Coluna do Torcedor: “Vísceras do Flamengo expostas após vitória”

Compartilhe com os amigos

Flamengo venceu, mas não convenceu. Este mantra, ao longo do ano, tem se repetido após algumas vitórias do Mais Querido. Os 2 a 0 para cima do Sport, neste domingo (17), é mais uma prova concreta de como, ao longo dos 90 minutos, todos os problemas do time são expostos.

O primeiro deles é a apatia. Não sou um daqueles que fica gritando “queremos raça”. Acho que vencer na raça é coisa de time pequeno, que precisa buscar algo a mais para poder compensar a falta de técnica ou organização. Os jogadores rubro-negros deixaram transparecer que acreditam que podem vencer a qualquer momento.

Quando abriu o placar, o Flamengo tinha totais condições de fazer o segundo, terceiro, quarto e quantos quisessem. O Sport estava totalmente desorganizado defensivamente. Tanto Gabriel, quanto Éverton Ribeiro tinham as pontas abertas para realizar as jogadas, inclusive com apoio dos laterais.

A apatia ficou mais exposta no momento que Patrick foi expulso (18 minutos do segundo tempo). Com um a mais, o Mengão tinha o jogo na mão. Podia transformar a vitória em goleada, para amenizar as críticas e deixar o ambiente mais tranquilo. Mas não. Preferiram, mais uma vez, “administrar” a partida e deixar brechas para críticas. Confesso, temi por um empate.

É inegável também que os jogadores e a comissão técnica estão com a cabeça na final da Copa do Brasil. As mudanças de Reinaldo Rueda mostram isso claramente. A atuação caminha ao lado de diversas matérias de jornalistas que acompanham o dia a dia do clube divulgam, trazendo conversas de bastidores, desta questão.

Outra situação merece destaque após este confronto: Trauco não merece ser titular. Nada contra o peruano, acho um bom jogador. Porém, fica cada vez mais claro que a falta de posicionamento defensivo prejudica suas atuações. Principalmente quando não consegue ser útil no ataque, como era no início da temporada. Inclusive, acredito que poderia ser testado na ponta esquerda, na vaga de Éverton, lesionado.

Falta alguém que, dentro de campo, chame a responsabilidade e inflame os jogadores. Nem a torcida tem conseguido fazer isso. Parece que os atletas ligam o botão da apatia e continuam assim, independentemente da pressão do adversário, dos erros de passe, da falta de volume de jogo ou do grito da arquibancada. Até mesmo Diego, líder técnico da equipe, entrou neste balaio. Rueda já identificou este problema. Esperamos que alguma ação seja feita.

Dito as negatividades, vamos ao lado positivo: Éverton Ribeiro. Foi claro para todos que assistiram ao confronto, seja na Ilha do Urubu ou pela televisão, que foi disparado o melhor da partida. Entrou querendo mostrar serviço, para sepultar qualquer dúvida a respeito de sua utilização ao lado de Diego.

Caindo pela direita (posição habitual), centro e até esquerda, fez uma bela jogada no primeiro gol e foi coroado com o tento da vitória. Puxou contra-ataque, recompôs defensivamente, buscou finalizações, infiltrações e tabelas. Não teve mais destaque porque os próprios companheiros não quiseram acompanhar o seu ritmo.

O camisa 7 foi o único que não estava com o “modo apatia” ligado. É um sopro de esperança para dias melhores. O saldo da partida? Como diria os velhos cronistas, o Flamengo foi “assim, assim”.

Concorda? Não concorda? Dê seus argumentos aqui e nas redes sociais. Tudo dentro da democracia e do respeito humano. 

Matheus Brum
Jornalista
Twitter: @MatheusTBrum

Quer ver sua coluna aqui no site? Envie para o e-mail redacao@colunadoflamengo.com que avaliaremos ela


O conteúdo dessa “Coluna do Torcedor” pode não coincidir com o pensamento do Coluna do Flamengo. A responsabilidade é do autor.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Acho que o seu post foi um tanto contraditório.

