Até quando esperar…

Compartilhe com os amigos

Salve, Salve, Nação Rubro-Negra!

Peço licença a Philippe Seabra para intitular essa coluna com o título de uma música emblemática, composta nos idos de 1985 pela Plebe Rude, que ajudou no desenvolvimento do rock nacional da década de 80. Sim, até quando esperar, Sr. Flamengo? Até quando devemos esperar as vitórias e os títulos?

A diretoria não tem resposta, nunca as têm! Esse é um defeito insofismável de uma turma competentíssima em matéria de finanças, mas que vem escorregando nas declarações dadas e, mais ainda, que vem deixando as máculas tomarem conta do futebol muito mais do que nossa torcida gostaria.

As maquiagens e os subterfúgios do Departamento Médico, por exemplo, corroboram o que falo. São declarações de que jogadores não podem ser escalados por estarem lesionados e que, milagrosamente começam a jogar logo após seus empréstimos ou vendas: casos de Ronaldo e Donatti, especificamente. Isso para citarmos apenas dois.

Há diversas outras posturas que devem ser revistas se quisermos ocupar a lacuna de protagonistas no cenário nacional e até mesmo sul-americano. Este posto está vago, caros amigos. Não existe um time incontestável para ocupar esse lugar há anos. E nós poderíamos já estar pleiteando esse pódio a algum tempo.

Confesso que tenho a exata noção de que futebol não é ciência exata. Nunca duvidei disso e seria leviano de minha parte fazer uma analogia do antigo esporte bretão com essa linda ciência exata, mas tenho a perfeita e indiscutível tese de que o planejamento é uma das coisas mais importantes no futebol atual, diria imprescindível.

Existem alguns tolos afirmando que estádio, CT, salário em dia, estruturação, etc. não ganha títulos. Tudo bem que eles, sozinhos, não ganham, mas ajudam sobremaneira. O problema é fazer acontecer. Temos que ter o algo a mais, o brilho nos olhos, querer mais que o adversário. Mas esse Flamengo, esse grupo de jogadores, ainda não demonstrou tal ímpeto.

Precisamos mudar isso, urgentemente! Nosso técnico tem dado entrevistas demonstrando sua insatisfação com o elenco por não entregar o algo mais. A turma está meio acomodada, por assim dizer. Acho que Rueda tem toda razão. Isso pode ser identificado nesse grupo, cujo qual não possui um líder exemplar, o cara que põe a bola debaixo do braço e assume a responsabilidade por tudo, mas uma coisa deve ser levada muito em conta: a passividade total e absoluta dessa diretoria omissa nas questões flamengas.

Explico: parece que os diretores não têm a noção do que é Flamengo. Ao sermos derrotados ou eliminados de uma competição, vêm a público para dar entrevistas passivas, sem qualquer emoção nas palavras. Sermos derrotados e eliminados é uma coisa normal no futebol, mas aceitá-los com essa fleuma é inadmissível. A cobrança deve vir de cima!

Sim, os caras devem ser cobrados! Cobrança! Cobrança! Cobrança! Qual trabalhador da área privada não conhece essa palavra? Todos nós sabemos conviver com isso e devemos aceitar para nosso prórpio bem. Ela é fundamental para o crescimento de qualquer cidadão consciente, quiçá jogadores de futebol. Mas essa diretoria, através dessa postura e discurso letárgicos, corroboram para o entorpecimento do elenco.

Não dá mais para esperar! Temos que mudar essa postura pra ontem! O que devemos fazer é jogar, nos doarmos, sermos conscientes de nosso potencial e nos impormos diante de adversários mais fracos do que nós. Isso é peremptório para que as conquistas venham. Devemos mandar essa postura modorrenta pra longe!

Dito isso, vamos aguardar. Hoje poderemos ter alguma noção do que nos aguarda daqui por diante. Após os resultados de ontem, temos outra oportunidade de subirmos na tábua de classificação do cotejo nacional. Esperemos que o Flamengo não dê outra flamengada…

Nosso elenco deve mudar essa postura temerária e começar a demonstrar que pode virar o jogo, e nós sabemos que pode. E devem fazê-lo para termos esperanças num 2018 de grandes conquistas, para que sonhemos com títulos e glórias a partir do ano que vem (os até mesmo na Sula, ainda este anos), para que possamos voltar a ter o Flamengo com que nos acostumamos a ver desde sempre. Vai pra cima deles Mengo!!!

