Salve, Salve, Nação Mais Linda do Mundo!
Faltou futebol! Faltou muito futebol para sermos tetra da Copa do Brasil! Tanto quanto “nosotros”, o Cruzeiro abdicou de jogar e utilizou-se da “moderna” e pragmática tática reativista, típica de times menos providos de talento, por assim dizer. Traduzindo em linhas gerais e sem xurumelas: jogaram como time pequeno!
O Flamengo foi totalmente passivo nos 90 minutos do jogo de ontem, inócuo, ineficaz. Usamos, como de praxe, a tática do arame liso (que cerca, mas não machuca). Muita posse de bola e quase nenhuma inspiração. Faltou incisividade, agudeza, eficácia ofensiva. Quanto ao Cruzeiro, cumpriram o seu papel: se defenderam bem e levaram o jogo para a confortável cobrança de pênaltis.
Ontem pudemos presenciar um Mengão que entregou muito em campo. Não faltou vontade, nem raça, nem dedicação e nem colaboração dos jogadores, mas faltou o fundamental para quem quer ser campeão: um futebol bem jogado e um time taticamente arrumado. Ontem pecamos em vários aspectos futebolísticos básicos, que traduzem inexoravelmente a nossa perda.
Enquanto o Cruzeiro tinha a certeza absoluta que não precisava arriscar no jogo, nós sabíamos que, para sairmos campeões, teríamos que ganhar o jogo. Simples assim. Mas fomos pífios nas raras finalizações (mais uma vez) e deixamos escapar mais uma conquista (hajam reveses). Time pouco inspirado, espaçado em demasia e que abusou da ligação direta.
O meio de campo de contenção (volantes) foi muito bem, Cuéllar (um monstro) e Arão jogaram bem, mas nosso meia Diego foi um pesadelo. Lento, previsível, sem inspiração; não faltou-lhe raça e nem vontade, mas ele conseguiu frear todos os contra-ataques do Fla quando a bola passava pelos seus pés nas transições ofensivas (me lembrou o Zinho “enceradeira” nos velhos tempos). Devemos ressaltar nossa zaga. Juan jogou “de terno” e Réver com a segurança habitual.
Não vou eleger vilões, longe disso, mas Diego, Pará, Berrío e Muralha foram muito mal tecnicamente e contribuíram (me refiro ao jogo de ontem!) para nosso insucesso. Muralha foi bem debaixo das traves durante toda a partida. Boas saídas, segurança nas defesas e quase nenhum susto (apenas uma falha numa bola cruzada que desviou na cabeça de Arrascaeta), porém nos pênaltis…
Sabem o que acontece? Jogador de futebol sente o clima, e o Flamengo abaixou a cabeça assim que o juiz apitou o final do jogo. Largou a peteca, entregou a paçoca, jogou o boné! Entendem o que eu digo? Todo o apoio passado pelos nossos jogadores e comissão técnica a nosso goleiro era meramente “pra inglês ver”! TODOS sabiam que a disputa estava perdida!
O caso é que os jogadores do Cruzeiro foram para as cobranças sem nenhuma pressão e cientes que seu goleiro iria pegar uma ou duas penalidades mal cobradas. Além disso, todo jogador mineiro que caminhava em direção à meta sabia que o goleiro rubro-negro ofereceria um dos cantos antes mesmo da cobrança ser efetuada. E foi o que aconteceu!
Todo mundo sabe que Muralha é péssimo neste fundamento. O pior: a comissão técnica já sabe disso há muito tempo, e não vemos nada ser feito em relação a isso. Algo deve ser pensado. A preparação dos goleiros rubro-negros está em cheque. É público e notório. Acho que só a diretoria (que está se caracterizando cada vez mais pela teimosia) insiste em não perceber isso. Ou então faz vista grossa.
Isso é inadmissível! Como iremos mudar o patamar se o aproveitamento dos goleiros é aquém do desejado? Como avaliar bem o trabalho realizado quando TODOS os goleiros formados no clube apresentam as mesmas falhas reiteradamente? Se formos pontuar (coisa que detesto fazer), poderíamos colocar a custa da taça numa falha de treinamento (aquela rebatida ridícula do Thiago no primeiro jogo). Praticamente demos o gol ao Cruzeiro, e num jogo que estava muito bem controlado.
É por isso digo: 2018 é logo ali! Sei que ainda temos a reta final do Brasileiro e a possibilidade de título na Sul-Americana, mas a reformulação deve ser iniciada o mais breve possível. Sei que Mestre Rueda já vem analisando os jogadores há tempos, antes mesmo de ter chegado ao Flamengo, mas reitero que devemos cobrar do clube a formação de um elenco onde perebas sejam proibidos: Gabriel, Muralha, Márcio Araújo e Rafael Vaz simplesmente não têm condições de vestir o Manto Sagrado.
