Política, ingressos, Conca, bullying… Bandeira passa a limpo sua gestão

Compartilhe com os amigos

Às vésperas da final contra o Cruzeiro, no Mineirão, o presidente Eduardo Bandeira de Mello lamentou as críticas aos jogadores e até ao preparador de goleiros e classificou como bullying e paranóia, falou sobre planos de estádio e estudos que estão sendo feitos para democratizar o acesso a todas classes sociais às partidas.

Na entrevista concedida ao GloboEsporte.com, Bandeira Lembrou da crise na prisão de Godinho, vice-presidente de futebol na época, embates com adversários políticos e também de uma possível saída do Flamengo para entrar para a política.

Confira a entrevista completa:

GloboEsporte.com: Você esteve no CT no último treino antes da viagem. Como está a concentração, o clima, para a final?

Eduardo Bandeira de Mello: Sempre estou no CT. Nosso grupo de jogadores é extremamente responsável e tem plena consciência do que é o Flamengo.

Desde janeiro, você tem acumulado o cargo de vice-presidente de futebol. O que mudou na sua rotina? Seus pares da diretoria chegaram a sugerir a escolha um novo VP de futebol, não?

O Flamengo tem uma administração profissional. Foi uma promessa de campanha inclusive. Então, eu sou vice de futebol, sou presidente, mas o futebol é tocado pelo departamento. Existem argumentos prós e contra (para escolher um VP de futebol). Agora, eu acho que não faria muita diferença. Quando a barra pesa, independente de ser ou não vice de futebol, essa conta vai chegar em mim. E tem que chegar mesmo. Porque o responsável acaba sendo eu.

Como funciona hoje essa hierarquia no futebol? Você tem participado mais, assim como Fred Luz, com o diretor Rodrigo Caetano…

O Fred Luz é diretor geral do clube. O departamento de futebol está abaixo dele, assim como o de marketing, como o financeiro… Os vice-presidentes do Flamengo formam uma espécie de conselho de administração. Traçam diretrizes, cobram resultados. O dia a dia do Flamengo é totalmente tocado pelos profissionais. Isso vale para o futebol, como para esporte amador, marketing…

Mas o Fred tem participado bastante do futebol, até em contratação, viagens para negociar jogador…

Ele sempre participou. Ele é chefe do Rodrigo Caetano. Então é natural que participe, que acompanhe o departamento de futebol. Futebol é o assunto mais importante do Flamengo, embora os outros todos também sejam.

O Flamengo foi campeão carioca, mas caiu na Libertadores cedo. Caso não ganhe mais título algum no ano, acha que pode ser considerado um ano ruim? O senhor já falou outras vezes que o futebol é o calo dessa gestão, certo?

Acho que os investimentos estão sendo feitos no clube inteiro, e o futebol, que sofreu no início da administração, está começando a poder ser mais investido. É um processo. Estamos dando todas as condições para que as coisas aconteçam. Acho que é um indício de que a coisa está andando bem. Mas não podemos garantir que vai ganhar todos os campeonatos. Temos que dar condição para o Flamengo disputar em alto nível e jogar para ganhar todos os torneios. E isso estamos fazendo. A gente pode terminar o ano com um sucesso maior ou menor, mas o trabalho está sendo feito. Isso ninguém pode negar. O ideal, claro, é ganhar quarta-feira, ser campeão da Copa do Brasil, ganhar a Sul-Americana. Isso quer dizer que o Marcelo Vido (diretor de esportes olímpicos) e o Neto (técnico do basquete) são incompetentes? Pelo contrário. São os mais competentes nas suas atividades. Mas pode acontecer. Nós encontramos o Flamengo em uma situação caótica. Nos tivemos muitas dificuldades. O ano de 2014 foi um pouco melhor, 2015 também. A partir daí estamos investindo cada vez mais no futebol. Esse resultado vai acontecer. Você não pode garantir que venha hoje, amanhã ou depois de amanhã. Mas se você está fazendo a coisa certa vai acontecer.

Depois da traumática eliminação na Libertadores, muito se falou sobre o termo ”falsos rubro-negros”. Afinal, a quem se referia?

Essa questão foi explorada maliciosamente. Fui a uma das coletivas no CT e expliquei. Jamais chamei torcedores de falsos rubro-negros ou disse que quem criticava era falso rubro-negro. Falo daquele cara que torce contra por motivos pessoais, motivos políticos, econômicos. São poucos, muito poucos. E não existe só no Flamengo. Quando o Flamengo perdeu do San Lorenzo, estavam comemorando os que não gostam do Flamengo e os poucos falsos rubro-negros. Esse tema tentaram distorcer como também fizeram o mesmo quando falei nos meus protegidos. Protegido é uma maneira de falar. Jogador que não está sendo perseguido hoje, pode ser amanhã e sabe que vai ter apoio do presidente, dos diretores…

O Pará há pouco tempo foi perseguido, e o senhor o protegia…

Em 2015, na reeleição, teve um rubro-negro influente que me falou: ”Estou pretendendo votar na sua chapa, mas só vou fazer isso se mandar o Pará embora”. Eu disse para procurar outro candidato. Ele acabou votando em mim. E tem tido um desempenho ótimo. Se jogou mal algumas partidas em 2015 e foi perseguido, nada mais justo do que dar um respaldo. E hoje está provando ser ótimo jogador. E pode acontecer com jogadores que estão sendo perseguidos hoje. São ótimos jogadores.