O Flamengo simplesmente é!
Saudações rubro-negras a todos!

Fabio Monken
Twitter: @fabio_monken

Gostou? Não gostou? Concorda, discorda? Ótimo!
O Debate sempre será salutar!
Deixe seus comentários e interaja conosco!
Pontos de vista divergentes são essenciais à evolução do homem.
Mas lembre-se: Somos todos Flamengo!
A intolerância e a falta de argumentos são os combustíveis para o fracasso!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Blá, blá, blá… &;-D

  • Antes de mais nada, não sou torcedor de dirigente, não importa ele ou ela, antigo ou novo quem for, sou torcedor do Flamengo “GERALDINOS E ARQUIBALDOS”, o que noto nos “TORCEDORES DO BANDEIRA”é a incoerência, na Europa os grandes times de grande orçamento, os mails famosos, se o planejamento de ruim, eles mudam no meio, no final e até no início se for necessário, muda técnico, troca jogador que não rende o que dele se espera, o Bayern Munich, mandou o técnico embora, o Real Madrid antes de ganhar tudo com o Zidane, mandou seu técnico embora no início da temporada.
    Todos os times Europa, quando seus ídolos, os craques do time não rende mais o que dele se espera, são dispensados.
    Escrevi tudo isso, para dizer todos esses problemas acontece ou aconteceram no Flamengo, ai o presidente só diz nada muda, o trabalho tá sendo bem feito, todos vão comigo até o final do meu mandato. Você critica esse comportamento, as “BANDEIRETES” ficam em polvorosa, entram em crise…
    Agora vocês imaginem o BANDEIRA presidente do Real Madrid, fazendo essas lambanças, e justificando, dizendo que paga imposto, que deu estrutura, que paga em dia… Lá seria motivo de chacota, aqui, ele é “REI”.

  • Estou plenamente de acordo com você saudações rubro negras

  • Diretoria fez muito, tudo que tinha que fazer, agora é reciclar, hora da barca, de jogadores à comissão técnica, médica, desempenho, psicologia e diretoria, hora de dar um novo ar para 2018.
    Ah, só para lembrar, o problema não era o Zé Ruela….

    • Discordo de que a diretoria fez tudo que tinha que fazer. Algumas contratações são extremamente contestáveis, a parcimônia e tolerância com a mediocridade também são inaceitáveis. Escutamos termos como meritocracia mas não vimos isso aplicado à equipe. Valorizar jogadores fracos também não dá para aceitar. Tem que cobrar mais. Não sei se internamente isso é feito, mas se é, tá faltando pegada. Sabem porque músicos de sinfônicas não desafinam e dificilmente erram em suas apresentações: treinamento exaustivo, dedicação e cobrança. Se errarem repetidamente vão acabar tocando em coretos. A justificativa do Everton Ribeiro e de outros para suas falhas bizarras são enervantes e inaceitáveis. Que venha uma “barca” para 2018 bem cheia. Temos que valorizar quem merece e descartar os “chinelinhos”. Realmente o problema não era só o Zé Ricardo, mas faltou por parte dele mais cobrança, escalando reiteradamente jogadores com desempenho insuficiente. Se tivesse priorizado os “moleques” no Carioca, talvez tivéssemos um time com mais pegada, com DNA do Mengão.

    • Reciclar o que, se diz que o trabalho é bem feito, nada muda, que vão com ele até o fim de seu mandato.

    • Entra ano, sai ano, e a barca está sempre lotada! &;-D

      • kkk, sempre lotada, mas nunca parte, que dureza….

  • Bom, nesse elenco do Flamengo posso listar pelo menos uns 5 jogadores brasileiros que só estão lá por quererem ser lembrados para a convocação para a Copa 2018. E a lista de Tite está cada dia mais fechada, e quase nenhum deles têm alguma chance de fazer parte dela. Como vai ser, depois da convocação oficial para a Copa? Vaí ter debandada? Vai ter “chinelinho”?

    Ainda têm os peruanos, disputando vaga na Copa. E tem um deles que agora só tem isso na cabeça, e vem economizando gols no Flamengo, pra fazê-los por sua seleção. O outro nem titular é mais, mas é sempre convocado.

    Ainda tem os colombianos. Um graças a Deus disse ao que veio, mas o outro é um Cirinão piorado. Lá jogava na seleção, aqui não consegue acertar um chute a gol. Complicado…

    E os argentinos? Um nem é reconhecido mais, no Ninho, e o outro ganha 500.000 sem nem ser relacionado pra jogo algum.

