Coluna do Torcedor: “O burocrático jogo do Flamengo”

Compartilhe com os amigos

Apesar de saber que o problema do flamengo seja muito além do que o time jogando mal, como por exemplo: permanência de profissionais fracos trabalhando no clube (preparador de goleiros, psicólogo, auxiliar técnico permanente entre outros) e a falta de cobrança e atitude por parte da Diretoria em querer um desempenho e resultados melhores neste ano onde o clube fez altos investimentos no futebol e até aqui tem feito um ano pífio, irei apenas me aprofundar na questão dentro das quatro linhas e como o futebol burocrático do flamengo que vem desde ano passado tem segurado o Mengão de voar bem alto rumo aos títulos e a gloria.

A situação começa em 2016 com o Eduardo Bandeira de Mello contratado Muricy Ramalho para técnico do Flamengo, e com a chegada do treinador que tinha feito um “curso” na Europa, visitando o time do Barcelona, o mesmo aceitou o cargo de técnico com o intuito de ajudar a diretoria (além dos serviços que lhe convinha) na estruturação de uma nova filosofia no clube, onde iriam implementar um esquema de jogo em todos as categorias de base até o profissional, com o intuito de colocar uma forma de jogar independente do técnico a ser escolhido e numa melhor transição dos garotos da base pro profissional.

O que parece, mesmo após a saída do Muricy ramalho, a forma de jogar num esquema 4-3-3 ou 4-2-3-1 (seja lá como queiram chamar) não mudou, mesmo com a troca do treinador por Zé Ricardo e agora com o Rueda. O que devemos notar aqui é que não importa se o time joga com 4 volantes ou 4 laterais (como na libertadores esse ano), com 4 meias armadores ou com 2 atacantes de oficio, a estrutura e a forma de jogar são sempre as mesmas: primeiro uma estrutura onde se tem 2 volantes sendo 1 de mais marcação, 1 meia armador, 2 pontas abertos e um centroavante isolado na frente e segundo a forma de jogar, sempre o meia abrindo as jogadas pra beirada de campo, onde se tem as subidas dos laterais ou pontas que pegam a bola e carregam até a linha de fundo e cruzam para que o atacante (isolado) tente cabecear a bola.

Não que eu não goste desse esquema de jogo, mas a forma como o Flamengo joga é extremamente apática, sem criatividade nenhuma, sem objetividade, sem criar grandes chances de gol. E muito se deve à falta de bons pontas no time, pois os que se tem aqui não sabem driblar, não sabem chutar, não se aproximam do meia ou do atacante pra tentar uma tabela, uma triangulação, não se infiltram dentro da área em jogadas de facão ou puxam a bola da lateral pro meio, tentando jogar em diagonal e afunilando para se aproximar do gol e utilizar o principal recurso que o Guerrero tem, que é fazer muito bem o pivô, jogadas essas que são muito recorrentes em jogos de futsal. O único que poderia fazer isso era o Vinicius Junior pelo talento que tem, mais que infelizmente não tem tantas oportunidades que deveria ter, mesmo por que, seus concorrentes são apenas jogadores esforçados e operários, nada mais do que isso, não apresentam poder de finalização ou ofensividade melhor que o garoto.

Uma das coisas que o Rueda e a maioria dos técnicos estrangeiros que no Brasil trabalharam gostam de fazer é a rodagem do elenco, assim além de conhecer os jogadores que ele dispõe ainda consegue manter todos os jogadores motivados e com vontade de jogar e se dedicar nos treinamentos para jogar, claro tendo sempre a meritocracia papel importante para a escalação dos mesmos. Como Rueda chegou no meio da temporada e tem em mãos 31 jogadores, testar todos em situações de jogo é uma tarefa complicada, mas já teve tempo para fazer isso, e mesmo que alguns só tiveram uma única partida para apresentar seu futebol, um relatório de quem pode ou não contar já deveria ter sido feita pelo mesmo, assim como a barca que irá embora em 2018. Aparentemente diferente do antigo treinador, Rueda já percebeu que tanto Vaz quanto Gabriel não são jogadores para o Flamengo, inclusive os mesmos parecem que já tem liberdade para procurarem outro clube para jogar em 2018, porem a barca é ainda maior.

