A crítica ao Flamengo me parece maior do que o necessário. Vendo os principais programas esportivos e lendo artigos diversos sobre o Flamengo vejo uma análise superficial sobre o ano de 2017.
Nunca antes na história dessa nação saber analisar o que está errado e o que está certo foi tão importante. Digo isso porque o patamar que estamos conquistando, pode ser perdido se um erro de avaliação for cometido, infelizmente parece que este é o caminho que estamos escolhendo.
Começo escrevendo este meu segundo artigo aqui na Coluna do Flamengo com um sentimento de decepção, nunca foi tão decepcionante estar certo, para quem leu o meu Primeiro texto aqui no site semana passada eu fiz uma análise de nossos laterais e mais especificamente do Pará, ao ver o gol contra ontem, minha reação foi dizer: que Merda porque o Rueda não leu o meu texto! Ou leu?
Bom, depois disso não falo mais da lateral.
O ano não acabou, mas falta pouco e para um bom administrador, minha formação, saber analisar os resultados e planejar as futuras ações é uma das principais tarefas em gestão, então vamos lá.
Primeiro, fica aqui como certo que vender o Jorge no ano que queríamos ir bem em uma libertadores foi um erro, pronto! Erramos ainda em trazer o Conca, erramos em apostar no Rômulo? Erramos em apostar em Renê, sim nesse erramos muito!!! Trauco e Berrío foram as únicas boas opções que vieram para compor elenco.
O campeonato carioca foi conquistado de forma melancólica, nunca se jogou tão mal para conquistar um título. Nessa competição tivemos a certeza que Muralha não era o mesmo de 2016 e que não pegava pênalti
Por outro lado nossa desclassificação na fase de grupos da competição continental tem sido analisada de uma forma tão superficial que assusta, estariam comentaristas declaradamente anti flamengo querendo atrapalhar, ou seria apenas erro de interpretação?
Analiso a desclassificação com vários pequenos detalhes, primeiro a expulsão do Berrío contra a Universidade Católica, Berrío é uma ótima opção para o segundo tempo. Também tivemos a perda do Diego e a queda de rendimento de Arão, somada ao desfalque de Everton.
Mesmo com tantos pontos a serem analisados o Flamengo ainda foi um time valente, lutando para conquistar pontos fora de casa, jogando bem e dominando partidas, faltaram gols, faltaram opções, sim faltaram. Mas um time que perde um dos melhores laterais do Brasil, o seu principal meia de criação, um volante que cai de rendimento, um ponta (Éverton) que é a principal opção pelos flancos e ainda tem seu goleiro com baixa confiança. Não me parece que sair da competição com um gol aos 47 do segundo tempo seja um desastre, vejo mais como algo que poderia acontecer a qualquer clube.
Neste sentido vejo pessoas analisando a desclassificação como se na libertadores tivéssemos Diego Alves, Everton Ribeiro, Rodolfho e Geuvânio. Não, não Tínhamos!
Com a chegada desses jogadores no meio da temporada a expectativa por um título nacional aumentou, mas também aumentaram as oscilações, natural para um time montado aos poucos, com jogadores chegando fora de ritmo e com a confiança baixa.
Mas sabemos que a pressão no Flamengo é grande, muito dessa pressão analiso sendo criada ou por uma imprensa que custa crer no Flamengo, ou por críticos de dentro do clube com interesses políticos. Vejo nosso maior ídolo (Zico e não Márcio Araújo) na segunda turma, fogo amigo desses é extremamente prejudicial ao futuro do Flamengo.
Esse é o ponto principal, não ganhamos um título da copa do Brasil, mas pior que perder uma final, nos pênaltis, na casa do adversário é perder o projeto que faz o Flamengo um time forte.
Após a perda do título muitos figurões do flalido (flamengo de administrações passadas) se tornaram a própria fênix e ressuscitaram das cinzas, natural, porém perigoso a partir do momento que ganham coro nas arquibancadas. A crítica a erros dos nossos dirigentes devem existir, mas devemos ter cuidado ao dar voz a quem na verdade quer seus interesses políticos no Flamengo, ou quem quer o Flamengo fraco e dividido. Toda a transformação do clube não seria possível não fosse um apoio irrestrito de grande parte da torcida. Devemos cobrar mudanças, mas as mudanças certas.
Tivéssemos sido campeões da copa do Brasil e não tivesse o Corinthians tido uma arrancada tão expressiva no primeiro turno, teríamos um título nacional esse ano e ainda estaríamos na briga pelo brasileirão. Ou seja coisas que fogem ao nosso controle.