    Acho que vencer na raça é coisa de time pequeno

    Então o Flamengo foi pequeno durante seus mais de 100 anos de história?
    Raça não tem nada a ver com time pequeno ou grande, tem a ver com o DNA do clube que nasceu para não aceitar a partida como um mero jogo de futebol, ali está a alma envolvida, o espelho da torcida que exige que o seu clube seja guerreiro no campo como ele é na vida. Ter raça é muito mais profundo do que compensar falta de técnica com vontade.
    Uma das gerações que mais honraram a raça do Flamengo por acaso também foi a geração que entrou para a história como a que jogava o futebol mais vistoso, a geração de 80.
    E além disso, você passa o post quase todo reclamando da apatia do Flamengo, ou seja, da falta de….. raça.

    SRN.

  • Vejam no ytbe o jogo em que o Flamengo ganhou do Rela Madri.

    Vejam como é o Real hoje, elenco forte e com muito estrutura.

    O jogador Messi é um grande exemplo de que quer sempre ser o melhor em tudo, quer ganhar tudo, quer se superar a cada dia e, segundo relato de um médico, ele foi diagnosticado com autismo aos 8 anos de idade.

    Existe uma diferença enorme entre “vou pra mais um dia de trabalho” e “vou fazer o melhor no meu trabalho”.

    Resumindo, o Flamengo está se estruturando e se tornará mais forte a cada ano que passa, e todo jogador que quiser permanecer no elenco deverá demonstrar que a cada temporada buscará ser o melhor entre todos, que buscará a própria superação, senão não será capaz de ser parte integrante do time.

    • So acho que vc errou na citação, o messi nasceu com talento pro futebol, então ser o melhor pra ele não é uma coisa anormal, ja que ele tem umtalento incrivel.
      Agora um cara que superou as adversidades com muito trabalho sempre querendo ser o melhor, querendo ganhar tudo é o Cristiano ROnaldo.

  • Apatia sim, mas não se pode falar que trauco é o unico problema defensivo, que por sinal no jogo como um todo; o lado mais perigoso do leão foi o nosso lado direito, onde pará deixou uma avenida e o patrick fazia a festa; colocar os olhos em um só atleta também é sianl sinal de análise apatica, o rodolfo também parecia o wellington todo espalhafatoso; e o meio um buraco entre as duas linhas, isso é um grande problema claro, quando em campo estava o craque barcio marujo, e o lentão de arão, o cara lento, ai vc vem e coloca a culpa no trauco, que por sinal o cara faz a jogada do primeiro gol, vou te dizer que apatia a sua também;

  • O time é a cara dessa diretoria, burocrático, apático e sem vibração.

    • Concordo, tomara que ao menos comece a entregar os mesmos resultados…

  • Análise perfeita e muito coerente..
    concordo 100%

    • Valeu! Tmj!

  • Flamengo não tem mais o time de 81.O time jogava bem no começo do ano,mesmo jogando bem fora de casa,foi desclassificado.e a maioria,não poupou.Eu poupei,entendendo,que foi tragédia, mas as vezes tem que jogar retrancado sim.Ganhar feio faz parte, se perdermos jogando bonito,botando 4 bolas na trave,e o Cruzeiro, retrancado, com um gol de contra ataque, ninguém vai poupar o Flamengo. Querer show todo torcedor quer,mas ganhar título é mais importante.

    • Concordo que não tem como atuar bonito, todo jogo. Mas há uma diferença entre isso e apatia. O que reclamo é da falta de vontade. Jogadores pouco se dedicaram em campo. Se jogassem na moral, ganhariam de 3, 4. Time do Sport é horroroso

  • O Everton Ribeiro jogou muito hoje. Que jogue muito também na quarta contra a Chape e no domingo contra o Avaí. Lembrando que a Chape derrotou o Grêmio (reserva) na Arena do Grêmio e vem com tudo para enfrentar o Flamengo. Não dá para jogar com essa apatia contra os caras. É jogar para vencer e convencer.

    • Rueda já mandou a letra: tem que guerrear, tem que ter intensidade.

      Que assim seja

  • Não é o primeiro jogo do Éverton Ribeiro que eu tenho a mesma análise… Ele é o único que tenta algo diferente, parte pra cima, etc… Claro que ele não está 100% e acaba sendo desarmado algumas vezes, mas vejo o mais perigoso quando tem a bola perto da área, seja com um passa ou chute pro gol.

