Guerrero x Outros. Um raio-x do mito do não goleador

Compartilhe com os amigos

Olá, coleguinhas de coluna do Flamengo. De novo gostaria de convidá-los a fazer uma pequena reflexão acerca, dessa vez, do nosso atacante peruano em fim de contrato. Para isso, vou levantar números dele e de outros queridinhos por aí para melhor embasar o nosso entendimento.

Os atributos, números e estatísticas pertinentes são: gols, assistências e finalizações. Claro, cartões também serão avaliados, visto que é objeto de muita reclamação sobre Guerrero. A seleção de atacantes será a seguinte: Jô, Henrique e Fred, devido ao momento, e Pratto, devido aos pedidos no ano anterior. Potker e Hernane seriam avaliados, um pela campanha do ano passado na Ponte, outro porque habita o imaginário rubro-negro, mas ambos fizeram más campanhas em 2017 e foram excluídos.

Vamos aos números.

Como podemos ver, há dois jogadores à frente do Guerrero em número de gols. Lucas Pratto é o único que não o ultrapassa no quesito, enquanto Jô possui o mesmo número. O que podemos deduzir disto? Vamos ver as médias? Fred 0,55, Jô 0,38, Henrique 0,60, Pratto 0,3 e Guerrero 0,5. Henrique faz incrível campanha e Fred, mesmo que esteja menos brilhante que noutras épocas, ainda é o representante do antigo centroavante.

Ainda assim, as médias são semelhantes. Claro, friamente, é melhor fazer 3 gols a cada cinco partidas, do que 1 a cada duas. Mas vamos continuar a análise. Em número de assistência o que mais se destaca é Fred com dois a mais que Guerrero e Jô que têm 6. Henrique e Pratto com 5 fecham o quadro.

Aí voltamos nossas atenções às finalizações. O peruano é o que mais finaliza. São 150 vezes. O segundo que mais finaliza é Pratto com 109. Demonstra que Guerrero quer muito mudar a escrita de goleador. O problema reside no aproveitamento dessas finalizações. Só 47% dos chutes vão ao gol. Desses, apenas 28% transformaram-se em gols. Calma! Não é por conta disso que é o pior jogador do mundo. Fred, Henrique e Jô têm marcas semelhantes em 54 e 53%. De novo a diferença se dará pela porcentagem de chutes certos que se transformam em gol. Fred com 52%, Jô 37% e Henrique com 53% mostram como o peruano precisa melhorar nesse quesito.

Uma teoria que eu também defendo para essa discrepância, é a proposta de jogo dos times envolvidos. Já versei sobre isso em outras colunas, então vou apenas concluir que propostas reativas promovem atacantes que não possuem técnica, como o caso de Hernane em 2013, por exemplo. Times que propõem o jogo rondam os seus goleadores entre meias e atacantes, prototipicamente. “Ah, mas eu quero mesmo é ver gol, Anderson“. Mas também quer ver o Flamengo para frente. Seria um absurdo pensar um Flamengo com Diego, Berrío, Everton Ribeiro, Vinícius, Guerrero e cia jogando lá atrás, esperando um erro do adversário. A torcida canta “vai para cima deles, Mengo“, não é?

Para não alongar tanto o texto, vamos aos cartões. Guerrero ainda tem que melhorar no quesito, mas é possível observar que não é lá uma característica apenas do peruano. Fred tem 9 amarelos, mas dois vermelhos. Jô tem 7 amarelos e um vermelho, Henrique ultrapassa Guerrero com 13 amarelos e Pratto tem 5 e um. No fundo, não é um quesito em que fique atrás dos citados de forma flagrante.

Por fim, temos visto que ano após ano, observamos atacantes que aparecem no radar com algum destaque efêmero, a exceção de Fred, mas o peruano está sempre ali entre os melhores. Hoje, tem tudo para escrever seu nome na história do clube com título e gol. É o meu preferido? Não. Preferiria Lewandowski. Merecemos um atacante assim. Mas enquanto essa hora não chega, vamos com o melhor que podemos pagar. E o melhor que podemos pagar é no mínimo o segundo melhor em atividade no Brasil. Hoje deixará o dele. Podem me cobrar!

