A partir desta semana, os jornalistas que cobrem o dia-a-dia do Flamengo terão em seu inconsciente o peso da censura. Se fizerem algo que desagrade os donos do clube, poderão ter o direito de perguntar cassado. Este é o peso da decisão tomada pela comunicação do clube na semana passada, ao impedir o livre exercício da profissão pelo repórter Diogo Dantas, do jornal Extra. E a decisão veio justo do Flamengo, o clube que mais se beneficiou da imprensa livre nos últimos tempos.
Em 2012, no ano em que se candidatava pela primeira vez, Eduardo Bandeira de Mello teve como adversária Patrícia Amorim. O último ano da presidente foi também um dos anos de imprensa mais crítica na Gávea. Uma sucessão de escândalos veio à tona. Começando com as revelações dos bastidores da contratação de Ronaldinho Gaúcho, terminando com a devassa feita na gestão da dirigente que também era vereadora, expondo a vida dupla que levava com benefícios cruzados entre o mandato privado no clube e a gestão pública na Câmara dos Vereadores. Reportagem da qual fiz parte, em parceria com Lúcio de Castro, e pode ser acessada aqui e por este vídeo.
A derrota de Patrícia e a vitória de um grupo de desconhecidos que prometiam austeridade e equilíbrio financeiro abriu um vasto e inexplorado território para jornalistas que ali trabalhavam. As intenções e planos dos “azuis”, como eram chamados, eram bonitos, no papel. Mas ninguém sabia se daria certo. Teriam apoio dentro do clube? Teriam apoio dos torcedores? Havia quem duvidasse. O clube de maior torcida do país, seus mais de 40 milhões de rubro-negros, do Oiapoque ao Chuí, foram comprando o discurso da nova gestão graças à imprensa.
Ou alguém acha que as redes sociais do clube conseguiriam vender a ideia, acertada por sinal, de que para se conquistar títulos seriam preciso 3, 4 anos de seca? Comunicar muito bem o que desejavam foi mérito do clube. Comandar o clube no caminho da responsabilidade econômica foi iniciativa de quem lá está. Mas tais decisões contaram com imensa participação e atuação da imprensa. O clube ganhou prêmio de transparência e a imprensa ajudou o Flamengo (e o futebol) a vender a ideia de que um clube não pode olhar apenas para o próximo jogo, tem de olhar, também para os próximos anos.
Assim se deu o vitorioso (ainda faltam títulos) projeto da gestão de Eduardo Bandeira de Mello. Externamente, venceu a desconfiança, pareceu vanguarda. Internamente, conseguiu vencer grupos de oposição, teve habilidade e apoio para aprovar tudo o que queria no Conselho Deliberativo. Conseguiu silenciar a oposição e é aí que começa a escorregar. Se acostumou a trabalhar sem críticas.
Mas elas começaram a surgir e é saudável, até mesmo para sua gestão, que aprenda a ouvi-las. É necessário que saiba, também, ignorar as críticas que não ache construtivas. Porque não é a diretoria de um clube que tem o poder de dizer quais e como podem ser feitas. A capa do jornal Extra sobre o Muralha (e não foi a crítica ao goleiro que motivou a censura) pode ser incluída no rol das que não é preciso ouvir. Concordo que foi desnecessária. Mas elas também fazem parte da democracia. Se não gostou, recorra-se a todo o arcabouço jurídico que se tem a disposição.
Jornalistas, quando a parte citada entende que extrapolaram o direito de opinar, criticar, noticiar, são levados a se explicar na esfera judicial. Falo com conhecimento de causa.
Um diretor, por mais bombado que seja na internet, não pode atuar como se tivesse o cajado nas mãos. Não pode se achar no direito de silenciar quem quer que seja. Mesmo que o silenciado “mereça”, “tenha pedido” e outras mensagens de apoio que as redes sociais tanto propalaram desde semana passada. Um clube não é uma empresa privada. Não falo da natureza jurídica, mas da essência do que é. Um time de futebol pertence à sociedade. No caso do Flamengo, uma sociedade de mais de 40 milhões de pessoas. Uma nação maior que a população da Argentina. E nem estou falando de todas as benesses públicas com as quais são agraciados anos após anos que por si só poderiam ser considerados patrimônio público.
