Notícias

João Luis Jr: “Rascunhos para uma futura barca rubro-negra”

Até quarta-feira não existe outra competição pro Flamengo que a Copa do Brasil. O Campeonato Brasileiro não é uma prioridade, a Sul-Americana vem depois, o Masterchef, por mais interessante que seja, não é algo a ser discutido. Todo o foco e concentração do clube estão nesses 90 minutos que podem não apenas garantir um título importante após um hiato de 4 anos, como também nos colocar automaticamente na Libertadores de 2018.

Nada mais natural então do que escalar neste sábado, contra o Avaí, um time alternativo, dando chances para que os reservas mostrem serviço, chamem a atenção do treinador e até mesmo garantam suas vagas no planejamento que em breve a comissão técnica estará fazendo para o ano que vem.

E uma coisa que ficou clara, nem tanto pelo empate morno dentro de casa contra uma equipe que luta contra o rebaixamento, mas sim pelas atuações individuais, é que temos vários jogadores que claramente não merecem vestir a camisa do Flamengo no time profissional e nem deveriam poder vestir nas suas horas vagas, se fossem até uma loja e quisessem comprar a camisa com dinheiro do próprio bolso.

Foto: Gilvan de Souza

Primeiro temos o trio de ferro: Rafael Vaz, Gabriel e Márcio Araújo. O primeiro, talvez um dos poucos zagueiros da atualidade que consegue manter a impressionante média de uma falha bizarra por partida, vem consistentemente deixando claro que não apenas não está no time certo como talvez nem mesmo na profissão adequada, nos fazendo imaginar que tudo isso é um grande desperdício e numa dimensão paralela o Dr. Rafael Vaz está descobrindo a cura de várias doenças.

Gabriel, o atacante gato reverso, que todos tratam como se fosse uma revelação de 21 que ainda vai estourar, mas na verdade é um atacante de 27 anos que, se ainda não estourou, está realmente em fogo lento, não oferecendo nada além de correria confusa e bolas perdidas.

E Márcio Araújo, para muitos o mais defensável dos três, segue sendo um volante que, apesar de voluntarioso e dedicado, não pode servir, aos 33 anos, para mais do que compor elenco e organizar o campeonatinho de FIFA num clube com as ambições que o Flamengo merece ter.


Veja mais:


Outros casos são o de Geuvânio, uma espécie de Gabriel com relação custo-benefício ainda pior, e Rômulo, o volante que veio para resolver e aparentemente resolveu que não jogaria bola, mas que ao menos tem em sua defesa a possibilidade de melhora após uma pré-temporada – assim como Mancuello, que já foi testado em várias posições e ainda não rendeu em nenhuma delas, levantando a suspeita de que talvez na verdade Mancuello seja goleiro.

Entram nesta lista também alguns jogadores jovens, mas que podem talvez precisar de rodagem fora do clube para crescer, como Vizeu e Matheus Sávio. E aí você nota que o professor Rueda ainda tem bastante trabalho pela frente para montar um elenco para o ano que vem. Ano esse, é claro, que já pode começar a ser definido nessa quarta-feira, quando o Flamengo decide a Copa do Brasil contra o Cruzeiro e, esperamos, sem nenhum desses jogadores citados aqui em campo.

Reprodução: ESPN FC

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Todos esses citados foram horríveis, agora o Vizeu tá gordo igual um porco....isso é profissional?