  • Estamos há 10 dias da glória ou do fracasso, do céu ou do inferno, da paz ou da revolta, espero que os jogadores entendam qual o peso do resultado da partida tanto ‘pro’ bem quanto ‘pro’ mal; eles devem decidir como querem passar o resto do ano, sendo cobrados e ou sendo parabenizados. E que a torcida entenda que é com eles que nós vamos lutar pelo título, portanto o momento é de apoiar.

    SRN #GuerraOuPaz?

  • Concordo.O time é excelente tecnicamente,mas não tem a garra rubro-negra. E mais: o problema não é técnico. Se o Zé Ricardo fizesse o que Rueda faz seria crucificado vivo. E outra: Só o PARÁ tem amor e raça. Everton também é esforçado. O resto joga burocraticamente..

    • Concordo com tudo amigo.
      Ontem Rueda entrou com MA, Muralha e Gabriel….
      Os “protegidos” do Zé Ricardo …

  • Ainda bem que fez o segundo gol no final…porque se fizesse no primeiro tempo teria empatado ou perdido o jogo.

  • Pára de reclamar. Não teve nada de anormal.

    • Respeito sua opinião, mas não concordo. Apatia é algo preocupante, principalmente para uma equipe que está lutando por dois títulos na temporada.

  • Qual time que está jogando e convencendo? Corinthians? este joga feio e ganha com gol de mão, mas mesmo assim será campeão, sempre tem alguém pra criticar, reclamar.

    • O Corinthians não é problema nosso. O que nos importa é o Flamengo. Flamengo tem tudo para vencer e convencer, sim, principalmente contra adversários tecnicamente inferiores.

      Uma simples vitória, contra uma equipe que nada fez no jogo (muito mais por demérito deles do que por consistência defensiva nossa), não pode apagar uma série de erros. Até porque, se chegar na Copa do Brasil e perder o título, com certeza isso será lembrado.

  • O time fez o primeiro gol o sport que estava morto em campo continuou morto e não tentou oferecer perigo! Diego sofrendo muitas faltas no primeiro tempo! Correr para que, se fizesse 100 gols esses jornalista estariam aqui reclamando! Jogo fácil se ganha assim de maneira tranquila e sem se matar, pois isso que vocês querem acontece muito aqui na cidade de interior!

    • Não concordo, mas respeito. Entrar em campo sem vontade? E se o Sport empata naquele chute do Wesley? Hoje estaríamos achando o empate normal? Obviamente que não

      É fácil usar a vitória de escudo para uma má atuação. Diego apanhou demais. Entretanto, quando teve a bola, errou demais, principalmente no segundo tempo. Belo presente para o Tite

      • Concordo com você também é acabei me explessando mal também, eu sei que o time parece treinar em campo! Só que as colunas escritas aqui sempre tem um peso muito quando isso acontece com a intenção de criar caos entre a torcida! Pois não foi tão ruim como esta escrito aí em cima não! Pois quem lê só esse texto acha que o flamengo não mereceu ganhar!

  • Já faz tempo que o Flamengo tira o pé quando faz um gol…
    Parece que a malandragem dos jogadores é evitar a fadiga e contusões…
    Aí fica aquele jogo apático, irritante e que muitas vezes resulta em empate ou mesmo derrota, quando o time adversário percebe a possibilidade e vem para cima…

  • O time do flamengo só presta se ganhar de 5×0…. corinthians ganha de 1×0 sofrido ai eh o melhor time do mundo…. Se ganha reclama, se perde reclama tb, eu já n sei oq vcs querem. Capaz do flamengo ganhar a copa do Brasil e ainda sim reclamarem.

    • Vão reclamar sim, pq o goleiro será o Muralha.

    • Não concordo, mas repeito. Ninguém aqui está falando do Corinthians, está? Se estiver, me mostre, porque não sei.

      Se quer usar uma vitória para esconder mais uma atuação ruim, tudo bem. Direito de cada um. Sei que o time pode jogar mais e vou continuar cobrando por isso. Se não jogar, que pelo menos demonstre vontade de vencer. Não vi isso na partida.