Você fala do Márcio Araújo, do Gabriel, do Rafael Vaz, correto?

Rafael Vaz, Muralha, Márcio Araújo, Gabriel, Pará lá atrás…Eu já disse para o Pará que ele deixou de ser meu protegido, já passou desta fase. Ele já não sofre mais bullying (risos).

Após a eliminação da Libertadores, o Zé Ricardo recebeu respaldo da diretoria. Soube que ficou abatido para demiti-lo. Queria mantê-lo?

O Zé Ricardo é um excelente profissional e vai demonstrar isso na sequência da carreira dele. Acho que o que aconteceu foi isso. O que acho que errei no Flamengo foi alta rotatividade de treinadores. Poderíamos ter tido mais paciência com alguns, mas não quero citar nomes. Essa coisa de trocar a cada três derrotas não vai levar a lugar nenhum. Nós tínhamos sim a intenção de manter o Zé Ricardo para que ele fizesse o trabalho dele, mas chegou um ponto que não deu. Desejo sorte para ele na sequência da carreira. Agora a realidade é outra. Rueda vai agregar muito ao nosso trabalho, trazendo experiência internacional. Até para as competições sul-americanas, que o Flamengo não vem desempenhando tão bem quanto a torcida merece.

Mas esse clima de “massacre” do Zé estava em processo até bastante tempo antes da demissão. Acha que demorou a mexer?

É difícil dizer em que momento a coisa aconteceu, ou se podia ter sido um pouco antes ou depois. Identificamos como irreversível naquele momento. Foi uma avaliação inclusive dele. Mas nada contra ele, tanto que houve a intenção de mantê-lo conosco em outra função.

Você não costuma se controlar quando é xingado nos estádios. Tenta se policiar?

Tem gente que gosta de mim e tem gente que não gosta. Quando acontece alguma coisa assim, que é ruim para o Flamengo, predomina quem não gosta. O que não quer dizer que não exista manifestação de carinho. Naquele Flamengo x Palmeiras, que o time foi prejudicado pela arbitragem de maneira covarde, terminou o primeiro tempo 2 a 2, com dois gols irregulares do Palmeiras, a torcida foi para lá, tirou foto, gritaram meu nome. Quando acabou, 2 a 2 exatamente igual do intervalo, todo mundo chateado, quem foi para lá foi o pessoal contra. Não aconteceu nada que fizesse a torcida mudar de ideia, eram pessoas diferentes. Mas não foi a primeira vez que isso aconteceu. Fiquei ali da pista vendo o jogo, e dois ou três torcedores xingando o jogo inteiro. Na hora de sair, foram para o acesso e cuspiram. É a torcida? Não. São dois, três.

É difícil manter o sangue frio nesses protestos?

O ideal seria que eu fosse um lorde, de repente lá no Itamaraty conseguem encontrar um presidente do Flamengo melhor do que eu. Procuro me policiar, mas têm horas em que eu sou torcedor. Fiquei mais de 50 anos na arquibancada e de repente viro presidente. O torcedor aflora de vez em quando. Em Campinas, contra a Ponte, eu não resisti. Tinha um sujeito de costas para o campo o jogo todo, nem via o jogo, só me xingando, xingando, xingando… A Ponte ainda faz o primeiro gol – irregular, por sinal. Depois o Flamengo empata e vira com o Jorge. Apontei para ele, fiz uns sinais, e a Fox estava filmando. Mas a banana do Avaí (discutiu com quem o xingava na Ressacada) foi para um torcedor só. Todo mundo tem seus defeitos.

O senhor reclama muito de arbitragem. Arrepende-se em algum momento desse comportamento após as partidas?

Acho que me exaltar é claro que não devo. Mas minhas reclamações de arbitragem são todas fundamentadas. Ano passado, no jogo Flamengo x Corinthians no Maracanã, teve gol do Guerrero em impedimento e eu mandei para a CBF. Mas o jogo do Palmeiras nesse ano foi um escândalo. O do ano passado no Allianz foi um escândalo.

A Ilha não vem recebendo grandes públicos e teve o quarto jogo seguido de déficit na bilheteria. A política de preços vai ser revista?

Temos que estar sempre antenados e ligados em tudo que pode melhorar. Não só em relação à política de preços, como em relação a qualquer outra coisa. Vocês acham sinceramente que a Ilha não tem lotado por causa de preço? Por que as gratuidades não são aproveitadas aí? Não tem preço mais barato do que zero. Têm pessoas que podem ir de graça e não vão. Tem alguma outra coisa aí: ou a questão do transporte ou de violência na Linha Vermelha… Os jogos que fizemos em horários mais acessíveis lotaram, como o jogo em Vitória de manhã. Não necessariamente não lota por causa do preço. Daniel Orlean e Bruno Spindel (vice-presidente e diretor de marketing, respectivamente) estão avaliando isso tudo. Vamos fazer sempre a melhor política que for melhor para o Flamengo e para a torcida. Se você botar ingresso a R$ 5 na Ilha, talvez não lote pelo horário, condições e atratividade do jogo e nos dê um prejuízo muito grande. Chegamos a situação que chegamos com muita competência, responsabilidade… Você não pode negligenciar a receita de bilheteria do clube, mas concordo que isso vai merecer sempre uma atenção maior.

