Marcos Almeida: “Não foi pra tanto”

Compartilhe com os amigos

Não tem comparação com o jogo do último domingo, é verdade. Dessa vez, deu pra ganhar e ficar feliz. Mas a falta de vergonha na cara, o ano inteiro, faz tirar o tesão. Vitória larga em jogo que não tava fácil, com arbitragem ruim, um quê de polêmica. Ganhou, goleu, impossível negar. Não sei a vocês, mas a mim o Flamengo não convenceu.

Poderíamos ter ido para o intervalo em desvantagem. O Bahia teve bons contra-ataques, parando sempre em Diego Alves, cada vez maior nesse grupo. O Flamengo era pouco incisivo, não criava. Como sempre, tem alguma lucidez quando Guerrero vem buscar a bola, mas aí falta justamente o centroavante na área para que a jogada prossiga. Os homens de meio, os alas, não passam, não se apresentam, não dão opção.

Abrimos o placar em uma cobrança rápida de escanteio, com a defesa adversária em suprema maioridade e absoluta desatenção. Réver, o iluminado, na rede. Eles empataram, de pênalti, e aí Réver brilhou de novo. Confesso que tenho minhas dúvidas quanto ao lateral que originou o lance desse escanteio. Tudo muito rápido e os jogadores do Bahia reclamaram enfaticamente de que o arremesso seria a favor deles. Em casa, fiquei com a mesma impressão. Não houve replay.

Aos 31’ do 2° tempo, a subida genial de Réver desafogou o Flamengo. Não foi na técnica, na bola jogada, em nada. Com a vantagem, ante um Bahia que precisava sair para o jogo, espaços apareceram naturalmente. Diego pediu pênalti, nada marcado. Pouco depois, Lucas Paquetá – em posição duvidosa – testou para trás. A bola quase quebrou o braço de Lucas Fonseca (de volta aos gramados após se recuperar do murro à distância de Paolo Guerrero, no primeiro turno). Diego na bola, 3 a 1 Mengo. Diego na área, 4 a 1.

Diego chegou a ser vaiado. Sou daqueles que não se conformam com vaias durante a partida, mas entendo a revolta com o jogador. Nas manchetes, nos números, nos aplausos, Diego sairá como “o cara”. Segue devendo aos montes. Necessitou de duas aparições de Réver, em cobranças de escanteio, para que seu futebol pudesse fluir. Pouco, ainda. Muito pouco para quem achou que o ano era bom graças a uma conquista de campeonato estadual.

Guerrero foi embora no segundo tempo. Ao que parece, sentiu uma lesão que não estava doendo. Preferiu se poupar para as eliminatórias. Tudo normal, tudo lindo. Entendo que será o principal momento de sua carreira, ao mesmo passo em que não me desce essa blindagem sobrenatural recebe de torcida e imprensa. Guerrero custa uma fortuna, poderá se tornar – de longe – o jogador mais bem pago do continente, caso renove. É centroavante e não faz gols. Agora tem 1 a mais que Réver, 1 a menos que Diego no Brasileirão. Desta feita, recebeu na marca da cal, girou sozinho e esqueceu a bola. Em outro lance, dominou na área, chamou o marcador, puxou pro pé esquerdo e bateu para… a lateral! Na temporada mais artilheira de sua vida, soma 20 gols em 44 jogos, 10 deles no Campeonato Carioca. Precisa de mais 16 gols no restante do ano para igualar a marca de Hernane Brocador em 2013. É digno mesmo de aumento para permanecer no Flamengo?

Além do jogo

Aplicador de 8 cartões amarelos, Marcelo Aparecido de Souza desfilou com um copo plástico, em mãos, após o primeiro gol do Flamengo. De acordo com relatos, a torcida caçava o autor do impropério. Com um resto de líquido, o ameaçador objeto foi retirado do campo de jogo. Não se cogitou ter simplesmente se desvinculado de uma mão qualquer em meio à euforia do gol. Não foi lembrado que ali havia um copo plástico justamente para que, em caso como esses, não haja feridos.

Precisa-se, sempre, de culpados. Impressiona a necessidade humana de apontar alguém “pior” para que o “eu” se sinta bem. Como o Campeonato Brasileiro, a sociedade se nivela por baixo.

Além da Ilha do Urubu

Será disputado Flamengo e Vasco, na semana que vem. Por recomendação da PMERJ, a CBF transferiu a partida para o Maracanã, sem consultar o Flamengo. Medida absurda.

Além de simplesmente não poder mandar o jogo em seu estádio, sendo que tem todos os laudos e certificações para tal, o Flamengo terá de arcar com a taxação absurda imposta para se jogar no Maracanã.

Maracanã tirado do povo pelas autoridades, entregue a uma Odebrecht que parece tender a sugar o esporte, a grama, a alma; até que reste apenas concreto.

Admito que parte de mim vê com um pouco de bons olhos a (volto a dizer) absurda medida da CBF. Clássico tem de ser disputado no Maracanã, com torcida dividida (não será o caso). A situação no Rio de Janeiro propicia, cada vez mais, que os clássicos sejam disputados em outros estádios, com proporção desigual de torcedores.

O problema não é o Maracanã. Ele está na Odebrecht, que nada faz para devolver o futebol a seu mais sagrado palco; nas autoridades, que ignoram abusos cometidos pelo consórcio; nos clubes, que levam à vida real os memes da internet, alimentando mais e mais uma falsa noção de rivalidade que, acima de tudo, prejudica o esporte carioca.


Veja mais:


Nesse ano, já tivemos o Clássico dos Milhões para 6.979 pessoas. Que, no futuro, ao menos possamos ainda chamá-lo de clássico.

Fonte: Blog Nosso Flamengo | espnfc

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Gostava mais desse blog, acho que a oposição do bandeira comprou ele. Incrível como só tem notícias pessimista. Sou Flamengo porra, nos momentos bons e ruins. Flamengo tem síndrome de time pequeno.

    • Cara, também acho, se o Kleber Leite peidar eles replicam aqui

  • Esse blog tá uma merda

    • Tenho essa mesma impressão.

  • Impressionante, nosso artilheiro no campeonato tem 8 marcados…nosso zagueiro tem 5 gols, jajá assume a artilharia, sendo que quem deveria ser, tem apenas 6 e destes 3 foi em um único jogo contra um adversário frágil.

  • Se perde corneta se ganha de um a zero corneta se da goleada corneta vão tomar no cu, vcs merecem mugnis, carlos eduardos para sempre

    • O gente amargurada né. Parecem velhas ranzinzas. Claro que o time tem q melhorar mas nenhum time no Brasil joga um futebol decente, basta ver o lider e virtual campeão e o segundo colocado, que fizeram uma pelada modorrenta na rodada.

    • Pois é, será que o imbecil que escreveu a matéria sabe dos resultados dos 2 últimos jogos do Bahia?

    • Começou jogando mal, conseguiu reagir e goleou. Tá certo que o time ainda é meio inseguro. Mas a torcida deve ter depressão. O céu azul com sol, mas só vê nublado. Se ir até o fim assim ganhando e goleando. Fico feliz demais com o Mengão. Mas no fim de ano tem de haver barca.

  • Alguem ainda tem duvida do atraso que é ter um CA que não faz gols?

  • Se não fosse o Rever ontem baixar um santo, não iríamos ganhar nem a pau com aquele ataque de abobados lá!!!

  • Gosto desse colunista da espn fc. Um dos mais lúcidos que escrevem sobre o Mengo.

Comentários não são permitidos.