Sobre torcedor modinha, nutella, raiz…

Compartilhe com os amigos

Virou mania, mito, história, motivo de debate e questionamento, uma discussão rasa e infeliz sobre o tipo de torcedor que vai ao estádio atualmente, e com isso começam a surgir nomes com intuito de rotular os mesmos: modinha, “nutella”, raiz e etc.

Fica claro que a modernização é um processo irreversível, e com ela uma avalanche de novas tendências e informações que influenciam e ditam um pouco do ritmo da sociedade contemporânea, e nela estão inclusos os torcedores.

Também é evidente que a atual conjuntura esportiva e econômica alterou o perfil dos torcedores que frequentam os estádios atualmente. Hoje, os preços dos ingressos iniciaram uma subdivisão em quem pode ou não ir à determinados eventos, assim como a situação social, que fez com que quem tivesse mais poder aquisitivo tivesse prioridade no acesso à esses eventos.

O fato é que essa nova conjuntura trouxe aos estádios torcedores mais conectados, mais antenados, e talvez menos passionais e mais analíticos. Isso não restrito a apenas uma torcida, mas à todas as torcidas do brasil. Assista a um jogo pela televisão de qualquer clube brasileiro, e no momento em que a câmera focar na torcida, procure observar a quantidade de torcedores que estarão com seus telefones nas mãos.

Virou tendência! Em qualquer lugar, na rua, na escola, no hospital, no ônibus, no carro, na igreja, no pagode, no baile… Onde você for, vai ter gente com celular na mão, fazendo live, fazendo selfie, teclando, conversando, compartilhando.

A necessidade de compartilhar o momento, a informação, a imagem que está se vendo, tornou-se um vício, e nós nos tornamos escravos dele. Claro, essa possibilidade aproximou o mundo, as experiencias, as expectativas, mas desligou um pouco o espectador do seu objetivo principal: Viver aquele momento.

Não são torcedores modinhas ou “nutellas” x torcedores Raiz. É a questão de entendermos que os tempos mudaram, mas certas coisas não podem mudar. Viver aquele momento de forma intensa, como se fosse aquela a última oportunidade de dar a sua contribuição para mudar o ambiente é o que fica para sempre na sua história.

Não é motivo de divisões, e sim de adaptação. Aos mais extremistas, entender que nem todos pensam iguais a vocês, aos mais flexíveis, entender que existem coisas que podem esperar para serem compartilhadas.

A torcida do Flamengo sempre foi o 12º jogador, e isso não pode mudar. Com o telefone ou não na mão, ali, somos parte importante do espetáculo, seja para amedrontar o adversário, para inspirar os jogadores, para criar uma atmosfera incomparável, ou até para colocar a bola para dentro do gol com as energias emanadas, como fizemos no gol do Pet e no gol do Elias.

A torcida do Flamengo sempre foi, é e sempre será, um show a parte! Quem nunca teve a oportunidade de assistir ao espetáculo que ela cria em grandes jogos do Flamengo, perdeu uma das maravilhas do mundo contemporâneo. E ela, é composta por torcedores de todos os tipos, classes, raças, cores e credos. E não à toa, é conhecida como a magnética.

Portanto, repito, não são torcedores modinhas ou “nutellas” x torcedores Raiz, são torcedores do Flamengo. Cada um deve respeitar o direito do outro de como quer viver aquele momento. E ali, mais que compartilhar o momento, é importante vivê-lo. Mais que criticar o outro, o importante é apoiar, mais que pensar em si, ali só temos um objetivo: Ver o Flamengo vencer!

Somos mais que isso. Somos a maior torcida do mundo. Somos patrimônio cultural do Rio de Janeiro. Somos Flamengo.

SRN!

Jerônimo Simeão Júnior

#ColunaDoJJ

Concorda ou Discorda? Comente, cornete e se gostar Divulgue! Ah! e se quiser saber mais sobre o Mengão segue lá no Twitter ! É Mengão 24 horas por dia!

 

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Os episódios de quarta mostrou como certos torcedores agem ao tentar entrar sem ingresso e promover toda a baderna que vimos inclusive os de raiz que fazem parte da organizadas. Aliás foi criado este paradoxo que só pobre pode torcer e que os Playboys nao (vimos muitas derrotadas dentro do antigo Maracanã com esta dita torcida que apoia e sabe torcer várias vezes também) este chororó de deve a muitos que querem está lá todos os jogos pois que se acostumm esta mudança veio pra ficar.

