Notícias

JP Batista perde 5kg e mira melhor ano no Flamengo: “Fome é de vitória”

JP Batista está mais leve. E motivado. A derrota para o Pinheiros, nas quartas de final do último Novo Basquete Brasil, já cicatrizou, mas trouxe ensinamentos. Em seu terceiro ano no Flamengo, o pivô colocou em prática um planejamento pessoal para ter sua melhor temporada com a camisa Rubro-Negra. Na derrota para o Vasco, pelo Torneio de MG, era nítido que o pernambucano está bem mais magro. Em 2016/17, JP jogou com 122kg, e perdeu cinco para 2017/18, atingindo os 118kg. O cuidado com a alimentação trouxe mais mobilidade em quadra e diminuiu o risco de lesão. A fome agora é por vitórias com o time da Gávea e por um lugar na seleção brasileira nas Eliminatórias para o Mundial de 2019, na China.

– Estou muito motivado. Ano passado era uma temporada em que tínhamos grandes expectativas e que acabou não dando em nada. Então, estou com fome de vitória. Estou muito concentrado em talvez ter a minha melhor temporada no Flamengo. Essa é a minha ambição. Desde que comecei a preparação com a seleção brasileira, para a AmericaCup, foquei na alimentação. Estou mais leve esse ano, ciente que terei um volume maior que no ano passado. O MJ Rhett chegou agora e vai fazer mais a parte de quatro, não tão cinco, então estou super focado na alimentação. Acho que dos meus três anos de Flamengo, é o que estou me sentindo melhor fisicamente. Quero fazer de tudo para ajudar o Flamengo a retomar essa taça – garante JP Batista, que fez um trabalho com o nutricionista Leonardo Acro, que também já trabalhou no futebol do Flamengo.

A derrota para o Vasco, neste domingo, em Belo Horizonte, doeu, mas JP pensa na temporada como um todo. O plano começou antes mesmo do Flamengo retomar os treinos. Em casa, JP cuidou da alimentação. E como foi convocado para os treinos da seleção brasileira e depois jogou a AmericaCup, em agosto, iniciou os trabalhos antes do restante da equipe. A opção por “secar” está ligada também a vontade de prolongar a carreira. O pivô completou 36 anos neste domingo, e além de uma maior mobilidade, acredita que diminuiu o risco de lesões com o novo peso.

– Com o tempo, a idade vai chegando e você vai entendendo a importância das pequenas coisas. Você precisa tomar conta do seu corpo, é o seu instrumento de trabalho. Me sinto mais leve, a tendência de lesão cai bastante. Chegamos a certa idade, queremos prolongar o máximo possível. É questão de foco pessoal. Eu tomei essa decisão, foi uma coisa minha, uma vontade própria, e então levei adiante – garante o jogador, que estará em ação pelo Flamengo a partir do dia 7 na fase semifinal da Liga Sul-Americana, contra Pinheiros, Estudiantes Concórdia e Olimpia.

Na temporada passada, o Flamengo não atingiu seus objetivos. Por conta da punição da CBB pela Fiba, ficou de fora da Liga das Américas. E no Novo Basquete Brasil caiu nas quartas de final para o Pinheiros. Com quatro reforços para este ano e a manutenção da base de 2016/17, Batista crê na volta da hegemonia, mas diz que o Rubro-Negro precisa melhorar muito.

– Temos muito que melhorar. É a realidade. Nesse torneio não dá para calcular. Estamos dosando o elenco. O nosso próximo objetivo é a fase seguinte da Liga Sul-Americana, não podemos chegar aqui com ambição de querer ganhar todos os jogos e saturar todo mundo. São seis jogos em sete dias. Na temporada inteira não teremos uma sequência dessa. Temos que ser inteligentes, dosar minutos. E ter intensidade nos minutos que estiver em quadra. A vontade de ganhar é grande, mas temos que pensar no restante da temporada – conta JP Batista.

O trabalho de JP foi elogiado pelo preparador físico do Flamengo, Diego Falcão. O profissional lembrou que o pivô é um dos mais aplicados da equipe e que cumpre todo o programa passado pela comissão técnica. Frisou também que a opção por ganhar mais mobilidade em quadra foi dele mesmo ao perceber que nesta temporada teria um volume maior de jogo por conta da formação do elenco Rubro-Negro para 2017/18.

JP ficou fora da primeira lista do Brasil para as Eliminatórias. A seleção pega o Chile, no dia 24 de novembro, e depois a Venezuela, no Rio de Janeiro, no dia 27. Batista trabalha de olho nas próximas oportunidades com o técnico Aleksandar Petrovic, croata contratado pela CBB para dirigir o país no ciclo até Tóquio 2020. Essa novidade também motivou o pernambucano, que não pensa ainda em Olimpíada, mas quer participar o máximo possível desse novo projeto.

– Quero participar. Até Tóquio talvez é pensar longe. Foco no agora. Temos que ter ambição, ter nossos objetivos. Seleção para mim é muito importante. Estou me sentindo bem, porque não? O Petrovic pode trazer muito. Essa escola europeia, Croácia, Sérvia, joguei muito contra eles. O Rubén quando chegou também acrescentou muito. Com a chegada do Petrovic temos muito a ganhar.

Fonte: Globo Esporte

Yuri Sobral

Notícias recentes

Borussia Dortmund manda recado para Flamengo em rede social antes do Super Mundial de Clubes

Sorteio dos grupos do Super Mundial de Clubes acontece em dezembro O que Flamengo e…

17/11/2024

Jogador equatoriano rasga elogios a atacante do Flamengo

Autor de um dos gols do Flamengo no título da Copa do Brasil, Plata está…

17/11/2024

Ex-Flamengo deve comandar projeto bilionário da Portuguesa

Portuguesa passa pelo processo de modernização A Portuguesa aguarda a aprovação do projeto da Sociedade…

17/11/2024

Vasco é convencido a deixar Liga Forte e deve migrar para Libra, liderada pelo Flamengo

Vasco precisaria realizar distratos para fechar com a Libra Enquanto o Campeonato Brasileiro deste ano…

17/11/2024

Flamengo hoje: veja as principais notícias do Flamengo neste domingo, 17/11/2024

Confira os destaques do noticiário rubro-negro neste 17 de novembro O calendário do futebol nacional…

17/11/2024

David Luiz ‘cobra’ Wesley antes de treino do Flamengo; veja vídeo

David Luiz e Wesley participaram das atividades do Flamengo neste domingo (17) Os jogadores do…

17/11/2024