Raisa Simplicio: “Seguro e pegador de pênaltis, veja como o contestado Alex recebeu o apelido de Muralha”

Compartilhe com os amigos

Alex Muralha chegou ao Flamengo em janeiro de 2016 após dois anos se destacando pelo Figueirense. Contratado para fazer sombra a Paulo Victor, que atravessava má fase para a médio prazo se tornar o goleiro titular da equipe, ele foi ganhando a confiança dos torcedores e se consolidou na posição em pouco tempo. Suas boas atuações no Brasileirão do ano passado lhe levaram à Seleção Brasileira.

Depois de um ano mágico, 2017 não tem sido agradável para o goleiro que vive a pior fase desde que chegou ao Flamengo. Contestado pela maioria dos torcedores, ele não foi nem confirmado como titular no gol Rubro-Negro para o duelo desta quinta-feira, contra o Cruzeiro, pelo primeiro jogo da final da Copa do Brasil e vê o jovem e inexperiente Thiago ganhar a preferencia da torcida.

Thiago - Flamengo
(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo / Divulgação)
Como se não bastasse, recentemente o jornal EXTRA, estampou em sua capa uma provocação ao goleiro onde dizia que não o chamaria mais pela alcunha de Muralha, devido as últimas falhas do arqueiro na meta Rubro-Negra. O fato do arqueiro não ter defendido praticamente nenhum penalidade desde que chegou ao clube também pesa contra.

Durante a entrevista coletiva desta quarta-feira, após o último treino do Flamengo antes de encarar o Cruzeiro, Rueda falou sobre a situação de Alex Muralha, e disse que o goleiro vem fazendo um trabalho especial na parte psicológica.

Hoje torcida do Flamengo quer ver Muralha bem longe da meta Rubro-Negra, mas nem sempre foi assim. Vale ressaltar que o goleiro ganhou a vaga de titular com total apoio dos torcedores que acreditavam em seu potencial. No Brasileirão de 2016, por exemplo, o arqueiro ficou entre os três que fizeram mais defesas difíceis na competição atrás apenas de Jailson, campeão e Vanderlei,  vice-campeão.

Alex Muralha Atlético-PR Flamengo Brasileirão 11122016

Foram um total de 50 defesas difíceis e 23 defesas delas com o placar empatado em 15 jogos diferentes. Ou seja, defesas que ajudaram o time Rubro-Negro a vencer ou a não perder os pontos na competição.

Em setembro do ano passado, ele recebeu a primeira convocação para a Seleção e o técnico Tite fez questão de exaltar a regularidade do jogador.

“Ele vem fazendo um grande campeonato brasileiro, como já fez no Figueirense. São dois anos mantendo um padrão de atuação. Merece a convocação. A fase do Flamengo ajuda”.

Alex Muralha Brasil 07 10 16
(Foto: Pedro Martins / MoWa Press / Divulgação)

Para mostrar que 2016 não foi um ano atípico na carreira do atleta, em 2015, Muralha foi o quarto goleiro com mais defesas difíceis no Brasileirão. Foram 55, o que foi fundamental para ajudar o  Figueirense a escapar do rebaixamento naquele ano.

Voltando um pouco mais atrás, em 2012, quando recebeu o apelido de Muralha da torcida do Comercial, Alex foi espetacular. Além de ser o principal jogador da equipe, ele defendeu quatro pênaltis no Campeonato Paulista, dois deles em um mesmo jogo, contra a Ponte Preta, em Campinas.

Alex Muralha Bandeirão
(Foto: Arquivo / Comercial)
Leonardo Franco, preparador de Muralha no Comercial, relembrou a fase do arqueiro na época, comentou o carinho da torcida e revelou como ele  recebeu a alcunha.

“Trabalhei com o Alex por uns quatro anos e foi no Comercial de Ribeirão Preto que ele passou a ter maior visibilidade no futebol. Só posso falar coisas boas a respeito dele como pessoa e como atleta e graças as suas ótimas atuações a torcida do Comercial fez até uma faixa para ele o apelidando de Alex Muralha. Ele foi um goleiro muito seguro nesse período. Chegou a pegar dois pênaltis contra a Ponte Preta no mesmo jogo e outras pênaltis em outros jogos, além de salvar várias vezes fazendo defesas cara a cara. Como qualquer goleiro ele também cometeu erros, mas obteve muito mais acertos do que falhas. Me recordo que algumas vezes que perdemos o torcedor ficava irritado e ele, em algumas oportunidades saiu aplaudido de campo. É um goleiro alegre e trabalhador”.

Quando chegou ao Flamengo, inclusive, Muralha ressaltou que gostava do apelido que lhe trouxe sorte na carreira.

“Gosto muito desse apelido, é um apelido forte para um goleiro, mas também me trouxe sorte”.

Por incrível que pareça, a alcunha pode ter se tornado um peso para o jogador devido as cobranças exageradas até dos torcedores e apesar de passar por uma fase não tão boa, Muralha é um goleiro com histórico de confiança embaixo das traves e o mesmo torcedor que hoje pede a sua saída já vibrou e muito com suas defesas. Faz parte do futebol.

