Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Rafael Reis: “Por que o México atrai jogadores famosos da Europa, e o Brasil, não?”

Redação
Redação
Publicação: 15/09/2017
70 Comentários
Atualização: 15/09/2017
Compartilhar

Imagine o capitão do Japão trocando o Milan pelo Palmeiras. Ou um centroavante da seleção francesa deixando a Europa para jogar no Corinthians. Talvez até um jogador formado nas categorias de base do Real Madrid desembarcando no Rio para vestir a camisa do Flamengo.

Negociações como essas parecem distantes da realidade brasileira? Pode até ser. No entanto, são corriqueiras em outro país do futebol latino-americano.

A temporada 2017 do Campeonato Mexicano conta com a participação de 193 jogadores estrangeiros. Desses, pelo menos oito fogem do padrão de atletas argentinos, uruguaios, colombianos ou de qualquer outro país das Américas com o qual estamos acostumados.

A primeira divisão do México tem um atleta de Gana (Clifford Aboagye, do Atlas), outro de Cabo Verde (Djaniny) e mais seis estrangeiros de nacionalidades não-americanas que já passaram pela elite do futebol da Europa.

Só o Tigres conta com dois deles: o centroavante André-Pierre Gignac, que disputou a Copa do Mundo-2010 e a Eurocopa-2016 pela seleção francesa, e o zagueiro Thimotée Kolodziejczak, também francês e ex-jogador de Sevilla, Lyon e Borussia Mönchengladbach.

Já o Pachuca, atual vencedor da Liga dos Campeões da Concacaf, tem em seu elenco o astro jáponês Keisuke Honda, que até a última temporada europeia vestia a camisa 10 do tradicional Milan.

Os espanhóis Edgar Méndez e Abraham González, com passagens pelas bases de Real Madrid e Barcelona, respectivamente, defendem o Cruz Azul e o Pumas.

Por fim, o Atlas tem a opção de escalar em suas partidas um jogador inglês, o meia Ravel Morrison, revelado pelo Manchester United, com passagem pelo West Ham e que está emprestado pela Lazio.

Mas, afinal, por que o futebol mexicano consegue atrair esse tipo de jogador, e o brasileiro, não? Será que é tão impossível assim vislumbrar um Honda ou um Gignac atuando por aqui?

A primeira parte da resposta para essas perguntas passa por uma constatação: os clubes mexicanos têm hoje mais dinheiro para gastar do que os times do futebol pentacampeão mundial.

Ao contrário do Brasil, onde as equipes de futebol são associações esportivas sem fins lucrativos, os clubes do México adoram um modelo de administração semelhante ao das principais ligas europeias. Ou seja, possuem donos. E donos muito poderosos, como o Grupo Televisa (sim, aquele mesmo das novelas mexicanas), proprietário do América, e Carlos Slim, o sexto homem mais rico do planeta, que até a semana passada era acionista do Pachuca.

Isso proporciona às equipes mexicanas um poderio de investimento sem comparação com o restante do continente. De acordo com o jornal “Guardian”, os clubes do México gastaram ao longo dos últimos cinco anos US$ 425 milhões em contratações (R$ 1,3 bilhão), 26% a mais que os times brasileiros.

É aí que entra a segunda diferença de comportamento entre os times dos dois países.

Enquanto os brasileiros costumam concentrar esse investimento em reforços locais (ou no máximo atletas de vizinhos, como Argentina, Paraguai e Uruguai), o México, que não possui uma diversidade tão grande assim de bons nomes dentro do seu próprio país, diversifica mais a nacionalidade das suas contratações.

É por isso que 39% de todos os atletas inscritos no Campeonato Mexicano são estrangeiros. No Brasileiro, os atletas gringos não chegam a 10% do total. E, com raríssimas exceções, como o turco Kazim (Corinthians) e o alemão Alexander Baumjohan (Coritiba), eles são sul-americanos.

Por fim, há mais um fator que ajuda o México a atrair jogadores que o Brasil não consegue recrutar para o seu campeonato: a geografia.

Vale lembrar que os mexicanos fazem fronteira com os Estados Unidos, um país com o qual os europeus estão muito mais acostumados do que Paraguai, Uruguai, Argentina e Bolívia, alguns dos vizinhos brasileiros.