  • Por que me censuras? Minha palavras o fazem se sentir burro? O que é? Larga de ser maricas e vira homem para discutir como tal. Censura é a atitude do covarde, artimanha do débil que se esconde atrás de uma falsa sensação de poder. Atitude de quem se borra porque sabe que não pode encarar. Tome vergonha na sua cara e não faça mais isso. Se você tem algo melhor a dizer, vem até a mim e não aja como um rato. Spam é o c*ralho! Sejam machos para dizer a verdade. Toda às vezes que sento a bordoada na diretoria do Flamengo™ acontece a mesma coisa: censura escrota. Como vocês tẽm a ousadia de atacar a liberdade de expressão dos outros, pois morrem de medo de perder as bocadas na Gávea, é ou não é??? Que vergonha! Que falta de entendimento do que é uma democracia. É por esse tipo de coisa que esse país anda assim. São esses tipos de atitudes mesquinhas que fazem tudo nesse mundo uma bosta!

    “Cada um deve respeitar o direito do outro de como quer viver aquele momento.”

    Não concordo contigo em gênero, número e grau, Jerônimo. O lema não é “tudo pelo Flamengo, nada do Flamengo”? As pessoas querem ir ao estádio, onde existe uma “etiqueta rubro-negra” preestabelecida, para se concentrarem em seus próprios umbigos? Isso não é a essência rubro-negra. Na verdade, é a essência do egoísmo, a do ‘eu’ em primeiro lugar, pois, o momento que EU VIVO, se tornou mais importante do que o que interessa para o bem coletivo do Flamengo – que nos fez ser o somos (fomos).

    Não há o que discutir. Tentar abrigar um comportamento apático e voltado para o próprio ego seria o suicído de nossas tradições, das idéias que englobam o termo SER RUBRO-NEGRO. Ao validar tamanha discrepância para com nossas tradições como legítima, você acabará ferindo nossas vocações e decretando de uma vez por toda a morte do torcedor que é tão merecedor quanto qualquer playboy e patty que ali tristemente não torcem para o Flamengo, mas unicamente para poder saírem dali com um sorriso
    no selfie depois de, deixe-me ver, mais um vitória qualquer. O Flamengo é de todos. É um absurdo conceber que apenas um bando de mimados, que pouco fizeram para tornar o Flamengo, Flamengo, e que já possuem muitos privilégios em uma sociedade podre de injusta como é a brasileira, são os únicos a desfrutarem do Time in loco (e como desfrutam mal!).

    Torcer para o Flamengo não é desfile de moda ou ensaio fotográfico. Maluco tem
    que meter isso na cabeça se quiser resgatar nossas tradições das mãos de elitistas que tomaram o nosso Mengo de assalto para si próprios. Para tal finalidade, nos venderam sonhos que nunca poderiam cumprir. Estão sangrando o Flamengo sob as juras que sempre e sempre haverá a troca de nossas essências por algo grandioso, maior ainda que o próprio. Utilizam-se de nossa sede de glórias para enfiar suas filosofias dinheristas goela abaixo da Nação. Fomos convencidos de que era preciso afastar o pobre rubro-negro de sua paixão para que os ricos salvassem o Clube. Fomos empulhados, cercados por um engodo sórdido que covardemente fez promessas mentirosas como qualquer político larápio faria: promessa de um futuro melhor. Então, esse torcedor nutella desalmado, despido dos dotes do Flamengo, é um tipo de by product (subproduto) de um corrente elitista que só pensa o Clube para si própria, que
    exclusivamente o remodela com as suas perspectivas e concepções de vida e
    mundo.

    É por isso que o torcedor nutella, um ser egoísta e oportunista, se instalou em lugar que não só lhe é de direito, mas que TAMBÉM, infelizmente, lhe é de direito. Não que eu queira castrar os direitos dos outros. Gostaria que essas pessoas se enxergassem como os seres insuficentes que são para, então, mudar de postura e pararem de tentar expandir seus rabos. Saber que ali tem que ser compartilhado e que eles já chegaram tomando tanto os lugares ao lado da janela, quanto os assentos às margens do corredor. Chegaram e dominaram para fazer uso do Flamengo como bem lhes intendem. E o Flamengo, está fazendo uso dele? Dinheiro, dinheiro, dinheiro, dinheiro, dinheiro e mais dinheiro, dinheiro…