Concordo com Rueda quando ele diz que o nível de imprensa está ruim. São diversas as causas e consequências também. Precisamos melhorar o debate, enxergar para além das linhas de quatro, para além do lado (direita ou esquerda) para qual pulou Muralha. Precisamos construir algo melhor. Precisamos debater o bom debate. E não é calando os que se considera ruins que se melhora a conversa.
Censurar o direito jornalístico não é causa contra a qual somente jornalistas devem lutar. Não é uma defesa de classe. Deveria interessar a contadores, advogados, administradores, servidores públicos, professores e jogadores de futebol. Tolher a liberdade de imprensa é apequenar a todos. O retrocesso da liberdade de imprensa no Flamengo é andar pra trás no futebol como um todo.
Alterando ligeiramente o que disse o poeta “prefiro o barulho da imprensa ruim do que o ‘cala boca’ que o Flamengo fez”.
Fonte: Gabriela Moreira/ESPN
Fazer reportagem é uma coisa bem diferente de chacota.
Tem que censurar sim pois existem um monte de jornalistas que não tem o proposito de informar ou dar noticias mais sim causar polêmica com perguntas provocativas, na minha casa mando eu não tem essa de livre arbítrio.
Flamengo sempre viveu no olho do furacão, faz parte do clube mais popular do país,mais ultimamente as coisas estão caminhando de forma negativa demais,justo no momento em que o clube consegue sair da lama administrativamente…. tá chato já isso,queria estar comemorando títulos e não lendo essas matérias,verdadeiras ou não,incomodam!!
Se acham que chacota com pessoas públicas é jornalismo , então está no departamento errado , deveriam ir trabalhar no Pânico na Band.
Se eles silenciam um jornalista da globo imagina o que não fazem com um torcedor pobre
essa jornalista é 10.
Que tapa na cara dessa gestão de autoritários políticos .
Espero que agora a imprensa faça mais barulho ainda dos podres que assolam nossa diretoria.
Só de pensar que um piadista tem autoridade suficiente pra proibir um repórter de fazer perguntas, imagino o manda e desmanda danado que deve ser dentro do Flamengo. Todo mundo quer mandar pois não tem chefe, o chefe não se posiciona, só protege.
Infelizmente tem alguns que se contentam em ser somente melhor que gestão Patricia
Tu não tem nem vergonha na cara né retardado?
Se eu não tivesse vergonha eu estaria aqui, abandonando meu próprio clube pra pelar saco de presidente.
Mostra a cara Mauro Cesar
Se tivesse vergonha na cara não se esconderia atrás de um pseudônimo seu cagão…
Esse cara deveria ser bloqueado!
O cara é o vice presidente de comunicação, vc sabe o que é isso? Acho que não, pq se soubesse não estaria aqui falando merda.
Deveria saber que é a globo que manda no Flamengo.
Vascaíno detectado
E os “jornalistas! tem que entender que o Flamengo tem que ser respeitado, pois não é motivo de piadas, não respeita o Flamengo então fique longe do Flamengo.
Imprensa pobre a nossa, inventam noticias e fazem matérias querendo colocar crise, principalmente a porcaria do jornal extra, agora ficam ai de mimimi, é por que o Flamengo barrando eles acaba a mamata, não terão mais o que fazer, críticas e elogios fazem parte, agora inventar noticia pra ganhar cliques as custa do Flamengo? sai fora, quero noticia acompanhamo pela Fla Tv ou o site oficial, o resto não me interessa. SRN!!!
Triste ver que alguns torcedores são serviçais do presidente que não conseguem enxergar os erros dessa gestão
Como podem, amar mais o presidente do que o próprio clube? Como podem achar que ele realmente salvou o Flamengo, uma vez que foi o dinheiro da TORCIDA que ajudou a reestruturar, pois ele somente fez a OBRIGAÇÃO de pagar conta, caso não fizesse a cobrança iria ser mais forte, já que as regras da CBF mudaram.
.
Mostra a cara Mauro Cesar!
Vc cara é um desenformado. Ninguém está achando presidente maior que o clube, e com certeza o Sr. Eduardo Bandeira é o maior e melhor presidente do mengão, pois outros tiveram a mesma oportunidade que ele teve e não fizeram, o que na verdade fizeram foi sucata todas as verbas que entrava no clube.