As laterais também precisam ser reforçadas: na direita, Pará e Rodinei não vivem bom momento há tempos e na esquerda, Trauco e Renê também não podem ser tratados como titulares num time que almeja o topo das Américas num curto lapso temporal. Essa reformulação precisa ser cautelosa, pensada, repensada, ponderada, pra não termos outro ano mal planejado como esse de 2017, onde jogadores importantíssimos chegaram no meio da temporada (isso nos custou a Copa do Brasil)! Este assunto certamente será abordado por mim e por outros colunistas em colunas posteriores.
Então vamos lá, cabeça erguida! Nos próximos dias devemos recolher os cacos e curtir o dissabor de outra derrota, dessa vez apenas amarga, muito longe de ser vexatória! Ontem nosso comportamental foi condizente à exigência flamenga. Raça e doação não faltaram. Faltou futebol, faltou goleiro e, principalmente, PLANEJAMENTO. Alguém duvida de que se Éverton Ribeiro, Diego Alves e Rhodolfo estivessem em campo nossa chance de êxito seria muito maior? Eu tenho certeza absoluta que seria.
Mas bola pra frente. É continuar aprendendo (APRENDENDO, pô!!!) com os erros e aperfeiçoando as virtudes para que possamos colher frutos cada vez mais carnudos e doces num futuro breve. O planejamento para o ano que vem deve ser idealizado para que iniciemos a pré-temporada com a reformulação necessária já realizada afim de não sofrermos com questões como entrosamento e impedimentos de inscrições nos campeonatos que disputaremos. É isso que esperamos do Mengão para 2018, mais profissionalismo e assertividade na parte futebolística. Vai pra cima deles Mengo!!!
O Flamengo Simplesmente é!
Saudações Rubro-Negras a todos!!!
Fabio Monken
Twitter: @fabio_monken
Gostou? Ótimo! Não gostou? Ótimo também!
Ninguém é o dono da verdade! Isso é fato!
Venha debater conosco suas idéias, mas faça-o educadamente, pois a falta de respeito e de educação são os combustíveis dos fracassados e de parca argumentação!
'Coringa' do Flamengo entrou em Seleção da Conmebol após se destacar pelo Brasil Gerson, capitão…
Programa do Coluna do Fla começa a partir das 20h (horário de Brasília) desta sexta-feira…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Conselheiros do Flamengo receberam uma camisa personalizada do clube Um mimo para quem disse “sim”…
David Luiz desfalcou o Flamengo em jogo contra o Cuiabá por conta de um mal-estar…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Ver comentários
Esse time FROUXO é a cara da diretoria, esses merdas não sabem o que é FLAMENGO, são uns mercenários!
Cara vc tá certo em suas colocações disse tudo.reformular é uma necessidade hoje no mengoooooo
Time sem DNA Rubro-Negro!!!!
Não tem a menor condição de continuarmos com certos jogadores para o ano que vem. A barca deve ir lotada.
Infelizmente, o CRF tornou-se um clube de playboys. Uma diretoria sempre preocupada com número de sócio torcedor ao invés de perceber a falta que faz aquela antiga magia da torcida rubro-negra "de raiz" no saudoso maraca. Jogadores mais preocupados com o corte de cabelo do que com a obrigação de fazer a felicidade dessa imensa massa de 40 milhões de apaixonados. Apenas profissionais, salvo raras exceções como Pará e Berrio que ainda mostram alguma disposição. Faz falta figuras como Petkovic, Beto Cachaça, Edilson Capetinha, Renato Urubu, Obina, Julio César, Fábio Luciano, dentre tantos outros que demonstravam algum prazer especial em vestir o manto, especialmente em decisões. Ah, mas esses caras tumultuavam o ambiente...Onde se quer ganhar pode acontecer desentendimentos, normal. No grupo atual não acontece, ngm tá preocupado com título. O flamengo joga todos os jogos como se fosse a 13ª rodada do brasileirão, espelho da torcida atualmente presente nos estádios que também não se porta de forma adequada para uma final. Neste cenário morno, viramos presa fácil para qualquer adversário, principalmente se ele entrar em campo para jogar uma decisão, enquanto nós jogamos apenas mais um jogo da temporada.
A torcida é uma vergonha,não ocupa nem metade da ilha do urubu..e uma vergonha!!
O preço que tá o ingresso não dá pra condenar a torcida. Nem todos tem direito à meia-entrada, nem é obrigado a pagar ST
Eu sinceramente estou cansado de só acreditar, foi a mesma coisa em 2016, " 2017 é logo ali" e cadê? Oq ganhamos esse ano ? Um mísero carioca que não serve pra nada, enquanto o time continuar com essa atitude dentro de campo não vamos ganhar nada, sinceramente já tenho várias dúvidas se o Flamengo vai passar pelo Florzinha na Sul-Américana, sei que os jogadores são outros, mas o espírito é o mesmo... Esse elenco não sabe competir ou não tem vontade de competir, contra o Botafogo o Berrío achou aquele lance pra tocar para o Diego, se não o jogo ia para os pênaltis tbm é aí todo mundo sabe qual seria o resultado, esses jogadores têm que parar um pouco para refletir e ver que estão no maior clube do continente
Pô cara, reflita um pouco. Esse ano foi decidido (ou quase) apenas pelos perebas.