Fonte: Blog do Rafael Reis/Uol

Assuntos:brasileuropajogadoresméxico
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
70 Comentários
  • Fabricio Benites disse:
    15/09/2017 às 13:25

    Eles não jogam aqui pq são horríveis, simples assim…

    Reply
  • EuMeSmObYmYsElF disse:
    15/09/2017 às 13:26

    a questão é simples: dinheiro

    Reply
  • Petrick Escorsato disse:
    15/09/2017 às 13:28

    E nem assim os times mexicanos conseguem ganhar a Libertadores!!!

    Reply
    • Moises Leocardio disse:
      15/09/2017 às 13:31

      Eu ia falar isso

      Reply
    • Rodrigo Andrade disse:
      15/09/2017 às 13:36

      A Libertadores para os Mexicanos é igual a Sulamericana era (e ainda é) para nós.

      Reply
      • Will Black disse:
        15/09/2017 às 14:06

        Diferença que a Sulamericana nos garante vaga na edição da libertadores do ano que vem, nos garante mais duas três possibilidades de títulos internacionais , a Copa Suruga , a taça euro-americana e a Recopa sulamericana

      • Rodrigo Andrade disse:
        15/09/2017 às 15:54

        Tá se valorizando agora, mas anos atrás os clubes brasileiros só sr integravam quando estava tudo perdido pra eles em relação à títulos, e ainda teriam que está livres da briga pra não cair, se não era só time reserva, e quando ia com os titulares os próprios jogadores não se interessavam, lembra daquela surra que o Flamengo levou da La U?

      • Will Black disse:
        15/09/2017 às 18:18

        Começaram a dar valor depois do título do Inter

    • Vinicios Mendes disse:
      15/09/2017 às 13:56

      Agr veja quantas vezes ganharam a concacaf, torneio realmente importante pra eles. Eles ligam tanto pra libertadores que nem fizeram questão de disputar essa atual e nem as próximas, oque dar vaga pra mundial é o torneio deles, libertadores é como se fosse torneio amistoso.

      Reply
  • Nathan Panitz disse:
    15/09/2017 às 13:31

    Fica mais perto dos EUA pra passar férias

    Reply
  • Moises Leocardio disse:
    15/09/2017 às 13:33

    Esse ano estamos presenciando a questão de que dinheiro não é tudo e quanto mais tem mais pressão vem.

    Reply
    • Daniel Silva disse:
      15/09/2017 às 13:36

      pressão têm em qualquer condição financeira rsrs,

      Reply
    • andre felipe disse:
      15/09/2017 às 13:39

      VDD… FLAMENGO PALMEIRAS E CAM ESTAO AI DE PROVA

      Reply
    • Alessandro Azevedo disse:
      15/09/2017 às 14:30

      Concordo, se fosse um time de 2008 nessa msm situação, o Fla não estaria nessa crise toda, 5° no Br, final da CB e oitavas da Sula.

      Reply
  • Joao Junior disse:
    15/09/2017 às 13:37

    pq os caras são mente aberta… aqui no brasil agora que estão começando a deixar os sulamericanos entrar

    Reply
    • Eddie Murphy disse:
      15/09/2017 às 14:54

      Mas desses aí só o Gignac joga alguma bola. O resto é tiriça. Q continuemos com.a mente fechada. Prefiro as categorias de base.

      Reply
  • kingDavid disse:
    15/09/2017 às 13:44

    Aqui até técnico chora e faz reunião com a CBF quando chega extrangeiro! Kkkkkkkkkkkkk

    Falando sério, o motivo é financeiro mesmo, o Fla sondou o Vargas esse ano, mas não conseguiu competir com o Tigres. E olhe que o Vargas já jogou no Gremio!

    Por sinal, se não tivéssemos 1 milhão na folha para manter o CA paredão, dava pra trazer Vargas ou outro goleador de verdade…

    Reply
  • Wagner Alves disse:
    15/09/2017 às 13:45

    Nossa cara, Flamengo tem Diego e Diego Alves, ambos vindos da europa.

    A verdade é que não faz sentido buscar esses nomes, principalmente os que estão em fim de carreira.

    Reply
    • Rodrigo Andrade disse:
      15/09/2017 às 14:07

      O Diego quando veio pra cá era reserva na Turquia, o Gignac quando foi pro Tigres era artilheiro da Ligue 1

      Reply
      • Paulo Vinícius Siviero disse:
        15/09/2017 às 14:55

        Sei… E quando o Romário veio, havia acabado de ser o Melhor do mundo, titular do Barcelona e campeão pelo Brasil depois de 24 anos.