    A alcunha justiceira de ‘nutella’ ou ‘modinha’ é uma maldição lançada pela parte modesta da Nação. É justa e pertinente. Que engasguem-se com suas nutellas, sucrilhos, leite de pêra, granola com frutinhas silvestres no George e seus milhões. Flamengo nunca fará
    valer seu porte de Maior do Mundo quebrando com nossas tradições. Mas, sim, o fará ampliando o conceito de suas tradições. Digo há muito tempo, com esses playboys fazendo esse trampo de descaracterização do Clube, que já se encontra em ação e a todo vapor, esquece brother! Vamos nos metamorfosear para ser sempre mais do mesmo. Um clube rico qualquer…

    Mengo Sempre

    • Fla Master, não houve censura ao seu comentário, pelo contrário, gostei muito! Tens um ângulo de visão diferente, mas muito interessante! Acho que pelo número de caracteres, o WordPress entende que seja spam. Fique a vontade para comentar meu amigo. O espaço é democrático e as opiniões sempre são bem vindas!

      • Jerônimo, primeiramente, acho que eu me exaltei um pouco com meu comentário, e por isso peço desculpas e irei apagá-lo (a parte que dei uma engrossada desnecessária. Mais uma vez, foi mal, brother!). Sou fã do CF e adoro meus parças daqui, mas é que às vezes a minha e outras vozes têm sido caladas com esse crime contra a liberdade de expressão chamada ‘spam’. Agora, que você me provou que não são vocês que tentam calar algumas vozes, eu já não sei mais o que se passa. Não é pela quantidade de caracteres, mas isso sempre me parece estar relacionado com o conteúdo, com o teor de críticas, de meus texto e de alguns de meus colegas.

        Eu sou homem de opiniões fortes e acredito que isso pode incomadar a quem critico. Não sei a respeito dos quês que permitem com que esse instrumento de censura seja usado, mas desconfio que há ‘patrulheiros’ pagos para defender interesses de uma terceira parte.

        Isso não é conspiração, mas sim fatos. Eles existem e estão em toda parte. Por exemplo, os partidos e organizações de esquerda do mundo inteiro utilizam-se de seus serviços sujos. Outro exemplo, são pessoas que se dedicam a difamar ao Flamengo 24 horas por dia. Obviamente, são vagabundos pagos (muito provavelmente por gente ligada a grobo, cbf, ferj e pessoas influentes no vasquinho, corinthians, foguinho entre outros, mas alguém tem que pagá-los e estes são os usuais suspeitos).

        Não descarto a possibilidade de ser serviço da Discuss, organização nada confiável que esta ligada a Ford Foundation – coisa do mal mesmo!

        Obrigado, brother. Aproveitando o ensejo, vejo que a qualidade de seus textos tem melhorado bastante sempre e sempre. Parabéns, isso é um sinal que você é um homem inteligente e procura fazer sempre o melhor. Admiro muito isso!

        Muita saúde para esse molecão na sua foto de perfil. É seu filho?

        Abraço e SRn

        • Tranquilo Brother, em nome do Coluna posso te garantir que não há esse tipo de censura, pelo contrário, as opiniões sembre são bem-vindas, independente se concordam ou não com a opinião do colunista.

          Obrigado pelo feedback, sobre meus textos. Estou sempre buscando melhorar e esse tipo de comentário é importantíssimo para isso!

          E sim! Esse é o Gui, meu filho e maior presente que Deus me deu! Ah e já é Flamenguista, inclusive sabe cantar o hino do Flamengo! rsrsr

          Grande abraço! SRN!

  • Ficou doído, mas a verdade é que nutellou e não tem como dizer q não. É vergonhoso e da pra ver inclusive nos comentários do site

  • Torcida do Flamengo se acostumou a torcer para time ruins, só apóia jogadores folclóricos, torcida acéfala manipulada por esses bloqueguisinhos de merda e imprensa Paulista q colocou um favoritismo no Flamengo no início do ano só para desestabilizar o time.Torcida q pega no pé de 80% dos jogadores do elenco não pode se gabar de nada!

  • Só 3 frases resumem o que eu penso.
    “Correlação não é causalidade”
    “A entrega do time é que dá vontade de torcer. Quanto mais dedicado e batalhador for a pessoa, mais nós torcemos pela vitória dela”

  • NA REALIDADE O TIME DO FLAMENGO E UM TIME NUTELLA!! BANDO DE MOÇAS

  • Time jogou no padrão ZR. Mas sabíamos que isso uma hora ia acontecer. Rueda testou alguns pq pretende priorizar sul americana e copa do Brasil. Bom que ele conheça mesmo o elenco para preparar dispensas e indicar contratações. Não tem como testar se não puser pra jogar. Infelizmente alguns desaprenderam de jogar ao chegar no Fla ou já vinham mal mesmo e apostamos errado. Eu penso que um volante, um zagueiro e um le tops resolverão p 2018, mas não pode ser aposta nem qualquer um. Se conseguir a vaga da liberta na Copa do Brasil, poderia sim utilizar o resto do brasileiro como laboratório.