Resultados ainda não vieram, mais com certeza virão, ou vc tem alguma dúvida disso, pois eu como rubro-negra que sou não tenho nenhuma.
Verdade. Vc ama muito o Flamengo. Quando fala muito assim com certeza é recalcado pela derrota do Wallin.
Essa geração mimimi dá náuseas. Se acham que foi ofensa, processem e pronto. Agora dizer que não podia fazer o que foi feito é de mais. Muralha é pessoa publica e isso lhe dá o direito de receber pela imagem dele( o que não é pouco), mas também o expõem a toda e qualquer crítica, como foi a do jornal Extra. Sinto-me constrangido de ser flamenguista com a atitude que a diretoria tomou, lembrando e muito o euvirus Miranda. Sempre tive medo disso acontecer: o poder subir a cabeça e parece que é isso que está acontecendo. Lamentável…
Se o futebol estivesse correspondendo nada disso estaria acontecendo, então sejam humildes e reconheçam o erro, Muralha é um erro, o preparador de goleiros, MA, Vaz, Gabriel idens. A capa do jornal era apenas a cortina de fumaça que vcs precisavam para ocultar tudo isso.
EBM é o melhor presidente que já tivemos, mas é orgulhoso e o orgulho precede a queda… Lamentável. SRN
Coitadinho do Muralha, tá sofrendo bulliyng. Tadinho do pobre menino que ganha 180mil reais por mês.
Vamos censurar quem critica nossos jogadores, pra passar a imagem que está tudo bem.
Está proibido criticar os jogadores, tem que aceitar tudo, porém PAGANDO o sócio torcedor e comprando a agua com sal do Boi Tailandes.
para de falar merda otario
isso ai concordo
ue uma imprensa q desrespeita que debocha nao respeita a familia… liberdade de imprensa tem limite ne… se nao vira uma zona
A gestão bandeira de melo que tanto fez ja esta dando mole
É não podemos nem mais falar do velho maluco do Eurico.
Nosso presidente é igual, ops, nosso presidente não, o piadista virtual, já que o presidente não MANDA EM NADA parece, e deixa todo mundo mandar e desmandar no Clube
Todo apoio a Diogo Dantas e a Gabriela Moreira.
Censura não
Ano que vem, renovação com Márcio Araújo hein.;
Com aumento de salário !
Vamos ficar só no cheirinho novamente….
Eu preferia até mesmo Kleber Leite, pois apesar de ter sido um mal presidente, não era fraco dessa maneira.
Como pode deixar um cara que faz piada e atualiza o twitter dar ordens em quem deve ou não dar entrevista
Torcendo pra globo reduzir a nossa cota.
Time nenhum é maior que a Globo.
Quase nada no Brasil é maior que a Globo. Tenham humildade, seus loucos !
Pracowick nas finanças e Kleber Leite no futebol, um suprindo a fraqueza do outro no futebol e as finanças, respectivamente. Melhor do que banqueiros decidindo os rumos do futebol.
falando merda. Normal. depois de anos comendo pão com farinha vai trazer um cara que finge que paga novamente? Um retrocesso inaceitável. É óbvio que houve falha na gestão do futebol, mas por outro lado, as estrelas contratadas não renderam o esperado. Além do Diego e o Réver, qual contratação é incontestável na sua posição hoje? Eles simplesmente não renderam. Vai chicotear todo mundo? E a Globo que se lasque. Onde o Fla for, a torcida vai atrás, mesmo que seja na Band ou EI. Basta ver a mobilização em torno da Carabao e a sensação que foi a OLK quando assumiu o material esportivo do Fla (mesmo entregando um material inferior que a Nike). Nessa época da OLK, foram vendidas mais camisas na pré-venda (cerca de 300 mil) do que no ano inteiro da Nike. A lei brasileira ainda é (por um acaso) nebulosa quanto a isso, então a Globo vai se mantendo. Se o direito de imagem fosse do mandante, a coisa seria bem diferente, já que não precisaria haver acordo entre os dois clubes. Eu queria ver o que a Globo iria fazer contra o Flamengo.
Parabéns diretoria, jornalistazinha mequetrefe
Falta os títulos
Não a toa estão tirando os torcedores pobres do estádio.
Torcendo pro bandeira ir embora logo.