    Sobrou quem?

    Algumas pratas da casa. Das antigas e das novas gerações. E algumas raras exceções. Imagino um dia, um time com Diego Alves, Cléber, Léo Duarte, Juan (Réver) e René. Ronaldo, Paquetá, Éverton Ribeiro e Diego. Vinícius Jr. e Lincoln.
    Sim. Paquetá de segundo volante. Tem 20 anos, raça, DNA rubronegro, é meia mas bom de marcação. Se Renato Augusto já foi volante no Corínthians de Tite, porque não Paquetá no Flamengo de Rueda?  Vindo de trás, e infinitamente mais habilidoso do que MA, Rômulo, Cuellar e Arão, e mais raçudo do que todos eles juntos, formaria um tripé formidável com Diego e Éverton Ribeiro.
    Com esse time teríamos pelo menos 7 jogadores com DNA tipicamente rubronegro. Nesse time de hj, só Juan o tem. E olhe lá. É quase nada pra quem se acostumou a ver Cantarele, Leandro, Rondinelli, Mozer, Júnior, Andrade, Adílio, Zico e Tita, todos da base, no mesmo time. Num time assim, quem veio de fora adquiriu logo DNA rubronegro, como Raul, Carpeggiani, Lico e Nunes. E hj? Estamos mais pra perder nosso DNA do que para disseminá-lo. Será que as “sumidades” que hj comandam o Flamengo ainda não viram isso? E se viram, porque são tão passivos? E ainda temos um Vice de Futebol fantasma…

    Cobrança, num time assim, cheio de burocratas, não adianta. O que adianta é MUDANÇA. Mas pra isso tem que ter coragem, como António Lopes fez no Vasco na véspera da decisão do Carioca de 1982. Barrou 7 titulares, num time cheio de “prima-donnas” que não estavam jogando nada, incluindo Roberto Dinamite, e colocou a base pra jogar a decisão, com alguns reservas. E foi campeão, justamente em cima do Flamengo de Zico.

    No Flamengo de hj, não vejo ninguém que tenha colhões pra fazer isso.

  • A questão passa pela postura “pacata” do BM, que sempre passou a mão na cabeça dos caras, o próprio ex, que dava moral a jogadores sabidamente ruins e nos fazia engolir as suas “convicções” idiotas, que nos tirou da liberta por pura idiotice, e vinha afundando o Fla…e parece que a tendência (do tudo está maravilhoso continua). Em entrevista recente o BM disse que tudo está ótimo…ou é um “lunático”, ou é arrogante mesmo.
    Temos uma cúpula fraca no futebol em todos os sentidos, e os jogadores vão na onda, sentem a falta de comando. Rueda chegou, mas a mentalidade não mudou e só veio por pressão da torcida. O Rueda educadamente disse que falta intensidade, ou seja atitude, entrega…isso é notório. Quando a torcida reclama ainda vem uns alienados criticar. Basta olhar meu e ver claramente, que está tudo errado.
    Nãos basta ter só Estrutura, pois fomos campeões do mundo, liberta, brasileiro em outros tempos sem Estádio, CT e porra nenhuma, mas tinha um grupo de “sangue Rubro-negro), que nos respeitavam, demonstravam indignação com as derrotas. Hoje? Um bando de mimados, preocupados com imagem, grana e mais nada. Não vejo uma identidade com o clube.

    • Galera acha q dinheiro basta pra se fazer futebol… bando de torcedorzinho de twitter almir… vide botafogo que com 1/10 ou menos do nosso orçamento entrega 10 x mais, tem caráter. E os Estados Unidos!?!? Cheios da nota, MLS, eai!?!?! Fora da Copa!! Dinheiro é otimo, mas não faz gol, na compra raça! Respeitem o futebol geraçãozinha lixo!

      • A mais pura verdade. Dá vergonha de uma coisa dessas. Se não resgatar o “Flamengo de verdade”, vamos ficar nessa.

        • Estão matando nossa torcida. Ontem com ingressos mais em conta, a verdadeira torcida das flores, o povo deles embalou e levou o time a vitoria. Mas cuidado almir, logo logo as bandeiretes guerrilheiras de ifone vem aqui bostejar…

      • Falou tudo…essa torcidinha conformada com bom trabalho em finanças, são os “verdadeiros”falsos flamenguistas,sabem nada!!

    • Assino em baixo…. tá complicado irmão!