  • Esses jogadores tbm nao ajudam muito,aquela raça singular que o Flamengo tem em seu dna sumiu com esses jogadores superestimados e blindados pela diretoria…ja vi muito elenco perebento no fla jogando com uma raça surreal e detalhe salários atrasados vários meses. Nesse momento colocar a culpa na torcida é covardia, não foi só a torcida do Flamengo que mudou Palmeiras e Corinthians tbm mudaram muito por causa dos valores de ingressos que são altíssimos.

  • Esse sim foi um texto raiz! Parabéns!

  • Boa análise…

  • O problema é que ir ao estádio hj virou status…
    Se fosse arquibancada de concreto,geral e do seu lado tivesse o torcedor desdentado,ninguém estaria querendo compartilhar nada,estaria torcendo e no gol abraçaria o desdentado… ninguém saberia…infelizmente,futebol mudou muito,já não é mais a diversão do pobre…pra ver o jogo na tv,tem que ter ppv,a quanto tempo a globo não mostra um clássico carioca as 16:00 pra todo Brasil? Todos são marcados pras 18:00…

  • A muito tempo vem acontecendo isso, me lembro de um jogo contra os gambás no maraca, os curitianus ”calaram” a nossa torcida. Entre outros jogos passados, o mais recente foi esse contra o Cruzeiro. Basta tomar um gol que sentimos o baque e paramos de apoiar. Vejo a torcida dos gambas e dos porcos apoiam até o final do jogo mesmo que estejam perdendo estão lá cantando e apoiando, são mais fanáticos do que nós!

    • “calaram” foi em uma parte do jogo. Acontece que dão muita ênfase a essa parte do jogo.
      Percebi no jogo contra o botachoro (2º jogo da semifinal), que eles estavam em silêncio desde o início do jogo. E fiquei acompanhando o relógio. E a torcida gritando o tempo todo. No minuto 22, quando a torcida do Fla diminuiu eles começaram a gritar e a tv deu ênfase a torcidinha da kombi.

      O que as torcidas tão fazendo, não é rivalizar, mas esperar o momento que a torcida diminui ou para pra poder ficar em evidência. Todas as vezes que a torcida do Fla cantou, todos os rivais ficam em silêncio.

      Sobre o gol do Cruzeiro, a torcida não ficou triste pelo gol feito pelos caras. A torcida ficou perplexa e incrédula de como num jogo tão importante, um jogador do clube comete uma falha tão infeliz que nem sequer teve forças pra continuar o apoio. Se sua opinião e de muitos outros fosse totalmente verdadeira, ano passado, na onda “cheirinho”, a torcida também ficaria calada. E isso não aconteceu, mesmo com o time itinerante pelo país. SRN!

  • Quando a torcida paga mensalmente ST, compra produtos do clube, comparece no aeroporto, lota estádio com ingresso caro, faz mosaico, canta no Jogos… O SEU TIME RETORNA O FAVOR???

    Porque, o meu não!!!

  • Para as viúvas…A página do vice é logo ali>>>>> Vão lá chupar o ovo dele,como faziam aqui…

  • Mais analítico… Kkkkkk o torcedor só é um retrato social do brasileiro, metido a entender de tudo,dar palpite em tudo. Mas na verdade é tudo superficial. Qualquer sacripantas têm voz, e nos brinda com sua pusilanimidade e seu rancor, seu ranço. Adoram memes, adoram apontar o dedo e descobrir culpados para tudo. Esses torcedores que ocupam os jogos do Flamengo, principalmente os de maior apelo e mais caros não são mais o 12 torcedor nem aqui nem na China. Com certeza ele ama o Flamengo da mesma forma que o desdentado que frequentava a geral. Mas ele não vira jogo, ele é pessimista, ele é imediatista, ele é mimado e paga ST pra ver o time ganhar. “Ora bolas, eu pago ST pra ver um time que vença títulos” brada aos 4 ventos o sócio torcedor, com seu iPhone plus my Benga! O perfil mudou muito, falta fome, falta grito, falta muito acreditar. Basta um revés e muitos deixam de acreditar, tudo tá ruim, nada presta. Críticas são uma coisa, agora o chororô que vejo na Fla depressão parecem coisas de uma outra torcida. Uma cachorrada aí.

