Flamengo estuda acabar com departamento médico do clube

Compartilhe com os amigos

A diretoria do Flamengo estuda internamente acabar com o departamento médico da sua sede social, na Gávea, que funciona há vários anos atendendo atletas, sócios e funcionários com especialidades de cardiologia, ortopedia, clínica geral e cirurgia geral. Além destas especialidades, ainda atende com fisioterapia e enfermagem.

Os médicos, a enfermagem e fisioterapeutas fazem plantões de vinte horas semanais, cobrindo todo o horário de funcionamento do clube. Algumas especialidades e funções, tem cargas horárias específicas, mas sem deixar o clube desamparado de profissionais. Sendo todos eles, contratados pela lei da CLT vigente no Brasil.

A articulação partiu da Gerente de RH, Roberta Tannure e tem o aval do CEO do clube, Fred Luz, um dos grandes entusiastas para acabar com o departamento médico da sede. Gerentes e diretores tem o interesse no corte do departamento médico da sede, pois são bonificados financeiramente por isso.

O Flamengo lançou em 2015, o projeto CUIDAR (Centro Unificado de Identificação e Desenvolvimento de Atleta de Rendimento). O CUIDAR que visa aprimorar a interdisciplinaridade no esporte, unindo o treinamento de atletas com trabalhos de diversas áreas do esporte atuando em conjunto, que complementem a formação de cada um. Os profissionais do departamento médico da sede seriam substituídos pelos profissionais do CUIDAR, que tem somente um profissional de fisiatria que já não atende a todas as modalidades esportivas. Sócios e funcionários também não são atendidos. Este fisiatra do CUIDAR cumpre a carga horária de dez horas semanais, mas não fica no clube constantemente. Atletas e sócio-atletas começaram a reclamar que não poderiam fazer a fisioterapia no CUIDAR sem um médico de plantão.

Com a demissão de todos os profissionais do departamento médico do clube, demais profissionais seriam contratados via RPA (Recibo de Pagamento Autônomo) com prazos de dois meses cada para não haver vínculo empregatício. Haveria uma grande rotatividade de profissionais. No planejamento consta ainda o aluguel de uma ambulância, o que aumentaria os custos. Funcionários do atual departamento médico mesmo com estabilidade que fazem parte do sindicato e da CIPA, também seriam demitidos, aumentando os gastos de rescisão desses contratos, pois tudo que estaria a vencer, seria pago. Além dos custos, o sindicato pode judicializar a questão, pedindo o retorno destes profissionais ao clube para cumprirem suas funções.

Caso confirme as mudanças, sócios prometem se mobilizar em forma de protesto a medida. Uma sócia do clube, que não quis se identificar, falou que se diz decepcionada:

Estou decepcionada, pois sempre fui atendida pelo departamento médico e pagava somente por fisioterapia e massagem. Estarão nos tirando mais um direito e uma segurança para a minha família que frequenta o clube há vários anos. Falei com o vice-presidente Mauricio Gomes de Mattos, mas ele não me deu nenhum retorno ainda. O mesmo fiz com o vice-presidente do Fla-Gávea, Humberto Motta. Igualmente sem retorno. Eles tem que entender que o departamento médico social já salvou várias vidas aqui no clube“, disse.

Esta sócia relatou dois casos de emergência ocorrida há algumas semanas. Dois sócios tiveram suas vidas salvas pelos profissionais do departamento.

O modelo que Fred Luz e o RH visam implantar é o mesmo de clubes sociais vizinhos como o Caiçaras e o Piraquê. Porém, ambos são clubes somente com atividades sociais e não atende a atletas de esporte de alto rendimento como na Gávea.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Isso daí é a cara desse Flamengo elitista, neoliberal, coxinha, que vai cortar trabalhadores da CLT pra contratar terceirizados, já entrando nas reformas do Temer.

    Esses caras são o que de pior apareceu em gestão de clube, tinham que ficar só na pasta das finanças porque querem implementar a lógica neoliberal em tudo.

    Outra coisa que tá chamando a atenção é o nepotismo, quem seria essa Roberta Tannure, irmã do chefe do departamento médico? Esposa?

  • Fonte?

  • Olha de quem partiu a ideia

  • Essa ideia é uma economia burra…serviço que se usa diariamente não deve ser terceirizado (RPA é uma forma de terceirização) pois tende a ter qualidade inferior por preço similar. O ideal é buscar os pontos que podem ser melhorados do ponto de vista de gestão, ou se fazer uma parceria com uma unidade hospitalar privada, mas eu acho que vai se economizar centavos e criar um risco grande. Digamos que ocorra um acidente com o atleta, e falte o atendimento e o mesmo venha a óbito, qual o risco para o clube?? Eu sou gestor há 20 anos, e também trabalho forte na redução de custos de minhas operações, mas sempre com a visão de custo-beneficio e nesse caso o custo-beneficio não parece bom para o clube.

    • O que entendi desta matéria sem Fonte, é que eles vão interromper o atendimento ao sócio para dedicar apenas aos atletas no CUIDAR. É como para atender os atletas é melhor não ter vínculo com clube, para se ter o melhor profissional sem a burocracia da CLT.

    • Eles estão querendo acabar com a mamada dos funcionários e sócios, os atletas continuarão com serviços de ponta

      • “mamata”? Não seja idiota, você paga pra ser sócio para ter direito a um benefício que até agora estava incluído e que vai ser cortado.

        • Pesquisei e não encontrei nenhuma promessa ou benefício a sócio que envolva serviços médicos, se você puder me mostrar pra ser “menos idiota” eu vou até te agradecer.
          Enquanto isso continuo achando ótimo esse corte de gastos, quem quiser serviços médicos que vá ao hospital, não a um clube de desportos!

