Conmebol finaliza curso de árbitros de vídeo para semifinais da Libertadores

Compartilhe com os amigos

A Conmebol finalizou nesta sexta-feira, no Paraguai, o período de dez dias de treinamento para a implantação dos árbitros de vídeo para as semifinais e finais da Libertadores deste ano. Os semifinalistas da atual edição, Grêmio, Barcelona (do Equador), Lanús e River Plate (ambos da Argentina) receberão representantes da entidade para serem atualizados das regras.

Vamos chegar dias antes nas cidades para explicar todo o funcionamento e realizarmos partidas testes nos estádios. Vamos também conversar com os clubes e os jogadores sobre o árbitro de vídeo e explicar a funcionalidade dele – comentou Wilson Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem da Conmebol.

Os árbitros selecionados pela Conmebol passaram os últimos dez dias entre treinamentos teóricos, simulados e práticos na sede da Conmebol. Houve também a realização de um torneio de base com equipes paraguaias para que eles tivessem 15 jogos reais para trabalhar.

Sandro Meira Ricci, em treinamento de árbitro de vídeo promovido pela Conmebol nesta semana (Foto: Divulgação/Conmebol)

A nossa expectativa é que haja mais justiça no futebol. E que o fair play seja mais aplicado. Somos a primeira confederação a investir em árbitros de vídeo e esperamos que possamos ter sucesso nas partidas finais da Libertadores – disse Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol.

O protocolo da Fifa, diz que o árbitro de vídeo deve ser utilizado apenas para evitar erros claros. Por esse motivo, somente quatro decisões podem ser revisadas: gols, pênaltis, cartões vermelhos e confusão de identidade. Se houver dúvida no lance, o árbitro de vídeo comunica o juiz de campo e esse decide ou não pela análise.

Entenda como funciona cada um dos casos:

1 – Gols

Vão ser avaliadas faltas fora da jogada.
Infrações da equipe que ataca na criação do gol.
Bola fora de jogo em lance prévio ao gol.

2 – Pênaltis

Pênaltis incorretamente marcados.
Pênaltis não marcados.
Falta prévia à jogada do pênalti cometida pela equipe atacante.
Bola fora dos limites antes da jogada do pênalti.

3 – Cartão vermelho

Evitar decisões erradas na expulsão de um jogador.
As revisões se limitam a cartões vermelhos diretos. Não incluem segundo amarelo.
Observar faltas fora do lance.

4 – Confusão de identidade

Alertar para punições para o jogador errado.

Mas como funciona o árbitro de vídeo?

Além do trio de arbitragem em campo (árbitro e dois auxiliares), em uma área isolada, com os mesmos sinais recebidos pelas transmissões televisivas, estará outro trio, no mesmo formato, acompanhado de um produtor de imagem para auxiliar na checagem.

Não queremos que o árbitro no campo seja um controle remoto. Não é isso. Ele continua sendo o líder. A decisão é dele. O árbitro de vídeo estará lá para ajudar a evitar erros claros, não de interpretação – explicou Seneme.

O árbitro de campo também terá um monitor dentro do gramado para poder checar o lance. A orientação é evitar lances de interpretação e focar nos claros.

Os duelos das semifinais da Libertadores:
River Plate x Lanús
Barcelona de Guayaquil x Grêmio

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Isso pra mim é uma palhaçada, coisa de quem não tem o que fazer, só faltam colocar o que agora? Futebol sempre foi apitado por 1 juiz e 2 bandeirinhas, desde que me conheço por gente, o que mudou então pra inventar essa palhaçada toda, a ponto de não se imaginarem uma partida de futebol sem esse tipo de recurso sem pé e sem cabeça, futebol não é robótico e até mesmo no mundo virtual a falhas, porque não no nosso? E ao invés de se preocuparem em dar o “exato” ao torcedor e demais acompanhantes, porque não se empenham em profissionalizar o departamento de arbitragem, e reunindo essa boleirada toda que jamais não pensa em entrar em campo para colaborar com a arbitragem e sim os veem como inimigo, os procuram antes mesmo do jogo começar, com pressão, etc….pedem coisas fantasmas dentro do jogo, jogando torcida pra dentro do campo, causando tumulto e vários terrores, depois vai a público com uma argola na cabeça descendo a lenha em todos, temos grandes problemas na formação dos árbitros, tudo pela falta de profissionalização e responsabilidade de todos envolvido, entretanto talvez o pior de tudo isso, a doença, o causador de quase tudo são os próprios jogadores e dirigentes de seus clubes, fomentados pela mídia, imprensa esportiva que funciona como um pavio, por sinal muito curto, uma bomba relógio, da forma que estamos pode tentar implementar o que for que será sempre essa bagunça!

Comentários não são permitidos.