2019 Wallim o verdadeiro fundador da chapa azul
Ele também vai manter os torcedores pobres longe do estádio.
A política econômica será a mesma. Aliás, se afrouxar um pouco, é porque existiu o trabalho do Bandeira, que, obviamente, como é típico dos “espertos”, não receberá crédito algum.
HIPOCRISIA DESSA REPORTER!
JÁ QUE ME LEMBRO BEM DO CANAL EM QUE
ELA TRABALHA PROIBIR SEUS REPÓRTERES
DE ENTREVISTAR O MURICY RAMALHO!
MAS ISSO ELA “ESQUECE” AGORA!
IGUAL ESQUECE O X-GAMES FOZ DO IGUAÇU
NA HORA DE CRITICAR $$$ PUBLICO NOS
EVENTOS ESPORTIVOS…
Só acho hipocrisia da mídia, e essa jornalista não foge à regra, dizer que qualquer um que se sinta prejudicado pode recorrer à justiça.
Aqui não tem a lei de médios que o Lula quis implementar e a Globo foi contra, então a mídia pode falar qualquer besteira, qualquer calúnia e colocar na conta da “liberdade de imprensa”. Dificilmente são retratados os erros, e quamdo são nunca é na mesma proporção.
Aqui no Brasil a mídia é o quarto poder.
Concordo meu Xará. Tem que ter limites e bonsenso. Liberdade não é sinônimo de libertinagem. SRN.
Alguns jornalistas são bastante curiosos. Reclamam de censura no caso do Extra Globo em relação ao Muralha, mas são os primeiros a bloquearem pessoas em redes sociais quando suas ideias são contrariadas, principalmente o Sr. Mauro César Pereira.Hipócritas, incoerentes e contraditórios.
Muito bom Vinícius, este Se. Citado é o pior deles, não debate, não pode ser questionado, um bosta.
Repórter botou na bundinha dos defensores do ?
Todo apoio aos jornalistas pois só assim sabemos de bonde de Stella e outras falcatruas.
Eu nem sei pra onde foi o dinheiro do Vinícius Júnior
Não sabe porque não olha as demonstrações. Simples. Se não se informa, melhor ficar quieto kkkk.
A questão não foi a crítica, mas como são feitas as críticas!!! Essa jornalista adora aparecer
“Jornalistas, quando a parte citada entende que extrapolaram o direito de opinar, criticar, noticiar, são levados a se explicar na esfera judicial. Falo com conhecimento de causa.” — Considerou também o fato do clube ter o direito de exigir dos seus funcionários não responderem entrevistas “maliciosas” ou darem declarações que prejudiquem a imagem da instituição? As empresas privadas fazem isso o tempo todo e NINGUÉM questiona… &;-D
Empresa privada não é sustentada pela televisão.
A cota de tv sustenta o Flamengo.
Quem mandou silenciar o repórter da globo, provavelmente ignorou isso, tanto que voltaram atrás por medo.
Os clubes assinam contrato com a televisão
Contrato para transmitir jogos ou fazer reportagens à meia-boca? &;-D
Parafraseando Odórico Paraguaçu: “Imprensa marronsista”. Adoram se criar com o Flamengo, a atual linha desse periódico é de esculhambar o Mengão.
A critica o FLAMENGO aceita, o que não se pode fazer é denegrir a imagem do jogador e fazer chacota.O que foi feito por este jornaleco,mas, ele está ligado a um grande império.
Sempre que denegrirem a imagem do Clube e seus jogadores, bloque neles, assim como eles fazem aos simples mortais como nós torcedores.
Quem precisa viver em função do Flamengo é a imprensa e não o contrário.
Acho que não preciso continuar né?
OBS: Lembram a repercussão que a imprensa deu ao “roubado é mais gostoso?” (declaração de 1 jogador que ficou por + de 1 ano atribuído ao clube?)
SRN
O mal da imprensa é achar que realmente faz parte da “solução”, quando o bom jornalismo é aquele que o sujeito é imparcial (dentro do possível) e se limita a narrar fatos.
A verdade é que o Flamengo foi cruelmente inteligente: ao invés de processar (e ganhar só 5 mil reais daqui a 10 anos) não vai responder mais perguntas daquele jornal. Engulam o prejuízo agora de não ter notícia exclusiva.
Kkkkkk eles já voltaram atrás.