Falando exclusivamente da última partida, não dá para o treinador improvisar o Pará na lateral esquerda tendo Rene e Trauco no banco de reservas, essa situação é apenas quando os mesmos machucarem, tiverem em uma fase muito ruim ou no caso de nenhum deles fizer parte dos planos do treinador, o que não vem a caso já que o mesmo colocou Trauco na partida.

Já na volância, testar Rômulo ou Mancuello é até aceitável, o que não dá para entender é testar os mesmo ao lado do enganador do Márcio Araújo. Se o Rueda até hoje não percebeu que o jogador só “finge” que marca e corre, estamos perdidos, já que Zé Ricardo saiu por que insistiu nesse jogador fraco e em outros que eram apenas “esforçados” e nada mais. Notem que na maioria dos gols do adversário, o jogador mais próximo da origem da jogada ou na finalização é o Márcio Araújo, e o mesmo SEMPRE, digo SEMPRE finge que vai marcar, começa a correr e quando vai chegar próximo do adversário para, levanta os bracinhos e fica olhando o desfecho da jogada, foi assim no gol do fluminense onde Rever sobe pro ataque e MA ao invés de cobrir o jogador, só vai atrás do atacante quando o mesmo recebe a bola e ainda para na jogada quando o Juan vai tentar travar o cruzamento. MA teve a capacidade de no jogo contra o Avaí, ter menos roubadas de bola que o Mancuello, que muitos dizem ser sem sangue e que não corre e ontem ao lado do Rômulo não conseguiu fazer NENHUMA roubada de bola.

Rômulo é primeiro volante, então se é para testa-lo, que o coloque jogando com o Arão e Mancuello pode jogar como segundo volante, assim teste-o com o Cuéllar ou com o Próprio Arão que sabe jogar de primeiro volante.

Já no ataque, não dá para ficar improvisando o Paquetá de atacante, por mais que o jogador seja esforçado, acaba limitando o seu futebol, que por sinal é um jogador de grande técnica e recursos, que pode sim jogar de titular, mas como um meia caindo pelas pontas ou centralizado na articulação das jogadas.

Portanto, não dá para continuar colocando o mesmo time e a mesma forma de jogar do ZR e esperar que teremos um time ou futebol melhor, pois se com o antigo treinador não estava dando certo, por que com o atual daria?! Está na hora de escalar o que tem de melhor, definir um time titular, e quando for necessário, trocar um ou outro jogador para evitar lesões. A principal mudança está nas pontas, Everton e Berrío são jogadores esforçados e nada mais, só reparar que nesse jogo contra o fluminense não deram continuidade a praticamente nenhuma jogada, não sabem cruzar bola, não sabem chutar e mau finalizam a gol. A última vez que o flamengo fez gol de contra-ataque faz muito tempo, pois praticamente 95% dos times jogam fechados no contra-ataque contra o flamengo, e jogadores assim não fazem diferença pois não tem espaço para jogarem, e técnica e drible é uma coisa que eles aparentemente parecem não ter.

Então para finalizar esse post, deixo a escalação do time IDEAL com todos os titulares, uma mensagem e uma reflexão para o Rueda.

ESCALAÇÃO: Como se pode ver, um time com 4 bons jogadores do meio para frente, onde não precisa ter velocistas, apenas jogadores que utilizam de suas técnicas e recursos como já mencionado aqui (tabelas, infiltrações, triangulações, etc) e o principal, arriscar mais chutes a gol. E antes que alguém fale que as laterais ficaram expostas, é só Rueda manter o que vem fazendo desde o começo do seu trabalho, manter os laterais mais presos na defesa. Quanto ao ataque lento, se correria fosse sinônimo de vitória e time ofensivo, flamengo ganharia e faria muitos gols em todos os jogos que fizesse.

MENSAGEM: O time do flamengo não precisa ter uma defesa sólida, mas sim ter um time que faça mais gols do que toma e vença as partidas, mesmo que seja de 2 a 1, 3 a 2 ou qualquer outro placar, o importante é vencer e de preferência jogando um bom futebol, pois acima de tudo, futebol é um espetáculo que a plateia (torcida) quer ver.