Considera que o Flamengo afastou o torcedor popular dos estádios?

A política de gratuidade é extremamente perversa. Se você tiver um milionário com mais de 65 anos e que vai levar seus netos com menos de 12 ao estádio, eles todos vão entrar de graça. Se a gente ficar pensando no trabalhador, no pessoal que ia de geral no velho Maracanã, numa época em que não tinha transmissão pela televisão e que o ingresso tinha um valor irrisório… Esse trabalhador que ia de geral não consegue ir ao Maracanã, à Ilha ou a qualquer estádio porque não tem dinheiro para pagar condução ou levar os filhos. Não seria muito mais coerente você ter uma política de gratuidade que privilegiasse realmente a quem precisa? Ou que essa política de gratuidade fosse direcionada com cadastro de rubro-negros que estivessem abaixo da linha de pobreza, por exemplo? Ou que privilegiasse alunos da rede pública de ensino que poderiam começar a se interessar pelos jogos? Mas não. Você tem que sustentar uma política de gratuidade injusta e ainda assim fazer receita para cobrir seus custos. Antigamente você jogava no Maracanã e pagava muito pouco de taxas.

Mas o Flamengo pode pensar em separar um setor ou até cadastrar esses torcedores de baixa renda, como disse?

Não adianta se a lei de gratuidade não vai por aí. Ela dá acesso a qualquer um. Vamos tentar repensar essa lei e fazer uma coisa que seja justa para todo mundo. Achar que vamos voltar ao tempo do Maracanã de 200 mil pessoas? Não existe mais. Não existe mais custo variável como existia anos atrás.
Estamos permanentemente estudando alternativas de maximizar a presença de público nos estádios. Isso envolve estudos das mais variáveis direções. Mas depende de muita coisa, como colaboração das autoridades, essa conversa do Governo do Estado e com a Assembleia Legislativa para tentar reformular essa lei de gratuidade para quem precisa é uma coisa que pode resolver boa parte do problema.

O Flamengo segue interessado em administrar o Maracanã, certo? Ainda há interlocução com o Governo para saber de nova licitação?

A interlocução nunca deixou de existir. Agora o Estado já se manifestou publicamente que vai fazer uma nova licitação. Só que ela está demorando, e o Flamengo não pode ficar esperando eternamente. Se ela não acontecer? Se acontecer em condições que a gente entenda que não são as ideais para o Flamengo, como no edital de 2012, que dizia que os clubes não poderiam participar? Temos que nos movimentar também. Um estádio próprio, bem localizado, como é esse terreno aí de que temos essa opção de compra é uma alternativa muito interessante. Você pode fazer um estádio moderno, muito mais barato para operar do que é no Maracanã. Se a situação do Maracanã se resolver num prazo curto e sair um edital em que a gente consiga visualizar uma forma de colaborar, nós vamos participar. Toda as vezes que tentamos nos colocar como candidatos a ajudar a situação do Maracanã, nós só tivemos reação contrárias. Começa aquela coisa de que “O Maracanã não pode ser de um clube só”.

Se vocês administrarem o Maracanã, gostaria de tirar cadeiras de algum setor, aumentar a capacidade de público, voltar a passar para pelo menos 100 mil?

Essa coisa de tirar cadeira é interessante em um setor porque boa parte prefere ver o jogo em pé. Aí a capacidade pode aumentar um pouco. Fui criado dentro do Maracanã, morava na Tijuca. Tenho excelentes lembranças daquela época em que eu era adolescente e ia ao Maracanã com 160, 170 mil pessoas. Exatamente por ser adolescente eu não via alguns problemas.
Quem vai com filho ou filha que tem vontade de ir ao banheiro no meio do jogo é muito difícil. Tem que pesar as duas coisas. Claro que, para quem tem 12,13, 14 anos, era ótimo ir naquela bagunça.

O rubro-negro Eduardo prefere um estádio próprio ou assumir o Maracanã?

Gosto das duas alternativas. Estádio sempre foi um sonho do rubro-negro, mas por outro lado o Maracanã sempre foi considerado a casa do Flamengo. Depois da última reforma ficou muito difícil em termos de custos para cuidar daquilo. Claro que a simpatia pelo Maracanã existe pela torcida do Flamengo, ainda que boa parte tenha o sonho próprio. Depende muito das condições. Como todos somos cariocas, sabemos que o Maracanã sem o Flamengo e os grandes do Rio vai perder sua finalidade. Fico sinceramente dividido, mas depende muito das regras do jogo.

O Flamengo quer investir cerca de R$ 400 milhões se construir o estádio na Avenida Brasil?

Não posso falar em valores, pois há uma cláusula de confidencialidade, mas o custo de construção do estádio é nessa faixa que o Wrobel falou. É a faixa que foi praticada no estádio do Atlético-PR, é a que está projetada no do Atlético-MG. É uma coisa sem maiores luxos, mas com conforto, acesso e com a possibilidade de utilização plena do estádio para atividades correlatas.

Vamos falar da Carabao. A meta de 40 milhões de latinhas vendidas parece que não vai ser alcançada. De que maneira acompanham isso? Ano que vem a Carabao ia assumir o espaço mais nobre da camisa.