      Queria ver se estes seriam os comentários em caso de empate

  • “Inclusive, acredito que poderia ser testado na ponta esquerda, na vaga de Éverton, lesionado.” É você Zé Ricardo? kkkk

    • Nunca critiquei a escolha por laterais fazendo a dobra no ataque. Inclusive, cada vez mais está sendo provado que os problemas da equipe não eram exclusivas do treinador

      • Nem eu acho que os problemas do time eram só do treinador, como acho que o principal culpado é o departamento de futebol. Mas achar que improvisando um lateral de ponta vai concertar ou amenizar um problema da equipe, é ingenuidade.

  • Ainda bem que eu não vi esse jogo, estava na praia num lugar sensacional. Pelo texto foi igual a todos os outros que vi recentemente, jogadores fingindo interesse, mas que acham que esse campeonato acabou, que a Sulamericana não importa, e que vão pensar em se motivar talvez na final da Copa do Brasil. Nesses momentos que me irrito com essa novelinha de EBM ser Vice de Futebol, afinal quem deveria cobrar está na posição de ser cobrado, e muitos acham que ele pode até ser Capa da Playbou que o os rubro-negros tem que comprar a revista obrigatoriamente porque é o EBM. O Departamento de futebol do Flamengo tem tanta gana de ganhar quanto o EBM tem para ser vice de futebol. E segueo baile. Boa semana a todos.

  • Está dando nos nervos assistir aos jogos. É muita “preguiça”, os caras transparecem que estão ali obrigados, parece que todos tem mais o que fazer mas vieram “dar uma mãozinha”.

    ACOOORDAAAAA TIIIIMEEEEE!!!!

    Falta guerrear, como disse o Rueda. E nem vem de mimimi e birra, pq o cara está certo, está faltando mesmo…

  • Concordo, todos os jogos que vejo do Flamengo é isso, faz 1 x 0 e dai para, porra quantas vz meu Mengão ja foi goleado por equipes que se aproveitaram dessa apatia. Toda equipe que tem um jogador a mais vai pra cima e mete gol. O Fla não faz isso e isso tem que mudar, pois quando o Fla construir goleadas todos os outros adversários irão respeitar, enquanto essa apatia reinar vai ser sempre assim o fla faz 1 x 0 e o torcedor fica com medo de comemorar porque ja vem o empate, torcedor do fla sofre….

  • Não achei o time mal no primeiro tempo. Concordo com a parte que poderia ter feito mais gols mas é algo que acredito bastante que Rueda vai melhorar ao longo do tempo. Já gostei de ele ter testado o Everton Ribeiro e o Diego juntos e pra mim deu muito certo. Isso mostra que ele não é teimoso nem orgulhoso e vai dar chances a todos.

  • Deu foi raiva de ver o jogo hoje …
    O turma mole viu sem bilho ….
    Prefiro que ganhe lutando do que jogar dessa forma rudicula.
    Tem q honrar todos os jogos a camisa nao so na final,no minimo temos q terminar entre os 3 primeiros,salario eh pago pra jogar todo jogo com vontade nao quando quiser jogar ….quase o sport empatou

    • Flamengo o ano todo se arrasta em campo, entra treinador, sai treinador, entra jogador, sai jogador e o panorama é sempre o mesmo, será isso normal? Não custa lembrar, o Flamengo com time muito inferior teve resultados mais satisfatórios, quando isso aconteceu, o VP de futebol entendia do riscado, hoje o VP de futebol entende alguma coisa de futebol? A única coisa que ele entende é ser centralizador.

  • Muralha no gol, Márcio Araújo no meio, Gabriel no ataque, só faltou o Rafael Vaz na defesa, ninguém merece ganhar nada com jogadores desse quilate. Parece que o Rueda começou a pedir bença ao papai protetor EBM, engraçado todos os protegidos do presidente estão jogando, ruim como sempre, mas estão.

    • Carlos por favor vai,analise com sabedoria! Se vc falar q o time jogou sem vontade que isso eh uma vergonha tudo bem concordo com vc,agora entenda que o rueda chegou faz um mes e eh claro que esta fazendo teste pra ano que vem montar um time forte,ou vc acha que ele vai saber como se o jogador presta ou nao ?o rueda estava na europa fazendo reciclagem nao vendo a gente sofrer com marcio,gabriel e muralha entao entenda q a opcao de muralha no gol eh pra dar confiança ou vc quer q ele coloque o muralha sem ritmo na final pra frangar de novo? Todo jogo o rueda muda a escalacao pois esta testando todos pra ver se aguenta o tranco ano q vem e ele ta certo,ou vc quer esses mesmos caras no time em 2018 ?
      Para de criticar

      • Outra coisa, ER e Geuvânio não podem jogar a Copa, Everton Cardoso machucou-se; então, infelizmente, Gabriel precisa pegar ritmo pois talvez seja necessário.