REFLEXÃO: “Insanidade é continuar fazendo as mesmas coisas esperando resultados diferentes- Albert Einstein. “

Thiago Nobre


Quer ver sua coluna aqui no site? Envie para o e-mail [email protected] que avaliaremos ela.


O conteúdo dessa “Coluna do Torcedor” pode não coincidir com o pensamento do Coluna do Flamengo. A responsabilidade é do autor.


 

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • “Notem que na maioria dos gols do adversário, o jogador mais próximo da origem da jogada ou na finalização é o Márcio Araújo, e o mesmo SEMPRE, digo SEMPRE finge que vai marcar (…)” — Então, aqueles números sobre o Ronaldo em comparação aos demais volantes, os valores publicados sobre o M. Araújo também é fingimento? &;-D

    • Sim, Márcio Araújo é o melhor volante do mundo e TODA A TORCIDA está de implicância com o melhor jogador do elenco. &;-D

    • Aqueles números do Ronaldo são meio “inflacionados”. Qualquer jogador com bom desempenho em pouquíssimos jogos, se comparando aos outros volantes do elenco, terá uma média maior nos scouts.

      • Bem colocado! &;-D

  • Olha isso aqui é Brasil, ele ainda não tem time, não tem esquema, e já quer ficar rodando elenco, ele não vai longe no Flamengo, na próxima partida, se ele inventar outra escalação medíocre de novo, pode cair para oitavo, ficará fora até da pre libertadores, ele está achando que vai ganhar a Sulamericana, é para levar ele a sério?
    Com esse esquema arame liso, e essas escalações medíocre, eu duvido ele ser o técnico em 2018.

  • A culpa é do técnico que escala mal , inventa jogadores fora de posições e não dá padrão de jogo pra equipe e vem com a lenga de que tem que rodar o elenco. Moral da história nunca terá entrosamento e basta os perebas se dedicarem nos treinos que pronto , ganham uma chance no time titular.
    Me pergunto se o time estivesse brigando pra não cair se as Ruedetes teriam paciência com o técnico.

  • Eu concordo com grande parte do texto. Mas quando a maioria de nós pediu a saída do Zé sabíamos que independente de quem assumisse ia precisar de tempo pra se adaptar ao Flamengo e conhecer o elenco. Sendo um técnico estrangeiro então isso ganha mais variáveis ainda. Eu particularmente só vou cobrar resultados do Rueda no ano que vem. Esse ano já dou como perdido. Na verdade já dei como perdido esse ano atual quando o Flamengo confirmou o Zé Ricardo pra 2017.

    • Dois…

  • Nos últimos três jogos fizemos 2 pontos de 9 possíveis. O Rueda foi no mínimo imprudente escalando o Caramujo, o Rômulo no meio de campo, o Pará na lateral esquerda e o Paquetá no ataque. Depois reclama da insatisfação da torcida.

    • Se o cara entende mesmo, bate o olho e identifica na hora quem é o bom, o esforçado e perna de pau. Teve 60 dias para perceber isso. Se não viu, o problema é muito mais grave. Tem jogos que não podemos perder pontos (tipo clássicos regionais) e contra times de menor expressão (Avaí, PPreta, Vitória, Bahia, Coritiba), logo, coloca o time titular e roda 1 posição. Não inventa. Pará não é LE, Rômulo não é jogador do Flamengo, Paquetá não foi, não é e não será centroavante. E ainda confirmando o que vc diz com relação a pontos, o Bota e o Cruzeiro fizeram 9 em 9, e não seremos 6o. nem com mais uma rodada perfeita.

      • O ZR teve 1 ano e nao percebeu que o MA, VAZ e GABRIEL nao sao jogadores pro flamengo …. COmo eu disse no começo da coluna, o problema do flamengo é muito alem do que a gente imagina, por que nao tem logica ter trazido MANO MENEZES, OSWALDO, MURICY, LUXEMBURGO e agora RUEDA, todos tecnicos vencedores e o time do flamengo nao engrenar.

