Coluna do Torcedor: “Joga a tristeza pra lá”

Compartilhe com os amigos

Natural que estejamos tristes com a derrota de ontem, apontamos culpados, queremos satisfações, exigimos atitudes dos dirigentes e mudança de rumos. Nós torcedores acordamos de ressaca. Foi difícil dormir, acordei bem mais cedo que preciso e não consegui voltar a pegar no sono. Hoje estou um zumbi, olhos abertos a base de muito café. Decidi vir trabalhar com o manto sagrado hoje, algo que nunca faço, mas no espírito de dar minha cara a tapa. Podem zoar a vontade, me orgulho de ser Flamengo, na vitória ou na derrota, até morrer.

A torcida arco-íris está em êxtase com nosso tropeço, como tivessem ganhado algo este ano. Os três pequenos do Rio não ganharam NADA e nem tem chances reais de vencer. Compreendo o sentimento deles, realmente estão muito incomodados e preocupados com restruturação do Flamengo. Sabem que trata-se de um processo de longo prazo, irreversível. Vai chegar a nossa hora, precisamos ter um pouco mais de paciência. Eles comparam nossa situação com a deles, assistem nossos jogos, secam ferrenhamente, leem jornais, e sabem que financeiramente estamos dando um banho neles. Isso vai se converter em títulos, a tendência é nos distanciarmos cada dia mais. CT, estádio, contratações, patrocínios, parcerias, e protagonismo nos torneios que disputamos, têm deixado eles desesperados! Não vamos nos contaminar com a inveja e rancor
deles, hoje foi o dia da caça!

Nas redes sociais, muitos são críticos da passividade da diretoria e do time, apontam culpados, exigem suas cabeças sobre uma bandeja e listam barcas de dispensas. Li até gente dizendo que o erro da diretoria foi pagar os impostos e obrigações, e não investir no time!

O jogo de ontem foi muito ruim, os dois times foram covardes, não quiseram a vitória, se conformaram com a disputa de pênaltis. Há muito tempo não via uma final tão sem graça. Deve ter sido difícil para os programas esportivos escolherem os melhores momentos. Perder nos pênaltis, para o Cruzeiro, na casa deles, não é um vexame e nem é vergonha, considero uma fatalidade. Vergonha foram as derrotas no passado contra o Santo André, Palestino e América do México.

Definitivamente o ano não está perdido. O pior acontecimento foi nossa eliminação precoce na Libertadores, apesar de não ter sido vexatória como muitos querem nos fazer crer, pois perdemos nos jogos fora de casa. Ganhamos o Carioca, estamos razoáveis no Brasileirão, temos reais chances de terminar no G-4 e levarmos a Sula. Esperávamos muito mais, porém, longe de ser o fim do mundo. A meta atual (Sula e G-4) não é a ideal ou sonhada, mas podemos dizer satisfatória. Ajustes serão necessários ano que vem: contratações, dispensas e repensar a questão de precificação dos ingressos. Estamos perdendo um fator de desequilíbrio que é o apoio maciço da nossa torcida. Inadmissível 5 mil presentes num jogo do Fla no Brasileirão.

Vou te apoiar sempre, onde estiver e acredito que o melhor está reservado para nós! Bola pra frente, levanta e sacode a poeira!

SRN

João Rocha


Quer ver sua coluna aqui no site? Envie para o e-mail [email protected] que avaliaremos ela


O conteúdo dessa “Coluna do Torcedor” pode não coincidir com o pensamento do Coluna do Flamengo. A responsabilidade é do autor.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • O problema é esse, o flamengo está perdendo sua essência. Diretoria e muitos torcedores deslumbrados com balanço financeiro, CT, estádio, mas o futebol em campo ficou de lado. Jogadores bonzinhos e sem identificação com o clube, diretores sem firmeza com o elenco, atitudes fracas, time que chega e não ganha. Sou da época que pior que estivesse a fase, quando chegávamos em um jogo decisivo o time crescia. Agora ele se apequena diante de adversários covardes, que jogam “no erro do adversário”. E nós sempre cometemos o erro que eles esperam. Desde o início do ano eu digo, esse time não passa confiança, e, infelizmente, estão confirmando isso em cada oportunidade que eles tem. Precisamos resgatar as coisas boas do passado sem perder o que melhorou recentemente. A força rubro-negra não pode se perder SRN.