Estão respondendo sim perguntas desse jornal.
E agradece se a globo não puxar a orelha do banana
A jornalista não fez nem uma “mea culpa”! Se o site oficial do Flamengo fizesse uma chacota do nível do Extra com um jornalista, seria o cúmulo do absurdo. Mas o contrário não se verifica. Tenso discutir com quem só quer bater e não admite levar uns soquinhos.
O Flamengo faz muito pela mídia também cara repórter, sempre deu matérias maravilhosa para vocês…sabes bem disso, né. Me atento ao caso “Tabet”, que originou a proibição. Eu não concordei e não concordo com essa “arrogância”. O Tabet tem esse “poder” todo? Essa moral? O cara foi inoportuno ao “comemorar” números em um dia de derrota. Qual foi o pecado de se criticar? Patética a reação dele e da diretoria. O pior é o BM presente, ficou na dele, dando apoio claro…achei ridículo e isso não ajuda em nada. Essa diretoria ultimamente tem agido sim como “meninos mimados”…ninguém pode criticar seja lá como for e seja quem for: BM dando banana para a torcida, ficando putinho pelas criticas, dando declarações ridículas com a que protegia o Zé e os perebas…isso não é um perfil adequado a uma diretoria, que vem se destacando e fazendo um belo trabalho de gestão.
Essa atitude reflete a pressão de fracassos no futebol (não conseguem se organizar e fazem bobagens) ai querem flores…para mim o texto faz uma ao reflexão: que Flamengo estão construindo? Vencedor, Gigante, mas “impopular e arrogante…tem que se fazer uma reflexão e mudar essa atitude “prepotente”.
A imprensa se acha acima do bem e do mal.
Denegrir a imagem do clube ou de um de seus patrimônios pode… entra na dividida e agora quer arregar ?
Não cobre o clube, porra! Simples.
Esquece o clube!
Não se garantem!
Precisam do flamengo, acabem com esse chorou. Parecem o botafogo!
Fato é que aquela “brincadeirinha” com o goleiro, sem entrar no mérito das qualidades ou no caso dele, a falta das mesmas; fez sim, muito mal aos interesses do clube. E de onde partiu, de um dos tentáculos do grupo de mídia que detêm os direitos de todas as competições, até as que, quando quer nem transmite. Então, pagar pelos direitos é uma coisa, agora, se achar no direito de “cornetar”, e com isso influenciar escalação, e por conseguinte “melhorar” o produto que promove, é abuso de suas atribuições. E não venham nos chamar de mimimi, pois o maior exemplo de mimimi nos dias de hoje, verifica-se justamente na imprensa, fenômeno planetário este, haja vista as últimas eleições Americanas.
SRN
Nossa mano, fica parecendo que o Flamengo virou um império em que o monarca censurou tudo que é negativo contra o clube.
Quanto sensacionalismo barato. O Flamengo está no seu direito de não querer responder determinados jornalistas, acabou! Isso não é censura, o jornalista ainda pode continuar escrevendo o que quiser, o dia a dia do clube está aí para todos. Ninguém calou a boca de ninguém.
Isso é querer ganhar ibope e dar uma de intelectual defensor da democracia blá-blá-blá com frases de efeito.
Ohhhh Flamengo não é empresa !
Essa ganha o troféu de jornalista fraca e chata, o mulherzinha antipática. Só vive tomando cortada. É uma esquerdopata feminista mau amada , que está na profissão errada!
Tomou as dores do Extra e está sendo parcial. Que infelicidade dela.
Essa repórter pensa que o flamengo depende da imprensa pra alguma coisa? É isso mesmo? Me corrigem se eu estiver errado.
Dependa da torcida e mesmo assim, quando criticamos somos falsos rubro-negro. Então pare de ficar defendendo uma diretoria que não gosta de ser contestada.
E que pérola essa chamada hein, fraca demais. Não vou me surpreender se a próxima for VACA AMARELA….
Falou e disse tudo Gabriela!!!! Ninguém pode tutucar os protegidos do presidente!!!! Vai a porra!!!
Você acredita que a rusga entre Fla e Extra é somente sobre o Alex Roberto? Eu acho q não é apenas isso, e isso foi apenas um pretexto…tem mais coisa por trás.
