor soh quer tirar selfie e aparecer na globo etc Eh o mesmo cidadão que não vai a um jogo. Nunca. Tá sempre aqui reclamando da torcida mas sempre fica na sua salinha vendo a TV de 14 cce reclamando de quem vai ou de quem pode ver na sua de 60 4K.
    Muito mimimi. Vamo na porrah do estádio e vamo parar como mimimi

  • Que engraçado: Ontem, após o SPFC fazer 2×0 na ponte preta, a torcida explodiu e o Morumbi (não não é nenhuma arena Nutella) tava vibrante e fazendo uma pressão enorme no adversário. No meio do 2º tempo, estava 2×2 com o time da casa com 1 jogador a menos por expulsão e a ponte tava pressionando dentro da intermediária pra virar a partida e a torcida tava quase muda. Quase, pq os poucos que falavam alguma coisa, era xingamentos pra diretoria e pros jogadores.

    Agora responda uma coisa Casão: Mudança de resultado de uma partida não altera o ânimo de uma torcida ou todo mundo tem sangue de barata?

    Hipocrisia. A gente se vê por aqui. SRN

  • Estamos cansados de passar vergonha, temos o melhor presidente do mundo, mas pra vestir a camisa rubro-negra tem de ser muito bom,porque ela pesa chumbo.

  • O problema é que a torcida desanimou, teve que aturar eliminação de Libertadores na 1a fase, eventual perda do brasileirão, tá em quinto hoje fora do G4, o ano inteiro jogando no lixo vitórias por erros infantis recorrentes de antas como Mureta, Thiago, Vaz, Araujo, Pará e cia., a torcida está farta de pixotadas como a última desse goleiro de botão e os “profetas”da nossa defesa que não acompanharam o lance, praticamente jogando fora um título perfeitamente possível com classificação antecipada para a Liberta 2018, tem uma hora que ninguém aguenta mais, esse time é muita falação e pouco resultado, um planejamento de m.. que nos deixou sem goleiro e sem centro-avante numa final, e sem opções pois bons jogadores que chegaram com o bonde andando não foram inscritos na CB

    • Lutamos dez anos contra rebaixamento e a torcida sempre apoiou. Isso não é desculpa

  • Acho que o Casão falou de um modo mais amplo, de como essa ‘arenização’ dos estádios ocasionou uma mudança no perfil dos torcedores, aumentando os preços e elitizando as arquibancadas com torcedores selfies que vão ao estádio mais para consumir um espetáculo pelo qual ‘pagaram’, do que para participar como torcedor empurrando o time e cantando sem parar.

    Estas pessoas não vivenciam o futebol como as classes mais baixas, que jogam os campeonatos de favela aos fins de semana, onde dali saem muitos craques para o próprio cenário profissional, inclusive, e consequentemente têm mais paciência e apóiam mais o time, por entenderem a dinâmica do esporte, enquanto os coxinhas vaiam e se calam quando o time mais precisa.

    Vou ao maracanã há mais de 30 anos e vejo com tristeza a mudança de perfil e comportamento da torcida do Flamengo, que era vibrante, contagiante, até ganhar a alcunha de ‘magnética’, e hoje é mais passiva, contemplativa e elitizada. Fato lamentável.

    • É isso Elvis… não tem nem oque discutir… é fato !!!!

  • Casa Grande é um verdadeiro aspirador de pó,aí quer falar da torcida ele não sabe o que fala esse idiotaaaaaa.

    • Com todo respeito a sua opinião, mas ele tem razão.

    • E por isso ele tem q estar errado? Ele tem total razão.

  • Olha eu não gosto desse cara. Mais ele falou a verdade. Nossas torcidas desorganizadas ficaram caladas o jog todo, só cantando músicas próprias. Cada torcida cantava uma música diferente. Somente no gol que todos cantaram juntos. Foi uma vergonha. Realmente a torcida do Cruzeiro deu um show.

  • É um Drogado, cachaceiro!
    Sem comentários!!

    • Ele é ou foi tudo isso, mas não apaga a verdade que falou. Ultimamente a torcida do flamengo tá preocupa em vaiar o time. Anda esperando os vacilos para apupar ao invés de incentivar e se divertir com o time!
      Até parece que vão ao estádio somente pra brigar. Quando encontram uma torcida que foi pra apoiar o time (cruzeiro ) a diferença é notada até nas transmissões televisivas. Estava vendo no Piauí e também notei isso!