  • Podem tirar da cabeça que a culpa é do muralha, a culpa eu coloco na conta do Tiago e do Diego.

  • Senhor colunista, me perdoe mas na opinião de muitos o ano foi um vexame mesmo. O Fla faturou 500 milhoes ano passado, mais que o dobro dos nossos rivais. Então não se pode ter como referência os anos que lutamos para não cair, pois naquela época estavamos quebrados. A referência tem que ser o ano passado, e o time esse ano está pior, apesar dos reforços milhonários. Tem que ter humildade para reconhecer que houve um grande erro de planejamento, ainda estamos cheios de jogadores que até pouco tempo eram reservas de times rebaixados (Rever, Juan, Vaz, MA), e tambem cheios de bixados (Ederson, Conca, Romulo, Rhodolfo). Outros não justificam o que ganham (Guerrero, Diego, ER7, Geuvanio, Mancuelo). Me perdoe de novo, mas não é hora de tapar o sol com a peneira. Considerando nosso orçamento nos ultimos anos, essa diretoria está se tornando uma das mais incopententes na gestão do futebol!

  • Agora temos que ganhar da fraquíssima ponte preta no Z4.

  • Eu sei encarar uma derrota. Sem desespero. E sabem o porquê? Vou dar um cenário atual de quem está “zoando” a gente:

    1) Basco: Especialmente pelo fator “política”, mostra que a reeleição do Eurico é praticamente certa. Especialmente pq eles não correm risco de cair esse ano. Sem mais comentários…
    2) Botachoro: A maior dívida do país. Totalmente impagável a ponto deles não jogarem no Maracanã ano passado pelo fato do Joel Santana estar penhorando as receitas. Devem 8 milhões de Reais ao Rodrigo Beckham (2001/2002) e não tem como pagar. Salários Atrasados. Perda de jogadores como Sassá, Emerson Santos, Arão, Navarro e Henrique Almeida por extrema incompetência administrativa. Grande possibilidade de reeleição. Departamento de Futebol amador.
    3) FlorminenC: Quase 2 anos sem patrocínio Master. Falência competitiva pós-Unimed. Aumento de + de 120 milhões da dívida do clube após o mandato Peter Simsen, Associação desastrosa com clube Samorin da Eslováquia, direitos de imagem atrasados em mais de 5 meses, CT inacabado e gerando 7 milhões de débito à seu criador (Pedro Antônio), venda de jogadores da base em profusão para pagamento de contas. 2 meses de Salários atrasados. Contrato lesivo do Maracanã com Odebrecht.

    Então, olhem pra frente. Pro alto e enxerguem o Flamengo. E esse crescimento não tem limites, pois o estádio próprio tá cada vez mais próximo. Em pouco tempo, o Fla vai virar o que a Juventus é na Itália: Todos os anos sendo campeã.

    Mas enquanto esse tempo não chega, vamos cobrar time e direção. Mas não vamos abandonar ou desanimar. Ser Flamengo é assim: Nas vitórias e nas derrotas.

    SRN

    • O Flamengo tem que pensar a nível nacional.

      Eu ignoro totalmente essa rivalidade estadual, é nivelar por baixo, muito por baixo.

      Temos que nos importar com os clubes grandes do país, e eles estão sim a frente. Não em poderio financeiro, mas em organização no que diz respeito ao futebol.

      • É isso mesmo. Mesmo eu achando que o Flamengo tem potencial de ser Time Mundial. Seria um duelo entre Boca x Flamengo na América Latina. Sou do Rio, mas já moro fora há tempos. O pessoal que mora fora sabe, os times do Rio são tratados como “nada” nos outros estados. É sério “nada”, apenas o Flamengo é “meio” respeitado. Assim, temos que pensar grande e comparar com Corinthians, Grêmio, Palmeiras etc. Esses times têm que tremer quando verem que irão pegar o Flamengo. Esquece esses timecos do Rio, já acabaram…SRN

        • Estimular rivalidade com o Vasco, ficar feliz com má fase do Botafogo..

