Na primeira partida da final da Copa do Brasil, no Maracanã, contra o Cruzeiro, 56.135 torcedores pagaram ingresso para assistir a decisão. O Maracanã foi tomado por Rubro-Negros. Muitos chamaram atenção dizendo que em determinados momentos da partida, o coro dos cruzeirenses, em número bem menor, foi maior do que às vozes dos flamenguistas.
O comentarista da TV Globo e ex-jogador, Walter Casagrande se surpreendeu com o fato. Casagrande enfrentou muitas vezes o Flamengo nos anos 80, quando defendia o Corinthians, e depois vestiu o Manto Sagrado em 1993. Ele lembrou que esse comportamento aparentemente menos vibrante da torcida do Fla no Maracanã não acontecia no passado.
– Inicialmente, a festa foi a de sempre. Antes do jogo, mosaico maravilhoso, as canções do Flamengo, aquele negócio de arrepiar. Foi igualzinho (a antigamente). Mas achei que, em certo momento da partida, a torcida do Cruzeiro começou a dominar o espaço. Isso, que eu me lembre, nunca aconteceu no passado. Desde que eu jogava contra o Flamengo, no grande time do Zico, Adílio, era sofrido chegar lá (no Maracanã). Os torcedores cantavam 90 minutos no Maracanã, era muito difícil. E na época em que joguei pelo Flamengo era a mesma coisa.
Para o comentarista, um dos fatores para o corrido é a mudança de perfil dos torcedores que vão aos jogos com a modernização de muitos estádios – e o aumento dos preços dos ingressos – com relação direta nessa alteração de comportamento nas arquibancadas. E não apenas em relação com a torcida do Flamengo.
– Acho que realmente está mudando o perfil dos torcedores no futebol brasileiro desde quando fizeram as arenas e os ingressos ficaram mais caros. O próprio Tite falou que é diferente a torcida do Corinthians da Arena (em Itaquera) com a do Pacaembu. E é mesmo. A torcida agora é menos paciente, mais chata e não se une tanto com o time (como antes). No Pacaembu, em determinados momentos, parecia que estava todo mundo dentro do campo jogando com você. Agora não está mais acontecendo isso.
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Flamengo apresentou aos sócios os detalhes do futuro estádio Os sócios do Flamengo tiveram a…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Pedro foi mencionado como autor de um dos gols em uma hipotética vitória contra o…
Ver comentários
Esses cara da Sporttv tão querendo defamar a torcida do Flamengo...Aonde isso vai cala a torcida do Flamengo em pleno maraca lotado,isso e uma aberração dizer que os marias calou a genti,vcs vão ver no mineirao o que e calar torcida casagrande e comentaristas da Sporttv seus merdas....... Isso aqui e Flamengo
A verdade é que calaram mesmo. Por uns 5 minutos pelo menos. Meu irmão tava lá e me disse. Ficou chocado com a falta de força da torcida qdo o time tomou o gol. E eu presenciei esse fenômeno na ilha do urubu. É torcedor cliente sim, que só vai na boa!
Eu estava lá nesse jogo, e frequento o Maracanã há mais de 40 anos, e posso dizer que a torcida realmente mudou. Mas a sociedade também mudou, Os costumes mudaram. Hoje, se tira self até em enterro de celebridades.
O problema é que tomamos um gol nos minutos finais de uma maneira que MAIS temíamos... com um frango do goleiro inexperiente. Foi um balde de água fria, até porque o Flamengo jogou MUITO melhor que o Cruzeiro. Jogou com vontade de vencer, só que a ausência do Guerrero foi muito sentida, pois o Paquetá não conseguia segurar a bola pra chegada dos meias, e como jogamos com o MA, que pouco, ou nunca, verticaliza a jogada, acabamos com 67% de posse de bola, mas poucas chances de gol. Mas, mesmo assim, o Flamengo jogou com muito mais vontade de atacar e de fazer o gol. O Cruzeiro jogou atrás, e apenas por uma bola. Agora, que a torcida mudou... mudou mesmo. Eu, com 58 anos, sou torcedor que gosta de ver o jogo sentado. Podem me chamar do que quiser, mas SEMPRE gostei de ver os jogos sentados, e vejo que nas organizadas isso é impossível.