      • Tomar um gol aos 38 do segundo tempo, Qualquer torcedor sente!
        Mas a torcida fez seu papel sim!
        O mais é esse ex comentarista sumido da mídia querendo aparecer!

        • Tá de sacanagem. A verdade dói pra car@lho hein? Até pela TV era perceptível, pareceu que jogamos o jogo inteiro em campo adversário, foi BISONHO mas sobre tudo LAMENTÀVEL.

  • Casa grande só derrapa pra falar do Fla quando a gente enfrenta o curintias…de resto ele sempre apoia o Fla nos comentários…A torcida no estádio mudou …É mais classe média, muito menos vibrante , mais educadinha…E é daí pra pior ..

  • Casagrande é um dos piores comentaristas da Tv Brasileira. Só sabe falar merda!

    • CONCORDO PLENAMENTE! E MAIS NÃO O VEJO COMENTANDO JOGOS NA GLOBO!!

  • A muito tempo deixei de assistir qd Galvão Bueno narra é Casagrande comenta.

  • Particularmente esse jogo de quinta… A torcida broxou mesmo depois do gol… eu mesmo me arrasei. Agora esse negócio da torcida visitante acontece pq os visitantes são a tropa de choque das organizadas, se o Flamengo sai metendo 2 gols no Mineirão podem ter certeza que um audio honesto vai mostrar a nossa tropa de choque lá cantando mais e o resto do estádio mais quieto… normal.

    • Só que eles não meteram 2 gols, e parecer o jogo inteiro que jogamos em campo adversário ainda mais em uma final, é uma vergonha.

  • Gosto desse assunto… Posso dar o meu depoimento baseado na minha experiencia pessoal. Tenho 42 anos, de Maracanã tenho 34. Meu primeiro jogo foi a final do brasileiro de 83 e desde então assisti a grande parte dos jogos do Flamengo no Maracanã, o fato de morar perto do estádio com certeza ajudou muito nisso, principalmente em jogos a noite. É lógico que a torcida mudou, mudou porque mudou a geração de torcedores que passou a ter acesso ao estádio, não acho numa boa que tenha a ver com o poder aquisitivo e sim com uma mudança mesmo de geração. Frequento shows de rock e não é a mesma coisa dos shows dos anos noventa… nem a pau. A molecada tá mais ligada nesses negócios de rede social, fotos, videos… é isso aí… eu particularmente acho isso um porre mas a geração de hoje vive pra isso, paciência. Eu sempre assisti aos jogos no meio do campo… gosto de assistir ao jogo, grito quando a torcida organizada puxa os gritos… as vezes to nervoso demais com o jogo e não grito… isso me faz menos torcedor? Uma coisa que mudou brutalmente o clima da arquibancada do Flamengo e vejo pouca gente comentar é a brutalização da rivalidade entre jovem, raça e mais recentemente urubuzada. Raça e Jovem desde que eu me lembre com maior ou menor intensidade sempre foram rivais, muitas vezes se pegavam na arquibancada, mas na hora de cantar cantavam a mesma música e com isso o resto do estádio ia junto, hoje uma torcida canta uma música, outra canta outra música e fica uma bagunça sonora que perde o impacto do canto. Desculpem o tamanho do texto, mas realmente gosto desse assunto… acho que tem que ser debatido mesmo.

    • Eu tenho 47 anos e uma historia de arquibancada muito parecida com a sua, e concordo em genero, numero e grau. Eu sempre fico puto com 3 torcidas grandes cantando musica diferentes, isso muitas vezes impede o estádio de cantar junto porque embola a galera que não está no meio da orgnizada. Eu acho que o ST das organizadas deveria ter como condição que cantassem as mesmas musicas, e podiam até entrar num acordo, para sempre cantarem o hino do clube quando o time estiver num momento dificil da partida. No passadao era assim, tomavamos um gol, e o estadio inteiro cantava o hino e empurrava o time (muitas vezes mais fraco que o adversario) para cima em busca do empate. Tres musicas ao mesmo tempo só ajuda ao adversario.

    • Extamente isso, acho que poderia partir ate mesmo da diretoria convocar as organizadas para um debate sobre este tema, pois vejo uma abafando o hino que as outras puxam.