O cala boca já morreu só quando convém, não é “jornalista”? PS: O extremo norte do Brasil é o Monte Caburaí.
Excelente texto dessa excelente jornalista!
Flamengo é uma empresa, logo, faz o que quiser dentro de seus domínios. Não gostou? Deixe de noticiar o dia a dia do clube. Simples assim.
Flamengo não é empresa.
Ponto.
É repartição pública…
O 4° poder quer enfrentar o clube de maior torcida do planeta? Problema, é a diretoria dar motivos a media pra encher o saco do Flamengo. Algo tão fácil de resolver:
1° EBM sair da pasta de futebol.
2° Preparador de goleiros victor hugo ser demitido.
3° Fim de auxiliar permanente etc… Cargo por mérito e trabalho produtivo.
4° Demissão ou empréstimo de jogadores contestados. Nada de proteção, nada de emprego estável no clube. Aliás deveria haver um sistema de controle de produtividade do atleta. Mas fica difícil, porque jogador de futebol e seus empresários são uns lixos pra conversar. Ainda mais com algo que envolve tanto dinheiro e fora o mau caratismo de alguns e coisas ficam embaixo dos panos nesse meio.
5° Parar de querer da prioridade a eletizar a torcida. São mais de 40 milhões de torcedores. Há sim separação por nichos, mas deve ter um equilíbrio que seja também justo aos torcedores no estádio. Pois a torcida é patrimônio do clube, e com planejamento claro e metódico que vise a saúde financeira do clube. Pode se encher estádio e ainda faturar bastante.
Bacana o comentário, mas o item 3 por exemplo não tem como. Na troca de técnico, os permanentes que passam as informações e mantém o time até que um novo profissional seja contratado. Talvez não tenhamos A MELHOR comissão permanente. Mas ela é necessário. No mais, tudo ok !!! Essa é a minha opinião.
Sem problema, todos aqui passamos opiniões, não somos donos da verdade e estamos aqui pra discutir ideias. Mas nesse item, o problema que vejo são vícios que o auxiliar permanente mantém durante os anos, devido a estabilidade no cargo. Tanto que quando assume como interino se vê a mesma draga sem time. O Flamengo pode ter analista ou analistas de rendimento que façam a transição de informação de todos jogadores no clube, com potencial para se firmar no profissional. Passando ao novo técnico e sua comissão técnica.
Tem que censurar mesmo. E torcedor deveria boicotar todo veículo de comunicação que só entra pra plantar a discórdia. Não deveriam nem entrar nas dependências do clube, não precisam disso pra criar suas mentiras ou denegrir a imagem dos jogadores. VSF todos eles.
Não.
Temos que ter jornalistas que falam os podres dessa diretoria fraca
Se a diretoria é fraca tem os sócios pra mudar nas eleições. O cara deu um sacode na oposição na eleição passada.
Parabéns a torcida dos bambis. Sem time, sem diretoria, sem investimentos, zona do rebaixamento e mesmo assim só apoio para tentar erguer seu clube de coração. SRN a vcs
vc viu o preço dos ingressos?
Sei que foram considerados baratos. Não sei o preço ao certo
Sem investimento? terceiro time com a folha de pagamento mais cara do país.
O tal do Flávio da fox é outro que só agrada a modinhas. Precisa levar um gelo dos verdadeiros rubro-negros. Torcida precisa mostrar quem ela é nos momentos difíceis, cagar goma quando tá ganhando é muito fácil. Nem precisa de torcida pq o time dá conta sozinho quando tudo está dando certo.
vai la e faz então
Mas na hora que a torcida critica o seu queridinho presidente não pode né ?
Torcida só tem que cobrar dos jornalistas, do presidente tem que aceitar .
Vc torce pra que time, infeliz? O presidente é o do meu time, se não é do seu vá procurar o que fazer. Não tem uma crítica sequer que se refira a competências do presidente. Tome coragem e reclame de quem escala, pq se MA e outros que vcs perseguem jogam é por responsabilidade do técnico. Vai lá e reclame do Rueda.
E quem renova o contrato?
Quem protege?
Vou repetir até quando?
Flavinho faz um personagem que comenta sobre futebol, do nível que o TV Quase fala sobre futebol no Falha de Cobertura ou o do site Olé do Brasil, com a finalidade de atrair audiência, a galera ficar revoltada, encher de #foxsport no twitter, ele não é jornalista, assim como praticamente todos daquela bancada da Fox, não dá e nem é pra levar a sério o que eles falam.