    • Assino embaixo! Sem contar aqueles “eruditos” que torcem contra para provar a sua tese… &;-D

    • Muito coerente. Parabéns. Tem realmente muito torcedor de “momento”. SRN.

  • Não tem nada mais na moda do que chamar os outros de “modinha” e “nutella”, pra mim isso é uma das maiores viadagens da atualidade.
    Chama o Márcio Araújo de pereba, peça a saída de um treineiro do seu time, critique os gols perdidos pelo pivôzão e se prepare pra ser chamado de modinha ou nutella, tem coisas mais na moda do que isso?

    • Ruedete!!! Sem mais.

      • Ricardete is the new Corneta???

        • Isso!!! Mas assumo!!! Casca grossa, na lata. Sem mimimi. Diferente de muitos aqui. Farei o papel inverso agora.
          Mas voltando ao assunto, que treineiro ruim vcs arranjaram para o Fla heim??

          • Assume o quê? A paixão pelo Zé Ricardo? Esquenta não, isso todo mundo aqui já sabe.

            “Mas voltando ao assunto, que treineiro ruim vcs arranjaram para Fla heim??”
            Ele é muito melhor que aquele treineiro horroroso que vcs queriam manter no Flamengo.

  • O que não pode é ver um cara q vai pro estadio e fica jogando no cel

  • Bom texto

  • Trazer jogador do Vasco da um azar…
    Vaz e Rômulo são a prova viva disso.

  • 12° jogador Nutella não empurra o time,mas ajuda pagar as contas.

    • Não tem muito haver. O que paga as contas hoje são cotas de TV, patrocínio e transferências.

      • E como se consegue transferências? Contratando bons valores e investindo na base. De onde vem a grana?
        Como se consegue patrocínio? Como se consegue enormes cotas da TV?

        O que mudou da década passada pra hj, é que aquele cara que via o Fla do Estádio toda semana só pode ver 1x no mês. Mas, mesmo assim, ele vai. Mas mesmo quando tá em casa, vendo a tv, ele tá indiretamente ajudando e em muitas ocasiões, ele não percebe.

        SRN

        • Como se consegue patrocínio e cotas de TV? Simples, agradecendo ao típico “torcedor sofá” (a maioria dos off rio).

          • Xará, a questão, é a guerra “sócios torcedores x demais torcedores”. Um acha que é mais torcedor que o outro por ajudar mensalmente. Mas no fim, todos são torcedores do mesmo clube. Há uma enorme diversidade de torcedores. Até mesmo os baderneiros.
            Se os off-rio ajudam com cotas de TV por não poder ver o Fla muitas vezes no ano, muitos torcedores do Fla não acompanham do estádio principalmente pela violência que não se resolve no estádio, preços de ingressos e até mesmo os que preferem ficar em casa. Eu tbm sou um exemplo. Não vou aos jogos simplesmente pq não me interesso. Nem quando o ingresso era 1 real. Questão de gosto. Isso me torna menos Flamengo que alguém que mora em outro país ou outro que vai aos jogos 2x na semana o ano todo? Acho que não, afinal eu compro camisas, pago pay-per-view… Se coubessem os 40 milhões dentro do estádio, até se justificaria a diferença entre arquibaldos e torcedores de sofá.

            SRN

    • Sensacional comentário. O time estar sem cobrança pelo fato do careca não escolher VP de futebol que dá esporro há meses, faz os jogadores escolherem jogar bola ou assistir a partida de dentro de campo. E a culpa é da torcida. Só canta nas vitórias…

      Inacreditável como há uma escancarada inversão de valores. Quando as quadrilhas “organizadas” invadiam a Gávea pra brigar com o romário e jogar moedas no campo pelo fato do time tar próximo ao Z4, era absolutamente normal. Se vaiam hj, é pq há muitos vira casacas na arquiba…
      Tsc, tsc, tsc, tsc…

      Esses caras deveriam assistir ao Fla só pela tv e ficarem quietos. O Clube não obriga ninguém a ir ao estádio. Se não tem dinheiro, deixa quem tem ir e pronto.
      Querer pagar R$ 10,00 pra ver Diego, E. Ribeiro, Rodolfo, Guerrero é querer que o Fla volte a ser caloteiro como nos tempos do Kléber Leite, que trazia Romários e pagava salários com 120 dias.