Fonte: Raisa Simplicio | goal.com

 

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • O Comercial te espera de braços abertos…
    Se joga!

  • *Alex Santana

  • Nunca me enganou.. já estreou tomando gols fáceis e sempre saiu mau do gol. Os próprios jornalistas contestavam sua convocação.

  • Ligo na fox nesse exato momento, e eles me dizem que Cuellar é dúvida, com possibilidade clara do Márcio Araújo de ir pro jogo.

    Alguém pode me tranquilizar, ou já posso ver o jogo dentro do hospital?

    • vai indo para o hospital que é a melhor opção no momento

    • Ruan,

      Nem São Judas Tadeu ajuda nessa hora…. he he he

      O Ednei deve estar em festa!!

      SRN

      • Imagina ele reunido com os amigos.
        Cerveja gelando.
        Márcio Araújo anunciado como titular.
        Ednei fica em festa.

        Os amigos começam a bater nele, até por que não há amizade que supere essa perebice.

      • Pelo contrário: dada as mudanças táticas feitas pelo o Rueda, seria mais interessante o Cuellar ao invés do M. Araújo. No entanto, acho que o time certamente irá partir para cima e o nosso técnico está preocupado com as sobras de bola e as possibilidades de contra-ataques. Em suma: os laterais devem subir mais e o M. Araújo deve fazer a cobertura… &;-D

        • Como diria o Galvão:

          Haja coração.

          Aliás, até o Galvão não segurou a língua no JN para falar do MA como titular he he he

          Vamos torcer!!

          SRN

  • Goleiro fraquíssimo para um time que almeja o topo. Serve para XV de Piracicaba, Comercial, Madureira, ìbis… Ele não se esqueceu de ser bom goleiro, na verdade, conseguiu enganar os trouxas devido sua alcunha.

  • ele pegou quatro penal e lhe renderam o título de muralha, o que dizer então do Diego Alves rsrs sei que se esforçaram para amenizar a atual situação do arqueiro, mas isso é inutil, ele é ruim e ponto final

    • Daniel,

      O DA é o DA China he he he.

      SrN

      • kkkkkkkkkk

  • Como aconteceu com o Léo Moura e o Juan, o Muralha após a convocação, se perdeu no sucesso.

  • Flamengo atualmente é um cemitério de goleiros.

  • Cobrança exagerada? Sério?

  • A questão é que ele é muito pouco cobrado durante os treinos e isso reflete nos jogos.
    Baseando nos treinos que a FLATV disponibiliza, até eu me sentiria um baita goleiro. É só recuo de bola!
    Enfim, independente se o Muralha será titular ou não, temos que apoiá-lo o jogo todo!
    A pressão já é enorme por ser uma final, então não podemos criar mais pressão ainda nos nossos atletas!

  • Resumindo, o jogador teve uma queda de rendimento graças ao preparador de goleiros que nao vem fazendo um bom trabalho, mas que o RC defende com unhas e dentes.
    É uma logica simples, ou o jogador é ruim ou nao esta tendo os treinamentos inadequados, até um “Cego” consegue enxergar isso, menos RC e o Vice de futebol.
    Um exemplos simples é a seleção brasileira, que com o DUNGA como técnico nao passava confiança nenhuma, porem com a troca do treinador, mudou totalmente de patamar, sem falar que joga com praticamente os mesmos jogadores.

    • O treinador é fraco mesmo, mas nada justifica tamanha falhas, aquele chute contra o Paraná até eu pegava, pra mim o problema é extra campo, o Muralha não devia ser chamado nem de profissional.

    • ele pegou quatro penal e lhe renderam o título de muralha, o que dizer então do Diego Alves rsrs sei que se esforçaram para amenizar a atual situação do arqueiro, mas isso é inutil, ele é ruim e ponto final….preparador de goleiro do Comercial é melhor que o do flamengo? o sistema de informação, a academia é melhor que o do comercial? cara o alex é ruim, pegou cinco penal em toda carreira…e nunca foi um goleiro seguro, tite acompanhou o cara por dois anos; porque não o levou para o corithians, na mesma época em que o Cássio era reserva do Walter, e o Corinthians atrás de um goleiro? e que comparação pifia essa do Dunga com Tite!

  • Isso talvez prove a hipótese de que o problema não é o Muralha ou o Tiago ou mesmo o Diego, mas sim a forma condescendente e de baixíssima intensidade com a qual o Flamengo aborda o treinamento dos seus goleiros… Com a palavra o nosso VP de Futebol, EBM!

    • Pode até ser o preparador de goleiros o principal responsavel, porém muralha não está ajudando. Abrir a barreira na cobrança de falta foi um ato irresponsável, pois ele não conhecia o batedor para tomar tal atitude. Desafiar o batedor tirando a barreira é coisa de pela da.

  • O problema é o preparador de goleiros

Comentários não são permitidos.