Dados: www.footstats.net

Alea Iacta Est!

Anderson Alves, O otimista.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Grande jogador, péssimo centro avante, sem mais.

  • Perfeito cara, acabou com o mito dos torcedores modinhas!
    Para cima deles mengoolllll!
    1×0, guerrerão impedido nos 45″ do 2ºT.
    SRN

  • Está muito difícil encontrar um centroavante completo. É algo realmente escasso no futebol mundial. Não vejo ninguém do nível do Guerrero que não vá nos custar uns 100 milhões. Viram por quanto o Diego Costa saiu do Chelsea?

  • Faltou botar o salário de cada 1, nesse quesito Guerrero é imbatível.

    • Nem tanto. Fred ganha muito bem.

      • Jogador com anos de europa e seleção brasileira, 2 Copas, nem se compara o tamanho dos 2 no futebol, e mesmo assim acho que, atualmente, o Guerrero ainda ganha mais.

        • Ninguém joga com a história, amigo. As estatísticas provam que ambos fazem gols da mesma forma, na mesma quantidade, com a diferença que o Guerrero é muito mais participativo.

          • Não se joga com a história, mas inegavelmente é um fator que influencia no valor de mercado e salários. Não acompanho o atlético, mas acredito que atualmente nenhum dos 2 justifica o salário que ganha, e não me venha falar de fazer o pivô…

          • E o atacante participativo participou de mais uma eliminação sem fazer nada que preste. Jogador lerdo, incapaz de antecipar uma jogada ou superar um zagueiro mediano. Cansado dessa ilusão que vcs criam nesse elenco do flamengo.

  • Metade desses gols são feitos no carioqueta. Perde gol como ninguém e ainda dá chilique em campo um jogo sim e o outro também.

    Pivozão mais caro da terra e cobra uma grana para perder tantos gols do tipo “esse até minha avó faria” será que que vale a pena?

    Não mesmo. Esse cara é frustração em demasia

    Quer explicação melhor que aquela tabela? Liga para o Deivid que ele sabe o que dizer de cor e salteado!

  • Assim, ninguém discute a qualidade do guerrero. Discutimos se com o salário que recebe não teríamos condição de trazer algum cara que tenha as qualidades dele e também seja goleador. Outra questão, na comparação ele está em um ano espetacular segundo os parâmetros dele, mas se fizer a comparação da carreira completa dele, a média de gols por partida cai mais, algo que não chega a 0,4 em clubes. Em estatística, quando tu analisa a longo prazo a média tende a prevalecer, ou seja se ele está tendo uma média de 0,5 por partida esse ano, quer dizer que próximo ano para manter o equilíbrio, a média pode ser de 0,3. Enfim, não torço contra nunca, espero que hoje ele meta 3 gols, arrebente, traga o título para casa.

  • Guerrero vai decidir o jogo a nosso favor hoje!

    • Acho que o jogo vai ser 1×0 gol do Juan. E vai ser muito merecido pro nosso zagueirão

      • Ia ser lindo mesmo! Tomara!

  • Sei lá! Mas, com o poder financeiro do Fla hoje e podendo pagar salario para um CA na casa de 1.000.000.00 R$. No meu entender podemos ter um CA mais GOLEADOR em que sua maior virtude não seja apenas fazer PIVÔ, mas que seja mais completo sendo mais goleador FINALIZAR BEM A GOL, mais RÁPIDO que consiga o DRIBLE no 1 contra 1. Não to falando do CR7 nem do Suarez. Mas, temos que sonhar mais alto! Hoje temos condições financeira pra isso. Pagar 1 Mi R$ para o que o Guerrero entrega é pouco! Apenas minha opinião!

