Nesta quinta-feira (7), o Flamengo volta a disputar uma final de Copa do Brasil após quatro anos. Na última vez, a campanha rubro-negra foi repleta de histórias e curiosidades, que no final foram coroados com o título conquistado no Maracanã, até hoje o título mais importante da gestão Bandeira de Mello.
Foi o primeiro ano da diretoria que perpetua no rubro-negro até hoje. O ano, que começou como cortes de gastos e saída de jogadores como Vágner Love e Ibson, colocou um ponto de interrogação sobre como seria o fim da temporada rubro-negra.
O globoesporte.com conversou com alguns personagens marcantes da campanha do título.
Hernane
Artilheiro do Flamengo e do Brasil na temporada, o “brocador” foi peça crucial no time para a conquista da competição. Na véspera do jogo contra o Botafogo pelas quartas de final, em que o atacante marcou três vezes, ele teve insônia e foi ao banheiro cinco vezes, até parar de frente pro espelho e rezar.
– No dia seguinte, sem falar com a missionária da minha igreja, a moça me ligou e disse para mim que Deus ia confirmar tudo que eu tinha pedido na minha oração. Eu estava ansioso. Lembrei de quando fui (visitar o Maracanã) aos 15 anos e do meu pedido a Deus: “Um dia vou estar aqui, o estádio vai cantar meu nome e vou ser ídolo aqui” – contou Hernane.
Saída de Mano
O atual técnico do Cruzeiro comandou a equipe da Gávea até o confronto contra o próprio time celeste, nas oitavas da competição. Pouco tempo depois ele pediu demissão. O Motivo? Muita gente ainda desconhece.
A saída do treinador causou um embalo na equipe, que a partir disso se uniu ainda mais na caminhada para a taça.
Segundo a reportagem, logo após a saída de Mano, os dirigentes do Flamengo convocaram uma reunião. No Ninho do Urubu, o vice de futebol Wallim Vasconcelos, o diretor Paulo Pelaipe e o treinador interino Jayme de Almeida marcaram presença.
Nela foi levado um texto de um jornal que fazia várias críticas ao time, o que serviu de munição. A conversa foi em tom de incentivo. Elias, um dos líderes do time, pediu maior dedicação a todo grupo.
Presente para Léo Moura
A vitória de 4×0 sobre o Botafogo aconteceu no dia do aniversário de Léo Moura, na época o capitão do Flamengo. De presente, o lateral recebeu a bola de Hernane para cobrar o pênalti que fechou a goleada. A promessa do Brocador já havia sido feita no almoço.
– O seu presente te dou à noite.
Hernane contou sobre o momento que deu a bola ao Léo Moura
– O Paulinho lembrou do aniversário do Léo. Fui até ele e dei a bola: “Seu presente. Faz e me abraçar”. Foi um momento que ele ficou muito emocionado. Ele me abraçou e me agradeceu bastante. Bastante mesmo. Isso ficou marcado na minha carreira e acho que na dele também.
Briga por Carlos Eduardo
Carlos Eduardo não teve uma boa passagem pelo Flamengo. O gol marcado no jogo de ida contra o Cruzeiro, que deu a possibilidade do Flamengo passar na volta ganhando por 1×0, é a única lembrança feliz que os rubro-negros tem do jogador.
De acordo com o GE.com, o jogador quase não veio ao clube. O motivo do Flamengo ter investido no atleta foi porque o Fluminense também o queria, e meses antes o Fla já havia perdido Wellington Silva para o rival.
Quem brigou para que o Fla aumentasse a proposta pelo atacante foi Flavio Godinho, ex-presidente de futebol do clube.
Descoberta de Paulinho
Paulinho foi um dos destaques do Flamengo na campanha. Ele chegou vindo do XV de Piracicaba e foi descoberto graças ao ex-dirigente Paulo Pelaipe, que assistiu a uma partida do jogador contra o São Paulo.
Com muitos dribles, jogadas individuais e velocidade, Paulinho logo se destacou no Mais Querido e virou titular absoluto.
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Provocação ficou visível por pouco tempo, mas viralizou nas redes sociais O Flamengo entrou para…
Léo Moura gostou a escolha por Filipe Luís como treinador do Flamengo Filipe Luís foi…
Ver comentários
Nossa mano, sonhei que fui ao Maracanã com meus pais, foi incrível. Mas o mengão perdeu pro cruzeiro. Isso não pode acontecer não.
Isso é sonho não rapá...é pesadelo (rs)...saravah 3x.
Kkkkk. Põe pesadelo nisso.
Bem, amanhã infelizmente não estarei no maraca...nem sei qual foi a ultima vez que perdi uma final do mengão...mas estarei com meu filhote de 8 meses onde ele vai assistir um bom jogo do mengão. Estou aqui para fazer um apelo...se anunciarem o "muralha"...por favor nada de vaias...não joguem contra...assim a torcida não vai prejudicar o Muralha, mas td o time. Mesmo com todas ressalvas...não precisam aplaudir o puxar o nome do cara...porém não vaiem. Já disse aqui umas 3 dezenas de vezes...que meu maior problema hj com nossa grande torcida ...é que de x em quando nossa torcida vaia jogador no telão da apresentação. Não importa o jogador ...isso é inadmissível. Isso é pequenez. Amanhã é dia de apoio incondicional...