  • Flamengo tem sofrido com as cobranças de pênalti nesta temporada. Já foram vários desperdiçados e três disputas perdidas (Taça Guanabara, Primeira Liga e Copa do Brasil). Resolvemos perguntar para os torcedores rubro-negros, então, quem eles querem como cobrador oficial do time. E Paolo Guerrero venceu a enquete realizada no Twitter, nesta semana.

    O peruano, que tem 20 gols na temporada e é o artilheiro do Flamengo em 2017, recebeu 54% dos votos. Éverton Ribeiro ficou com 29% dos votos e Diego com apenas 11%. A opção ‘outro’ ficou com 6%.

    • tem que treinar mais, nem que seja uma bomba no meio do gol, rasteira,tirando um pouco do goleiro.

      • Creio que lee deveria ensistir mas em bater os pênalti, pois nao l3mbro dele ter errado algum

    • Sinceramente, das cobranças que eu me lembro nesse ano, a melhor que eu vi foi do Trauco contra o Cruzeiro, uma pancada indefensável no canto esquerdo do goleiro. Assim que se cobra um pênalti com seriedade.

      Enquanto isso o Diego chuta igual uma menina e o Everton Ribeiro bate querendo fazer graça.

  • Já começa errado em supervalorizar o Guerrero. Como se sente o resto do grupo? Guerrero não é proximo ao grupo, até por ser gringo, não é lider, não assume a responsabilidade de ser decisivo, quase não fala ao grupo ou a imprensa. Até pra bater falta, um dos seus pontos fortes, ele é tímido. Não tem sequência, sempre ta suspenso, convocado ou lesionado. Em suma, ele já mostrou que não quer ser protagonista. O resto do grupo fica desmotivado e desorientado com essa Meritocracia. E quem é o principal culpado? O futebol, que valoriza esse jogador acima de todos, passando a mensagem errada ao elenco.

  • O pior de tudo para mim é ver essa torcida reclamando do time do sofá de casa. E aqui vou me ater somente aos sócio-torcedores do RJ. O cara que é fudid* e não tem como pagar 40 conto de meia entrada na Ilha, ou que mora em outro estado, a gente compreende. Mas o ST do Rio que não quer pagar 25 reais pra ver o time, não tem desculpa. Vcs vivem repercutindo essa baboseira de que o time não tem “DNA vencedor” aqui. Entao tratem de ir a P**** do estádio para mostrar aos jogadores, cantando, cobrando, apoiando, o que é ser Flamengo. Se 50% dos sócios do Rio parassem de reclamar no twitter e mexessem a bund* para ir no estádio, não estaríamos pagando essa chacota de jogar para 5 mil pessoas. Mas não, nego quer mesmo dar faniquito de casa torcendo pro Diejo jogar mal, pro Er jogar mal. Ano que vem um acaba no Santos e outro no Cruzeiro, a mídia paulista feliz pq usou a própria torcida do Flamengo contra o time, e os outros clubes rindo da nossa cara pq se reforçaram pela falta de paciência dessa nova geração de flamenguistas-twitteiros. A geração que acha q so pq temos grana para investir, iremos ganhar tudo. Façam meu favor. Compareçam ao estádio, parem com essa kaozada de “time perdedor”. Se realmente acreditam nisso, ta aí mais um motivo para ir no jogo e transmitir o que é ser Flamengo para o time. A diretoria errou em algumas coisas acertou em outras, normal. A instituição FLAMENGO está acima dela, acima de jornalista nervosinho que vive tentando esconder que torce pro Flmanego; acima de sites sensacionalistas. Acordem! Não fizeram twitaço pro Rueda? Ta aí. Agora paciência, tem que deixar o cara trabalhar. Dificuldades de um técnico estrangeiro que chegou no meio da temporada é perfeitamente normal, quem achou que isso não aconteceria tem que ser mt alheio ao futebol mesmo. A nossa torcida tem que tomar vergonha na cara, para de ser mimada e apoiar o time nas horas difíceis. Na vitória é facil #SRN

    • Fudido to eu que to desempregado, pagando ST e nao podendo usufruir pra ir ao estadio pq ta caro

  • Seus modinhas, oportunistas de plantão, falsos rubro-negros, derrotados, pagos pela oposição. Não precisa mudar nada. Os títulos serão questão de tempo.