        Qual foi o argumento?

        O Fla não contratou estrelas europeias AINDA por falta de grana. Hj talvez desse pra trazer um Diego Costa sem condições de pagar salário, como fez o Kléber Leite em 1995, mas hoje pagamos salário, então não dá ainda. Mas não tá tão longe não, sabia.

        Quantas vezes vc viu o Fla tirar 22 milhões de reais do bolso pra trazer um Éverton Ribeiro da vida nesse século XXI?

        SRN

      • Sequencia disse:
        15/09/2017 às 15:30

        ” E quando o Romário veio, havia acabado de ser o Melhor do mundo, titular do Barcelona e campeão pelo Brasil depois de 24 anos.

        Qual foi o argumento? ”

        Nesse caso sou obrigado a dizer: RIO DE JANEIRO! praias,mulheres,noites cariocas etc etc

        Você acha mesmo que a ”competência e atuação” do Kléber Leite foram mais determinantes que os 3 fatores que eu falei acima?

      • Rodrigo Andrade disse:
        15/09/2017 às 15:49

        Kkkkkkkk

      • Rodrigo Andrade disse:
        15/09/2017 às 15:51

        Discordo do início do seu comentário, aquilo eram outros tempos, o resto vc até tem razão.

  • Giulia Vargas disse:
    15/09/2017 às 13:50

    Eae, galera.

    Saudades de mim?

    Reply
    • Paulo Vinícius Siviero disse:
      15/09/2017 às 14:53

      Ah coração, os outros podem até não ter. Mas eu tenho. Num mar de alienados (e pq não alucinados?!), vc é um sopro de senso crítico.
      Infelizmente, muitos aqui opinam de acordo com o resultado do último jogo, seja ele qual for.

      SRN!

      Reply
      • Giulia Vargas disse:
        15/09/2017 às 15:38

        Ahh, Obrigada kkk

        A gente tenta sempre fazer o melhor.

    • Yan Balduino disse:
      15/09/2017 às 15:12

      Ora, ora. Vejam se não é a Sra. Edneia

      Reply
      • Giulia Vargas disse:
        15/09/2017 às 15:37

        Oa, ora. O que temos aqui, o Babuíno metido a Xeroque Rolmes

  • Caio Faes disse:
    15/09/2017 às 14:03

    Lá é dólar né meu parça!?

    Reply
  • - Ryan - disse:
    15/09/2017 às 14:04

    Honda, Gignac? Rsrs, quero não .

    Reply
    • Thiago disse:
      15/09/2017 às 14:24

      Gignac é melhor que qualquer atacante que joga no brasil.

      Reply
      • Martins bsb disse:
        15/09/2017 às 14:27

        Os dois jogariam fácil aqui
        Gignac é top

      • Giulia Vargas disse:
        15/09/2017 às 15:41

        Na América*

  • Almir Ribeiro disse:
    15/09/2017 às 14:07

    Meu amigo você já respondeu: INVESTIMENTO. Que eles tem mais grana isso é sabido a tempos. O modelo atrasado do nosso futebol, não permite , que os clubes se tornem Empresas, tenho certeza, se isso acontecesse o Fla já seria uma. Os Mexicanos tem “donos”, como muitos Europeus tem. Ai como competir? Como trazer jogador da Europa (ganhando mais de um milhão, por ai)…por enquanto não teria como mesmo.

    Reply
    • Junior Vinicius disse:
      15/09/2017 às 17:39

      Você gostaria de ver o Fla como empresa?

      Reply
      • Almir Ribeiro disse:
        15/09/2017 às 19:25

        Depende Junior. Na verdade o modelo de Gestão hoje aplicado no Fla já lembra muito uma Empresa. Organização, responsabilidade fiscal, gastos controlados… Leonardo falou disso (Clubes Empresas) em entrevista, Zico antes tinha dito algo a respeito em entrevista. Veja exemplos de times hoje como:Arsenal, PSG, Manchester City,por exemplo, que tem um aporte financeiro milionário, e estão montando timaços… eu gostaria disso no Fla amigo. Imagina: ter timaço, Estádio…claro que eu prefiro uma parceria: a entrada de um patrocinador forte como: Flay Emirates. Já pensou em…seria um marco. Estou postando de acordo com a matéria.
        Sem um aporte forte financeiro como os Mexicanos citados, é muito complicado a vinda de jogadores fortes e de renome, salvo um Diego da vida ou Everton Ribeiro (oportunidades raras). Não dá para competir.