  • Zé Burrueda evoluiu, agora vaz não joga mais kkkkkkkk

  • Realmente o que tem matado o Flamengo é a falta de dupla de ataque. Cara, até hoje lembro daquele 3×1 na Chapecoense que no 2º tempo o ZR “testou” o Damião com o Guerrero (tirando o Gabriel). Caramba! Guerrero acabou com o jogo. Inacreditável como nosso “padrão” seja jogar exclusivamente com o Guerrero isolado. Basta colocar 2 açougueiros marcando e batendo no Guerrero o jogo todo, que ele não vai levar vantagem e ainda vai levar cartão.

    Caramba, jogue com 2 atacantes juntos, pow! Há quanto tempo não temos tabela PELO MEIO DA ÁREA! É justamente por essa obsessão de viver de cruzamentos que os nossos adversários usam até centro-avantes pra marcar lateral.
    Quando o Flamengo resolver atacar TAMBÉM PELO MEIO, ao invés de tentar lançamentos longos pro Éverton e Berrio, vai ser um massacre!
    Um time que tem ER, Arão, Diego, Cuéllar, Paquetá… E só fazer chuveirinhos ou chutes de fora da área. Cadê os passes curtos pelo meio, deixando o atacante cara a cara? Querem uma má notícia: Nossos adversários, por mais fracos que sejam, tentam passes curtos pelo meio. E quando acertam, ficam cara a cara. Pq um meio campo tão técnico não pode fazer isso? É um esquema viciado.

    E que não corre. Tantas vezes o Fla tentou fazer contra-ataque e veio o passe longo pro atacante e jogadores trotando pra contra-atacar. Várias vezes via zagueiros vindo desesperados pra fazer falta num ER pra impedir o passe. E nós? Cadê a tabela e a triangulação pra deixar um Berrio ou Éverton na cara do gol? Pq quando chega o passe é sempre na extrema pra tentar cruzar e ser cortada pela zaga?

    Por mais ataques pelo meio. Façam-me o favor. SRN

    • Exatamente isso que vejo, a falta de pontas com qualidade pra jogar ao lado do GUerrero e ajudando o Meia armador a criar jogadas. Quanto ao time ideal, nao sei por que publicaram a coluna sem colocar a imagem, ela esta no comentário abaixo, um meio de campo tecnico, sem correria por que nao precisa, todos jogam recuados contra o flamengo.

      • Mas mesmo a sua escalação só tem 1 atacante. Percebeu que vc criticou o esquema fixo desde 2016 e mesmo assim é o 4-2-3-1? Não adianta, vão colocar 3 volantes e acabou o problema de marcação ao nosso time. Se vc tem o Guerrero que sozinho segura os 2 zagueiros e coloca, por exemplo o Vizeu, exigindo assim que o rival recue + 1 volante pra marcar, é batata que ou o Diego, ou o Éverton Ribeiro vão jogar com menos marcação. Faça as contas:
        Marcação do Guerrero + Vizeu: 2 zagueiros + 1 volante na sobra.
        Marcação do Diego: 1 volante + 1 meia.
        Marcação do Éverton Ribeiro: 1 volante + 1 meia.

        Laterais sem função. Ou seja: Se deixarem nossos meias no mano a mano, vai ter tabela pelo meio e alguém vai ficar sozinho na cara do gol.

        Não precisa sequer os meias voltarem: Fecha Arão e Cuéllar e jogamos com 4 zagueiros (2 lat + 2 zag) = 6 jogadores defendendo é mais que o suficiente pra não levar tantos gols.

        E pra atacar, tem um quadrado de 2 meias + 2 atacantes.

        SRN

        • Eu disse q a escalaçao nao era o problema, e que ate gostava desse esquema, o problema sao os jogadores q temos nas pontas e a forma de jogar, onde so se tem o cruzamento como forma de buscar o gol. A formaçao q eu coloquei permanece no 4231 mas que pode variar pro 442 durante a partida sem necessidade de mudar jogador, pois como paqueta ja vembjogando de falso 9, pode jogar mais proximo do guerrero, ou vim pro meio liberando o diego pra jogar de 2 atacante.

          • Pra mim, a dupla de ataque nunca deveria morrer. Lembro que só existia uma dúvida entre as equipes: 4-4-2 ou 3-5-2.

            Aí os caras passaram a colocar atacante pra jogar de secretário de lateral e assim temos um “falso ala” que não é da função e um meia “falso 9”.