  • quanta bobagem, quanta besteira. tanto o texto como alguns comentários.

  • As torcidas também estão sendo prejudicadas demais! Não pode mais bandeira, sinalizador… Esse ”governo” do Rio e suas frescuras…

    • Concordo. O futebol está muito “chato”. Cara eu adorei a Charanga lá na ilha…saudades dos bons tempos…

      • A charanga é patrimonio cultural do Flamengo. Devia ser contratada e muito bem paga pelo Fla para empurar em todo jogo!

      • Estão acabando com o Futebol! Aí a “culpa” é da torcida do Flamengo!!! Isso é coisa da Paulistada infiltrada no Fox Sports e Sportv…

    • São proibidos por uma questão de segurança, decisão correta.

  • A TORCIDA DO FLAMENGO sempre foi sinônimo de Raça, mas infelizmente essa nova geração mudou muito a forma como se vê e se enxerga as coisas. Não só no futebol que mudou, mas em praticamnete todos os meios sociais. Infelizmente a classe trabalhadora fica restrita a grandes eventos por falta de capital. Como um pai de família consegue colocar comida na mesa e pagar 150,00 reais num ingresso todo fim de semana? Isso é basicamente impossível!!! O Maracanã que vemos hj em dia já não é mais o mesmo estádio que foi há 15 anos atrás. E falo mais: se o Flamengo realmente construir seu estádio, eu acho mais que justo uma área destinada a ”GERAL”, com pelo menos 10 mil torcedores em pé… Essa discussão veio à tona pelo fato da torcida do Flamengo ”sentir” o gol de empate do Cruzeiro na final da Copa do Brasil… Ninguém esperava aquele gol. Nossa torcida fez um belo espetáculo até o momento do gol… Isso é coisa de imprensa sensacionalista, principalmente da Fox e Sportv, que em alguns momentos são detratores do Flamengo. SRN!

    • ESSA NOVA GERAÇÃO É MECANIZADA. É ALIENADA, SEM OPINIÃO, EGOCÊNTRICA E SEM SENSO DE ESTÉTICA. UMA LÁSSTIMA

  • A muleta da vez é a torcida? O objetivo de um time grande é ganhar titulos, quando os jogadores honrarem o manto a torcida não vai vibrar? Chega de jogador preguiçoso, que precisa ser poupado toda semana… Se não quer jogar pede para sair, garanto que não faltam jogadores raçudos que dariam tudo para estar no Flamengo! A preguiça do professor ZR está enraizada nesse time, Rueda vai ter trabalho para mudar isso.

    • Acho que ele se refere ao jogo contra o Cruzeiro…eu realmente vi mais energia nos poucos Cruzeirenses que os Flamenguistas. Acho válida a reflexão sim.

      • Concordo, mas se os jogadores tivessem feito a parte deles, será que a torcida do Cruzeiro ficaria mais animada que a do Fla?

        • Olha eu vi o jogo e não vi falta de ímpeto…o Fla criou boas chances…ai cabe a seguinte reflexão…a torcida cantando e motivando não acende a chama também….SRN.

          • Continuo concordando nesse ponto, e tenho até saudades da torcida dos velhos tempos. Mas será que tambem foi culpa das torcidas o 7 x 1 que o Brasil levou em casa? Esse time do Fla é supervalorizado, ta cheio de jogador mediano tirando onda de craque! Começando pelo atacante mais caro do Brasil que é aguerrido mas não faz gol!

            • Concordo, mas creio que a reflexão está em torno do “modo de torcer”, a torcida deve fazer a sua parte durante o jogo, já vimos inúmeras situações que o Fla se superou mesmo atuando mal, mas a torcida empurrou e o time correspondeu. Depois do jogo Ok vaie, critique…e no ponto de jogadores medianos, eu discordo um pouco: Diego, Everton Ribeiro, Guerrero, Rever, Rhodolfo, Diego Alves, Cuellar, Arão, Everton (motorzinho), Berrío (vem muito bem)…amigo temos um grupo muito forte ai…claro (MA, Gabriel, Váz, Muralha…) realmente destoam, mas acredito que com o tempo eles saiam naturalmente. O negócio é encaixe…é fazer esse time jogar…Rueda está indo bem e tenho certeza que vamos colher ótimos frutos.