  • Hymerfla disse:
    15/09/2017 às 14:09

    Só tem fraco tb! Mas o ls caras não vêm por uma serie de fatores: pais mal visto la fora (violento baixos indices socio-economicos), inadimplência dos clubes, futebol onde o jogador pode ser exposto a situações de agressao e tudo mais! E váo pro Mexico pq deve pagar bem, em dias e esta próximo do EUA, alem de ser mais desenvolvido em partes que o Brasil… Brigando por migalhas europeias é que nos não devemos brigar! Se os melhores eu nao dizia nada mas esses ai, dispenso…

    Reply
  • Damon disse:
    15/09/2017 às 14:37

    Quanta besteira , noventa por cento desses jogadores não jogaria em nenhum clube grande do Brasil. A maioria refugo da europa.

    Reply
    • Márcio "maestro" Araújo disse:
      15/09/2017 às 14:42

      Tbm acho, mas aqui no Brasil tem muito refugo e bichadoRômulo, Ederson, Conca, Montillo, Escudero, Ederson, Kazin, Elias, Deyverson, Nilmar etc

      Reply
  • Márcio "maestro" Araújo disse:
    15/09/2017 às 14:52

    México pega muito refugo da Europa, só que alguns de nacionalidade europeia, diferente do Brasil, que traz geralmente refugos brasileiros.

    Gignac não jogaria em alto nível na Europa, poderia vir jogar no Brasil também, São Paulo ou até Flamengo.

    O Petkovic saiu praticamente do Real Madrid pra cá, pois caiu em um clube italiano de segunda, e o COMPETENTE EDMUNDO SANTOS teve uma visão que era um bom jogador em oportunidade de mercado e trouxe ele pra cá.

    Pet chegou desacreditado, ao contrário das contratações atuais, feitas pelo Eduardinho de trintões da Europa pra vender camisa .

    Que saudades das gestões anteriores que não tratavam o clube como repartição pública.

    Reply
    • Eddie Murphy disse:
      15/09/2017 às 14:55

      Massa cara! Já apareceu?! Agora pode parar de falar merrdda

      Reply
    • Lucas CRF disse:
      15/09/2017 às 14:55

      Kkkk “competente Edmundo santos” o cara sofreu até impeachment, sua bunda tem inveja da sua boca de tanta merda que sai dela

      Reply
      • Márcio "maestro" Araújo disse:
        15/09/2017 às 14:59

        Lembrando que foi graças a Grana de mais uma conquista do nosso saudoso Edmundo, A COPA MERCOSUL.

        Obrigado Edmundo, Marcio Braga pelas dezenas de títulos conquistados.

        E na gestão Bandeira, será que conquistaremos algum título internacional?
        Aposto que não

      • Lucas CRF disse:
        15/09/2017 às 15:03

        Quando vencer a sul americana nós conversarmos

      • Douglas Pedro disse:
        15/09/2017 às 15:07

        Eu vou cobrar tbm.
        Pq já to saco cheio desse boca mole protetor que dá folga pra jogador

      • Lucas CRF disse:
        15/09/2017 às 15:10

        Ok otário

      • Márcio "maestro" Araújo disse:
        15/09/2017 às 15:43

        KKKK
        Ele sabe que não vamos ganhar

      • Márcio "maestro" Araújo disse:
        15/09/2017 às 15:43

        Com esse futebol vencer a Sula?
        Vai mais devagar amigo

      • Lucas CRF disse:
        15/09/2017 às 15:04

        O senhor é um grande comediante, manda seu currículo pro cazalbe que ele te contrata

  • Eddie Murphy disse:
    15/09/2017 às 14:53

    Desses aí só Gignac joga alguma coisa. O resto é cada bonde! Vou te falar! Que reportagem cretina! O dia q um Bale, Iniesta, Rooney for jogar no México, aí vcs fazem uma matéria.

    Reply
    • Vinícius Quintanilha disse:
      15/09/2017 às 18:41

      Vargas e Honda seriam bondes, cara? Podem ser titulares em qualquer equipe do Brasil.