A dificuldade de iniciar uma operação num país estrangeiro todo mundo tem, mas nosso departamento de marketing está trabalhando em conjunto com eles e acompanhando tudo. Tenho muita confiança de que é uma parceria que vai durar muito tempo.

É um tema que o senhor tem evitado, mas a pergunta é: realmente existe a possibilidade de se candidatar, até ao Governo do Estado, ou a deputado?

O Flamengo tem 40 milhões de torcedores. O clube sempre foi visado, de certa maneira, para algum projeto político. Então é natural por isso que seus dirigentes sejam cogitados para assumir algum cargo político, até porque isso já aconteceu algumas vezes. Márcio Braga, Patricía Amorim… outros dirigentes do passado tiveram cargos, em outros clubes também aconteceu. Se você chegar no Congresso Nacional vai ver vários dirigentes de clubes lá, então é natural que se especule isso.

A coluna “Radar”, da Veja, deu nota informando que você foi a um evento com a Marina Silva com carro do Flamengo. Não misturou o Flamengo com sua agenda pessoal política, fora do clube?

Não misturou de jeito nenhum. Em primeiro lugar porque eu conheço a Marina há muito tempo. Desde que ela era ministra do Meio Ambiente e eu era chefe do departamento de Meio Ambiente do BNDES. Contato com políticos é a coisa que eu mais fiz desde que virei presidente, sempre pelos interesses do Flamengo. Passei dois anos e meio enfurnado no Congresso Nacional para tentar aprovar o Profut. Por obrigação eu tenho que ter contato com governador, com prefeito, com políticos inclusive de outros estados. Isso é perfeitamente natural. O fato de eu ter ido com carro do Flamengo foi porque a reunião aconteceu aqui a poucos metros do Flamengo. O que eu faria? Era uma reunião, que até poderia ter interesse do Flamengo, ainda que fosse coisa exclusivamente pessoal, mas estava aqui às 18h, a reunião era 18h30, no caminho da minha casa. O que eu deveria fazer? Devo ir em casa, trocar de carro, pegar engarrafamento e voltar para o evento? Não ganho nada do Flamengo, nunca pretendi e acho que jamais seria o caso, mas o Flamengo coloca à minha disposição e à disposição de alguns executivos algumas facilidades para exercício da função, mas que eventualmente, residualmente, são usados fora. É assim em todas as empresas. Eu trabalhava no BNDES e tocava o telefone era a minha mulher para dizer que meu filho estava doente. Eu vou falar, “peraí, isso é particular, não posso atender no telefone do BNDES”. Então, quer dizer, tem internet, telefone, segurança pessoal… Quando saio daqui para almoçar com um amigo meu, as pessoas que querem me agredir porque o Flamengo perdeu não vão deixar de agredir porque estou na minha hora de almoço particular. Então isso é questão de bom senso. Quem soltou essa notinha fez de maneira mal-intencionada. Eu vejo assim.

Ano passado um áudio de torcedor ficou famoso, que dizia que Flamengo era melhor e mais vencedor no tempo de jogador “bandido”, citando 2009, que não pagava em dia… O que acha dessa manifestação de torcida?

Se alguém falasse isso hoje eu ia proteger. Mas há gente de todo tipo. Tem gente que é caloteiro em questões pessoais e acham que o Flamengo é instituição pública, que não é de ninguém… Teve conselheiro do Flamengo, não vou citar o nome, que logo que conseguimos a CND, a duras penas, e por isso conseguimos patrocínio da Caixa, ele foi lá e fez a conta de impostos que pagamos atrasados, total de R$ 80 milhões para conseguir patrocínio de R$ 25 milhões. Ele disse que “somos otários”, porque estamos pagando R$ 80 milhões para ganhar R$ 25 milhões.” Isso está em ata de reunião. Escreveu isso numa lista de e-mail de sócios. Mas para esse tipo de coisa aí não precisa de mim, não precisa de gerente, do nosso grupo. Teve gente que naquele primeiro ano, com as coisas difíceis, clube ameaçado de ser rebaixado e tudo, dizia “tem que comprar, contratar”. A gente dizia que não tinha dinheiro. “Ah, mas futebol é assim mesmo. Você contrata e depois não paga”.

Muitos torcedores comentam que o discurso da diretoria numa derrota, como na Libertadores, é de aceitação, que falta indignação na diretoria, no departamento de futebol…

Não houve aceitação nenhuma. Aquela derrota no dia 17 de maio, estamos todos, até hoje, chateados com aquela eliminação. Simplesmente acho que não é produtivo, nem é correto você jogar para a arquibancada e dizer “fui lá e dei uma bronca, eu fiz, aconteci”. Você não faz isso na sua família. Se você tem um filho com problema na escola, se precisar você põe de castigo e tudo. Se acha que resolve com diálogo você conversa. E não precisa ficar dizendo para o vizinho, “fiz isso com fulaninho, olha”. Não é bom para ele, para você, para o vizinho, para ninguém. Acho que o que falei naquele dia da eliminação, mas, como sempre, fui mal-interpretado, foi que temos que sentar, conversar, trabalhar e corrigir. E fizemos isso, estamos fazendo isso. Agora, detalhes não interessa a ninguém. Interessa a nós. É uma questão interna.

Pela expectativa natural por ser grande jogador, você esperava mais do Conca? Foi um investimento mal feito?