Quem quiser alimentar que alimente. Não dou moral a quem faz chacotas com o Flamengo
Dar moral ou não, só o fato de estar aqui ou no twitter falando sobre eles, se referindo a eles, já é o que eles querem.
Aqui não conta pra eles. Mas vc tem certa razão
Legal o texto. Não fala mentiras. Mas na boa, quem acompanha futebol (inclusive pelas mídias) sabe muito bem que apesar do texto bem escrito, muitos jornalistas não cumprem o que reza a cartilha. Muitos fazer da informação, um tabloide de fofocas para vender mais e mais jornais. Não existe mais segregação do que é fato jornalístico, do que é análise jornalística, do que é fofoca ou invenção… Poucos se preocupam com a fonte da informação e pior, com as consequências do que será veiculado. Sou contra a censura, mas o que foi feito está longe disso. O clube, como em qualquer lugar do mundo tem o direito de estipular quem faram as perguntas.
Muito boa resposta Diogo.
SRN!!!
Não tem nada de silenciar, ninguém é obrigado a responder pergunta só porque o interlocutor se intitula um jornalista. Esse setorista aí, há um tempo atrás estava noticiando que o Juan não estava aguentando dar voltas pelo campo correndo, sem ter nenhum tipo de conhecimento. A opção de não responder as perguntas de algum jornal ou jornalista acontece em outros países.
https://uploads.disquscdn.com/images/1be032ecc7c05bec8460893bc424ce5d14c3a758d43e6e35db1da74e49006eb7.jpg
se chegou a este ponto é porque realmente tem muita coisa errada. Mas também não pensem que esta imprensa veste branco e tem azas brancas, porque ela só faz este movimento de resistencia, quando a ação contrária é incompatível com os seus interesses. O flamengo sempre foi alvo dessa imprensa porque é o time que mais vende noticias e que mais repercute até mesmo na cor da sunga que o jogador usar. Agora com o risco de ser cerceada esta imprensa faz este alarde. Ninguém tá certo nessa história. Todas as classes profissionais tem as suas prerrogativas, umas mais outras menos, mas todas as usam muitas vezes de forma abusiva e irresponsável.
Esse uma questão muito interessante e complexa ao mesmo tempo, visto que do lado do extra não houve sequer um pedido de desculpa ou seja sacaneou mesmo e se quiser me processe, ver jornalistas do gabarito de Gabriela Moreira se manisfestar a favor da imprensa é para fazer refletir porém é até compreensível, uma vez que eles temem que isso se torne uma rotina, é o famoso: “não é o que é, mas sim o que pode se tornar.” Na minha opinião a nossa imprensa faz mais mal do que bem, poucos fazem um jornalismo de qualidade como a própria Gabriela, ou você acha que detonar um profissional em forma de Editorial é algo ético e respeitoso? A imprensa sempre agiu de forma corporativista com medo de serem os próximos a sofrem represálias, mas gostaria de lembrar novamente que a reflexão não deve ser somente em cima do clube mais também em cima do veículo de comunicação que assiste os bons jornalistas o defenderem enquanto o mesmo fica só no seu canto se postando como o coitado. Espero que isso nunca mais se repita e que todos nós tenhamos aprendido algo com isso; mas vou confessar: Tadinho do Extra, estou com uma pena deles; cambada de FDP.
OBS: Depois disso o Tabet foi dispensado do jornal Globo.
SRN #OQuartoPoderNãoSubstituiORaciocínio
Baita bola fora do Fla, isso é coisa do Eurico que vive de proibições e se defende atacando a todos. Quando o Fla zoa pelo twitter todos acham graça mas ao contrário se magoam. Detalhe, achei a zoação de mal gosto mas aceito q existe o direito democrático do jornalista faze-lo mas dai a proibir ao Grupo Globo de fazer perguntas passa do aceitável, espera a pergunta e dá um toco na resposta.
Direito de imprensa não é direito de ofensa e tem que dar direito de resposta igual
Qual foi exatamente a ofensa?
Chamar o Muralha de Alex Roberto ?