      Reply
      • Eddie Murphy disse:
        15/09/2017 às 22:49

        Vargas talvez. Honda eh lenda. Se fosse o kagawa, do dortmund, ou o okazaki do leicester nao seriam bondes.

  • Lucas CRF disse:
    15/09/2017 às 14:57

    Esse Márcio maestro é um COMEDIA só fala merdaaa, pior que aquele Rafael Mengão

    Reply
    • Eddie Murphy disse:
      15/09/2017 às 14:57

      Quer aparecer. Tem q bloquear.

      Reply
    • Junior Vinicius disse:
      15/09/2017 às 17:37

      Já bloqueei, ele é Corinthiano

      Reply
      • Vinícius Quintanilha disse:
        15/09/2017 às 18:42

        Deve ser o tal do White.

  • Léo Faria disse:
    15/09/2017 às 15:00

    Na matéria sobre a grana do Hernane tem uma galera pedindo sua volta ou a do Love. Juro que fiquei surpreso com tamanho absurdo mas a gira entendi porque querem esses dois medianos de volta. Acham Gignac craque, top,… só podem estar de brincadeira.

    Reply
    • Márcio "maestro" Araújo disse:
      15/09/2017 às 15:01

      Giganac é nota 6.

      Hernanes como goleador é superior ao clodovil peruano do Guerrero, o artilheiro dos gols perdidos.

      Guerrero ganha 1 milhão pra perder gols.

      Reply
      • Cristiano Justus disse:
        15/09/2017 às 15:56

        Gignac é ótimo centro avante, ganha o mesmo salário do guerrero, mas tem q ver que o futebol mexicano é baba, guerrero deitaria e rolava por lá, gostaria de ver o Gignac jogando aqui.

  • Márcio "maestro" Araújo disse:
    15/09/2017 às 15:03

    Daqui a pouco tem Bandeirete aqui falando que o gordo Vizeu é melhor que o Gignac.

    Reply
  • Douglas Pedro disse:
    15/09/2017 às 15:08

    Calma amigos.
    Já tá rolando nos bastidores que Robinho chutado do atlético está vindo pro Flamengo.
    Padrão Rodrigo Caetano

    Reply
    • Pedreiro do Hawaii disse:
      15/09/2017 às 15:25

      Será? Duvido, capaz de ir parar nas sardinhas

      Reply
  • Douglascrf disse:
    15/09/2017 às 15:12

    Ser Famoso é uma coisa ter nivel para jogar no futebol brasileiro é outra, esses ai não pega vaga em nenhum clube grande do brasil ,vao para o futebol do Mexico que paga o mesmo tanto e é bem mais fraco que o brasileiro..

    Reply
    • Junior Vinicius disse:
      15/09/2017 às 17:36

      Será? Não acompanho o futebol mexicano, mas quando eles participavam da libertadores costumavam jogar bem

      Reply
  • Iago Santos disse:
    15/09/2017 às 15:20

    Desses só conheço o Honda e o Gignac
    Parei de dar crédito a matéria quando citou o Kazim..

    Reply
  • Iago Santos disse:
    15/09/2017 às 15:23

    Se esqueceram que o Atlético mineiro trouxe o anelka e o Drogba tá arrebentando no Corinthians.
    Brincadeiras a parte, Botafogo trouxe Seedorf e Flamengo trouxe o Ronaldinho gaúcho, jogadores de nível internacional que não deram certo em seus respectivos clubes.

    Reply
  • Cristiano Justus disse:
    15/09/2017 às 15:44

    Com dinheiro do Narcotráfico fica mole,
    mas falando na realidade, o orçamento do tigres e o gasto com elenco esse ano são bem parecidos com de Flamengo e Palmeiras.. Tigres investiu 60 milhões nessa temporada, Flamengo 58 milhões, Palmeiras já chegou investir 100 milhões em reforços numa só temporada, e o salário do Gignac é exatamente o mesmo do Guerrero, inclusive o flamengo tem mais jogadores ganhando acima dos 500mil que o Tigres., então o problema não é só dinheiro, um pouco é a cultura, o brasil tem mania de fechar os olhos para os estrangeiros de times médios na europa e repatriar brazucas esquecidos por lá, ou contratar jogadores sulamericanos que foram bem em edições da libertadores. outro fator é que o Brasil não é muito atrativo aos olhos Europeus, Mesmo méxico sendo um país mais pobre que o brasil tem indicadores sociais melhores e é mais seguro, proximidade com os EUA tb pode ser um atrativo a mais.