    • Eh, mas o que temos pra esse ano é ele. E convenhamos: De que adianta ter um Henrique Dourado que fez 8 gols a mais que ele, se quando a defesa tá em apuros e dando chutão pra tudo que é lado, o Peruano amortece a bola como se tivesse peito de travesseiro e devolve o tijolo como bola redondinha.

      A vantagem do Paolo é que ele não faz só gols, mas também joga pro time.
      Nesse 4×0 contra a Chape mostrou o porquê ele tem o maior salário do time:
      O clube faz os gols e ele destroi sistemas defensivos.

      Acho que quando ele sair do clube, vai fazer uma falta danada, visto que hoje, jogamos em função dele. Por isso que o time fez uma partida abaixo da média na última quarta feira.

      Seremos Campeões. SRN

      • Podemos mais! Nosso clube é um clube com dinheiro hoje! Sei que ele faz muito bem o pivô! Mas,sei também que não é um exímio finalizador! Jogo contra chape é bater em bêbado! Não é parâmetro! Sempre vou apoia-lo em campo e hoje é jogo pra ele! dizem que ele é homem dos gols decisivos! VamosFlamengo! SRN.

        • Tem nada de clube com dinheiro hoje não. Dinheiro é pra levantar nosso estádio. Até a venda do VJ, o Fla não cogitava comprar terreno e tinha no maraca sua única opção.

          Tem que manter pés no chão e só trazer jogadores como opções de mercado, como foi com o Arão, o Guerrero e o Diego.

          Não é todo ano que dá pra trazer um Éverton Ribeiro por 7 milhões de Euros.

          SRN

          • É só que se fosse trocar de CA hj venderiam o Guerrero! E desse dinheiro seria usado na compra do outro CA.

            • Concordo. Outra coisa no guerrero, ele podia ser o melhor centro-avante do mundo, mas idade pesa, já vai fazer 34 anos, acho que já está ficando visível, em final de jogo, que não tem o mesmo fôlego de antes, se tiver mercado, e acho que tenha, venderia e partiria para o próximo projeto e lembrar dele como o cara da final da copa do brasil 2017 kkkkk

          • A torcida não entende muito disso.

            Ainda gostamos, em geral, de comemorar contratação, montar elenco estrelado. A maioria espera um combo da China, com Gil, Tardelli, Ramires e similares.

            Pra mim, quanto mais sintonia de grupo, maior sequencia pra equipe, com menos mudanças, melhor! Apenas contratações pontuais e reposições.

      • Gosto dos seus argumentos, PVS!

        Enquanto eu leio concordo com todos. Mas depois eu penso: se ele faz o mais difícil, por que não fazer o “simples”, pra quem é da posição? Se posicionar e estar em todas as bolas pra conferir.

        Ele não se posiciona bem pra fazer gols. Ele tem todo o posicionamento pra girar a equipe, abrir espaços.

        Não tem o protagonismo de grandes jogadores, de bater no peito e pedir bola pra resolver. Como coadjuvante, ele cresce, por que existem jogadores com capacidade de decisão igual ou superior a dele.

        Talvez se fosse na década de 90, com a imensa maioria jogando com dois atacantes, atacando na maior parte das vezes por dentro e defendendo com 8, ele seria um gênio.

        Mas são muitas condições. Ele não me passa confiança ao ponto de pedir que o esquema se altere em função dele, que jogue me prol dele, que faça as jogadas que ele gosta, por que ai pode contratar um Josiel que ele vai fazer seus golzinhos.

        Abraço meu querido!

  • Espero que esse puto não invente de perder gols fáceis hoje, hoje não é dia pra isso.

  • Me sinto mto mais confiante na vitória hj com o Guerrero em campo do que se tivéssemos q aturar o mlk preguiçoso do Vizeu ou o improvisado Paquetá.