          • Isso, e quando o pessoaç deixar de ser sócio pra pagar colsulta médica você vai ver como você e esses dirigentes são jênios

  • Não se pode acabar, tem funcionários, atletas que precisa desse departamento.

  • Irmaos e irmãs rubro negros, venho convidar a vcs a fazerem parte de nossa família flazapp, grupo de whatsapp familiar, com enquetes, curiosidades, resenha esportiva e bolão, ambiente para se descontrair e se atualizar sobre as novidades do Mengão, é um bom bate papo. Através desses número:
    (24) 988467179

    • 61 – 991030940

    • 79 9 9926 0207

  • Quem o ator dessa matéria?? Diretor do coluna, já estou saturado de algumas matérias sem fontes, vou começar a acessar o FlaHoje. Cadê o EBM pra dar uma banana para essa coluna no dia do jogo final??? Nem dormi a noite direito e me vem com essa…. Respeitem o Flamengo e sua nação!!!

    • Infelizmente o Canal está crescendo, e se tornando cada vez mais parecido com os jornalecos que vivem de fazer matérias tendenciosas, politicas e por muitas vezes até compradas. Esse site era diferente dos outros e por isso comecei a seguir, mas diante do que está se transformando vou procurar outra fonte de informação.
      PS. Mais uma matéria com assinaturas Cléber Leite / Mauro Cezar…..

  • Por estas matérias e outras já postadas aqui, fica claro que alguns colunistas são contra essa gestão!

    • Por esse motivo já deixei de seguir eles no Twitter e irei parar de ler matérias aqui no site. Não colocam fonte, não explicam tal informação… Parece mais uma explicação de quem vai ser demitido, tentando segurar o emprego.

    • Claro, é tudo inventado da cabeça deles.

      Ou é tudo verdade, mas você gostaria de permanecer no conforto da ignorância dos fatos.

      Não sei o que é pior.

  • Mas uma matéria Kleber Leite! Essa coluna é uma bosta!

  • Mas temos de analisar o custo desse departamento. Se o departamento completo custar mensalmente menos que o Márcio Araújo, é melhor se desfazer do segundo.
    É como em nosso cotidiano, as vezes pagamos caro em porcarias que não nos servem pra nada e reclamamos de pagar algo até mais barato e que realmente nos trará um benefício. SRN

    • mitou

  • Tá certo, Gávea não é hospital, e nem posto médico. Teria de abrir então, escritório de advocacia, arquitetura, consultoria em TI. A parte médica tem de ser apenas no CEP do clube para os atletas. Parabéns Flamengo

    • O CEP fica no ninho e a Gavea abriga diversas modalidades esportivas ( basquete,judô,ginástica,atividades aquáticas,…). Isso é economia porca e pode custar a eleição.

    • Não pode acabar, tem outros atletas na Gávea.

      • Primeiro temos que saber se é verdade, segundo que se esse departamento acabar, com certeza o CUIDAR será ampliado, como você disse, os atletas não podem ficar sem acompanhamento médico. Na minha opinião, não acho correto disponibilizar a equipe médica dos atletas para os sócios.

  • Cheiro de Marluci…

  • Cadê a fonte? Notícias dessa antes da final? Há 1 ano das eleições!? Sei não! Vou perguntar pra quem frequenta a sede social se tem isso mesmo! Tá me cheirando à cao! Muito mal explicado!

  • Coluna se tornou tudo aquilo que sempre abominamos. Tudo pelo dinheiro …

  • EBM seria tão idiota a esse ponto !? Acho que não ! Macular uma gestão maravilhosa, como há décadas não se via no Flamengo, com uma atitude imbecil dessas… Sei não ! Cadê autor e fontes !? O EBM vai se pronunciar !?

    • Se pronunciar a cada matéria parcial escrita e sem autor? Não vale a pena!

  • Sem cabimento e sem.logica, um clube precisa de médico no clube, ou ficar mandando jogador para fora?
    Ter um centro de excelência requer um quadro completo inclusive centro medico, radiologia e fisioterapia…
    Duvido que o EBM vá fazer uma besteira dessa!

    • A matéria se refere apenas a sede social, Serginho. Tive que ler duas vezes pra entender… Hehehe SRN

  • Roberta Tannure tem algum grau de parentesco com Márcio Tannure, chefe do departamento médico?

    • Kkk Alguma dúvida?

      • Como se vê…nepotismo,

        • Infelizmente NEPOTISMO só em cargos públicos… Para a maravilha do capitalismo, no mundo privado, qualquer vantagem é regra do jogo, por mais bizarra que pareça !

  • Coluna de fofoca?!?!
    Já até sei a próxima notícia:
    “Bebedouro é trocado de lugar na Gávea e causa revolta de sócios, que precisam encher a garrafinha antes de jogar bola”

    • Kkkkkkk o parquinho das crianças também será desativado….kkkkk

  • Prefiro esperar esclarecimentos mais detalhados. Não tem sequer autor esse texto, nem de onde tiraram essa notícia.

  • Rafael Miranda, então por que você lê? Não lê, porra.

  • Não dá pra dizer se isso é verdadeiro ou falso. Faltou o covarde assinar a matéria.

  • Que bosta de matéria comprada e de oposição… essa coluna aqui as vezes fede de tão nojenta que chega a ser.

  • Essa matéria é da Marluce?rs

    • Achei que fosse também ahhahaha, na terceira frase já desci pra ver a fonte mas não tinha. Matéria totalmente parcial.

      • Parcial e escrita por um(a) covarde que não se identifica.

  • Ai depois que fizer isso e der merda vão ficar de mão na cabeça…

Comentários não são permitidos.