Relembre histórias do último título do Flamengo pela Copa do Brasil

Compartilhe com os amigos

Nesta quinta-feira (7), o Flamengo volta a disputar uma final de Copa do Brasil após quatro anos. Na última vez, a campanha rubro-negra foi repleta de histórias e curiosidades, que no final foram coroados com o título conquistado no Maracanã, até hoje o título mais importante da gestão Bandeira de Mello.

Foi o primeiro ano da diretoria que perpetua no rubro-negro até hoje. O ano, que começou como cortes de gastos e saída de jogadores como Vágner Love e Ibson, colocou um ponto de interrogação sobre como seria o fim da temporada rubro-negra.

O globoesporte.com conversou com alguns personagens marcantes da campanha do título.

Hernane

Do mistério de Mano à fé do Brocador: os causos do tri do Fla na Copa do Brasil 2013

Artilheiro do Flamengo e do Brasil na temporada, o “brocador” foi peça crucial no time para a conquista da competição. Na véspera do jogo contra o Botafogo pelas quartas de final, em que o atacante marcou três vezes, ele teve insônia e foi ao banheiro cinco vezes, até parar de frente pro espelho e rezar.

– No dia seguinte, sem falar com a missionária da minha igreja, a moça me ligou e disse para mim que Deus ia confirmar tudo que eu tinha pedido na minha oração. Eu estava ansioso. Lembrei de quando fui (visitar o Maracanã) aos 15 anos e do meu pedido a Deus: “Um dia vou estar aqui, o estádio vai cantar meu nome e vou ser ídolo aqui” – contou Hernane.

Saída de Mano

Mano cabisbaixo no Fla: após deixar o clube, foram cinco confrontos, com um empate, três vitórias do Fla e uma do Corinthians de Mano, em 2014 (Foto: Dhavid Normando / Agência Estado)

O atual técnico do Cruzeiro comandou a equipe da Gávea até o confronto contra o próprio time celeste, nas oitavas da competição. Pouco tempo depois ele pediu demissão. O Motivo? Muita gente ainda desconhece.

A saída do treinador causou um embalo na equipe, que a partir disso se uniu ainda mais na caminhada para a taça.

Segundo a reportagem, logo após a saída de Mano, os dirigentes do Flamengo convocaram uma reunião. No Ninho do Urubu, o vice de futebol Wallim Vasconcelos, o diretor Paulo Pelaipe e o treinador interino Jayme de Almeida marcaram presença.

Nela foi levado um texto de um jornal que fazia várias críticas ao time, o que serviu de munição. A conversa foi em tom de incentivo. Elias, um dos líderes do time, pediu maior dedicação a todo grupo.

Presente para Léo Moura

Hernane reverencia Léo Moura: baiano deu pênalti de presente para capitão do Flamengo completar a goleada sobre o Botafogo (Foto: Reprodução / Instagram)

A vitória de 4×0 sobre o Botafogo aconteceu no dia do aniversário de Léo Moura, na época o capitão do Flamengo. De presente, o lateral recebeu a bola de Hernane para cobrar o pênalti que fechou a goleada. A promessa do Brocador já havia sido feita no almoço.

– O seu presente te dou à noite.

Hernane contou sobre o momento que deu a bola ao Léo Moura

– O Paulinho lembrou do aniversário do Léo. Fui até ele e dei a bola: “Seu presente. Faz e me abraçar”. Foi um momento que ele ficou muito emocionado. Ele me abraçou e me agradeceu bastante. Bastante mesmo. Isso ficou marcado na minha carreira e acho que na dele também.

Briga por Carlos Eduardo

Vice de futebol no segundo mandato de Bandeira, Godinho era nome influente dentro da diretoria do Flamengo (Foto: Gilvan de Souza)

Carlos Eduardo não teve uma boa passagem pelo Flamengo. O gol marcado no jogo de ida contra o Cruzeiro, que deu a possibilidade do Flamengo passar na volta ganhando por 1×0, é a única lembrança feliz que os rubro-negros tem do jogador.

De acordo com o GE.com, o jogador quase não veio ao clube. O motivo do Flamengo ter investido no atleta foi porque o Fluminense também o queria, e meses antes o Fla já havia perdido Wellington Silva para o rival.

Quem brigou para que o Fla aumentasse a proposta pelo atacante foi Flavio Godinho, ex-presidente de futebol do clube.

Descoberta de Paulinho

Resultado de imagem para paulinho flamengo

Paulinho foi um dos destaques do Flamengo na campanha. Ele chegou vindo do XV de Piracicaba e foi descoberto graças ao ex-dirigente Paulo Pelaipe, que assistiu a uma partida do jogador contra o São Paulo.

Com muitos dribles, jogadas individuais e velocidade, Paulinho logo se destacou no Mais Querido e virou titular absoluto.

 

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Bem, amanhã infelizmente não estarei no maraca…nem sei qual foi a ultima vez que perdi uma final do mengão…mas estarei com meu filhote de 8 meses onde ele vai assistir um bom jogo do mengão. Estou aqui para fazer um apelo…se anunciarem o “muralha”…por favor nada de vaias…não joguem contra…assim a torcida não vai prejudicar o Muralha, mas td o time. Mesmo com todas ressalvas…não precisam aplaudir o puxar o nome do cara…porém não vaiem. Já disse aqui umas 3 dezenas de vezes…que meu maior problema hj com nossa grande torcida …é que de x em quando nossa torcida vaia jogador no telão da apresentação. Não importa o jogador …isso é inadmissível. Isso é pequenez. Amanhã é dia de apoio incondicional…

  • Nossa mano, sonhei que fui ao Maracanã com meus pais, foi incrível. Mas o mengão perdeu pro cruzeiro. Isso não pode acontecer não.

    • Isso é sonho não rapá…é pesadelo (rs)…saravah 3x.

      • Kkkkk. Põe pesadelo nisso.

Comentários não são permitidos.