  • Guerrero não é nenhum brucutu, mas pelo que custa entrega muito pouco, o pior dele é não ter discernimento na hora de finalizar ou dar o passe pro companheiro, cansa ver ele chutar encima da marcação, com o companheiro bem melhor colocado, essa ânsia de achar que tem fazer gol de qualquer jeito, é muito nervosinho para a idade, me espanta um como o Flamengo basear seu jogo num jogador que não é bom finalizador, quando ele foi bem no Corinthians, ele não jogava da forma que joga agora, ou bota ele para jogar em outro esquema ou com o salário da criança, traz 2 bons jogadores. Os números as vezes ajuda mas, no futebol pode ser mentiroso, a grande maioria dos chutes desferidos por Guerrero, só serve para entrar em estatística, não leva perigo algum ao adversário. O número que não mente é o do alto custo.

  • Bom jogador, boa técnica, boa leitura de jogo.

    Aproveitamento das chances claras de gol: medíocre. Cartão amarelo todo jogo. Pilhado até em par ou ímpar.

    Esse é Paolo Guerrero, o homem que fará o gol do título hoje!

  • Falou.. falou…. Falou… E no final disse o que todos nós sabemos e queremos… GOL DO GUERRERO E TÍTULO… Simples assim…

  • GUerrero é um bom atacante sim, faz muito bem o papel de pivo, abri espaço pros companheiros, puxa marcação. Talvez a unica coisa que precise melhorar é chutar mais rápido, ele tenta ajeitar de mais a bola antes do arremate, com isso muitas vezes perdi a bola ou recebe a falta.
    Se guerrero tivesse todas as suas características e ainda fosse um cara matador, ele NUNCA teria vindo pro Brasil.

    O problema que vejo do flamengo é que falta tabelas, infiltrações e triangulações com os pontas, a maioria das vezes os caras procuram a linha de fundo. Se jogassem mais perto do guerrero, acredito que o mesmo faria muito mais gols do que faz.

  • qual seria o possivel atacante no brasil melhor que guerrero? nao vejo nenhum, problema é que ele é aquele segundo atacante, ele poderia muito bem jogar ao lado de Fred ou Jô, sabe segurar a bola e passar pra os outros, ele não é aquele cone que fica esperando a bola pra chutar, por isso os outros tem vantagem nisso, so sabem chutar pro gol, não tem a categoria que o guerrero tem.

    • Segundo atacante?????
      Faz me rir……….
      Rapido como o Guerrero é?????
      Imagina um ataque com Fred e Guerrero………ia ser em camera lenta………

      • Lembra da seleção e 2006 com Adriano e ROnaldo ??w pois é

        • Que comparação infeliz hein cara

          • Os dois eram atacantes pesados nessa epoca e davam mt certo …

    • Menos categoria, mais gols. Que tal?

      Não existe gol feio, sem categoria. Feio é não fazer gol!

      • Mitou!

  • Só um perfeito idiota pode contestar a capacidade do Guerrero…torcida do Flamengo adora brucutu…negreiros,Vanderlei,Val baiano,Hernane Josiel,…quase imploraram pela volta do Hernane….Deus q me livre de uma cruz dessas…aquele ano de 2013 não vai acontecer de novo nunca na vida dele…acabou…

    • Nem o guerrero merece 1000000

      • Mas tem Otario q paga isso pra ver ele chorar dixavando sua perebagem!! Ficaria mais bonito assumir do q chorar!! Especialista em odores!

    • Eu sou um perfeito idiota então.

      Onde já se viu cobrar de um cara que, desde 2015 no clube, totalmente adaptado, ganhando uma das maiores quantias do futebol brasileiro, perca a quantidade de gols que ele perde, com uma frequência absurda.

      Não quero Hernane de volta. Quero um atacante que tenha um aproveitamento satisfatório em relação as chances que tem, só isso. Pode ser até o Léo Gamalho. Não importa.