              • Valeu Almir, tambem acho que vamos melhorar com Rueda. E espero que esses jogadores rendam o esperado, muitos desses que voce citou ai tem potencial, mas são irregulares, estão abaixo da expectativa e do investimento! Quando o time emplacar uma boa sequencia a torcida vai melhorar tambem. Abracos

            • Concordo, cheio de jogador ganhando quase um milhão, que há 20 anos atrás, nem em time grande estariam. Antigamente qd um time tinha grana, comprava os melhores e quase invariavelmente era campeão. Hj não, não há garantias, pq os ditos “craques” não o são, são somente acima da mediocridade que impera.

    • Né não mano, o conjunto do flamengo é ruim mesmo…

      Mas a torcida de outros tempos cobraria com mais eficiência, e certamente já teria botado uns 6 pra fora da Gávea…

    • Né não mano, o conjunto do flamengo é ruim mesmo…

      Mas a torcida de outros tempos cobraria com mais eficiência, e certamente já teria botado uns 6 pra fora da Gávea..

      • Como a torcida vai conseguir se o presidente protetor não deixa! Minha opiniao é que os jogadores e diretoria tem que ser responsabilizados. Procurar erro na torcida é atitude de perdedor!

        • Não acho que tenha que culpar a torcida, mas penso que o espirito da torcida que nos trouxe as maiores glórias não deveria mudar…

          Na verdade, o espirito de perdedor está nos jogadores e diretoria, nas arquibancadas de hoje o espirito é de conformismo..

          • Agora sim, concordo 100%.

  • até parece que a torcida do Fla é a unica que compartilha imagens com celular ou não, os tempos são outros vivemos a era digital quem nunca tirou uma self no maracanã? fala sério.

    Muitos aqui acompanham jogos tecendo comentários no coluna então como criticar aqueles que lá estão com celulares na mão?!

    • Não disse isso, pelo contrário! É característica de todas as torcidas brasileiras.

  • Bom texto. A questão é bem complexa…são contextos bem diferentes se pegarmos até os anos 90 e agora os anos 2000…nos anos 80/90, a tecnologia ainda caminhava em paços lentos e a torcida “raiz”, ia para a praia e depois lá pelas 4 da tarde já estavam indo ao Estádio, no caso do RJ o velho Maraca…era a época das bandeiras tremulantes, dos gritos apaixonados nas arquibancadas, das resenhas famosas pós jogo e dos papos gostosos nos botequins. Hoje se fala na geração tecnológica, globalizada, redes sociais, em que um momento é compartilhado em segundos, dos estádios caros “elitizados”, que comportam um torcedor da elite, que pode pagar caro, vai para os estádios como quem vai a um shopping com a família e quer registrar tudo para poder compartilhar. Outro perfil de torcedor, e a tendência é que esse prevaleça. O ST hoje é a segunda maior receita do Flamengo, e a tendência é que não só o Fla como todos os clubes invistam cada vez mais nesse público. O Povão…ainda pode comprar sua camisa, comprar uma latinha (cerva ou refri), ligar o radio/TV e curtir…mesmo que afastados das arenas da elite são Flamenguistas apaixonados.
    *Os próprios clubes também seguem o modelo “elitizado” e tecnológico usando as redes sociais como canal de comunicação, marketing e divulgação. Não tem como medir a “paixão”, mas podemos por observação intuir essa intensidade. SRN.

    • Perfeito Almir! É uma outra época, os tempos mudaram.

  • O que acontece é que o povão foi retirado dos estádios pelo Bandeira de Mello sim, não adianta negar.
    Quando o povão é Flamengo temos a maior torcida, quando a elite é Flamengo, teremos diminuição de torcida.

    • Verdade Marcio, mas infelizmente é a tendência…o próprio modelo do Maracanã é elitizado, o velho Maraca comportava todos as classes (A, B, C)…agora só A. Infelizmente é uma realidade, que não se pode fugir…

  • Sim, os novos torcedores estão mais conectados a INTERNET COM A BOLA ROLANDO, não empurram o time, não pedem raça como em outros tempos, não mandam recado direto ao jogador, não fazem o adversário tremer como em um passado recente, mas… Aplaudem Márcio Araujo, fazem mosaicos lindos, cruzam as pernas e fazem ótimas selfies, passeiam com as câmeras da globo, enfim…

    Só acho que nesse ritmo, perderemos o posto de maior torcida… Só acho!!!

    • Como o Jerônimo disse, TODAS as torcidas do Brasil tiveram seu perfil alterado nos últimos anos. Acho uma pena, mas sua crítica não é apenas válida, também é semelhante a de torcedores de outros times.