De qualquer maneira, acho que estão querendo transformar um detalhe de momento numa ação corriqueira... Enfim... SRN
Perfeito seu depoimento, Renato. Reflete o que eu quis dizer. Qto a vc assistir sentado, não vejo problema, mas com certeza qdo a magnética dos anos 80, 90 e 2000 começava a inflar e modificar o jogo, vc sentia na pele a necessidade de cantar. Minha critica atual é com esses cornetas que acham q a vitória está no pacote ST, e qdo o time tem um revés, vem cobrar como se cobrasse uma empresa de telefonia,por exemplo.
A torcida mudou, mas forçadamente !!
Elitização..não pode numa final com um jogo totalmente em aberto ainda,a torcida visitante abafar gritando o maraca e nosso...torcida inteira composta de St,a chamada flaselfie...
Flanutella
Não é novidade...
Já escrevi isso aqui inúmeras vezes, o povão que empurrava o time sumiu, pessoas que eram acostumadas com a arquibancada pois iam no minimo 3 vezes por mês ao Maraca, não aparecem mais, teremos que conviver com isso pois o sócio torcedor é tbm fundamental...
O povão mesmo, a nata da arquibancada, não tem condições de assinar mensalidades de 6 meses, enfim...
Sou sócio torcedor, mas vi desde a inauguração do novo Maraca, que as coisas mudaram, eu não queria que o perfil da nossa torcida mudasse, mas pelo jeito a arquibancada vai ficar cada vez mais seletiva, vide o último jogo, onde todos os ingressos foram vendidos para sócios torcedores....
Assino embaixo!
Nós calamos a torcida do Corinthians em pleno Itaquerão, mas isso ele esqueceu de falar. Engraçado!
Embora a manchete se refira à torcida do Fla, ele falou de um modo geral, de um fenômeno de elitização semelhante ao que ocorreu na Inglaterra.
Torcida ST é isso ae, só canta na hora do gol
Torcedor cliente!! UE!? A vitória não estava no pacote!? Vou cornetar! Torcida Nutella! Tão matando a nossa cultura de arquibancada! E na ilha é a mesma coisa... Qdo enche né!
Torcedor cliente!! UE!? A vitória não estava no pacote!? Vou cornetar! Torcida Nutella! Tão matando a nossa cultura de arquibancada! E na ilha é a mesma coisa... Qdo enche né! Essa torcida embraquecida não vira jogo, como a favelada desdentada virava!
Nutellinhas de mimimi, torcedor cliente, selfie boys, insta boys, vindo reclamar e chorar do meu comentário em 3,2,1...
Ele apesar de viver louco nas drogas dessa vez não falou nenhuma mentira.
A flaselfie só sabe tirar foto pra postar na internet.
Ele estava no Maracanã???? Pq o som que sai na TV depende do editor de áudio... ele "coloca no ar" o microfone que ele quiser.... pode ter colocado no ar o microfone mais perto na torcida do Cruzeiro.
Até concordo que a torcida tem ficado "mais fria", mas fazer esse tipo de comentário do sofá da sala é ignorância ou está mau intencionado.
SRN
Tô vendo a reprise do jogo aqui no SporTV e a torcida do Flamengo depois do gol do Cruzeiro se calou realmente, talvez por não acreditar no gol bobo que levamos , mas antes disso não se ouvia a torcida do Cruzeiro
Isso mesmo que aconteceu. E a torcida adversaria fica no anel inferior, proximo ao campo, proximo aos microfones.
Logico q teve uma mudanca de perfil. O torcedor quer ver e entender o jogo. Mas falar que faltou apoio é ridiculo.
Faltou futebol, isso sim.
Não faltou apoio, eu fui lá também, mas não é mais como antes.
Se vc vai de norte, que canta o tempo inteiro, vc tem a impressão de que o estádio inteiro canta junto muitas vezes. Mas se vc vai em outro lugar, é mais fácil perceber que isso não acontece.
Eu concordo que antes o apoio e o grito deveria ser maior. Mas isso ocorre em todo lugar.
E nosso time pressionou, foi mais na raça que na técnica, só acho meio oportunista quem fala que não venceu por causa da torcida. Isso é jogar pra galera e dar moral pros anti de plantão.
Ficou calada mesmo