    • Titulos de credito! Kkkkk

      • kkkkkkk

      • Peo jeit vc e torcedor de gestao nao do FLAMENGO

        • Nhenhenhe se fode aí ! vai no jogo hj?!? Pq eu vou! Pagar pra ver o Guerrero errar gol! É gritar o nome do meu time! Fiscal de torcida!

          • Estaremos lá. Guerrero vai meter 2 hoje, anota aí

            • Tomara!!! Irraaaaa

          • Se pude se eu ia seu fantoche, moro em curiiba seu otario, e tenho compromissos aqui, mas se o jogo fosse aqui eu irri, ficou inrritadinha tocedozinho de gestão kkkkkk

            • Calma corno…

    • Mas umtocedor de gestao

      • Galera, além das BANDEIRETES, RICARDETES temos uma nova modalidade de lixo virtual, o fiscal de torcida. Vc paga nossa conta? Vc paga minha internet!? Paga meu ST? Paga minha cerveja? Não né! Então faz assim, vai chupar um canavial de rolla fiscalzinho de torcida…

        • Ficou vervossinha tocedor de gestão, eu torco é pro FLAMENGO seu bosta, fantoche, porque vai mo estádio acha que e mas tocedor que os outro, cara de palhaco, eu aquo em curitiba vou e quando e em santa catarina tambem vou, viu tocedor de gestão, hoje nem t3mpo de asistir pela tv eu vou ter, pois como te falei tenho compromisso, nao sou desocupado nao, infelizmente meu time de coração é de outro estado, e nao posso acompalha lo sempre, agora um bosta cpmo vc que com essa cara de palhaco, que ta tocendo pra que tudo dê errado porque se outra gestao assumir vai da certo, a cara vai lavar essa cara aqui e FLAMENGO seu otario, nao e bandeira nem bap nem walim, é FLAMENGO, seu bosta

          • Ainda ta falando corno? Cometeucu hein…

            • Corno kkkk, esse e teu melhor,acéfalo

              • 4 a 1 pra noixx Serjão, tudo na paz! SRN

    • KKKKKKKKKKKKK. Boa.

  • ate quando esperar? esperar so o EBM sair, ai sim, os titulos virao.

    • Será?
      Agente sempre culpa alguém pelos insucessos, mas as vezes não tem a quem culpar. Tenho conversado sobre isso ultimamente …
      Antes todo o problema era o Zé Ricardo, lembra? O cara saiu e entrou o treinador que a maioria queria e … nada mudou!!
      MA, R. Vaz, Gabriel e Muralha não são mais titulares e … nada mudou!!
      Com esses jogadores, pode trocar presidente, executivo etc que nada vai mudar, por que o time é esse!!
      É preciso uma grande reformulação no futebol, com a troca de muitos jogadores, só ai eu terei esperança de tempos melhores.
      Mas ainda acho que dá para ganhar a sulamericana esse ano e ficar entre os 6 primeiros no BR, porque tem poucos times melhores que o nosso.

        • Eu, particularmente, tenho vontade de ver o grupo do Wallim na presidência. Sou sempre a favor da alternância de poder, mas não vou deixar de reconhecer a importância dessa diretoria!! Ainda acho que eles vão dar tudo no ano que vem para ganhar as eleições. Política é política sempre!!

          • Ebm ta na história! Mas tá correndo serio risco de manchar, se ja não estiver manchada… a gestão no futebol é ridícula. Alternância do poder sempre é bom… wallin acho q tem mais papo que atitude… gostaria mesmo é da volta da verdadeira chapa azul. Tem muita gente boa nessa atual gestão tb. O que pega eh q não sabem gerir futebol e não são humildes pra reconhecer…

      • “MA, R. Vaz, Gabriel e Muralha não são mais titulares e … nada mudou!!” — Não acredito que estou lendo isso… está defendendo os “perebas”? &;-D

        • Caro rubro-negro, acho que você não entendeu o que eu quis dizer.
          A ausência deles também não resolveu os problemas do time, ou você vê o time com mais raça, com futebol mais bonito criando muitas chances de gol por partida??
          Quis dizer que os problemas do time são ainda maiores que esse quarteto citado … Sacou?? SRN.

          • Sim, entendi perfeitamente o que você disse. Ainda assim, o texto claramente dá a entender que exime de culpa o “quarteto” em questão! &:-D

  • O ano especial do Flamengo = ano atual + 1

  • Galera vamos apoiar.
    O San Lorenzo e o Cruzeiro querem plantar crise derrotando a gente.
    Vamos apoiar .
    Bandeira é top!

Comentários não são permitidos.