Imprensa de merda, falam oque querem difama pessoas destroem familias, e agora vão chorar, Fizeram errado difamando um ser humano tem que barrar mesmo, assuma as consequencias.
A imprensa destroi familias
o cigarro destroi familias
o puteiro destroi familias ou até salva
ninguém “difamou” o cara, ele simplesmente não é o BUFON. Ou é?
Tudo bem, se ele não tivesse tantas falhas
Vc pode zoar. Um jornal deve se ater a fatos. Quando prefere fazer humor, deve ser rebaixado e perder o privilégio de atuar como jornal, já que preferiu outra empreitada
Sabe , na minha infância tive 200 apelidos e cada amigo tinha mais 200.
o Goleiro Alex Roberto foi zoado por ter errado,fato!
O homem tem que ter dignidade( e ele a tem com certeza) para erguer a cabeça,trabalhar e superar as críticas.
O homem se cria assim, com críticas, elogios, zoações. Vamos parar com essa hipocrisia de se atingiu ao patrimônio do Flamengo quando se criticou o atleta.
Banana de Melo é disparado o melhor gestor financeiro da história do Flamengo. Também o pior gestor de futebol.
Culpa dele mesmo, porque tinha um LAVA JATO como pessoa de confiança e agora acumula esse CARGO por não confiar em outro.
Parece que o R$ está sobrando que tem gente sobrando.
Mozer, RC…esse Jaime permanente de auxiliar …V HUGO… caramba…!
Mas hipócrita ainda é saber que nosso maior prazer ultimamente é zoar as quedas dos adversários (VASCAÍNDO e CHORÕES) ou até mesmo a sexualidade (FLORES).
Mas agora não se pode zoar um Goleiro mediano que trouxemos a peso de ouro e que nos retribui em campo apenas com cenas cômicas.
Mais babaca ainda é esse papo de que não se respeita o HOMEM, o SER HUMANO, O PAI, o FILHO que ali esta. Pocha todo mundo é pelo menos pai,filho, ser humano.
QUER DIZER QUE O RESPEITO É SÓ PRO SR Alex Roberto?
Se ele é um produto do Clube. Eu torcedor pago pra assistir esse PRODUTO de péssima qualidade…então devo acionar o PROCON?
SRN
Vc pode zoar. Um jornal deve se ater a fatos. Quando prefere fazer humor, deve ser rebaixado e perder o privilégio de atuar como jornal, já que preferiu outra empreitada.
Cara concordo que o jornal não ofendeu a honra de ninguém “apenas” se negando a chamar o goleiro de Muralha, coisa que realmente está longe de ser. Mas me pronunciei mais cedo a respeito da matéria! Tampouco foi ofensivo o jornal extra como o jornal foi censurado pelo Flamengo. Muito mimimi de todos os lados. Bem o retrato dessa sociedade chata que estamos nos tornando.
De fato uma “zoada” não faz mal a ninguém, principalmente se for merecida. Agora não me venha com essa história de coitadinhos e ditadores… Ninguém censurou nada, agora qq instituição tem o direito numa entrevista aberta selecionar quem direcionará os questionamentos.
Simples assim. Falta mais simplicidade nas coisas. todos procuram pelo em ovo.
Abraços.
A imprensa em que aprender que liberdade vai até o dirito do próximo e abuso tem que ser coibido sim senão é anarquia
Não houve censura , houve retaliação !!!
Censura haveria se ele fosse fosse proibido de entrar no clube ou se não houvesse coletiva de imprensa com perguntas livres . Qualquer outro jornalista pôde fazer a pergunta que quis . É uma guerra entre instituições e Isso fica claro quando o Globo demite o Tebet que era colunista da edição virtual do jornal , mostrando como a instituição O Globo/Extra lida com quem contrária os seus interesses . Eu se tivesse alguma força de convencimento junto à torcida do Fla recomendaria um boicote á esses dois periódicos …
As pessoas não querem informação, querem se sentir bem.
AHAHAHAHHAHAHAHAHHAHA Que mulher sem noção.
Gabriela eh excelente reporter, mas foi corporativista nessa. Minha mãe me ensinou “não tem nada pra falar, fica calado” esses jornalistas/repórteres nao podem sair ofendendo, axincalhando assim. Entao não se trata de censurar (bengala usada por jornalistas ) e sim de prudencia.