    • Parceiro. Concordo em gênero. numero e grau. Daqui a pouco vão falar que quem vai na leste e oeste são Nutella e o cassete. Agora as pessoas estão com esss mania de classificar quem eh torcedor de verdade e quem não eh.
      Quem fala geralmente nunca foi ao Maracanã quando a torcida fica espalhada. Pois eh tão longe que enquanto um canta uma coisa de um lado, o outro tenta às vezes acompanhar e fica tudo zoneado. Quando fica compacto, fica mais mais fácil fazerbum barulho concentrado e direcionado. E. A quinta soh aconteceu quando o flamengo tomou um gol. Uma ducha de água fria do cassete

  • Os cruzeirenses só tiveram mais voz quando fizeram o gol, e já eram 38 do segundo tempo, e realmente a torcida calou…eu continuei cantando junto com uma parte das organizadas, mas só mesmo nos 10 minutos finais….estão tentando dizer que a elitização impediu as torcidas de apoiarem o time, isso é lenda…o que o ocrreu foi que o time deu um mole que quebrou o animo da torcida no final do jogo e foi só…

    • Concordo.
      É o lobby contra o Flamengo…
      Tomamos um banho de água gelada com aquele gol originado por uma falha bisonha do nosso goleirinho … isso brocha qq um … O jogo caminhando pro fim , numa final de campeonato vc toma um gol daquele, na boa, acho que o medo de geral foi o time se perder e tomar uma virada
      Mas estarei BH … Lá a história será diferente…

  • Ele tava la? Por que eu estava e só ouvi a torcida do cruzeiro depois do gol deles… a nossa cantou sem.parar, o jogo todo

    • Pois eh. Concordo. O cruzeiro soh fez barulho pq além de concentrados. Aproveitaram a ducha de água fria. O que mais tem aqui são os torcedores ditos “raíz” que ficam criticando os ” Nutellas” . Como se existisse essa palhaçada e como se quem fosse ao estadio eh menos torcedor.

  • Pessoal, a sociedade está mudando como um todo; nem as crianças não sabem mais brincar, vejo pelos meus sobrinhos bitolados no tablet; tem coisa que irá virar passado mesmo, o próprio conceito de estádio já deve pensar nisso: ou faz um troço atrativo de diversas formas e que possa ter alguma utilização fora dos dias de jogo ou será preju na certa.

    • A torcida quer assistir o jogo.

      Nao é mais aquele amontoado de gente, agora da pra assistir. E o torcedor entende mais de futebol do que antes.

      • KKKKKKKK Entende mais de futebol do que antes? Takiparil, tá certinho, é a mesma torcida que aplaudiu Márcio Araujo?

        Isso é p/ ver como entende mais do que antes, a torcida de agora conhece muito o mundo virtual, e olhe lá…

        E me perdoe, mas percebi que vc não sabe NADA

        O que temos hoje, é um grande número de pessoas sentadas fazendo pose para selfie, e aguardando as câmeras da globo passear, apenas isso…

        • e a de antes e a mesma que vaiou junior , Andrade e zico. .

          Que comemorou as contratações q quebraram o clube. Vc e muito corneta isso sim.

          O time n joga bola e quer botar na conta da torcida. Va la e grite cheio de razão.

          Antes eram 100 mil pessoas amontoadas, agora são 55 mil no mesmo espaço. Se você nao sabe fazer conta volte pra escola.

          As pessoas pagam pra ver um jogo e jogar cm o tine.

          Se achoy que a torcida do cruzeiro cantou mais que a do flamengo vc e muito anti e tava ouvindo as bobeiras dos anti na tv.

          • Jamais achei conveniente o termo modinha, mas hoje posso lhe dizer com toda a sinceridade, vc é um modinha, um almofadinha, ou até mesmo um bobo tal, um OTÁRIO…

            Vaiamos: Zico, Andrade, Adriano, Pet, Junior, Gaúcho, Djalminha, Renato Gaúcho, etc… QUERÍAMOS RESULTADO E ELES ENTENDERAM E TROUXERAM INÚMEROS TÍTULOS…

            Hoje o que se vê, são meia dúzia de OTÁRIOS QUE NEM VC aplaudindo Márcio Araujo, um jogador que não tem o minimo de condições de vestir o manto, que já entregou vitórias, já comemorou eliminação de competição, e o pior, critica o colega dentro de campo, um lixo…

            QUER FICAR NO FRESQUINHO? FICA EM CASA, POIS JÁ PERCEBI QUE SEU LANCE É MEIO TUTI FRUTI, ENTENDA UMA COISA PASPALHÃO “” MARACANÃ NÃO É TEATRO “”

            VAMOS FALAR DE NÚMEROS?
            100 MIL PESSOAS É POUCO, DEVERIA TER 150 MIL, POIS COM 120 MIL PESSOAS JÁ CURTI E FOI MÁGICO, SÓ FRUTINHA QUE NEM VC GOSTA DE ESPAÇO PARA CRUZAR AS PERNAS..