Como 2017 ainda não acabou, algumas mudanças precisam acontecer sim!
E para que não termine logo esse ano vejo que a mudança que esse time precisa, não é de diretoria, não é planejamento errado, não é falta de jogadores de qualidade, o que mais sinto falta neste Flamengo é a visível falta de dedicação de alguns jogadores. Neste ponto o Galinho está certo. Falta um líder que em campo cobre do Pará após um bizarro gol contra. falta um líder que ao escutar a declaração do Pará pós jogo sobre o referido desastre fique indignado ao saber que não demonstrou nenhuma culpa.
Vejo Juan correndo aos 38 anos como se fosse um jovem da base querendo mostrar serviço, vejo garra e empenho em Paquetá, Rever e Éverton, porém alguns estão conformados com a mediocridade. Uma equipe vencedora é formada por pessoas inconformadas com o mais ou menos, pessoas que não aceitam nada menos do que o seu melhor.
Talvez Diego Alves possa ser esse líder no futuro, mas hoje não o é! Se não temos em campo esse líder, não temos no banco esse líder, e não temos da direção, então algo realmente deve ser mudado, alguém deve chamar a responsabilidade por cobrar. Perder até podemos perder, mas nunca achar que é natural e continuar com respostas padrões.
Meu caro Pará, por mais que queira te esquecer não dá “Só quem está dentro de campo”?……que sabe a honra que é vestir essa camisa com maracanã lotado.
Pará que tá feio…
Prof. Ulisses Ferreira de Oliveira
RodiBosta é mas fraco que Pará.
Acho engraçado que voce fala que deve haver criticas a diretoria, mas quando sao apontados os erros e as criticas a ela, falam que estão exagerando e tudo mais.
1) NENHUM ,eu digo NENHUM torcedor quer a antiga diretoria de volta. Todos nos sabemos que o caminho para se ter um bom time todos os anos é ter um sistema financeiro equilibrado, infraestrutura e tudo mais, todos nos sabemos disso, porem queremos uma atitude maior da diretoria, principalmente do EBM que foi quem quis ser VP de futebol ao invés de ter um profissional mais capacitado no cargo, uma postura mais firme, cobrando por um rendimento melhor da equipe e um comprometimento a mais dos jogadores, coisas que você mesmo apontou que está faltando.
2) Se o flamengo perdeu Everton e não tinha substituto, se o flamengo perdeu o DIego e nao tinha um substituto, se vendeu o Jorge e contratou apenas trauco como uma boa opção pro seu lugar, se não tínhamos D.A. E.R., Rodolpho,Geovanio tudo isso é erro sim de planejamento.
Thiago, boa tarde, tudo certo? Então, obrigado ai por comentar o texto, esse feedback é importante para continuar a melhorar os textos. Vamos tentando. quanto aos seus comentários, vejamos:
1) concordo com o erro do EBM em se manter no comando do futebol, porém minha preocupação é ver uma corrente crescendo em cima de um erro e que pode colocar a perder todo esse trabalho que embora pareça duradouro só tem 5 anos. Por isso digo que temos que ter cuidado com os rumos que as coisas podem tomar.
2) isso seria erro de planejamento ou falta de condições de investir? lembro aqui que a maioria dos investimentos foram por oportunidade de mercado, ou seja, o Flamengo não gastou na maioria dessas contratações! Lembrando que embora esteja com um bom controle financeiro, não tem dinheiro sobrando, além disso investimentos foram priorizados na Ilha, pela vergonhosa situação do maracanã e ainda foram investidos recursos no centro de treinamentos, até porque muitos atletas não vinham por falta de estrutura, ou seja, não somos uma potência obrigada a ganhar todos os títulos, mas estamos em um bom caminho.
Agora, ter raça em campo isso até na época do Iranildo nós cobrávamos!!! Tem que ter alguém com o espírito de isso aqui é Flamengo porra!!!
Boa tarde, obrigado por responder.
1) O trabalho de reestruturação do flamengo foi criado por Wallin, BAP, Tostes, Landin entre outros que formavam a chapa asul e hoje sao oposição ao flamengo, nao se preocupe, aquelas diretorias antigas nao ganharam mais. Mesmo por que, foi aprovado o estatuto do clube que preve punição em caso de irresponsabilidade financeira, sendo que este so pode deixar de existir caso tenha votação a favor.
