Extra: “Controle emocional do Flamengo, que já se mostrou falho, preocupa para o restante do ano”

Compartilhe com os amigos

O ano de 2017 do Flamengo chega à reta final com mais pressão do que começou. A cobrança por títulos importantes após a queda precoce na Libertadores e a perda do título da Copa do Brasil coloca em xeque não apenas o desempenho técnico em campo. O fator emocional se revelou o principal problema da equipe em momentos decisivos.

O trabalho psicológico feito pelo departamento de futebol não faz efeito prático. Tanto o coordenador do setor, Fernando Gonçalves, como o gerente de futebol Mozer, que atua na motivação dos atletas, tem seus papéis contestados no clube.

Após a maior decepção do ano, na Libertadores, os jogadores se fecharam e prometeram reagir na busca por novas conquistas. Desde então, o Flamengo avançou na Copa do Brasil, mas deixou para trás a Primeira Liga, competição pela qual lutou. O Brasileiro também ficou em segundo plano, e agora será necessário correr atrás do prejuízo para subir na tabela. A Copa Sul-Americana é o compromisso mais simples para atingir um título ou vaga na Libertadores.

— Tudo vai depender de como vamos reagir. Os caminhos são mais longos agora. Temos excelente elenco e vamos continuar tentando. Vamos terminar a temporada em alta — aposta Diego, que tornou-se vilão no Flamengo após perder o pênalti que culminou com a perda da Copa do Brasil.

O meia é um símbolo da queda de rendimento da equipe e tenta não se abalar pelas atuações abaixo do esperado. Não só ele, como os demais jogadores exibiram falta de controle emocional diante do Cruzeiro. Comportamento presente em outras partidas na própria competição, como diante do Santos, e em jogos fora de casa na Libertadores.

No Brasileiro, o time tem que seguir equilibrado para se manter na zona de classificação à Libertadores. Amanhã, o adversário é a Ponte Preta, em Campinas.

Rueda em tripla jornada: técnico, psicólogo e bombeiro

O técnico Reinaldo Rueda vai acumular funções no Flamengo, ainda que de forma não oficial. Com a eliminação na Copa do Brasil, o colombiano, além de técnico, vai ter que fazer o papel de a psicólogo e bombeiro para o elenco. Pouco mais de um mês após chegar ao Ninho do Urubu, ele se vê frustrado pela perda da Copa do Brasil e projeta os jogos do Brasileiro e Sul-Americana em alto nível para o fim da temporada.

— Somos conscientes que tínhamos três opções de chegar à Libertadores. Essa era mais direta. Oportunidade única. Agora é trabalhar. Seis jogos de Sul-Americana e 13 do Brasileiro — projetou Rueda, cobrando os jogadores.

— Temos que corresponder por nós mesmos, pela instituição, pela torcida. Agora a esperança é a Sul-Americana e o Brasileiro. Temos que seguir em frente —finalizou o treinador.

Para o jogo de segunda-feira contra a Ponte Preta, fora de casa, o Flamengo conta com quatro desfalques de peso. O colombiano Berrío está supspenso pelo terceiro cartão amarelo, seu compatriota Cuéllar foi convocado para a seleção colombiana para os jogos da Eliminatórias, mesma situação dos peruanos Guerrero e Trauco. Com 39 pontos, o Flamengo não sai da zona de classificação à Libertadores na rodada.

Reprodução: Extra

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Galera o ano ainda não acabou. Tem que jogar para chegar entre os quatro primeiros do BR para ir direto para a fase de grupos. Vamos protestar, mas desistir nunca. Saudações rubro-negras! A torcida tá chorando demais, parecendo a do Bostinha.

  • Extra em guerra franca contra a diretoria. Estão loucos pra ver a corja de volta.

  • A pergunta que não quer calar o tabetense vai pagar o rebaixamento esse ano

  • CB ja foi.agora e focar so no BR,e vencer amanha.e voltar para quinta colocaçao.basta jogar serio.

  • No inicio do ano, já tinha chamado atenção para uma frase estampada no novo CT que era mais ou menos assim:
    “Posso aceitar a derrota, o que não posso aceitar é não tentar.”

    Queria saber quem foi o gênio-psicologo que decidiu re-inventar a roda com essas frases… Não bastava ter colocado: “Vencer, Vencer, Vencer” ???

    • Putz!

      Depois dessa é melhor fechar pra balanço até 2019.

  • Empatamos duas vezes com o Avaí no campeonato. Esse mesmo, que perdeu em casa hj por 2×0 para o poderoso DRAGÃO.

  • Apesar de estar bem financeiramente eu olho pra esse Flamengo atual e só vejo fracassos. Um vírus que contamina desde o presidente aos jogadores, todos conformados com as derrotas.

    Esperança zero pra 2018.

    • Também acho que 2018 vai ser pior com o foco na política. A esperança é 2019!

    • O conformismo já contaminou uma pequena parte da torcida também.

    • Que boca hein amigo? Botafogo levou a virada e Cruzeiro o empate. Voce pode começar a torcer contra o Flamengo por favor? A Nação agradece!

      • E acaba de chegar São Judas Tadeu!

      • Kkkkkkkkkkk a Bia é famigerada queimada de língua

        • Uma coisa voce está certo, tem todo o apoio para:
          #forafernandogonzales #forarodrigocaetano
          #foraebm #forafredluz #foramarcioaraujo

  • Fernando Gonçalves, ex diretor da traffic, agora coordenador da psicologia no futebol do Flamengo. Provavelmente, com o aval do vice de futebol, deve estar fazendo um grande trabalho para ainda estar a frente do cargo.

  • COMO VENHO DIZENDO HÁ MESES,2017 PRÁ NÓS JÁ TERMINOU! INFELIZMENTE SEM TÍTULO! TENTAR AGORA A PRÉ LIBERTADORES (QUE ACHO MUITO DIFÍCIL)POIS COM ESTE ELENCO MERCENÁRIO, PERDEMOS TUDO EM 2017!
    ESTOU AGUARDANDO A LISTA DA BARCA! TEM QUE GASTAR UMA FOLHA XAMEX INTEIRINHA!

  • Mozer e esse psicólogo so ganham dinheiro no Flamengo. Não vejo utilidade alguma do Mozer a nao ser retirar dinheiro do Flamengo. Esses caras que não mostram serviços são extremamente prestigiados e protegidos.

    Falta algum diretor com culhão de ir no vestiário, xingar os atletas e cobrar.

    Salário em dia, “porrada” em falta.

    Ps: porrada nesse caso não seria agressão física, mas sim alguém cobrando esses JOGADORES fdp sem raça e sem sangue…

    • Bastava ter a prometida politica de remuneração por resultados. Bicho em todos os jogos, bonus por titulos, salarios mais baixos, mas com adicional por produtividade. E principalmente jogadores identificados com o Flamengo!

  • Já era, a única e mais próxima chance já perdemos! Vamos perder para o Fluminense! 2017 já era!

    • Com diretor e presidente achando normal perder. Ja perdemos tudo

  • É nessas horas que os covardes se escondem. O Bandeira sabe que não tem perfil para comandar o futebol e insiste nisso, prejudicando e muito o Flamengo. Agora vão correr atrás de quê? Com o DNA perdedor encravado na cabeça de todos os envolvidos e sem nenhuma cobrança, qual a expectativa desse bando? Nada.

  • psicológico do Flamengo é de time perdedor .Vamos ver se consegue chegar na pre libertadores esse ano para passar vergonha na fase pre ,que é a especialidade desse elenco .

  • O psicólogo deve ser do nível Victor Hugo

    • Nivel de muralha isso sim

Comentários não são permitidos.