            Hoje vc se diz Feliz com 50 mil porque não é povão, não tem nada haver com o Flamengo…

            APRENDA OUTRA COISA, O TERMO ANTI É UTILIZADO PELOS GAMBÁS, NÃO USAMOS ESSE TERMO SEU PELA SACO…

            Agora pare de roncar, COLOQUE AI O NÚMERO DA SUA MATRICULA DE SÓCIO TORCEDOR, PODE SER?

            O MEU TÁ AQUI —> CRN: 511788

            • kkkkkkkkkkkkkk

              Evolua. Hoje existem normas de segurança. Mas você é muito zé mané pra perceber isso. Um zé mané raiz. Vai reclamar com o CREA, com a SSP.

              Ainda se acha mais flamenguista que os outros… um verdadeiro babaca corneta.

              Corneta de torcida é a coisa mais ridícula que tem e com certeza você não estava lá quinta, senão não estaria falando isso. Um otário que fica despejando suas frustrações aqui, que só sabe falar mal de time e de jogador. Você deve ser tão retardado que deve achar que o moleque falhou por causa da torcida. O gol que a gente fez foi na base da raça, mas a torcida não tava apoiando não na hora. Se tivesse ganho tava calado que nem uma put.nha oportunista, que é isso que você é.

              Não tenho problema em gostar de assistir um jogo e sinceramente se você tem se acostume. Porque em todo lugar será assim, então só resta você se frustrar.

              SRN 1024598

              • Não me dei o trabalho de ler os 5 primeiros parágrafos, onde defecou, algo normal, pois certamente já veio ao mundo defecado…

                Porém no último, pesquisei o nº do sócio, não consta, sendo assim: INADIMPLENTE OU INEXISTENTE

                KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

            • Ah e tome um block, por que eu não tó aqui pra atura gente mal educada não.

              • Vai pagar um sócio torcedor seu comédia, quer pagar de torcedor almofadinha mas é um duro, um miserável que não tem onde cair morto…

  • Cara eu tava la e nao teve nada disso. Muita lorota.

    Depois do gol aos 40 minutos a torcida calou, mas logo depois voltou.

    Povo gosta de romantizar.

  • Realmente, fora que muitos vão para tirar fotos, Selfie….não se vê mais as bandeiras tremulando, bom, eram outros tempos realmente…hoje só cantam se o time estiver ganhando, no mais é um ou outro ensaio tímido…acredito que sejam torcedores de momento na sua grande maioria. Parecia que o Cruzeiro estava “em casa” em dado momento.

  • “A torcida agora é menos paciente, mais chata e não se une tanto com o time (como antes).” — Só agora que você se deu conta disso? Esqueceu-se também do fato de serem mais “bipolarizados”, adoram uma “caça as bruxas” e vivem “dando piti” quando são questionados… &;-D

    • Engraçado que todos os “piti” da torcida os mesmos estavam certos … MA é horrivel, ZR era fraco Wallace era fraco, Tragam o DIego, TRagam o E.R., Tragam o RUEDA ….
      tenha do Ednei.

      • Perfeito.

  • conversinha chata. do meus parabéns ao JUNIOR ANTUNES pelo seu comentário.

  • No Camp Nou 40% da torcida são turistas de outras cidades vendo o jogo e tirando fotos. Nem por isso o Barcelona reclama que falta apoio da arquibancada. O Flamengo está mudando, quem não perceber ficará para trás. Aqueles tempos de time inferior empurrado pela torcida acabou, o caminho é um elenco cada vez mais recheado de bons jogadores, ingressos caros, estrutura de primeiro mundo. O Flamengo está “Europezando-se” à medida que segue o modelo de gestão dos bem sucedidos clubes daquele continente. Normal.

  • A torcida do fla que hoje vai ao estádio não sabe o que é torcer em estádio…eles querem assistir, comer e beber…ficar sentado…para eles é como assistir em suas salas, num sofá macio e numa tv 10k, 6D com som JBL

    • 1000 likes, é isso ai mesmo…

  • Bandeira e sua torcida de teatro. Mosaico, sentadinho, tirando foto para rede social. Essa é a torcia que consegue hoje ir ao estádio. Até porque a que fazia barulho, cantava o jogo inteiro e fazia o Maracanã tremer hoje para frequentar um jogo do Flamengo tem que vender um rim.