O gol inacreditável perdido pelo gabriel na Arena da Baixada pela Libertadores. A distância do líder pela ineficiência do meio-campo entubado por um messiaraújo através do ZR por todo o primeiro turno, minando quase totalmente nossa chance de fazer frente. A atuação desastrosa contra o Santos do Rafael Vaz que quase culminaram em tragédia contra o Santos na CB nas quartas e o Alex38 que fez o Fla trazer um goleiro exímio pegador de pênaltis exatamente pela incapacidade do dito cujo.
O Fla é competitivo. Acontece que não tá tendo competência e também sorte. A sorte que nos abandonou na Liberta e a incompetência que nos acompanhou no BR e na CB. Mas não foram indolentes. Nossos rivais tem jogado no melhor estilo boliviano ou venezuelano: 11 jogadores dentro da própria área pra evitar nosso gol e achar uma bola.
Ninguém tá jogando cara a cara. Se for pra ver o Fla se apequenar e fazer igual a todo mundo aqui no BR, então não precisa trazer treinador de fora. Fica com o Joel Santana mesmo.
SRN
Então, as oportunidades perdidas pelo Diego (Brasileiro) e pelo Guerrero (Libertadores) não contam? Sem essa! &;-D
Mas o quanto os citados por mim acrescentaram o mesmo que o Diego e o Guerrero?
O que esperamos de MA, Gabriel, R. Vaz e Alex M é que quando forem escalados, ao menos não façam bobagens. Mas não adianta: A jogada chave sempre cai nos pés (ou mãos) deles. Como disse o Mauro César "quem erram no Flamengo são sempre os mesmos..." e é por aí. Se vc tem os bons e os maus. Basta eliminar os maus que fica só com os bons.
Não jogaram na decisão os 3 horríveis de linha e agora na Sula, além deles, o mureta também não joga.
Então pode haver uma eventual perda de gol do Guerrero, erro de passe do Arão, lançamento errado do Diego - mas eles entram em campo pra fazer alguma coisa, ao invés de entrar em campo exclusivamente pra não fazerem m...! como os outros 4 citados anteriormente
Depende "daquilo" do que você chama de "horríveis"...
Muralha - infelizmente, não tenho como defender um goleiro que não pega penalties, mesmo sabendo que ele agarra bem quando está em boa fase.
R. Vaz - queiram ou não, é um zagueiro de boa técnica, mas o seu problema é mais comportamental. Não há muito o que consertar.
M. Araújo - sabemos que ele é limitado em termos ofensivos; mas, jogando mais recuado na defensa e NÃO forçando passes mais complicados, tranquilamente dá conta do recado. Mas infelizmente, é perseguido.
Gabriel - Só consideramos a sua renovação em vista da falta de jogadores de lado. Com Éverton R., Berrio e Geuvânio (além do M. Sávio), não o vejo mais como necessário para a composição de elenco.
Desses 4, somente seguraria o M. Araújo.. &;-D
Concordei com quase tudo, só não sei se o treinamento dos goleiros é ineficiente, porque nunca tive acesso aos treinos, porém acho que o muralha é limitado em todos os fundamentos, assim não dá pra fazer milagre.
É torcer para o Everton Ribeiro, Rhodolfo e Diego Alves estarem inspirado na sul-americana, pois o E.Ribeiro finaliza bem de longe e perto, não prende tanto a bola como o Guerrero e Diego fizeram ontem estragando as jogadas pelas pontas que o Everton e Berrío queriam receber para fazerem os gols ou cruzarem a bola, o Guerrero raramente lança uma bola tabela, tem algo errado no treinamento dele ou ele não é muito técnico, não é artilheiro mesmo.
Esperar mais um ano de fracassos e no final ver essa diretoria ridícula ser reeleita.
o Flamengo pode ter uma diretoria ótima em finança, Foi montaram elenco durante a competição para ganhar todos os titulo esse ano, isso é falta de planejamento, Tem que estar tudo definido na começo da temporada e que 2018 não entre nos mesmo erro.
Ótimo não, boa, pois ótimo seria se ganhasse todos os títulos e dobrasse o lucro, faltou investir melhor no time, nem laterais e volantes que fazem gols e assistências regularmente têm, nem artilheiro.
O Flamengo precisa de laterais e volantes modernos, um artilheiro e quem sabe um zagueiro rápido! Lembrem disso!
Principalmente um artilheiro porque o guerrero só sabe fazer pivô.