      Se conseguir tomar menos de 56 mil cartões amarelos por semana também, se não for pedir demais…

      Espero que de agora pra frente esse jogador seja o Guerrero. Ele é bom jogador sim. Nada mais que isso.

      • Gosto e preferências não discuto…discuto fatos…a matéria acima é embasada em fatos reais..o cara é o segundo melhor centro avante do país e o senhor prefere o Léo gamalho(quem?)..

        • Eu prefiro o Léo Gamalho…

          Sua dificuldade de interpretação textual impossibilita qualquer diálogo.

          Então sim, prefiro o grande Léo Gamalho ao segundo maior atacante do Brasil, Paolo Guerrero.

          Abraço meu querido!

          • Volte sempre.. kkkkkkkkkkk Leo gamalho…pqp..só em citar uma criatura dessas o diálogo é totalmente impossível mesmo…

            • kkkkkkkkkkk Pra mim, ele é o melhor do Brasil disparado! Subestimado, tipo o Márcio Araújo! kkkkkkkk

              TMJ!

            • Você citou o Seu Peru e ninguém está te incriminando por isso.

          • o léo gamalho eu dispenso mas aquele lucca da ponte é bom de bola… acho que o guerrero nunca foi testado com um bom segundo atacante ao lado

            • Eu também dispenso Léo Gamalho, o meninão aí que não entende analogias kkkkk

              O Lucca eu também queria. Mas acho que vão pedir nele mais do que vale, tipo Marinho do campeonato passado.

              Pro Guerrero jogar com outro ao lado, tanto ele quanto o outro vão ter que fechar por dentro. Acho pouco provável, antigamente, talvez desse para eximir dois atletas do momento defensivo. Não mais. Tem que fechar as linhas.

    • Só um perfeito idiota para achar que sua idiotice deve prevalecer!

      O fato de alguns não gostar do Seu Peru não necessariamente decreta a vontade deles em ter a era dos perebas de volta para Gávea, morô?

      Não sejas dicotômico porque a vida é muito mais complexa do que uma razão binária.

      Se você morre de amor pelo homem, ótimo! Defenda a sua paixão pelo perde-gols do George na moral.

      Hernane tinha um média de gols bem melhor que a do seu ídolo. E aí???

      • Amigo como falei vou repetir só mas uma vez…só mas uma hein…Hernane aquele de 2013..ACABOU…Nunca mais vai fazer de novo….e não discuto gosto….discuto FATOS…ELE É O SEGUNDO MELHOR CENTRO AVANTE DO BRASIL…Veja os números…ponto final….perde gols na mesma quantidade de qualquer centro avante do seu nível….amanhã vc vai vir aqui pedir perdão….pode crer..morô…

        • Como é que é?! Pedir perdão? Seja mais humilde, rapazinho! E larga de ser analfabeto funcional. Em algum momento eu disse querer Hernane de volta para Flamengo?

          É, realmente você não discute gosto, mas xinga quem diverge de seu ídolo de “idiota”.

          Se o Guerrero fizer o gol do título ou não, minha OPINIÃO sobre o mesmo continuará a mesma amanhã, sacou?

          Boa sorte hoje!

          • Amigo em q parte do comentário lhe ofendi? Então mantenha a compostura de um cidadão civilizado q é e contenha-se…vc deu sua opinião é eu a minha…ponto final…E ganhei o dia com esse rapazinho kkkkkkkkkkk…valeu… abraço…e saudações rubro-negras ..

        • Ninguém, em momento algum, disse que queria Hernane.

          Você tira isso de dentro da própria mente, ou fez curso no SENAI pra se capacitar?

          Me ajuda a te ajudar.

          (Hoje vamos ganhar com gol dele. Final do ano o Shandong fará uma proposta e infelizmente, pra minha profunda tristeza, teremos de contratar outro atacante. Vai ser muito difícil sobreviver sem ele, mas eu tenho certeza que vamos conseguir)

Comentários não são permitidos.