Apesar de todos os méritos que a atual administração do Flamengo merecidamente recebe, ainda existem alguns problemas de aparentemente difícil solução dentro do clube, talvez pela incapacidade de saber ouvir. É notável que a figura do presidente Bandeira se blinda a críticas, refutando-as imediatamente, sem antes discernir-las entre construtivas e destrutivas. Dessa maneira, acaba por ignorar excelentes ideias somente pelo fato destas irem em direção contrária ao que havia sido previamente pensado pelos dirigentes rubro-negros.
Infelizmente, isso não passa uma imagem de soberania e de segurança como o presidente deve pensar, imagino eu. O que se reflete para nós é a figura de uma pessoa (e uma administração) blindada, autossuficiente e teimosa, sobretudo. Não aceitam a naturalidade de um erro, repreendem a sensatez de uma correção – mesmo que pública -, e se afirmam na ignorância da reincidência. Reafirmam, mesmo o erro, talvez se orgulhando daquela decisão errônea. Em suma: uma ópera sofrida e que não leva o Flamengo a lugar algum.
Identifiquei a repetição dessa sequência maquiavélica, por exemplo, quando o presidente veio a público dizer que defendia os “perseguidos” do clube, aqueles jogadores de baixa qualidade, tão criticados pela torcida e pela imprensa. Também vivi esse déjà-vu quando, em tantas oportunidades, o presidente reafirmou a política de ingressos caros, mesmo em jogos de pouco apelo, justificando que isso não atrairia maior público já que “nem as gratuidades se esgotam”. Lamentável ignorância ao debate.
Acredito que esse pensamento pequeno também foi levantado quando da decisão de retirar Vinicius Júnior do Mundial Sub-17, da Índia. Especula-se que o Real Madrid tenha recomendado tal postura para evitar qualquer pressão negativa sobre o garoto em caso de obscurantismo na competição. Por outro lado, a versão oficial do Flamengo é a de que ainda teríamos importantes partidas até o fim do ano, que requeriam força total.
Duas balelas. Por um lado, o garoto pouco joga pelo Flamengo. É a terceira opção, nem ameaçando a titularidade dos pontas rubro-negros. Qual é a força total que precisamos, se até Gabriel está na frente do menino? Fatos são fatos. Por outro lado, qual o interesse do Real Madri em deixar um garoto treinando e participando de jogos-treinos, ignorando a maior competição de sua categoria? Se esses torneios não são parte do desenvolvimento de um jovem, vamos reinventar o futebol. É uma especulação absurda. Se Tite resolver convocá-lo para a Copa da Rússia, então, ele também deve ser vetado? Se a pressão de um Mundial Sub-17 na Índia pode ofuscar seu desenvolvimento, vamos logo emprestar esse rapaz pra qualquer pelada amadora por aí. Pois tenho a mais plena convicção que a pressão do Flamengo é maior que as geradas por estas competições de base.
Vinicius Júnior deveria ter ido, sim, ao Mundial de sua categoria. Seria melhor pra ele, pra nós e pro futebol. Essa decisão representou mais um erro – mesmo que este nunca seja reconhecido pelo presidente. Paciência.
SRN!
Rodrigo Coli
Twitter: @_rodrigocoli
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Segunda-feira (25) o Flamengo encerra a preparação com foco no Fortaleza Na manhã desta sexta-feira…
Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…
Ver comentários
Tem uns caras que só sabem criticar. Deixem o cara trabalhar, é impossível alguém conseguir unanimidade em suas escolhas. Em um contexto geral essa diretoria faz um excelente trabalho. Infelizmente o resulta do em campo não esta sendo o esperado e isso na hora pesa e muito. Mas com certeza a cada ano estamos melhorando o time e a estrutura e com isso estamos mais próximos de voltarmos a ter grande resultados.
1) Mostre o que está errado no artigo. Não foram críticas infundadas.
2) Em um contexto de administração, parte financeira e jurídica, a diretoria faz sim um excelente trabalho, e o artigo inclusive inicia admitindo isso. Mas tudo isso é meio, e não fim. O futebol e o remo são os principais objetivos do clube, e estão ambos sendo pessimamente administrados. O futebol não parece tão ruim simplesmente pelo alto investimento (gerado pela boa administração financeira, ponto pra diretoria), mas o comando, a estratégia, e organização, são PÍFIOS! Então, em um contexto geral a diretoria não faz um excelente trabalho não.
3) Cada ano estamos podendo comprar mais reforços e melhorar a estrutura, e AINDA ASSIM o futebol apresentado é fraquíssimo, fruto da falta de comando. Inaceitável não ter profissionais competentes gerindo o futebol do Flamengo.
1) Só observo crítica
2) Cultura não se modifica num curto espaço de tempo
3) Essa coluna está virando - ou já virou - parte de um grupo político/facção
4) O Flamengo é maior q isso! Nunca se falou tanto no Flamengo como nos últimos 2 anos. Infelizmente, os jogadores não mostram a raça intrínseca nos jogadores que defendem e pretendem defender o Maior do Mundo.