Investimento no futebol não é caderneta de poupança, que você sabe quanto vai render. Mas, não sei, pode ser que até o fim do ano ele entre bem e tenha fim de ano excepcional. É o que todos rubro-negros querem. Conca é um excelente jogador, chegou ao Flamengo depois de fazer duas cirurgias seguidas, entrou em processo de recuperação. Fizemos contrato de risco. A partir de determinado momento o treinador achou que deveria escalá-lo. Não escalou muito porque é definição do técnico.

A torcida do Flamengo pode ficar tranquila sobre a renovação do Guerrero? Ele tem contrato até o meio do ano que vem.

Ele é um dos nosso principais jogadores. Jogador no qual depositamos muita confiança. A gente gostaria muito que ele ficasse conosco por muito mais tempo.

Um relatório do Centro de Inteligência e Mercado apontava Alex Muralha com avaliação mediana. No caso, entre 5,0 e 5,9 quatro meses antes de ser contratado em janeiro do ano passado. De que forma o senhor acompanha um relatório, uma contratação dessas? Faltou maior critério?

Pelo que me lembro essa avaliação de que a nota dele estava um pouco abaixo se refere ao primeiro semestre de 2015.

Era de agosto de 2015…

Sim, mas se referia ao primeiro semestre de 2015, quando ele tinha vindo do interior de São Paulo, era um goleiro relativamente desconhecido. O primeiro semestre em Santa Catarina é do Catarinense, que não tem muita visibilidade. Depois, ele fez um Brasileiro excepcional. Não fico olhando lá os relatórios do Centro de Inteligência, mas certamente ele foi contratado porque foi recomendado como excelente goleiro. E fez um grande ano de 2016 também. Quando chegou no Flamengo ele melhorou ainda mais.

Você está falando que ele melhorou ao chegar no Flamengo. Recentemente, a torcida fez mais uma campanha para pedir a saída do preparador Victor Hugo, que ele não está no ápice da carreira, falam do preparador de goleiros particular do Diego Alves, que é bem mais novo. Como acompanha esse movimento?

Mas a qualidade do treinador de goleiros se mede de acordo com o chute dele? Dentro do gol, em jogo mesmo, não. Aí começa essa paranoia por um goleiro que poucos meses antes estava na Seleção. Não serve mais agora e o culpado é o preparador de goleiros? Pelo amor de Deus. Ele treinou o Dida, treinou vários goleiros excepcionais. Ele tem conceito excelente entre os próprios preparadores, já conversei com alguns.

Outro dia você estava conversando com o Flavio Tênius na beira do campo até antes de enfrentar o Botafogo…

Deve ter por volta de 60 anos, igual ao Victor Hugo. Flavio é ruim? Não, ele é excelente, como o Victor Hugo. Cá entre nós, se chutar forte fosse característica para virar treinador de goleiros, seria então o Roberto Carlos o preparador de goleiros.

O Claudio Pracownik é um bom sucessor na presidência?

Ele é um excelente vice-presidente de finanças, um grande rubro-negro. Certamente é um dos nomes que têm muitas condições para ser presidente. Se ele vai poder, se não… Acho muito cedo para falar de sucessão.

Qual acha que foi seu maior erro nesse tempo?

Falei já de troca de treinadores, mas tem muita coisa a mais. Certamente. Errei muitas coisas. Mas eles (dirigentes) erraram junto comigo (risos). Claro que eu que errei mais, porque a decisão é minha.

O caso do Godinho, que tinha chance de ser investigado e preso, como foi. Isso não poderia ter sido evitado depois da condução coercitiva?

Tudo isso que foi falado são coisas que aconteceram antes de eu conhecer o Godinho, antes dele ser dirigente do Flamengo. Ele está respondendo ao processo dele. Vamos torcer para que tudo termine muito bem. Mas não tem nada, absolutamente nada, a ver com o Flamengo. Acho até meio covardia ficar envolvendo o Flamengo nesse tipo de coisa. Enquanto foi dirigente do Flamengo ele foi excelente, é um grande rubro-negro. Ele já estava afastado do grupo. O Flamengo não tem absolutamente nada com isso.

Mas ele não financiou parte da sua campanha de reeleição?

Sabe quanto custa uma campanha no Flamengo?

Quanto? Chega a R$ 200 mil?

Não, bem menos que isso. Fizemos uma vaquinha aqui entre os vice-presidentes, ninguém deu mais que 10% do que isso (R$ 200 mil)… Agora dizer que ele financiou a reeleição. Eleição do Flamengo é um assunto candente que movimenta opiniões e interesses, então tem muita coisa que se fala. Na véspera da última eleição foi divulgada pesquisa de instituto fajuto dizendo que a Chapa Verde estava em primeiro. A gente tinha pesquisa do Ibope que nos dava 60%. Eleição acontece de tudo. Têm umas fofocas desse tipo (de que Godinho colocou bancou a reeleição).

Mas, nos bastidores, até no Twitter, muitos adversários já se referiam ao Godinho como “Godinho Lava-Jato”.

São pessoas irresponsáveis para ter acusações desse tipo. Eu mesmo fui envolvido em suposta denúncia que correlacionava o fato de eu ter trabalhado no BNDES ao aporte de dinheiro de uma empresa que patrocinou o Flamengo. Saiu isso num blog desse, de pessoas desse calibre, desse nível. Não se pode levar em consideração isso.