      • Exatamente.

      • Ronaldo é emprestado para outro time e joga, no Flamengo a 15 dias disseram que ele estava com a costela quebrada, atacantes da base foram também emprestados, para Gabriel brilhar, o Donatti só vivia machucado, agora joga todo jogo é até capitão do time, sem falar no Léo Duarte, para Rafael Vaz brilhar, agora arrumaram uma contusão no Thiago obrigando a ter que jogar a final com o Muralha.
        A crítica é para o “SIR” EBM, tudo no futebol, só acontece com a ordem dele, o Rueda é apenas funcionário, igual aos outros. Está claro, ou quer mais explicação.
        Já escrevi mas retorno, sou torcedor do Flamengo, não sou torcedor de dirigente.

        Em 17 de set de 2017 8:14 PM, “Disqus” escreveu:

  • Time fraco, escapou e pegar um gol no final, na moral falar que Guerreiro sabe fazer pivô e história fiada …

    • Pivô até sabe fazer… não sabe fazer é gol…

  • Ótima resenha.
    ER destruiu.
    Trauco na ponta.
    Muralha apoiado.

  • Essa postura do “tá controlado” não me agradou. Se o Flamengo tivesse mais apetite, teria feito uns 3 com tranquilidade hoje.
    Faltam 10 dias para a final e o Rueda não encontrou o substituto do Éverton.
    Contando que provavelmente o Rueda poupará o time inteiro contra o Avaí, ele terá só o jogo contra a Chapecoense para testar os 11 que jogarão a final.

    • Sim. Ele está rodando o elenco para conhecer. Se analisar, todas as mudanças podem ser aplicadas na Copa do Brasil

      Abraços

  • Jogadores acomodados, diretoria não dá esporro, diretoria chama eles de protegidos em rede nacional

  • O QUE FALTA NO FLAMENGO É INTENSIDADE, VONTADE. OBSERVE POR EXEMPLO O BOTAFOGO, O GRÊMIO,O CORINTHIANS. O ATLÉTICO PR. MESMO QUANDO PERDEM NÃO DÃO VEXAME. SE OLHAR BEM A CAMPANHA DO FLAMENGO ESSE ANO , O TIME PRATICAMENTE NÃO GANHOU DE TIME GRANDE E CASCUDO

    • Desses só o grêmio tá na nossa frente e atualmente se arrastando. Para de chilique guri. SRN.

      • Pior que ainda citou o Botafogo que foi eliminado pelo Flamengo.
        Agora estão com raiva pq o Flamengo venceu com Muralha, Gabriel e o MA, kkkkkk.
        Pior que estão se borrando de medo do Cruzeiro, como se o Flamengo fosse jogar contra o Barcelona.

    • Ah e desculpe. Curica também. Hj ganhou do vasquin no sufoco com um golzinho safado e de mão do Jô. SRN.

  • Bela análise. Me espanta como o Flamengo consegue montar um bom time, porém fica apático. Me espanta também como Willian Arão deixa de jogar bola quando está ao lado do Márcio Araújo. Me espanta como não temos laterias. Um mais fraco que o outro. Dispensaria os quatro. Rueda me deu medo ao começar o jogo com Márcio Araújo é Gabriel juntos. Só faltou o Vaz pra completar o Trio Calafrio.

    • Rueda em pré temporada e rodando o Elenco.
      Ganhando as copas, tá ótimo.

      • O problema é se não ganhar….

    • Vc falou uma coisa certa… como o futebol do Arão cai quando essa ingua do MA tá em campo… tb concordo… nenhum dos 4 laterais podem jogar no Fla

      • Concordo.
        Sempre disse que quem tem Pará, Rodinei, Trauco e Renê, não tem ninguém.
        Afora isso, o Flamengo continua sendo aquele time que enfia a faca, mas não roda.

        • Fato, meu amigo…

Comentários não são permitidos.