  • No mundo todo existe vários tipos de torcida. A do Real Madrid tem a cara de pau de vaiar o Cristiano Ronaldo.

    A do Flamengo, que já foi maravilhosa, hoje é isso aí: se cala no momento de dificuldade, vaia e persegue jogador já no começo do jogo.

    Não sei o que se pode fazer pra mudar isso. Aquele cara que fica no sistema de som do estádio por exemplo, se for do tipo animado e não burocrático dá um grau, mas não resolve o problema. As torcidas organizadas puxam a galera, mas também são responsáveis pelas brigas.

    Enfim, considerando que uma torcida faz toda a diferença e carrega o time, devemos nos preocupar em construir engajamento antes das partidas para na hora do vamos ver, contarmos com 60 mil pessoas insanas e não covardes com cara de bunda, esperando o Diego resolver sozinho ou resmungando pro Márcio Araújo.

    SRN

  • ()()()()(()________________________()()()()()()()()()

  • PELO FIM DAS ORGANIZADAS

  • Ele caiu toda a verdade, cheguei em casa ja tava uns 20 do primeiro tempo e simplesmente a torcida não cantava!!!! Inacreditável em plena final de copa do Brasil e os nada!!! Eu fiquei indignado com a torcida. Á A ultima vez que fui ao maraca foi num Flamengo e Corinthians em 2014 que vencemos com gol do wallace fiquei na Leste inferior e teve momentos em que eu ficava cantando sozinho e o pessoal olhando pra mim como se eu fosse um doido ou algo assim. Realmente lamentável esses torcedores que vao ao estádio e esquecem de fazer o principal: APOIAR O TIME ATÉ FICAR SEM VOZ!!

    • problema seu

      • Criança comentando é assim mesmo não acrescenta nada útil na conversa. SRN!

    • Pois é, só quem percebe isso é quem frequentou Maracanã em outros tempos, quem é de agora acha que é igual antes, ai pagam de maluco aqui e dizem que nada mudou, sabem de nada…

  • O posicionamento da torcida adversária em relação as cabines de transmissão favorecem a captação das vozes. Todo o jogo será a mesma coisa. Em relação a torcida do Flamengo é o que se paga pela elitização dos ingressos e o abandono dos torcedores que fazem a diferença numa partida. Mas só de ver o Márcio Araújo em campo já cala qualquer torcida.

    • Isso mesmo.

    • Negativo, as cabines ficam no centro, pega o áudio da cadeira inferior, e parte da norte (túnel 58,57,56) nada haver…

      • Estive lá e pra quem fica próximo das cabines o áudio da torcida adversária fica mais alto sim. Ainda mais quando eles esperam a torcida “elitizada” cansar de cantar e começar a olhar para os celulares kkkk

  • Ficou calada mesmo

  • Tô vendo a reprise do jogo aqui no SporTV e a torcida do Flamengo depois do gol do Cruzeiro se calou realmente, talvez por não acreditar no gol bobo que levamos , mas antes disso não se ouvia a torcida do Cruzeiro

    • Isso mesmo que aconteceu. E a torcida adversaria fica no anel inferior, proximo ao campo, proximo aos microfones.

      Logico q teve uma mudanca de perfil. O torcedor quer ver e entender o jogo. Mas falar que faltou apoio é ridiculo.

      Faltou futebol, isso sim.

      • Não faltou apoio, eu fui lá também, mas não é mais como antes.
        Se vc vai de norte, que canta o tempo inteiro, vc tem a impressão de que o estádio inteiro canta junto muitas vezes. Mas se vc vai em outro lugar, é mais fácil perceber que isso não acontece.

        • Eu concordo que antes o apoio e o grito deveria ser maior. Mas isso ocorre em todo lugar.

          E nosso time pressionou, foi mais na raça que na técnica, só acho meio oportunista quem fala que não venceu por causa da torcida. Isso é jogar pra galera e dar moral pros anti de plantão.

  • Ele estava no Maracanã???? Pq o som que sai na TV depende do editor de áudio… ele “coloca no ar” o microfone que ele quiser…. pode ter colocado no ar o microfone mais perto na torcida do Cruzeiro.

    Até concordo que a torcida tem ficado “mais fria”, mas fazer esse tipo de comentário do sofá da sala é ignorância ou está mau intencionado.

    SRN

  • Ele apesar de viver louco nas drogas dessa vez não falou nenhuma mentira.

    A flaselfie só sabe tirar foto pra postar na internet.