Mas o Godinho está preso.

Sim, mas quando conheci o Godinho em 2012 ele já não estava mais no grupo do Eike. A questão do grupo do Eike foi julgada depois. Ele ainda está sendo julgado. Não tem nenhuma conclusão ainda sobre isso. Mas de qualquer maneira, seja o que for, não tem nada a ver com o Flamengo. Se um presidente, dirigente, ou eu cometi um crime há 10 anos não tem nada com o clube. E se for pegar em todas as chapas que concorrem à presidência do Flamengo você vai ter ligação direta ou indireta com envolvido na Lava-Jato. Não vou acusar ninguém, mas se for ver tem também.

Vejo na sua sala o quadro da Copa do Brasil 2013 e um calendário em sua mesa que destaca o mesmo título. Como está o torcedor Eduardo para essa final: confiante?

O torcedor Eduardo quer que essa parede fique repleta de quadros de títulos do Flamengo. A nossa obrigação é essa. Correr atrás de todos títulos. Pode ter certeza que quarta-feira, respeitando muito o Cruzeiro, o Flamengo vai jogar para ganhar.

A confiança está alta?

Confiança de quem sabe que o trabalho está sendo feito, bem feito, de quem conhece os jogadores. Respeitando sempre o Cruzeiro.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Agora vai ganhar a CdB e ficar com a falsa imagem de que tudo esse ano foi feito corretamente, ou seja, teremos que aguentar todos os perebas de novo no ano que vem e teremos mais eliminações à vista. E os torcedores fanáticos do CFB indo na onda…

  • Ele de novo fala sobre os protegidos com a maior naturalidade. Nem considerou uma gafe ter falado isso há 2 meses. Pra mim quem acha normal um presidente falar uma bobagem dessas, tendo ciência do mal que esses perebas causam ao Flamengo, nunca pode ser chamado de flamenguista, mas sim de torcedor de dirigente, mais especificamente torcedor do CFB.

    • Normal nunca vai ser, pois os caras vendo o EBM como uma mãe, vão se sempre se esconder embaixo das saias dele. E vão pensar, putz pra que vou melhorar e evoluir se o presidente tá satisfeito com o meu trabalho. Títulos, jogar em alto desempenho, concentrado pra quê? Se desse jeito já deixa o presidente, está bom demais.

  • Eduardo Bandeira de Melo está concertando o meu Flamengo.. e pensar que esse Clube estava na falência…

    Daqui a dez ou vinte anos que a torcidada realmente irá se dar conta do grandioso trabalho que hoje está sendo alicerçado.

    Obrigado Presidente, por está arrumando a bagunça no mais querido do Brasil.
    Por sua causa voltei a acompanhar o Flamengo.. pois antes, nós éramos uma vergonha!

    Obrigado Presidente!

  • O cara chama 160 mil torcedores pra reverenciar o Flamengo de bagunça

  • EBM até para o seu bem…voce é ótimo em finanças mas em Futebol é péssimo.. .escolha logo um VP de futebol a altura do nosso time ou de autonomia ao RC e esqueça a pasta.Só pela sua defesa ao preparador de “frangueiros” já mostra que você é um boçal no que tange futebol. Isso não é Elifoot não.

  • Bandeira o melhor presidente. So deve repensar o fato de ser o vice de futebol. Bota um maluco firme que cobra, dar esporro, motiva, levanta a moral do time, Que entende de verdade. Os vices mais antigos são ate melhores mas vida longa ao bandeira no Flamengo.

  • Grande Eduardo Bandeira Mito de Melo. Melhor presidente que qualquer time Brasileiro já teve. Não é perfeito, ninguém é. Vamos levantar o caneco quarta e eliminar a unica coisa que os antis tem pra atacar essa gestao impecavel que é a falta de resultado esportivo.

    Se Deus quiser o Pracownik se elege a presidente e continua ticando este maravilhoso projeto.

    • Belo caneco, uma mísera Copa do Brasil.
      E se perder ?

    • Amigão, não existe esse negócio de Anti, Falso Rubro Negro é criação desse senhor, que não passa de um político. A grande maioria da torcida não está nem ai para a política do clube, nem sequer sabem os nomes. Sai dessa bolha política e abra o olho. Apesar de termos opiniões opostas, concordamos em uma coisa, vamos todos torcer para ser campeão amanha, independente do futuro político de quem quer que seja!

  • Pior presidente no futebol da história do Flamengo, sem dúvidas.
    Sou grato ao serviço administrativo excelente dele, porém tem um ônus muito forte no futebol.
    Espero que seu sucessor de mesma chapa não seja assim tão banana e acomodado com peças ruins como ele.
    Por mim, 2019 é BAP, choque de ordem, porrada na mesa !@

    • Exato, outros conseguiram mais, com menos recursos que ele tem hoje, sabiam administrar bem o futebol.

      • Márcio Braga que o diga.
        Até mesmo na gestão da Patty, que foi péssima, o time apresentava resultados melhores, tiravam leite de pedra.

        • Olha o que tu tá falando cara, Patrícia Amorim? Sério? Ela ganhou um campeonato carioca, bela comparação.

        • Bom, das primeiras gestões do Márcio Braga eu concordo, da Patrícia como eu particularmente não conto estadual, só ficou o jogo do brasileiro de 2011 entre Flamengo x Santos, 5 x 4 pro Flamengo, uma partida de almanaque.