  • Sempre li os defensores do Mancuelo argumentando que ele não estava sendo escalado na verdadeira posição.
    Que posição é essa????
    Nunca vi o Mancuelo arrebentar num jogo.
    Ele corre como personagem de desenho animado, levantando os joelhos excessivamente.
    Lembrando que o Zé erra burro por não escalar o Manco.
    SRN

  • Que o Zé Ricardo tinha que sair eu concordo.
    Mas fico lembrando que ele era acusado de paneleiro por não escalar o Vizeu é o Manco.
    Alguém já viu uma atuação deles que os tornassem titulares absolutos???
    SRN

    • Titular absoluto não, mas antes do Leandro Perebão chegar e acabar com as chances dele, o Vizeu teve bom rendimento quando acionado no ano passado, tinha apenas um gol a menos que o Guerrero na época e precisava de menos tempo para fazer gol que os demais atacantes. O Perebão jamais se justificou ficar na frente do Vizeu, mas em todas as vezes em que o Guerrero não jogava foi ele o escolhido. Nesse ano Vizeu jogou alguns jogos do Carioca, mas na maioria das vezes nem relacionado era. Depois que o Damião saiu ele voltou a jogar e me parece estar fora de forma, lento e sem ritmo de jogo, além de tecnicamente estar bem abaixo do que apresentara anteriormente. Quanto ao Mancuello, a crítica ao ZR era o fato de quando ele realmente merecia chances no ano passado, em que quando entrava mudava o panorama do jogo e havia feito gols importantes, o ZR o preteriu pelos conhecidos perebas Fernandinho, Gabriel e o irregular Alan Patrick, que estava muito mal na reta final do campeonato. Esse ano Mancuello não está merecendo as chances que teve mesmo.

      • Vizeu não passa de um atacante meninão, parece que foi criado com vó tomando danoninho o dia inteiro.. não corre, não ganha uma dividida, todas ele cai com dor, não sabe cabecear(o mínimo que se espera de um centroavante) e nem chutar a bola ele sabe. A torcida espera demais de um cara amarelo e molengão. Damião não era bom, nem craque, mas era muito esforçado e sobre a sua limitação ainda deixava um golzinho de vez em quando, na base da raça ja que a técnica não colaborava. Esse vizeu é só esperança da torcida porque é da base, pensam que só porque vem da base tem que ter chance e desbancar qualquer um que estiver pela frente, até o Guerrero.

        • Como disse, no ano passado nenhum desses adjetivos que você utilizou para criticar o Vizeu cabia a ele porque teve bom desempenho. Nesse ano ele está muito mal. O pereba do Damião levou meses para marcar o primeiro gol com bola rolando, somente marcou contra times amadores e estragava 90% das jogadas com seu péssimo domínio de bola. Só fez gol finalizando de primeira, ou seja, em nenhum dos gols que fez ele ao menos dominou a bola antes de finalizar. Tal fato pode explicar o porquê de tentar tantas bicicletas. Se o Vizeu não tivesse sido freado após a contratação do L. Perebão e tivesse oportunidades enquanto ainda estava bem, provavelmente não estaria tão mal quanto está agota.

          • Eu falo isso porque por ser garoto da base rubro negra, o mínimo que se espera é de que seja jogador de raça e que desiste nunca, e esse vizeu é muito preguiçoso pra jogar, medroso, e isso mata a chance dele crescer como um matador de destaque. Mesmo com tsnto tempo estando ao lado do Guerrero o cara não aprendeu nem um pouquinho de como ser um centroavante, fazer um pivô, penso que seja um desperdício conviver com o cara e não pegar o mínimo de experiência disso...

          • Não seja duro com o Vizeu. Ano passado ele estava muito bem, o perebão acabou com sua sequência no time. Se não fosse isso, ele teria dado certo no Flamengo.

    • Vi boas atuações sim. Titularidade absoluta, ai te pergunto, Quem? Quem tem feito partidas perfeitas no Flamengo? Nem Diego tem.

    • Tem 20 anos so cara. Joga pouco. Respeito sua opinião, mas o cara é profissa um ano só. Acredito que será um otimo atacante. Eu resolvi ter paciência com a base. Srn

  • Não incluiria Vizeu na lista. Mancu, Geuvanio e Matheus Savio servem para compor um elenco de 30 jogadores. Gabriel ao meu ver é disparado o mais fraco do elenco. Vaz e MA não tem qualidade para jogar no Fla.