    Reply
    • Galvão Bueno disse:
      16/09/2017 às 00:41

      Tem mais coisas além da cultura. O texto foi muito bem escrito, mas eu acho q ele só faltou falar sobre o calendário absurdo daqui que p/ mim já era p/ ter mudado a muito tempo. Tem que modernizar o futebol e melhorar o calendário faz parte disso.

      Reply
  • Manhaes01 disse:
    16/09/2017 às 00:08

    A galera fica fazendo alusões sem conhecer o México. O pais já paga melhor que o Brasil e que mercados menores da Europa desde 2000 mais ou menos. Eu estive no Mexico algumas vezes, e sempre me perguntei porque tantos craques nos campeonatos de lá, e a resposta foi simples, grana, estrutura e campeonatos competitivos com estádios lotados. O Futebol é um negócio no México muito antes de ser um negócio na America do Sul. Não adianta ficar preso a visões ludicas de times amadores do passado, é estrutura, grana, estádios lotados, visibilidade e projeção….só isso vai atrair craques para o Brasil. Nesse cenário não há espaço para jogar contra Volta Redonda, Bonsucesso e que tais…e nem para os estadiso vazios do brasileirão…

    Reply
  • Digão Fla disse:
    16/09/2017 às 20:56

    Na minha opinião, acho que os empresários de jogadores europeus não vem o Brasil como um mercado “fácil” para se destacar e conseguir um possível grande contrato na Europa, visto que o talento dos jogadores brasileiros é muito maior que em qualquer lugar mundo! O que falta ao futebol brasileiro não é de estrangeiros e sim profissionalismo e responsabilidade. Nosso futebol é o melhor do mundo e nossos dirigentes os piores do mundo (salvo exceções como os nossos). SRN

    Reply

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Na final! Flamengo goleia Peñarol e avança para decisão da Ladies Cup contra o Palmeiras

3

Copa do Mundo de Clubes 2029 pode ocorrer no Catar; Flamengo está classificado

4 1
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

VÍDEO | Lorran e Wallace Yan marcaram os gols do Flamengo em jogo contra o Lausanne

5 5
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Contratações do Flamengo: Boto revela negociação com 3 jogadores

11 2

Bap trata algumas SAF’s como “safadeza”, confirma interesse em Danilo, mas vê outras prioridades

14 4
Brasileirão

Flamengo adquire carga de ingressos para jogo contra a Chapecoense na Arena Condá; veja detalhes

4 2

Preços altos! Chapecoense divulga informações de ingressos para jogo contra o Flamengo, pelo Brasileirão

3 7
Libertadores

Cruzeiro perde mais um titular antes de enfrentar o Flamengo na Libertadores; clube vende Christian por R$ 56 milhões

18 18

Do ‘milagre’ de Gabigol ao tira-teima: Flamengo reencontra River Plate buscando assumir liderança no retrospecto

6
Comentários Recentes
  1. Leandro Martins em Danilo retorna ao Rio após eliminação do Brasil na Copa do Mundo; veja planejamento dos demais convocados

    Péssima atuaçao na Copa. Nao tem mais fôlego. Boto seu filho de uma rapariga, cadê os reforços.

  2. Leandro Martins em Tabu em jogo: Flamengo enfrenta o Lausanne em busca de vitória inédita contra times da Suíça

    Boto cadê os reforços? Cadê o profissionalismo alardeado? Porque a Africa nao é considerada? Acorda seu molenga. Poe-te a trabalhar.

  3. Joãozinho Trepidação em Saiba onde assistir ao jogo do Flamengo x Lausanne Sport durante intertemporada em Portugal

    Qual o horário do jogo?

  4. Eduardo em Daniel Sales tem lesão confirmada e desfalca Flamengo em próximos jogos da intertemporada

    Espero que o Daniel Salles tenha uma breve recuperação e possa tão logo fazer parte do elenco profissional do Flamengo.…

  5. Eduardo em Rossi desmente desejo de sair do Flamengo

    Acho que o Flamengo também deveria dar mais oportunidade para o Andrew. É um goleiro talentoso, mas precisa de ritmo…

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo