Arthur Muhlenberg: “Chuva de Pedras”

A vitória do Flamengo sobre o apequenado Fluminense pela Sula não foi surpresa pra ninguém. A despeito da rivalidade e do peso histórico que tende a equilibrar o ancestral cotejo independente do momento vivido por cada equipe, uma vitória das meninas de Laranjeiras ontem poderia ser encarada como um violento ataque à lógica. Se é que serve de consolo para uma temporada frustrante, o Flamengo nesse fim de 2017 está visivelmente mal das pernas, mas o Fluminense está mal do corpo todo. Principalmente da cabeça e do bolso. É um time bravo, muitas vezes violento, que dá muita unhada, mas limitadíssimo. Que deve sua sobrevivência nas competições em grande parte ao carisma do seu treinador e à sua tradição, que desta não há quem escape e não falta quem queira ajudar nas altas esferas da putaria nacional.

Ainda assim o Flamengo penou um bocado pra garantir o magro placar e a subsequente e duvidosa vantagem do empate no jogo de volta. Nem é preciso explanar a falta de habilidade do Flamengo para lidar com vantagens e regulamentos, é uma das nossas mais sólidas tradições. Desfalcado de Guerrero, seu único atacante, o Flamengo voltou a mostrar em um Maracanã despovoado uma exasperante inofensibilidade e a confirmar a indesejada fama de arame liso. Muitos criticam o peruano pela modéstia de seus números na tábua de artilheiros em contraste aos seus altos vencimentos, mas quando ele não está em campo os gols do Flamengo só acontecem por abiogênese, praticamente por acaso.

Ultimamente muito se tem falado sobre uma suposta falta de raça do atual elenco do Flamengo. Essas criticas misturam, sem qualquer critério, misticismo, factoides baseados em um determinismo genético do tipo DNA perdedor e as vantagens da hemorragia subconjuntival (sangue no olho) sobre o desempenho do time. Parece conversa de terraplanista, e é. Raça, afora seu sentido original de classificação de diferentes populações de uma mesma espécie biológica em função de características genéticas ou fenotípicas é apenas um sinônimo para espírito de luta, determinação, empenho e coragem. A atuação do Flamengo no Fla-Flu de ontem foi um ótimo exemplo da diferença existente entre um time sem raça e um time sem pegada. São dois termos muito semelhantes, mas não são intercambiáveis.

O Flamengo não sofre por falta de raça. O Flamengo sofre por falta de pegada. É a nossa visível falta de pegada, que podemos definir grosseiramente como a capacidade de reagir à adversidade e encontrar soluções dentro de campo para resolver uma partida a despeito de suas limitações que explica a incapacidade do Flamengo para reverter placares desfavoráveis ou de manter vantagens estreitas sob ataque das forças adversárias. Não tem nada a ver com genética ou hemograma, está diretamente relacionada aos métodos de treinamento e, forçoso dizer, à inconsistência de um elenco com evidentes falhas em sua montagem. O que torna o problema ainda mais intrincado quando o responsável pelo treinamento e pela disposição tática da equipe não teve qualquer participação na montagem do elenco.

Em resumo, no atual estado da maionese não dá nem pra saber, com razoável margem de certeza, em quem devemos tacar as pedras. A torcida, que é essencialmente pragmática, não perde a viagem e taca pedra em todo mundo. Azar dos inocentes que se tornam vitimas colaterais, o importante é punir os culpados. Quando Guerrero e Diego, na minha modesta visão, os únicos jogadores nota 7 do elenco, viram alvo de jihads enlouquecidas a tendência é que a coisa fique mais feia ainda.

O time do Flamengo tem raça, sim. Nossa mulambada em geral, e não apenas o jovem Paquetá, corre muito, se entrega, encharca o Manto com a produção mais honesta de suas glândulas sudoríparas. Mas sofre, de maneira geral, com uma incontornável deficiência de recursos técnicos. Neguinho não tá chinelando, neguinho é ruim. E não há cobrança, de cartola, papagaio-de-pirata, jornalista ou torcedor que possa mudar isso. Que se há de fazer?

Hoy mi playa se viste de amargura
Porque tu barca tiene que partir
A cruzar otros mares de locura
Cuida que no naufrague en tu vivir

Cuando la luz del sol se esté apagando
Y te sientas cansada de vagar
Piensa que yo por ti estaré esperando
Hasta que tú decidas regresar

Mengão Sempre

Fonte: Arthur Muhlenberg | Futebolzinho.com

Veja também

  • A tese é muito boa, tendo a concordar com ela, mas a parte do Guerrero não concordo com nada. Guerrero joga no Brasil a 5 anos, tem 33 anos, ou seja, quando veio para o país ele tinha 28 anos, idade que o jogador está no auge da forma técnica. Segundo seus fãs, uma das qualidades do Guerrero é ter jogado no Bayern Munich, pelo que consta o Bayern não era uma potência como é agora na década passada. E eu não sabia que, jogar no Bayern lhe dava status de craque, Paulo Sérgio, Elber e o Zé Roberto também jogaram lá, pelo que se sabe eles não viraram semi-deus por isso. Os adoradores de Guerrero, também dizem que ele não é goleador e que nunca foi (como se isso fosse uma quantidade, vai vendo!) mas, faz muito bem o “PIVÔ”, me desculpem, não sabia que existia a posição de pivô no futebol (pivô caro).
    Se ele não é goleador, porque diabos lhe contrataram por fortuna para ser o homem gol do Flamengo?
    Deve ser por isso que o Flamengo não ganha nada de importante, o esquema tático é baseado em um jogador que não sabe fazer gol.

  • Arthur, o melhor de sempre
    Saudades das porradas do urubu blog
    Falou tudo

  • Arthur sempre mitando. Mas cuidado, parceiro, está pisando em campo minado, essa coluna deveria chamar coluna verde (creio que imagine porquê). Aqui é regra chamar Diego e Guerrero de perebas e EBM de pé frio. Expressões do tipo “quero título, não pagar dívida” bombam, como se fosse possível ser campeão sem organização administrativa/financeira. Não é raro ver exaltações ao lixo da gama, chorafogo e Eurico. Também faz parte não conhecer a história do FLA e pedir o retorno de Kléber Leite, Patrícia… Todo o trabalho de reconstrução do FLA nos últimos 4 anos não significa nada porque o FLA não vai ganhar a liberta 2017 (parece que ganhamos umas 4 nos últimos dez anos) e porque estamos em sétimo no brasileiro (deve ser saudade de brigar para não cair). Dessa forma, sua presença trás um facho de luz num oceano de obscuridade. SRN.

    • O assunto deste artigo é futebol, o jogo de ontem, a possivel barca… Dá um tempo de politica por favor irmão rubro-negro. A propósito, nunca vi ninguem aqui pedir a volta de KL ou PA, porque voces vivem repetindo isso? SRN

      • Guerrero, Diego, liberta, brasileiro, título… não é futebol???

        • Então desculpe ai Carlos. É que essa retórica politica nas entrelinhas já cansou, ta na hora de mudar o disco para o lado B! Abraços

          • Concordo, parceiro, mas é só o que se vê aqui, um conluio entre sítio e frequentadores para destruir o FLA por conta de política rasteira. Observe a quantidade de comentários nas derrotas (já vi chegar a mil) e a quantidade nas vitórias (não passa de algumas dezenas). Mas torço muito para ganharmos a sul-americana e planejarmos um 2018 melhor. Abração.

    • Falou,falou e não disse nada….putz!

      • Infelizmente, não tenho como te alfabetizar.

        • Kkkkk. Mitou…. É isso mesmo… Se me permite concordo com as suas ponderações, exceto com o fato de que é possível sim ser campeão sem ter uma boa organização. Tanto que fomos campeões em 2009. Contudo não há como negar que sem organização os títulos são muito por conta de obras do acaso e/ou acabam por ter sérios efeitos colaterais devido a falta de responsabilidade dos mandatários. Por isso organizar, sanear as contas é preciso. Torço muito por um título de expressão no próximo ano, primeiro porque sou torcedor é isso por si só já é motivo suficiente, mas também para que o EBM não deixe a presidência sem conseguir dar um título ao clube.

          • SRN, Adriano. O HEXA de 2009 vai para conta de São Judas Tadeu, dificilmente ocorrerá de novo, kkkkk. O caminho é esse, organização fora de campo que os resultados virão dentro dele. Não ganharemos tudo, mas brigaremos sempre na parte de cima da tabela. Abraços.

        • Continuou sem dizer nada….

          • Kkkkkk

          • Kkkk de boa mano

    • Falou tudo amigo… Parabéns!!

    • Mermão, parabéns. Não mudaria nenhuma vírgula. E o Arthur sempre foi Mito. Não sei se ele ainda está trabalhando no Flamengo, se sim, por isso que as porradas dele agora são menores! Incrivelmente ou coincidentemente, as pessoas que têm o melhor português, possuem a mesma visão de você. SRN

  • Agora sim, nome de peso…

  • É sério?!?

    Arthurzão aqui no Coluna?!?!?

    Uau!!!

    Manda ver Arthur, Continue canhotando!!! He he he…

  • Independente de concordar ipsis litteris com ele sempre, a simples presença do Arthur publicando um texto aqui já mudou o astral do Coluna e, principalmente, dos comentários. BTW, I do not think we should move to English at all, OK?

    Que isso se torne o padrão a partir de agora é o que espera esse veterano participante. SRN! .

    • tranquilo, só dei mole ali mas já me desculpei. só português mesmo.

  • Quem viu Leandro, Junior e Andrade jogarem na intermediária defensiva do Flamengo, sofre com suas expectativas presentes.

  • Arthur sempre com excelentes textos, desde a época do Urublog… Pena não escrever com mais frequência, que eu saiba, pelo menos. Fla Sempre!

  • Excelente, meu caro! Parabéns pela tua crônica. A solução é planejamento. É o que faltou este ano. Não adianta o time estar bem nas finanças, tem que saber investir. Diretoria está pecando nisto e isto vai causar uma mudança grande no clube num futuro próximo.

  • Pô Arthur, a despeito do mito que voce é, defender Guerrero neste momento é loucura. Além das deficiências e péssimo custo benefício que a torcida reclama com razão, o cara vai desfalcar 6 jogos do Fla para se poupar para as eliminatórias?!?!?!?!?!
    Desculpa cara, não dá mais para enganar a torcida!

    • Ele não vai se poupar, esse boato é uma besteira sem fim

      • To lembrando aqui da atitude do Renato Gaucho na semana que antecedeu aquele maldito gol de barriga. Ele tinha uma contusão muito pior, e dizia que ia jogar nem que fosse de muletas. Guerrero está fora quase metade dos jogos, por um motivo ou outro, não tem mais desculpa amigo. SRN

  • Salve Arthur! Desde o blog do GE com ótimos textos

  • Concordo. O único alento é que a barca vai ser grande. A pré-listagem do Rueda é de fim de festa. Alguém vai ter que trabalhar muito para equalizar esse problema. Muitos jogadores da lista estão sob contrato. Ñ tem como simplesmente liberar os jogadores.

    • VC está supondo ou esta afirmação vem de alguma fonte?

      • Fonte

          • Certeza só da morte, mas até hoje quase tudo que ele falou aconteceu. Eu acredito. Mas realmente vai ser fod4 liberar todos os jogadores que o Rueda quer dispensar. Não tem como rescindir o contrato de todo mundo. RC vai ter que se virar e arrumar quem queira alguns por empréstimo com parte dos salários pagos

          • Não sei… só sei que é um bocado de gente. Aparentemente MA, Vaz e Gabriel estão entre eles.

          • Rômulo,René, Mancuello, Rodnei devem estar nessa lista.

          • Da pra ver que o Rueda não sente firmeza com esse elenco, pela reação dele, nenhum lateral é aprovado acho que René e Rodnei vão vazar, MA, Rômulo e Mancuello nem se fala, esses não tem a mínima chance com ele, logo devem entrar na lista negra

          • Segundo um amigo Palmeirense eles vão tentar a compra do Diego Barbosa, se não der vão tentar empréstimo de um que é reserva no Barça, acho q é Danilo e a terceira opção será assinar pré contrato com a Tammy Gretchen do gambá q ficará livre em janeiro. Esse amigo tem fontes fortes dentro dentro do Porco, disse q chance zero desse boato de Everton Cardoso, invenção da imprensa.

          • Why did you take RC for granted? Who fuckin’ know?

          • I don’t. But if not him, someone else will have to make the moves…

          • desculpa, cara, tava no meio de outro papo com os gringos e esqueci de virar a chave antes de responder. Mas é isso, ninguem ta garantido no serviço.

          • Eu moro nos EUA, tranquilo!

          • So, who else will be doing the moves? Perhaps Bob Fischer? But, wait a minute! He’s already passed away… dead forever!… just like EBM and his competent team of outstanding professionals, which can’t see a thing beyond the marketing school’s borderlines.

            I don’t only take those playboys for granted, but I also despise their prepotent modus operandi. Who said they are allowed to give their backs to the toothless ones or any other Flamengo supporter, the Mengo’s essence and our regular source of superpowers? Who says it’s okay to keep up on worshipping and overpaying a bunch of useless eaters or spending OUR money on their fucking marketing experimentation?

            Fuck the socialist ideals, but we can’t just ignore our people like they’ve never existed! That’s a criminal act and it’s fairly been taking its toll.

            They snatched at the Flamengo in the people’s hand, they are fuckers and traitors. Between we and the shitty players, they chose their “protected ones” – undoubtedly, this characterizes an act of treachery.

            The mistakes are not only related to how the mounted the team, and to be quite frank, that alone is a very superficial review, but rather how their mindsets are constituted. It’s based on thoughts that come out of a shitty comprehension of life matters and futebol, and then it reflects on everything else below the elitists asses.

            RC is a sucker. He is paid to deliver a quality job, but he has actually delivered crappy players instead! So, he sucks hard and should get rapped by an elephant!

            Always Flamengo!

          • (spam my ass!)

            So, who else will be doing the moves? Perhaps Bob Fischer? But, wait a minute! He’s already passed away… dead forever!… just like EBM and his competent team of outstanding professionals, which can’t see a thing beyond the marketing school’s borderlines.

            I don’t only take those playboys for granted, but I also despise their prepotent modus operandi. Who said they are allowed to give their backs to the toothless ones or any other Flamengo supporter, the Mengo’s essence and our regular source of superpowers? Who says it’s okay to keep up on worshipping and overpaying a bunch of useless eaters or spending OUR money on their fucking marketing experimentation?

            Fuck the socialist ideals, but we can’t just ignore our people like they’ve never existed! That’s a criminal act and it’s fairly been taking a toll.

            They snatched at the Flamengo in the people’s hand, they are fuckers and traitors. Between we and the shitty players, they chose their “protected ones” – undoubtedly, this characterizes an act of treachery.

            The mistakes are not only related to how they’ve mounted the team, and to be quite frank, that alone is a very superficial review, but rather how their mindsets are constituted. It’s based on thoughts that come out of a shitty comprehension of life matters and futebol, and then it reflects on everything else below the elitists asses.

            RC is a sucker. He’s extremely well-paid to deliver a quality job, but he has actually delivered crappy players instead! So, he sucks hard and should get rapped by a mastodon!

            Always Flamengo!

          • And btw, BIG fan here!!!

          • Valeu! SRN

        • Latu sensu.

    • Seguramente o Rueda já percebeu que este time é arame liso. E vai querer caras que decidam a parada… Antes eu achava que iam vazar uns 8, agora já acho que podem deixar a meta aberta mas quando atingir a meta a gente dobra ela… SRN

    • Voce ta certo. Mas podem emprestar, vender, usar como moeda de troca, ou até rescindir com acordo, como fizeram com Mugni. Contrato não é motivo para ficarmos reféns de perebas. Uma unica maçã podre estraga toda a cesta!

    • Vcs estão dizendo que a barca é grande, tem certeza? Com esse paternalismo acredito que sejam poucos a sair
      Me arriscaria a dizer que Gabriel, Vaz, Rodinei, Sávio, mancuello, Conca, por venda ou empréstimo
      Talvez um ou outro mais

Comentários não são permitidos.