2) Olha, vejo que o flamengo pode sim contratar bons jogadores se saber negociar bem. Por exemplo, tinha o FM que poderia vim de “graça” pagando apenas salarios, mas preferiram contratar o ROmulo que vinha bichado. Tinha grandes jogadores na base como ROnaldo, Paqueta, e ate no elenco como Cuellar e DOnatti, mas o ex tecnico que nao quis utilizar.
Jogamos o último jogo da Libertadores de forma covarde, acuados desde o gol achado do Rodinei, com Muralha em má fase, Vaz, MA, Arão em má fase e GABRIEL DE MEIA ARMADOR em campo, fora o morto do Rômulo que entrou no final e o autor conclui que o acaso nos eliminou? Não foi um desastre ser o único time brasileiro a ser eliminado em campo na fase de grupos (de novo) apesar do investimento e prioridade da competição? O Cortinhians que é o responsável pelo Flamengo passar sufoco contra qualquer time do campeonato, ter trocentos empates, 7 derrotas e um desempenho pífio de 2 vitórias em 13 jogos contra os considerados grandes? Do Flamengo estar cumprindo tabela desde a primeira rodada do campeonato? Pelo menos teve a hombridade de reconhecer que o título do CARIOCÃO foi conquistado de maneira contestável, jogando mal os clássicos apesar de invicto, sendo campeão graças a um regulamento esdrúxulo e empatando o último jogo na bacia das almas num lance de bola parada. 2017 está sendo um ano tenebroso e vem mais vexame por aí. Esse time conseguirá se classificar para a Libertadores? Faltam 11 rodadas, temos 7 confrontos contra times grandes e já falei qual é o nosso retrospecto contra eles. E o nosso futebol é tão horroroso que nos garante vencer nem times da zona do rebaixamento.
Não concordo e não gostei,está tentando justificar as eliminações e os erros dessa diretoria com justificativas não cabíveis,algumas sim,mas a maioria não,uma bosta!
Thiago, boa tarde! Obrigado por comentar o texto, realmente é uma análise e não será consenso. Não tento justificar as eliminações, apenas analisar alguns fatores que interferem e que não estão sendo analisados. Quanto a justificar os erros da diretoria, não é essa a minha ideia. Mais uma vez obrigado!
Para o Flamengo restam duas metas pra “salvar” o ano de 2017: ganhar a Sulamericana e permanecer na zona de classificação da Libertadores. Dentro dessas duas, existem 4 combinações possíveis:
1ª- Bater as duas metas;
2ª- Ganhar a Sula e ficar de fora da zona de classificação;
3ª-Não ganhar a Sula e permanecer na zona de classificação;
4ª- Não atingir nenhuma delas.
Olhando assim é correto afirmar que o Flamengo tem 75% de chances de conseguir chegar a Libertadores, seja pelas preliminares ou entrando direto na fase de grupos.
Já a diretoria estará entre a cruz e a espada, como um personagem de videogame com a chance de ganhar uma sobrevida pra avançar para uma fase mais difícil: ganhar a Libertadores, lutando por ela até as últimas consequências em 2018. Porém, se a quarta combinação for a realidade do Flamengo pro final desse ano, no próximo será obrigação vencer Brasileirão e Copa do Brasil (senão é gameover pro grupo do EBM nas eleições).
Flamengo tem obrigação de entrar na fase de grupos …
Qualquer resultado diferente disso eh patético
Ulisses, tentei comentar no seu texto. Mas estou sendo censurado pelos moderadores. Apesar de não haver nenhuma tom pejorativo ou ofensa.
Já aconteceu isso comigo uma vez.
Deve ser porque critiquei o Vinny Dunga e o Fábio moken! Será que o EBM é dono do site e me considerou um falso leitor rubro negro?
Hahahaahahahahaha
Gostei do texto .
A maioria dos pontos esta correto faltou pouco pra ser perfeita a analise.
Falta jogadores que vibram durante as partidas e cobram raça em momentos importantes da temporada,esse ano ficou difícil de acreditar q vamos levantar uma taça digna pois muita coisa aconteceu…
Mas vou torcer ate o fim pela sulamericana
Vão continuar censurando?
Pará é sinônimo de bonde da Stella. O cara joga numa manguaça daquelas. Demora uma vida para recompor e já fez dois gols contra no FlaxFlu. Quer mais? Será que o Rueda já não entendeu a mensagem do grupo de pela sacos? Esses caras estão pouco se importando com os resultados em campo. Fosse uma empresa com metas, já estariam todos demitidos, inclusive os chefes.