Presidente do Conselho Deliberativo se manifesta sobre títulos honoríficos

Compartilhe com os amigos

Em matéria publicada ontem aqui no Coluna do Flamengo (Títulos honoríficos do Fla não seguem estatuto do clube), o presidente do Conselho Deliberativo, Rodrigo Dunshee foi citado. Na matéria, informamos que ele não possuía as atribuições para receber o título honorífico de Grande Benemérito. Rodrigo entrou em contato e lhe concedemos um direito de resposta.

Na sua resposta, além de esclarecer a sua benemerência, Rodrigo elucida sobre as questões das comissões do Conselho Deliberativo e a escolha dos seus membros. Ele ainda diz acreditar que a parte política não seja determinante para a escolha dos eméritos mesmo que a escolha não esteja imune a falhas. Confira a resposta na íntegra:

Por conta da matéria publicada pela Coluna do Flamengo, gostaria de esclarecer que:

a) Para se tornar Grande Benemérito são necessários 20 anos de serviços relevantes ao Flamengo e não 25 anos, como alegado;

b) Tenho pelo menos 25 anos de serviços prestados Flamengo e quando recebi a honraria de Grande Benemérito já contava com 24 anos. Fui eleito vice-presidente do Code (Conselho Deliberativo) aos 27 anos, tendo sido por exemplo, VP Geral e Presidente do Code.

c) Portanto, não procede a alegação de que não tenho tempo de serviço, colocando meu currículo à disposição, caso necessário.

d) Sobre as comissões do CODE nada tenho a esconder. Não foram escolhidas por critérios políticos. Na verdade, assumi um mandato tampão em razão da renúncia do Delair (Dumbrosck). Por isso, preferi aproveitar a maioria dos bons conselheiros que haviam sido escolhidos por ele (Delair), porque eram bons profissionais e grandes rubro-negros;

e) Recebi algumas poucas indicações, não mais que 4. Mas, não vejo o menor problema nisso. SóFla (Sócios Pelo Flamengo) e FAT (Flamengo Acima de Tudo) indicaram esses 4 conselheiros, porque eu não dispunha de nomes técnicos e meus amigos desses grupos, conheciam pessoas capazes.

f) Reconheço que excelentes nomes ficaram de fora das comissões, mas eu não pude aproveitá-los, porque não quis afastar ninguém que já estava lá. Acho muito delicado você demitir alguém que está se dedicando de graça ao Flamengo e o fazendo com o coração. 

g) Temos pessoas da oposição e da situação trabalhando nas comissões do CODE e lá dentro não há essa divisão, pelo menos não para mim. Tenho o maior prazer em trabalhar com todos e não vejo ninguém trabalhar contra o Flamengo. Aliás, o Conselho Deliberativo jamais fez uma votação contra os interesses do Flamengo. Quando a ideia é boa ela é aprovada.

h) Atualmente, quem é agraciado com a emerência não ganha um título para dar e seu descendente, como informado. Até ano passado isso acontecia e acho que era justo, já que a pessoa havia dado 5 anos de serviços gratuitos ao Flamengo. Já existem pessoas defendendo a volta desse prêmio, porque o título honorifico acaba com a morte do titular, então seria apenas uma antecipação de uma herança.   

Entendo que o processo de escolha dos eméritos, beneméritos e Grandes-Beneméritos não seja imune a falhas, mas não acho que a parte política seja determinante, ao menos pelo que pude verificar nesse pequeno período em que estou lá. O que conta mesmo é o currículo. O Conselho é sério e quem eventualmente for preterido deve ir lá pedir para ver o currículo dos que foram agraciados, para ver se houve mesmo alguma injustiça.

Att.

Dunshee

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Quero saber de títulos no campo. Esses títulos deliberativos servem só para vocês.

Comentários não são permitidos.