5) Falta de fato foco e cobrança no futebol. Temos sim q vender caro o resultado.
6) Falando nas peças ruins... todos sabemos quem são, até eles mesmos. Mas, se vc é um gestor, sabe como é dificultoso demover algumas peças de maneira rápida sem desmotivar o restante do elenco. Não dá pra fazer a limpa de uma única vez - bem que eu também queria.
7) Administração está de parabéns! Resultados melhores virão à médio prazo, se a gestão não cair novamente nas mãos dos podres oportunistas que outrora (quase) levaram nosso AMADO clube à falência
8) Falta sim o denominado "Gerente" de futebol assumir o cargo e pôr a cara à tapa e dar tapa na cara dos jogadores lesmas. Flamengo é Raça! É Sangue! É sofrimento tbm!
Eh isso. Vc resumiu bem, entre erros e acertos a certeza eh que o futuro eh promissor. Mas aqui tudo eh motivo pra reclamar, que parada chata. Pedir pro moleque voltar pro sub17, so pode ser retardado mesmo... ele se mahcucou, por isso nao tem jogado. Esses colunistas corneteiro tem que parar de torcer pro flamengo mesmo, na moral. Torcida mimada do kct. Vai ver jogo do Chelsea e babar ovo do Mauro Cesar Pereiria na casa do karai
" quando o presidente veio a público dizer que defendia os “perseguidos” do clube" ele e presidente e nao torcedor, claro que ele tem que defender os funcionarios dele. Se ele vai com a torcida vai fazer com os que nao estao perseguidos agora tenham medo de que a mesma coisa possa acontecer com eles no futuro e nao vao querer ficar.
Ainda mais pq eles estão fazendo favor ao Flamengo não é.
Afinal com um salário mínimo eles não merecem essas críticas.
Não cabe ao presidente criticar publicamente jogador, mas dizer que protege perna de pau é demais. Ficar calado e negociar quando possível é uma atitude mais sensata, o resto é querer irritar a torcida.
Na mosca, não tem que mexer em nenhuma vírgula este artigo, um primor, meus parabéns.
Um erro que deu certo, porque se o VJ tivesse ido, seria o protagonista, provavelmente...
Mas, a ausência do VJ deu esse protagonismo ao Lincon e o moleque está agora super valorizado...
E o VJ sendo protagonista no mundial nao ajuda em nada o Flamengo, ele ja esta vendido. Ele ficando aqui ainda pode ajudar em algo.
ISSO MESMO!! BELA COLOCAÇÃO
Acho que a oposição do bandeira comprou esses colunistas.
Também acho!! Isso parece politica em mais baixo nível..
Vjr já no profissional e ir pro Sub-17 é um downgrade na carreira se ainda fosse pro Mundial Sub-20 aí poderia até relevar. E outra se o garoto é terceira opção ficando atrás de Gabriel a culpa é do técnico. São escolhas do técnico.
E com relação os preços dos ingressos é verdade mesmo. Baratear o ingresso não significa que o público vai , ontem e nos jogos anteriores ficou provado isso.
Ingressos baratos ontem e foram menos de 9mil pessoas.
E se todo jogador criticado pela imprensa e pela torcida fosse mandado embora , hoje no Flamengo não teria ninguém.
Pará , Trauco , Vaz , Arão , MA , Rômulo , Mancuello , Diego , ER , Berrio , Guerrero , Gabriel , Geuvânio , Muralha , Rodinei , Vizeu todos já foram criticados.
Concordo em gênero, número é grau.
Excelente análise.
Já sabíamos que com uma vitória sobre o rebaixado Bahia os bandeiretes iriam aparecer .
Vamos ver se após o jogo contra o SPFC eles vão dar as caras aqui
Dá um tempo. Esquece política e fique feliz com a vitória.
Já faz quanto tempo que não ganhamos uma partida por goleada?
Cansei de ver o time jogar pra caramba e não ganhar, como foi no jogo contra os gambás em itaquera em que amassamos eles e ficamos no 1x1.
Espera a derrota pra continuar a perturbar. SRN
Liberar vinicius jr. pra sub 17 é que seria uma vergonha.
Pq?
Ele tem que jogar.
Não liberar é que parece ter sido burrinha por mais uma derrota desse presidente perdedor
Qual o sentido de liberá-lo?!
Não terá ganhos técnicos jogando com sub 17, ja foi vendido e não faz sentido usar a competição como vitrine. Ele tem que ficar e treinar com o profissional, coisa que o fará evoluir bem mais, do jogar futebol com crianças em um campeonato inútil.
O Sentido seria o bem do garoto. Ele poderia ter sacaneado o Flamengo, quando o Barcelona veio assedia-lo para ele não renovar o contrato com o clube e ganhar mais dinheiro. No entanto o menino confirmou o seu discurso e pensou primeiro no Flamengo. O Flamengo poderia ter pensado primeiro no VJ.
Meu Deus. vc está certo cara. Belo argumento
Campeonato inútil é o estadual que o Bandeira ganha no sufoco
Inútil porque ganhamos, quando perdemos todos reclamam.