  • Curiosamente essa barca deve ser liderada pelos "jogadores" com mais jogos pelo Flamengo, que já deveriam ter deixado o clube no ano passado e tiveram recentes contratos renovados. Sem contar que o G17 recebeu propostas e a diretoria fez questão de negar. Eles estão f*didos se o Gabriel jogar quarta-feira.

  • Mancuello é um mistério, ele tem potencial, mas não encaixa. Eu ainda quero ver o jogador atuando mais, mas sem essa de "eternamente promissor", ou encaixa ou sai. Como opção eu o vejo com futebol o suficiente para permanecer no elenco, ou vão dizer que o inútil Gabriel tem mais bola...ai não né. Geuvânio é bom jogador e vem de contusão chegou a pouco e para mim é questão de tempo (jogava muito no Santos), Rômulo é outro mistério (bom jogador, mas que não engrena). Quero ver com o Rueda uma sequência com ele (uns três jogos). O trio "parada dura' não tem solução, são ruins mesmo e já podem ir.
    Esse tal de Gabriel é um "bom malandro". Enganador e fica acomodado ganhando o dele no final do ano (o jogador de alto nível do "ex"). E essa coisa ainda teve o contrato renovado e por dois anos apesar dos protestos da torcida (arrogância dos entendido do DF), agora fazer o quê com esse inútil...teve proposta do próprio Avai e o Flamengo não quis (piada) depois não reclame de prejuízo, mas poderiam ter mais respeito com a torcida.

    • Eu quero ver o mancuello jogadr com o CUELLAR de 2 volante, ai sim terei uma analise melhor. Todos os jogadores do flamengo qque jogou com MA do lado foram mals, Arão foi pro banco, Cuellar foi pro banco e romulo fez pessima partida.

  • A barca vai ser grande, precisa ser.

    Muralha, César, Rodinei, Rafael Vaz, Juan (vai aposentar), Trauco ou Renê (não dá pra ficar com os dois), Márcio Araújo, Rômulo, Mancuello, Conca (fim de contrato), Matheus Sávio (emprestado), Ederson (nunca engrenou).

    Traria oito jogadores, uma defesa inteira, goleiro, dois laterais, dois zagueiros, um volante e contando com a volta do Ronaldo, um meia que possa jogar por dentro e pelos lados (estilo Ederson ou Everton Ribeiro) e um centroavante.

    • Perfeita sua analise. Só trocaria o Meia pelo ponta, no lugar do Geovanio que só fica até o o final do ano e não disse a que veio. Acho que de meia não estamos tão necessitado assim.

    • Perfeita sua analise. Só trocaria o Meia pelo ponta, no lugar do Geovanio que só fica até o o final do ano e não disse a que veio. Acho que de meia não estamos tão necessitado assim.

Notícias recentes

Déjà vu? Plata marca gol de cavadinha pela Seleção Equatoriana

Gonzalo Plata fez outro gol de cobertura, com o pé direito *Jogo em andamento, matéria…

14/11/2024

Flamengo acerta 4 contratações para 2025

Flamengo tirou três jogadoras do Botafogo e uma do Corinthians para a temporada de 2025…

14/11/2024

Filipe Luís abre o jogo sobre futuro no Flamengo: “Se não ganhar a próxima partida, não estarei aqui”

Flamengo ainda tem cinco jogos a cumprir no Brasileirão O Flamengo empatou em 0 a…

14/11/2024

AGORA | Bruno Henrique é punido pelo STJD após receber cartão em jogo do Flamengo

Bruno Henrique recebeu cartão vermelho após entrada dura em Matheuzinho O Superior Tribunal de Justiça…

14/11/2024

De La Cruz esclarece sobre possível saída do Flamengo

De La Cruz tem contrato com o Flamengo até dezembro de 2028 O nome de…

14/11/2024

Flamengo mira contratação de artilheiro do campeonato equatoriano

Alex Arce defende a LDU (EQU) e tem 29 anos Com a iminente saída de…

14/11/2024