  • Torcedor cliente!! UE!? A vitória não estava no pacote!? Vou cornetar! Torcida Nutella! Tão matando a nossa cultura de arquibancada! E na ilha é a mesma coisa… Qdo enche né! Essa torcida embraquecida não vira jogo, como a favelada desdentada virava!
    Nutellinhas de mimimi, torcedor cliente, selfie boys, insta boys, vindo reclamar e chorar do meu comentário em 3,2,1…

  • Torcida ST é isso ae, só canta na hora do gol

    • Torcedor cliente!! UE!? A vitória não estava no pacote!? Vou cornetar! Torcida Nutella! Tão matando a nossa cultura de arquibancada! E na ilha é a mesma coisa… Qdo enche né!

  • Nós calamos a torcida do Corinthians em pleno Itaquerão, mas isso ele esqueceu de falar. Engraçado!

    • Embora a manchete se refira à torcida do Fla, ele falou de um modo geral, de um fenômeno de elitização semelhante ao que ocorreu na Inglaterra.

  • Não é novidade…

    Já escrevi isso aqui inúmeras vezes, o povão que empurrava o time sumiu, pessoas que eram acostumadas com a arquibancada pois iam no minimo 3 vezes por mês ao Maraca, não aparecem mais, teremos que conviver com isso pois o sócio torcedor é tbm fundamental…

    O povão mesmo, a nata da arquibancada, não tem condições de assinar mensalidades de 6 meses, enfim…

    Sou sócio torcedor, mas vi desde a inauguração do novo Maraca, que as coisas mudaram, eu não queria que o perfil da nossa torcida mudasse, mas pelo jeito a arquibancada vai ficar cada vez mais seletiva, vide o último jogo, onde todos os ingressos foram vendidos para sócios torcedores….

    • Assino embaixo!

  • Elitização..não pode numa final com um jogo totalmente em aberto ainda,a torcida visitante abafar gritando o maraca e nosso…torcida inteira composta de St,a chamada flaselfie…

    • Flanutella

  • Esses cara da Sporttv tão querendo defamar a torcida do Flamengo…Aonde isso vai cala a torcida do Flamengo em pleno maraca lotado,isso e uma aberração dizer que os marias calou a genti,vcs vão ver no mineirao o que e calar torcida casagrande e comentaristas da Sporttv seus merdas……. Isso aqui e Flamengo

    • A verdade é que calaram mesmo. Por uns 5 minutos pelo menos. Meu irmão tava lá e me disse. Ficou chocado com a falta de força da torcida qdo o time tomou o gol. E eu presenciei esse fenômeno na ilha do urubu. É torcedor cliente sim, que só vai na boa!

      • Eu estava lá nesse jogo, e frequento o Maracanã há mais de 40 anos, e posso dizer que a torcida realmente mudou. Mas a sociedade também mudou, Os costumes mudaram. Hoje, se tira self até em enterro de celebridades.
        O problema é que tomamos um gol nos minutos finais de uma maneira que MAIS temíamos… com um frango do goleiro inexperiente. Foi um balde de água fria, até porque o Flamengo jogou MUITO melhor que o Cruzeiro. Jogou com vontade de vencer, só que a ausência do Guerrero foi muito sentida, pois o Paquetá não conseguia segurar a bola pra chegada dos meias, e como jogamos com o MA, que pouco, ou nunca, verticaliza a jogada, acabamos com 67% de posse de bola, mas poucas chances de gol. Mas, mesmo assim, o Flamengo jogou com muito mais vontade de atacar e de fazer o gol. O Cruzeiro jogou atrás, e apenas por uma bola. Agora, que a torcida mudou… mudou mesmo. Eu, com 58 anos, sou torcedor que gosta de ver o jogo sentado. Podem me chamar do que quiser, mas SEMPRE gostei de ver os jogos sentados, e vejo que nas organizadas isso é impossível.
        De qualquer maneira, acho que estão querendo transformar um detalhe de momento numa ação corriqueira… Enfim… SRN

        • Perfeito seu depoimento, Renato. Reflete o que eu quis dizer. Qto a vc assistir sentado, não vejo problema, mas com certeza qdo a magnética dos anos 80, 90 e 2000 começava a inflar e modificar o jogo, vc sentia na pele a necessidade de cantar. Minha critica atual é com esses cornetas que acham q a vitória está no pacote ST, e qdo o time tem um revés, vem cobrar como se cobrasse uma empresa de telefonia,por exemplo.

        • A torcida mudou, mas forçadamente !!

Comentários não são permitidos.