  • Sério que ele acha que a intensidade do chute não interfere na performance dos treinamentos?

    Tá defendendo o Victor Hugo ainda é indefensável esse senhor que foi chutado do Fluminense e do Botafogo.
    Só no Flamengo do Bandeira, profissional ruim não é questionado, pelo contrário, é mantido lá, Wallace, Victor Hugo, Márcio Araújo, Gabriel etc.
    Nem na gestão Patty eram tão tolerantes com funcionários ruins assim. Absurdo.

  • Esse cara realmente é um político. Parei de ler na desculpa esfarrapada sobre o Vitor Hugo, faz pena…

  • Pontos altos da entrevista:

    “Temos que dar condição para o Flamengo disputar em alto nível e jogar para ganhar todos os torneios. E isso estamos fazendo. A gente pode terminar o ano com um sucesso maior ou menor, mas o trabalho está sendo feito.”

    “Jamais chamei torcedores de falsos rubro-negros ou disse que quem criticava era falso rubro-negro. Falo daquele cara que torce contra por motivos pessoais, motivos políticos, econômicos.”

    “O que acho que errei no Flamengo foi alta rotatividade de treinadores. Poderíamos ter tido mais paciência com alguns, mas não quero citar nomes. Essa coisa de trocar a cada três derrotas não vai levar a lugar nenhum.”

    “Vocês acham sinceramente que a Ilha não tem lotado por causa de preço? Por que as gratuidades não são aproveitadas aí? Não tem preço mais barato do que zero. Têm pessoas que podem ir de graça e não vão.”

    “Achar que vamos voltar ao tempo do Maracanã de 200 mil pessoas? Não existe mais. Não existe mais custo variável como existia anos atrás.”

    “Aí começa essa paranoia por um goleiro que poucos meses antes estava na Seleção. Não serve mais agora e o culpado é o preparador de goleiros? Pelo amor de Deus.”

    • Ednei, para assistir time reserva, sem disputar titulo, eu não vou nem de graça e até se me pagassem para isso! Alias o jogo passado nem quis assistir pela TV!

      • Concordo em relação ao jogo não ser muito interessante. Mas não se esqueça que também assistimos muitos jogos para ver o time fugir do rebaixamento. Então pergunto: qual a diferença? &:-D

    • Cara, mas todo goleiro que vem pro Flamengo declina.
      Acha mesmo que um preparador de goleiros, que foi questionado por onde passou, não interfere no desempenho dos goleiros?

      Victor Hugo treinou o Dida em 2001, passaram 16 anos, e antes ele nem tinha essa barriga nem essa cara de manguaceiro.
      No Fluminense e no Botafogo Victor Hugo foi questionado, e a diretoria deles, que sabe que O TORCEDOR É IMPORTANTE, demitiram o Victor Hugo.

      Dois anos de clube, já deu desse senhor.

      • Se isto for verdade, então não há muito o que dizer… &;-D

  • Achei engraçado ele dizer q se treinador de goleiros tem que ter chute forte ele iria chamar o R. Carlos pra ser treinador de goleiros kkkkkkkkkkkkkk!

    • Preparador tem que ao menos acertar o chute

  • Cade os mensaleiros agora defensores do Bandeira depois dessa entrevista?

  • Victor Hugo, Márcio Araújo, Gabriel ano que vem é mais um ano sem titulos…
    E nossa torcida diminuindo ano apos ano

  • Será que se o Bandeira virar governador do Rio, ele vai chamar os traficantes de falsos cariocas e vai combater o tráfico dando bananas aos traficantes no sobre voo das favelas????

    • Kkkkkkk

  • Pelo visto Victor Hugo vai ficar com aval do presidente.
    O cara alem de chutar fraco chuta pra fora e esse presidente defende ele.

    Pior presidente da história do Flamengo no que tange futebol.

    Falta de respeito com a torcida. Eu não voto nele pra cargo politico nenhum

  • “E se for pegar em todas as chapas que concorrem à presidência do Flamengo você vai ter ligação direta ou indireta com envolvido na Lava-Jato.”

    Que velho louco!!!

  • Um dia antes de uma final, vamos discutir política sim, dá mais entrevista que tá pouco, EBM!

    • Perfeita sua leitura

  • Parabéns!!! Q dia Alegre!! Totalmente feliz por saber q os injustiçados pv Vaz gabilixo MA canteiros Rômulo estarão ano q vem d novo pq seu pai irá proteger do bulling covarde q a torcida faz com seus craques!! Isso deve ser piada!! Vtc!! Q bicho horrível no departamento de futebol!! Até agora não acredito q li isso!! Meu sócio torcedor será cancelado agora!! Não serei Otário d sustentar filhos doentes mentais protegidos por país doentes!! Q venha 2019!! Pq com os protegidos até 2018 mais uma agonia anual vem por aí em 2018!!!!

  • Bandeira deveria ser impedido de dar entrevistas. Todas elas são desastrosas.

    • Por falar o que pensa, ao invés de falar o que a torcida quer ouvir? &;-D

      • Ednei, ele foi eleito e devia ser o maior representante da torcida, portanto não deveria sair dando sua opinião pessoal, e sim o posicionamento da instituição. No ponto de vista empresarial, qual a Missão do Flamengo?

