MCP: “Terreno onde Fla pode erguer estádio é bem localizado, quase do tamanho do Maraca”

Compartilhe com os amigos

O terreno que o Flamengo poderá adquirir em Manguinhos, para lá construir seu estádio, tem ótima localização. Na Avenida Brasil, vizinho da rodoviária, a poucos quilômetros do Maracanã e dos dois aeroportos, tem fácil conexão com as Linhas Vermelhas e Amarela, que levam a outros pontos do Rio de Janeiro.

Algo em torno 50 mil a 55 mil torcedores é a capacidade que o clube planeja para o futuro empreendimento. Mas antes, será preciso exercer a opção de aquisição, que vale por 120 dias, tempo que será utilizado para fazer os estudos necessários de documentação, viabilidade do terreno etc.

O local possui cerca de 160 mil metros quadrados. O Estádio Olímpico Nilton Santos, também conhecido como “Engenhão”, tem 128 mil de área construída. Já a do Maracanã é de 186 mil. Ou seja, pode comportar ampla estrutura. “Com uma estação de BRT sendo construída praticamente em frente”, destaca o vice de patrimônio do clube rubro-negro, Alexandre Wrobel (veja vídeo abaixo).

A meta de ficar com o Maracanã está distante. Uma nova licitação, se acontecer, não será antes de 2018 e o nó envolvendo governo do Estado e Odebrecht, que detém a concessão, é enorme. No clube, pessoas antes favoráveis a lutar por ele mudaram de ideia. O sonho do estádio próprio ganhou força nos últimos meses.

Politicamente, para o presidente Eduardo Bandeira de Mello (vídeo abaixo) seria ótimo deixar o cargo ao final do próximo ano sendo o Flamengo o gestor do maior estádio da cidade. Contudo, o cenário é tão confuso e indefinido que a aquisição do terreno e o projeto, talvez com início das obras, já seriam importante legado.

Bandeira não confirma oficialmente, e na terça-feira, em entrevista ao Sportv, mais uma vez desconversou, mas nos bastidores não são poucos os que dão como certa sua candidatura às eleições de 2018. O blog de Gabriela Moreira publicou nota a respeito em maio — clique aqui e leia —, quando ele esteve com Marina Silva.

Antes, em abril, a coluna Radar, da revista Veja, publicou que o PSOL conversava com o dirigente. Em junho, afirmou que três partidos o disputam — clique aqui. O mesmo site trouxe, há poucos dias, nota sobre a presença do presidente em evento onde esteve Marina, cujo partido (Rede) o estaria cortejando para que dispute o governo fluminense pela legenda — clique aqui para ler.

As boas relações de Bandeira de Mello com o prefeito Marcelo Crivella, com o qual apareceu publicamente algumas vezes em 2017, inclusive com ação beneficente na estreia do time no Campeonato Brasileiro; poderão ser importantes. Isso porque a região carece de melhorias e a revitalização de áreas mais carentes a partir da construção de um estádio é modelo amplamente adotado na Europa. Seria importante para a cidade, naturalmente, o que depende de boa vontade e relações políticas, além de dinheiro, algo raro no Rio de Janeiro nos últimos tempos.

Veja, acima, a animação postada pelo perfil @notavel, no Twitter. E confira, a seguir, distâncias do terreno para os demais estádios utilizados atualmente pelos times da Série A, além de pontos importantes da região metropolitana do Rio de Janeiro. Veja também a quantos quilômetros a área fica da sede do clube, no bairro da Gávea, e do Centro de Treinamentos, em Vargem Grande.

Terreno que poderá ser do estádio do Flamengo: 160 metros quadrados

São Januário – 2,2 km
Rodoviária Novo Rio 4,2 Km
Maracanã – 5,4 Km
Tijuca – 8,3 Km
Méier – 8,5 Km
Aeroporto Santos Dumont – 9,7 km
Engenhão/N.Santos – 10,8 km
Aeroporto do Galeão – 12,6 Km
Aterro do Flamengo – 12,6 Km
Estádio da Ilha – 13,6 Km
Sede da Gávea – 15,2
Niterói – 15,9 Km
Duque de Caxias – 17 Km
Copacabana 19,8 Km
Barra – 25,5 Km
Estádio do América – 27,8 Km
Nova Iguaçu – 33,6 Km
CT Ninho do Urubu – 45,3 Km

Fonte: Mauro Cézar/ESPN

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Seja onde for, um novo estádio do Flamengo só pode ter um nome, NAÇÃO.