      • Olha, que mudou é notório, mas em se tratando de Flamengo, não deveriam deixar isso acontecer… No presente está maravilhoso quanto a arrecadação, mas e em um futuro próximo quando para alguns a moda acabar? O POVÃO será convocado novamente? Será que aceitariam?

        Ao meu ver, deveriam ter feito um planejamento para isso, 50% para sócio torcedor e 50% para o povão que disputa ingresso, dorme na fila, que pega sol de 42º, que sai sem a voz nos dias de jogos, que pega trem lotado e chega em casa as 02:00hs da matina, enfim…

        Essa integração é necessária, caso contrário não seremos temidos nas arquibancadas e o resultado será refletido em campo, como agora !!

  • Bom sou mineiro, sempre vou nos jogos, saio de longe pra ver o Flamengo.. e cantei o jogo inteiro.. até o momento do GOL do Cruzeiro..pois a falha do goleiro deu um baque ate na organizada atrás do gol, achei normal.. pois o Flamengo cantou o jogo inteiro… e aconteceu esse erro no Final que chateou agente.. sei que está no DNA da torcida n parar.. mas realmente esse gol desmotivou o estádio inteiro.. pois o Flamengo estava fazendo pressão pra fazer o segundo gol! Põe na conta da diretoria esse gol, pois se n tivesse deixado o Paulo Victor sair.. não estaríamos passando essa dificuldade com dois mão de alface!

    • perfeito amigo qq um ficaria chateado com aquele gol bisonho, natural só quem pode dizer se a torcida cantou ou não é quem estava no estádio, demais não podem opinar por TV

      • Estava lá e calou-se, cantos dispersos…

        Muitos que lá estavam não conheciam a essência da torcida, então para eles está tudo normal…

    • Quando tava 1×0 pra gente, a câmera mostrou os cruzeirenses calados, roendo as unhas, mas quando fizeram o gol, a nossa torcida calou e eles começaram a cantar, sempre foi assim nos estádios, inclusive no velho Maraca.

  • Ou seja, deixe a Charanga tocar os cantos das organizadas e fique tirando selfie e conversando nas redes sociais. É isso?

    • Eu acho que ele criticou, mais meio que politicamente correto, sem querer ofender. Eu interpretei assim.

    • Amigo.. primeiro.. dentro de um estádio com 70 mil torcedores nenhuma internet pega.. pois não tem como todo mundo usar a internet.. só tem como gravar e postar depois do jogo!
      Outra coisa.. deixa a torcida ser feliz.. gravar.. tirar foto.. etc.. todo mundo tem o direito de vir do Acre.. de onde for pra ver o Flamengo uma vez nada vida.. e postar pra família e etc que pode um dia compartilhar dessa alegria de ver o MAIOR jogar!

      • Pega sim, infelizmente

        • Eu estava lá parceiro.. e do meu lado.. pessoas de Brasília e Mato Grosso.. nenhum conseguiam postar! Congestionamento na rede! agora gravar e tirar foto sim.. todo mundo com celular na mão.. mas cantando junto! como disse.. o baque foi o erro do goleiro que ninguém esperava ate a organizada calou!

          • Depende da operadora, vc estava lá e eu sempre estive lá, e desde a era internet sempre pegou, mas isso era superficial, ao menos para mim e grande parte da torcida, hoje é fundamental !!

            • Realmente…. se eu n morasse a 400 km de distância tbm estaria em todos.. nasci Flamengo.. n perco um jogo, cantei até n aguentar mais.. ficar rouco.. mas infelizmente.. a TV falou que o Cruzeiro calou nossa torcida que foi mentira… foi depois do gol deles.. no final do jogo que deu esse baque! N concordo que calou Maracanã!

              • Não é nada contra você amigo, e não tem essa distância, vc é Flamengo e isso basta, mas a torcida mudou sim, e está refletindo no campo…

                Repare que a cobrança em Espirito Santo é bem maior do que no Maracanã, lá é só povão mesmo, bem parecido com a nossa torcida antes do novo Maracanã e novos preços praticados…

      • Claro que pega amigo rs

      • Então as operadoras têm que fechar as portas. Se estão apresentando congestionamentos ou perda de sinal porque mais ou menos 50 mil torcedores estão “postando” nas redes sociais então está osso mesmo. Um bando de torcedor que não sabe o que é torcer. Kkkk

Comentários não são permitidos.