        • Tem razão. Mas isto não quer dizer que ele não possa dizer o que pensa, tampouco ser obrigado a considerar as baboseiras que um pequeno grupo barulhento de torcedores costumam postar em redes sociais… &;-D

      • torcida não é importante.
        Flamengo seria o que é sem a torcida.

  • Eu penso da seguinte maneira o bandeira de mello nunca vai agradar todo mundo,nem qualquer outra pessoa,ninguem acerta 100% porem eu admiro ele por ser homem o suficiente pra nao roubar o fla e colocar a casa em ordem coisa que ninguem fez antes dele! E olha que o flamengo eh um time Centenário…
    Entao que ele nao manja tudo de futebol e eh ruim com as palavras todos ja sabem,so acho que esses defeitos dele nao apagam oq ele fez,se hoje eu e vc torcedor rubro negro nao eh mais motivo de piada nem de torcedores de outros clubes nem de jogadores q passaram no fla eh pq pessoas que realmente gostam do flamengo lutaram por isso,então acredito eu que o trabalho dele valeu apena! Veja o palmeiras q so se levanta quando alguem de muito dinheiro paga as dividas isso eh ridículo!

    • Concordo totalmente com você Gardner

      • O problema amigo eh que nossa torcida eh fanática e as vezes tem memória curta. Grande abraço

    • Lembrando Nelson Rodriguez, nós flamenguistas, temos nosso próprio “complexo de vira-lata”. Temos essa mania chata de enaltecer as conquistas dos outros em detrimento as nossas. Vi diversos torcedores enaltecendo o Botafogo por ter conseguido chegar as quartas da Libertadores, colocando como se isso fosse melhor que ser finalista e, possivelmente, ser campeão da copa do brasil. Em relação ao Bandeira, errou muito em relação ao futebol sim, mas acredito que se colocar em uma balança os malefícios e benefícios ao clube, acredito que acrescentou mais do que errou. Se o próximo presidente que entrar tiver boas conquistas pode ter certeza que tem o dedo da boa administração financeira da atual diretoria.

  • Esse cara gosta de aparecer, e da pior forma possível. É um completo imbecil, quer falar sobre polêmica antes de uma decisão o fdp? E se perder? Vai ficar com essa cara de c u ? Fdp arrogante

    • O cara é político, ele está se posicionando para a próxima eleição, o presidente cidadão, pagador de dïvida, e protetor dos fracos e oprimidos. Vai acontecer com ele o mesmo que aconteceu com ZR. Depois que sair vai ficar claríssimo o atraso na gestão do futebol!

      • Mas ele gosta de se posicionar em momento inapropriado, isso prejudica exclusivamente ele.

  • Perde paga um KING KONG, não faz a cobrança correta, não bota toda a frustração pra fora, não toma as atitudes que deveria ser tomadas, o que faz a criança, entra em crise pós traumática se remoendo até hoje por causa de uma derrota, cada um sente de uma maneira uma derrota, mas a atitude de se levantar às vezes dependerá da liderança do comandante, está explicado o comportamento relaxado de muitos jogadores e como o brasileiro foi jogado no lixo. Imagine o que acontecerá se perde a copa do Brasil.
    EBM pare de dar entrevista até o final do seu mandato, por favor, cara mais Zé roela.PAREI.

    • Cada vez que ele da entrevista se complica ainda mais. Devia parar de falar do que não entende!

      • Exatamente, o pior, nas entre linhas fica evidente que não é o que ele realmente acha, o cara é muito ruim para lidar com o futebol, principalmente no clube de massa e popular que nem o Flamengo, a cada dia fica mais patético.

  • Irmaos e irmãs rubro negros, venho convidar a vcs a fazerem parte de nossa família flazapp, grupo de whatsapp familiar, com enquetes, curiosidades, resenha esportiva e bolão, ambiente para se descontrair e se atualizar sobre as novidades do Mengão, é um bom bate papo. Através desses número:
    (24) 988467179

    • ola bom dia pode me adicionar no grupo (88)98825-3428

  • “Muitos torcedores comentam que o discurso da diretoria numa derrota, como na Libertadores, é de aceitação, que falta indignação na diretoria, no departamento de futebol…

    – Não houve aceitação nenhuma. Aquela derrota no dia 17 de maio, estamos todos, até hoje, chateados com aquela eliminação…”

    Chateado meu ovo! Tem que ficar muito puto por mais essa vergonha!

    Nos outros anos éramos eliminados porque o time não se preparava, vivia com salários atrasados e não tinha cacife pra brigar pelo título com elencos fracos, mas esse ano qual é a desculpa com toda estrutura e plantel milionário? E o recorde de eliminações ano passado?

    E outra, porr@ de passar a mão na cabeça de perebas? Tá de sacanagem véio?

    Ótima administração mas péssima gestão do futebol, Caetano é fraco mas muita das vezes fica engessado pra tomar decisões que seriam corretas. EBM e Fred Luz jamais poderiam ser os responsáveis pelo motor do clube.

    • Exatamente

    • Ta puto com o time, nao com os perebas, VP banana mesmo.

  • Parabéns presidente pela parte administrativa. Excelente. Histórico! Icônico.
    E meus pêsames pela administração do DP de futebol. Entrevista desastrosa nesse quesito. Continuaremos com Gabriel, mura

  • Parabéns!!!

Comentários não são permitidos.