  • Mauro Cesar chamando atenção as questões politicas. Eu prefiro o Maraca e um pequeno estadio proprio na Gavea, como já alinhado com a prefeitura. E espero que um estadio proprio em outro lugar seja realmente a melhor solução de longo prazo para o Flamengo, e não a de curto prazo para ganhar as próximas eleições! Tudo pelo Flamengo!

  • O Maracanã está cheio de g ratuidades políticas, cadeira perpétua, comendo mais de 5 mil cadeiras. Isso é um dos motivos, além de não poder demolir Celio de Barros, Museu do Índio para fazer um estacionamento decente. Isso tira recurso e faz o estádio um elefante Branco custoso. Tudo por conta de politicagem anti econômica. Não tem como gerir isso é ainda não ficar no vermelho. Melhor partir para estádio próprio Sem esses vícios.

  • Não gostei da localização, aquela área é muito perigosa, nos jogos a noite vai dar M…, sem contar que é perto de são sanitário, vai rolar briga direto; quem conhece o local sabe que ali é barra pesada, para fazer o escoamento da galera ali vai ser duro. Já passei muito perrengue por ali, a avenida Brasil de dia e a noite é Flórida.

    SRN #IssoAquiÉFlamengo

    • Concordo que o local é perigoso, mas nos dias de jogos o policiamento será muito maior e não acho um problema ser próximo de são Januário, com certeza os jogos não serão no mesmo dia. Com relação ao escoamento não acho que será ruim, pois a AV Brasil liga todos os bairros entre Santa cruz e são Cristóvão, vários municípios tem acesso a av Brasil através das rodovias Dultra e Washington Luís, também tem ligação com as linhas amarela e vermelha e os BRTs trans carioca e trans olimpica e a ponte Rio Niterói. Ou seja, transporte para todos os cantos do estado do Rio de janeiro.
      Com relação a segurança, vários lugares são perigosos, não conheço a ilha, mas sei que lá tem as comunidades chefiados pelo beira mar, em São Januário tem a comunidade da barreira do Vasco que é um lugar perigosíssimo, no Maracanã tem o morro da mangueira que também é um dos lugares mais perigosos do Rio de janeiro e no entanto esses estádios sempre tem jogos e os problemas nunca foram relacionados ao local ser perigoso e sim ao fato das torcidas organizadas causarem os problemas.

      • Concordo com o Leonardo, falar que terá problema de escoamento é sacanagem .. nesse sentido não tem localização melhor.
        Mas de fato é um lugar feio, e com problema de segurança, mas disso não tem como fugir. Com bom policiamento nas principais avenidas vai dar tudo certo.

        • Não é o escoamento que é o pior. O pior mesmo é a localização. Aqiele lugar seria ideal para um grande presídio.

    • Concordo em gênero, numero e grau. Ali não é lugar de se fazer a casa do Flamengo.

  • Quem reclama do lugar não faz jus a música “onde estiver estarei, oh meu mengo”

  • Ja q muitos estão com medo ou preocupados de como seremos chamados por o local ser perto de favelas, então no meu vê seria uma boa se o nome do nosso estádio fosse: ARENA DA FAVELA
    #ARENADAFAVELA

    • Que nome horrível cara!

    • Nome horroroso. Seria muito zoado dar um nome desses para um estádio.

      • O nome seria “MENGUINHOS”. Pelo menos para a torcida arcoiris.

    • O nome seria “MENGUINHOS”. Pelo menos para a arcoiris.