          Sério mesmo?

          Falta muito pro Flamengo ser o que acha que já é. Mas falta muito mesmo!

    • Vcs estão parecendo os vascaínos de anos atrás que perdiam em campo e vinham com papo de ter estádio. Construir patrimônio é obrigação da diretoria que arrecada milhões por ano. Eu quero ver o flamengo campeão de Brasileiro, Libertadores e Mundial e vcs insistem em remoer as desgraças de times menores do RJ.

    • Boa!!

  • Belo texto.O ruim e quando tinhamos times piores e chegavamos em finais e ganhavarmos.E com time bom nao estamos tendo sorte.Mas vejo muita evoluçao daqueles tempos pra ca,mas finais virao e sei que uma hora voltaremos a vencer.Sempre Flamengo!

  • Finalmente acabou essa Copa do Brasil empata fodah, com a ladainha de goleiros e reservas sendo equivocados de titulares. Finalmente o Rueda ponderar se preocupar só em um time o titular os melhores os e saber definitivamente com quem ele vai poder contar para o ano que vem. Finalmente não vamos ver titulares na arquibancada e não em campo ajudando o time. 2018 começou, a sul-americana será um ótimo teste para a libertadores do ano que vem, uma espécie de pre libertadores, e o brasileiro deveria ser obrigação terminar na segunda posição, que hj estamos a 5 pontos e ainda tendo que jogar contra todos que estão à nossa frente… Isso demostraria uma evolução ja que ano passado terminamos em terceiro, na lógica da evolução ano que vem saberíamos mais um degrau! Estou putoh mas entusiasmado!!!

  • So quero dizer que o jogo nao foi tao ruim como disse!
    Nem o flamengo jogou como covarde pois todo mundo viu que o flamengo foi pra cima des do começo da partida colocando bola na trave e tentando por pressao porem o cruzeiro sim ficou plantado atras esperando o contra ataque mesmo jogando em casa,tanto que a posse de bola chegou a 83%

    • Finais ridículas e futebol medíocre… Não podemos aceitar isso mais… Esse era o mau de ter ganhado… Maquiagem do futebolzinho jogados pelos times brasileiros!

  • O conformismo tomou conta definitivamente de parte grande de nossa torcida. Que texto infeliz. Hj não é dia de panos quentes, amigo. É dia de caça às bruxas sim! Chega dessa pasmaceira! DNA de derrotado. Acomodado. O Flamengo sangra!

    • Tbem acho q tá mais que na hora da torcida precionar, tem muitos aí que precisam sair , Gabriel, Caramujo, Muralha, Rene, Conca, Mancuello, Viseu, Geuvanio, Vaz, Rômulo, Pará e muito dinheiro jogado fora, só aí da pra trazer uns 6 jogadores que prestam!

      • Devem anunciar a saída desses jogadores hj mesmo, ou essa semana? Ou no final da temporada?

        • Se possível ontem !!

      • Tá muito conformada. Deus me livre…

    • Devido a essa eliminação acho que o Rueda deve fazer grandes mudanças nesse time para o próximo jogo contra a ponte…
      Ele deve barrar o muralha e o Diego Alves de assumir a titularidade, acho que o Éverton Ribeiro tem grandes chances de ser titular.

      • Tem q mudar a postura…

        • Pra mim os piores do time ontem foram os dois pontas e o segundo volante…
          Berrio e Éverton e Arao são esforçados e tal, mas são muito limitados, não contribui em nada para o futebol do Diego e do Guerrero… Eu começaria por aí!! Um segundo volante mais decisivo( Ramires,Renato Augusto, Elias) e um ponta esquerda mais habilidoso e que goste de fazer gols(Sera que Robinho vingaria?) acho que na direta já estamos bem com o Éverton Ribeiro.