            Esse futebol complicado que de moderno só tem as porcarias. Como já dizia o Petkovic: “Futebol é bola na rede”. Essa ideia dos 11 box-to-box só iguala times fortes aos times mediocres.

            • Concordo plenamente…. O time tem que se adaptar ao que tem disponível no elenco, hoje temos um Barcelona sofrendo pois ja nao tem no elenco um time capaz de continuar utilizando o esquema que fez sucesso nos tempos de Guardiola. Pode ate estar bem la no campeonato espanhol que é uma baba como todos os campeonatos Europeus, exceto claro o ingles. Mas na Champions, nao ira muito longe.

              O time que eu gostaria que o flamengo se inspirasse era o Real Madrid do Zidane, o cara sempre jogou no 433 quando tem o trio BBC, mas quando bale se machucou (que é quase sempre) o cara tentou implementar outras formas de jogar, colocou o time com 3 zagueiros que nao deu certo, mudou pro 442 e tem feito boas partidas assim com um quarteto no meio com casemiro, modric, kross e Isco.
              O próprio barcelona ano passado contra o PSG na champions teve que se reenventar e mudar a formação pro 343 e em alguns momentos jogando no 334 para tentar surpreender o adversário.
              Tite colocu o agora “modinha” 4141 no corinthians. O chelsea ano passado foi campeão com 3 zagueiros.
              Ou seja, nao existe um esquema perfeito, existe um esquema e uma forma de jogar que melhor se enquadra no elenco que um determinado clube tem.

              • Falta Ousar. Infelizmente aqui no BR, existe o “esquema da vitória”: Se o time ganha, o esquema tá certo. Se perde, tem que mudar o esquema.
                O Jair Ventura (que tá fazendo mágica no BFR), tentou jogar com 3 volantes e 1 meia (Camilo) e o time perdeu 2 jogos por 2×0, a torcida queria comer o fígado dele. O esquema que tá dando certo são 4 volantes e pronto! Isso é inacreditável.

                Então, pra voltarmos pro 4-4-2, primeiro, o time precisa ganhar umas 3 partidas seguidas pra ser aceito pela torcida antes do time começar a oscilar, pois se mudar o esquema e perder 2 seguidas, vão chamá-lo de professor Pardal.

                SRN

        • Quem joga assim hoje em dia, Paulo?

          Quem, no mundo, defende com 6 jogadores? (E ontem êxito, claro).

          O Atlético de Madrid joga com um modelo de jogo que me agrada e acho aplicável aqui no Brasil, com Griezman +1 na frente, defendendo com duas linhas de quatro.

          Mas, lamento te informar, todo mundo ataca, todo mundo defende.

          A não ser que voltemos a viver na década de 90.

          • Então que o Flamengo passe a perder todos os jogos. Pq pra vencer um FlorminenC, talvez sequer precisasse de 6 defendendo. Bastava fazer o 1º gol e o desespero iria todo pra eles.

            Se o problema é ter dupla de ataque, então o que seriam as tais 2 linhas de 4?

            O problema nosso é achar que o futebol começou com o Barcelona em 2008. Aqui no BR, todos os times jogam iguais, certo? Então pq um Botachoro joga com Pimpão e Roger? Não seria possível, por exemplo: Jogarmos com Berrio e Guerrero? Ou colocar o Colombiano pra jogar ao lado do Pará? Não seria mais fácil trazer os atacantes até no máximo a linha do meio campo e colocar um Cuéllar pra acompanhar o lateral como se fazia antes?

            Não são os jogadores, mas sim a função que eles desempenham que tá errado. Se 4-2-3-1 fosse a única escalação possível, não haveriam, por exemplo, times que jogam com 3 zagueiros.

            Pelo fim da mesmice. SRN

    • Sou da época do Claudio Coutinho e do Telê, e eles sempre escalavam os melhores. Não consigo entender como o Berrío continua a ser escalado como titular. O cara não acerta UMA jogada, nem drible, nem chute, nem cruzamento. Como o colunista escreveu, pouquíssimos times jogam contra o Flamengo de igual pra igual. Tem que colocar o ER e o VJ pelas pontas, e fazer mais triangulações pelo meio.

Comentários não são permitidos.