Salvem o Brasileirão!

Compartilhe com os amigos

Saudações Nação Rubro Negra e amantes do futebol

O Campeonato Brasileiro deste ano se encaminha para ser o pior brasileirão dos últimos anos. Os clubes sem interesse em jogar a competição, dão prioridade a campeonatos internacionais e mata-mata, deixando assim aquele que já foi considerado o mais difícil do mundo, totalmente sem graça.

Já estamos na 24ª rodada e até agora pouca coisa tem mudado na parte de cima da tabela. O  Corinthians já voltou ao seu estado normal de espirito, mesmo assim os times mais próximos que poderiam ainda brigar pelas primeiras colocações simplesmente não conseguem sair do lugar. A verdade é que o nível técnico do brasileirão está muito ruim nos últimos anos e muito além do mínimo esperado.

Os culpados disso, além dos velhos problemas crónicos do futebol brasileiro como, calendário, arbitragem, federações e CBF, são também os próprios clubes, exemplo do Grêmio, 2º colocado, não conseguiu aproveitar as diversas oportunidades por conta dos tropeços do Corinthians, e jogando com times alternativos por conta de outras competições, não conseguiu encostar no líder, conseguiu perder para o Vasco jogando sem torcida. Santos e Flamengo também, com chances de encostar mais na parte de cima conseguiram perder para o limitado Botafogo, ambos por 2 x 0, modificando assim em completamente nada, a diferença para o líder, um campeonato morto, ainda no começo do segundo turno.

Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG e Santos, atuam como coadjuvantes, sem grandes pretensões, aparentemente nada além do necessário para abafar o caos para as eliminações vergonhosas de ambos na libertadores, exceto Santos até aqui. O Corinthians pode conseguir ser campeão por abandono de competições de seus adversários, que não conseguem ameaçar a já em queda campanha do time paulista, já que todos eles eram tidos como favoritos e com melhores elencos.

É claro que um fator importante é que desses times, concidentemente o Corinthians foi o que menos disputou outras competições, podendo sempre utilizar o elenco full power, sem desgastar o time titular, mas aqueles com elencos melhores e que gastaram fortunas para ter um banco de luxo não eram para estarem melhor? A resposta pode estar no calendário de jogos, que simplesmente não deixa tempo para treinos, mesmo de times alternativos, nem para inscrição de jogadores recém contratados em janelas de meio de ano, como vemos no Flamengo.

A CBF terá que repensar uma forma de se adaptar ao novo calendário, para melhor trabalhar com as competições que duram quase o ano inteiro, sem tornar o brasileirão em algo chato como vimos esse ano, quase um estadual, sem graça, sem apelo de público, sem expectativas, sem competitividade.

Mas pensar em contar com a CBF para melhorar o futebol é pedir para tirar leite de pedra, é torcer para que os clubes consigam se adaptar aos novos formatos e calendário e torcer para que ainda exista salvação para o futebol brasileiro, e que os deuses do futebol nos ajude!

Twitter… Siga-me os bons! 

Matheus Gonzaga. SRN!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Se vc perguntar pros 20 times do brasileiro qual a principal competição, aquela que se ele só pudesse escolher 1 pra ganhar, qual escolheria, teriam inúmeras possibilidades de respostas diferentes… Dentro de um mesmo time, não seria consensual a escolha da prioridade. Ou seja, mesmo onde tem planejamento, ngm sabe dizer qual o principal torneio. E num Brasil onde as pessoas criaram o hábito de só valorizar um torneio que encaminha pra algo maior, esquecendo um pouco a essência do título pelo título, a não linearidade das competições acaba que transforma estaduais inúteis para os times com divisão, brasileiro mais valorizado como uma seletiva da libertadores que como um título, regionais inúteis, a dificílima libertadores como uma obsessão e sulamericana e copa do Brasil como brindes, prêmios de consolação.

    O que falta hj é uma liga pra estipular as prioridades e tratar dessas questões em grupo.

  • Acho que o brasileiro continua disputado, mas na verdade es
    OBS: Coluna muito mal escrita!!!

  • Tá chato demais… Acho melhor fazer excurssões em vez de perder sócios… Meu time decepcionou… Não jogou nada futebol… Tá chato ser torcedor.

  • De todos os exemplos, acho o do Grêmio o mais gritante, mesmo levando-se em conta a disputa da Libertadores, não foram poucas as “oportunidades” que o SCCP tem dado, e mesmo assim não foram aproveitadas. Claro que se fosse o CRF nesta situação, em primeiro, e sem uma maior ambição dos concorrentes, estaria adorando; mesmo assim acho a discussão proposta no texto bem válida.
    SRN

  • Seguirá assim caso algum time dispare igual curica este ano.

  • Todos ja sabem como melhorar, acabar com o câncer dos estaduais, mas as federações não largam o osso e a cbf usa as federações para seus politicos se perpetuarem no poder

  • Engraçado, e quando o flamengo usa seu elenco pra disputar todas as competições vem jornalistas, comentaristase a propria torcida enxer o saco falando que o RUEDA esta perdido no comando da equipe.
    Se usasse o mesmo time todos os jogos, sofreria com o desgaste fisico e perderia desempeno. O flamengo era um time que podria estar brigando pelas tres competições tranquilamente, pois tem um elenco bom pra isso, mas A falta de cobrança da diretoria, a falta de vontade dos jogadores e principalmente, a falta de chutar a gol nos jogos faz com que o time nao tenha resultados favoraveis.
    COrinthians é isso dai, um time totalmente previsivel, sem elenco e que nao brigaria por titulo se os outros times tomasse vergonha na cara e disputasse o brasileirão com seriedade.

Comentários não são permitidos.