  • Que notícia maravilhosa para esta manhã quem está reclamando da localização por causas das favelas etc deve ter em mente que os 4 meses de prazo será para fazer o estudo das viabilidades fora que o estádio trara benefícios pro lugar e com certeza uma certa tranquilidade 50 a 55 mil pessoas ótimo número (quem sabe fazem com um projeto para futuras ampliações) e o que é melhor não haverá parceiros e sim com recursos próprios ou seja mais uma mostra como o clube hj tem crédito.

  • Nova Licitação Já! O Maraca é do povo.
    Acho boa a opção de construção de estádio próprio. Foi a isso que o desmando no Estado do Rio nos levou… E o anúncio da opção de compra é um bom passo político (mesmo se efetivada depois a construção ou não). Ainda mais na véspera de uma final em que o Maraca será de novo Flamengo. A diretoria está de parabéns. Mas espero mesmo que não deixem de fazer pressão por uma nova licitação que atenda ao interesse público: dos torcedores de futebol.
    O Maracanã bem gerido (por Fla ou por Fla X Flu, num acordo justo e rentável, sustentável) ainda é a melhor opção.
    É também o melhor final de história para a cidade e para os clubes. O Maraca é patrimônio cultural. E o dinheiro colocado ali, além disso, foi o nosso.
    SRN

    • Reconheço e admiro toda história do Maracanã com o povo Carioca. Mas se envolver com o Estado e suas concessões é furada e é ultrapassado. Investimentos privados hoje é rentável e é a melhor opção pro clube poder trabalhar de forma transparente e honesta

  • Bem, passada a empolgação e o impacto dos primeiros momentos de recepção da noticia e com a cabeça mais fria e lendo as analises e comentarios de diversos colegas aqui do site eu acho que esse lance da intenção de compra do terreno é mais política do que qualquer outra coisa. Acho que realmente é uma cartada mais forte pra pressionar o governo do estado para a concessão do maracanã… Honestamente eu sou bem dividido com relação a esse assunto, passei minha vida inteira indo no Maracana e acho que com uma “desreforma” ele pode voltar a ser um estadio popular como já foi um dia, por outro lado o custo disso tem que ser analisado e talvez erguer um estadio próprio do zero seja a melhor opção… só tenho o palpite que o Flamengo vai lutar até a ultima bala pelo Maracanã e se realmente não tiver mais jeito vão levar a sério o projeto de um estádio próprio… no momento to com aqueles que acreditam nesse movimento atual como uma forma de pressão no governo.

  • Acho muito boa a ideia. Muito boa mesmo! Na atual circunstância, torço pra dar certo.
    Mas o Maraca é o Maraca…É patrimônio cultural rubro-negro… E até brasileiro..rsrs.. . Uma nova licitação seria a melhor opção. Se o Brasil fosse um país sério.
    SRN

    • O Maraca não existe mais. O ideal é uma Arena mais perto com a torcida em cima como na ilha do urubu. Inicialmente, seria com dois andares; posteriomente, faria um andar a mais, “sufocando” o adversário.

      Faríamos um estádio com custo de manutenção menor que o Maracanã, com uma configuração que permitisse fechar setores em jogos / eventos de menor apelo.

      • O Maracanã existe. Hoje jogaremos lá onde somos multi-campeões. Cantamos o Maracanã em nossas músicas. O Maraca pulsa Flamengo. Desistir disso é um erro. Se não houver outra possibilidade, como a circunstância atual parece apontar, claro que é bom um novo estádio. Mas a diretoria, a meu ver, deve sim lutar por nova licitação. E mais: os cidadãos cariocas também, que pagaram as muitas reformas. E que gostam de ir ao estádio. E também os brasileiros que já foram lá, os que nunca foram e sempre sonharam em ir… Os que ouviram em música, viram no cinema, ouviram pelo rádio. É patrimônio cultural. E o Flamengo é uma parte grande do que é o Maraca. E, mesmo com os estupros, é ainda um ótimo estádio. Sem nem falar de localização, de hábito da cidade…

        SRN

  • Sensacional.

    FOco feliz de saber que o Flamengo pensa na cidade, montando um projeto de um estádio em lugar carente em que revitalizará o entorno.