          • Acho q Robinho já era

  • Prezado João, não quero dar uma de Professor Pasquale, mas fora algumas questões de ordem de tabulação, o trecho “Sabem que trata-se de um processo de longo prazo, irreversível” merece atenção, pois após o “que”, o “se” vem antes do verbo tratar. Sugiro também corrigir a informação de que os pequenos do RJ não têm mais chances reais de vencer, visto que o Fluminense está na Sul-Americana, assim como nós, como bem apontou o rubro-negro Fábio. SRN!

  • 2019 é a esperança! Nesse conjunto do futebol atual( departamento e jogadores) não tenho mais esperanças! Q um dia volte a raiva d perder e a raça sempre sem escolher jogos para jogar!

  • Eita! Encontrei mais um torcedor lúcido! &:-D

  • Eu num vou deixar de viver minha vida porque do Flamengo, perde perdeu auhsuahs

  • Capaz de sermos eliminados pelo Fluminense.
    Soberba é a nome dessa torcida do lava jato

  • UM DIA o Flamengo lava jato vai dar certo né ?
    UM DIA

    Nem em épocas de vacas magras eu senti tanto desprezo pelo Flamengo do que agora.
    Diretoria tá fazendo o torcedor tomar nojo do próprio clube, com esse negócio de proteger pereba, ignorar torcedor, cobrar caro nosso ingresso, não facilitar nosso acesso e etc.

  • Acredito eu que todos queriam a copa do brasil, não a sulamericana. A omissão da diretoria em relação aos preços de jogos e a falta de reciprocidade dos jogadores, estão me deixando com vontade de abandonar futebol esse ano. Não acho certo ficarem brincando assim com nossos sentimentos e até com situação de saúde, assim como do torcedor que morreu antes do jogo.

    • eU QUERO A sULAmericana sim. Mais que a CB, Obvio que queria tbem mas..

    • Sempre preferi a sula… Por ser uma competição internacional onde o Flamengo mais precisa crescer em e termos de conquistas, além de internacionalizar a marca, vem respeito, visibilidade, interesse dos melhores jogadores, etc… E já que o Flamengo tem a marca mais valiosa da América com o maior faturamento e maior torcida… Precisa assumir o posto de maior da América e não vai ser ganhando copas do Brasil que é um torneio secundário nacional. Precisa ganhar libertadores, sula americanas e recopas com mesma frequência que ganha carioquetas.

  • Não é pra defender ninguém, e acho engraçado que todos adversários comemorem as derrotas do Flamengo como título… mas corrige que ainda dá tempo: o Fluminense ainda tem chances de ser campeão da Sulamericana, se o Flamengo for eliminado por eles…

    • Em suma: o Fluminense vai pagar o pato… &;-D

      • É o que desejamos, mas não dá pra cravar, são 180 minutos ainda! Que São Judas Tadeu nos ajude.

    • Não confunda perder para o Cruzeiro numa final nos pênaltis no mineirão lotado, com o Fluminense falido tendo que jogar com os garotos da base e que está fazendo hr extra na sul-americana, já que não merecia ter passado pela LDU.

      • Sim, mas futebol se ganha dentro de campo, por mais que sejamos torcedores e na nossa concepção o Flamengo tenha obrigação de vencer o Fluminense, por causa do momento de ambas equipes, não devemos desrespeitar e contar com a vitória, ou você hoje confia no time do Flamengo ? Apostaria mil reais na vitória do Mengão? Teria essa coragem? Eu sinceramente, não teria.

        • Sem pensar duas vezes!!! Não pode confundir rubro-negrismo com soberba…
          Melhor exemplo da nossa grandeza e só ver a festa dos antis hj. Eu hj passei o dia na rua, no trabalho com o manto sagrado, e me diverti muito com os antis tentando me zuar, chega dar pena quando vc ver um botafoguense, vascaíno comemorando título de outro time.

  • Isso aqui é Flamengo. Bola pra frente.

Comentários não são permitidos.