    Além do mais, nossa identidade sempre foi com as camadas mais humildes, com a favela, basta conhecer um pouco da nossa historia, quando treinávamos nas praças, praias e no espaço público da cidade, atraindo toda a gente, o que nos fez ser o clube mais popular e mais querido, time da massa, enfim, é sobretudo um resgate da nossa identidade ameaçada pelo torcedor nutella e danone que vão ao estadio e não sabem nem cantar o hino .

    Festa na favela.

    • Gostei de seu comentario.

  • O importante é desistir do Maracanã se o estádio for até na dentro do Manguinhos vai ter Flamenguista… E esperar e ver o que realmente sairá de projeto.

  • caraca… tô muito amarradao… ponto equidistante entre os dois aeroportos… difícil achar outro ponto tão bom. Nota dez!

  • Ótima localização e um investimento maravilhoso para a cidade, O Maracanã vai ficar às moscas, esse é o porém.

    • Problema do Maracanã. Flamengo tem que pensar nele,Foda-se o Maracanã.

      • Concordo com o Douglas. Além disso, o Maracanã não existe mais (quem foi antes sabe do que estou falando).

  • Neste local será erguido a Arena MENGUINHOS? É como os da “arcoiris” irão apelidá-lo. Um dos lugares mais horrorosos e perigosos do Rio.

    • Por que não mudar de Manguinhos para Menguinhos??? Seria ótimo. Lembre-se que começaram chamando-nos de urubus de forma pejorativa, hoje temos orgulho de sermos urubus, o mascote mais original do futebol brasileiro. Molambos também é legal. Favela também, curto todos. Portanto, Menguinhos ao invés de Manguinhos seria TOP.

      • É isso aí… a torcida do Flamengo mudou muito. Agora eles ficam preocupados com zoação dos nossos co-irmãos menores do rio, vê se pode um negócio desse? Crescemos doutrinando esses timecos… a zoação são eles que aturam não é a toa que somos os mais odiados. Hoje essa molecada é cheia de frescura, tipo:”tão me zoando, vou chamar minha mãe, tão me chamando de mulambo” Somos urubus, mulambos, favela com muito orgulho e eles que continuem falando recolhidos em sua insignificancia que nós continuamos passando por cima deles.

        • Flamenguista de corpo e alma. SRN.

    • Aviso aos nutellas que já estão reclamando do lugar ser perto de favelas :

      Fiquem em casa com seus traseiros gordos e fétidos fazendo cova no sofá .

      • Apesar do estádio está sendo construído num lugar que se diz que é perigoso (onde no Rio não é) pelo valor aproximado é o estádio de referência que é arena da baixada não será um estádio “povão” e sim estádio “Nutella” o máximo que pode acontecer e ter áreas mais populares como uma geral ou parte sem cadeira.

  • finalmente abriram os olhos!! Maracana e passado !! com este novo estadio teremos no minimo 200 mil ST!! SRN!!!

    • Isso é só um acordo pra ter preferencia na compra. Flamengo tem o Maracanã em primeiro lugar, e caso não consigo administrar, vai comprar esse terreno para a construção do estadio.

      • ESQUEÇAMOS O “MARACANÃ !
        VAMOS TER A NOSSA CASA!
        SEM LADROAGEM! SEM CORRUPÇÃO!
        SEM ODERBRECH! SEM A QUADRILHA DO LULA POR PERTO!
        TEREMOS SIM O NOSSO ESTÁDIO COM ORGULHO E CABEÇA ERGUIDA!

        • Só com a quadrilha do Temer seu coxinha. Abra o olho! O Lula tinha, so que a do Temer e pior, mais rica, mais antiga e mais perigosa. Isso aqui e Mengão não é política.

          • Nem a QUADRILHA DO LULA NEM O LADRÃO DO TEMER!
            AGORA ESSE SEU JEITO DE SE REFERIR À PESSOAS CHAMANDO DE COXINHA,PRECISA SER REVISTO POR SUA PARTE!
            EDUCAÇÃO CABE EM QUALQUER CONVERSA!

            • Mengo! mengo! mengo!
              FUI ………

Comentários não são permitidos.