RMP: “Hora de inventar a “Rueda”!”

Compartilhe com os amigos

É cedo para avaliar o trabalho de Reinaldo Rueda. Ele errou feio hoje, ao inventar um meio-campo com Márcio Araújo e Rômulo, mas é evidente que está testando e tentando conhecer bem o elenco e, por isso, falhas como essa são normais e devem ser relativizadas. Urge, entretanto, que comece a dar um padrão mínimo de jogo ao time.

Tal qual no tempo de Zé Ricardo, o Flamengo continua a ter como praticamente única jogada ofensiva os estéreis cruzamentos altos sobre a área. O gol de empate, de Réver, até saiu num lance desses (em cobrança de falta bem executada por Éverton), mas o número de ataques desperdiçados por bolas alçadas para ninguém é ao mesmo tempo assustador e desanimador.

Com Rueda, o rubro-negro acertou mais sua defesa e deixou de levar tantos gols em contra-ataques. Mas do meio pra frente, a coisa está bastante complicada. A má fase de Diego (que não jogou hoje, ainda sentindo dores musculares) pode explicar parte do problema. Mas o treinador existe, justamente, para encontrar alternativas e treiná-las à exaustão. Onde estão as ultrapassagens pelas laterais? E as tabelinhas e triangulações ensaiadas? E as cobranças de faltas sem ser em cruzamento?

É, aliás, incrível o número de passes errados pelos jogadores do Mais Querido e também a preocupação, inadmissível, em querer enfeitar certos lances, com toquinhos de letra ou de calcanhar. Se tentando fazer o simples, já erram tanto, imagina inventando? Cabe ao técnico puxar as orelhas dos envolvidos e corrigir isso. Imediatamente.

Sua insistência com Orlando Berrio também está atrapalhando. Hoje, por exemplo, teria sido muito melhor entrar com Éverton Ribeiro, pela direita, Paquetá, no meio, e Vizeu (depois, Guerrero), de centroavante. Sim, eu sei que Vizeu está longe de ser o nove ideal de qualquer time. Mas com Paquetá adiantado, a área do adversário fica simplesmente despovoada. E os cruzamentos malucos não chegam em ninguém.

Nas últimas três rodadas do Brasileiro, o Flamengo não venceu. Empatou com o Avaí e com o Flu e perdeu da Ponte Preta. As possibilidades de chegar ao G-4, com isso, vão escorrendo pelos dedos. E só está ainda na zona da Libertadores (como sétimo colocado) porque a turma que vem em baixo também é mestre em tropeçar. Mas o Atlético Mineiro já se encontra a apenas três pontos…

A Sul-Americana, claro, pode salvar a temporada, com um título internacional e uma vaga direta na principal competição das Américas. Mas jogando essa bolinha mixuruca dá pra ter esperanças nessa conquista?

Rueda precisa “inventar a roda” e fazer esse time jogar, ao menos, um feijão com arroz bem temperado, como faz, por exemplo, Jair Ventura, com um Botafogo muito menos qualificado mas muito mais bem armado e disposto.

E o comando do futebol do Flamengo (vamos ver como se sairá esse Lomba) precisa dar uma boa sacudida no elenco. Não dá pra pagar tanto e ver jogar tão pouco…

Reprodução: Blog do Renato Maurício Prado

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Jogando essa bolinha mixuruca que está jogando não tem vaga para Libertadores esse ano não.

  • O problem do rueda so pode ser falta de orientação nao consigo imaginar outra coisa!
    Esse verme do jaime deve estar entrando na mente do cara nao eh possivel isso…
    Meu qualquer um vê que marcio araujo gabriel e romulo não faz o time render.
    Meu romulo e marcio 1 desarme em 90 min eh patetico ….pra ser carinhoso

  • Rueda pegou o Flmengo no sufoco. Numa situação dessas, um treinador sensato não pensaria. Escolheria os 11 melhores, definia o time titular e jogaria todas com ele, apenas fazendo modificações pontuais por contusão, convocação ou falta de performance de alguns inicialmente escolhidos. Isso daria um certo padrão ao time, coisa que o Flamengo não tem. Ficar mudando o time a cada jogo, a pretexto de conhecer os jogadores, não dá padrão ao time e só atrapalha. Insistir com alguns jogadores que não jogam absolutamente nada, tbm atrapalha. Fico imaginando o saudoso Cláudio Coutinho deixando um Carpeggiani ou um Geraldo Assoviador no banco para “testar” outras opções no meio dos campeonatos. Ou um Zagallo, deixando Petkovic no banco num clássico para “testar” o goleiro Júlio César jogando de meia. Ou o Capita Carlos Alberto Torres, ou o saudoso Carlinhos, fazendo Zico jogar de lateral esquerdo e colocando Júnior de meia-atacante. Futebol não se inventa. Joga-se com os melhores (os titulares) nas posições onde rendem mais. A não ser que se tenha no elenco jogadores como o time holandês de 1974 tinha, onde um Cruyff, um Zmuda ou um Neeskens eram vistos jogando ora de lateral direito, ora de zagueiro Central, ora de meia e ora de centroavante, sem perda de qualidade, o que temos de melhor em cada posição é o que deve entrar em campo pra jogar. Deixe as “experiências” para os cientistas. Futebol não é tão complicado assim, que precise de tanto “experimento”. Escolhe os 11, treina à exaustão um monte de alternativas de jogo, e põe pra jogar. Simples assim. O resto é Síndrome de Vanderlei Luxemburgo.

    • Cara, esse elenco só tem banana. Pode jogar qualquer um que o resultado é o mesmo.

  • É normal fazer testes em jogos? Quero ver se fosse o Zé Ricardo se o texto seria o mesmo, minha paciência com o Rueda já está indo pro saco

  • Estão sendo muito benevolente com o Rueda, ele pegou o Atlético nacional-CO, montado pelo Juan Carlos Osório, com ótimo resultado, no Flamengo ele está piorando o que já era muito ruim, o então fale logo abertamente, que está fazendo experiências para 2018.
    Com aquela escalação, só sendo um lunático para achar que daria certo.
    Essa história de rodar o elenco, no Brasil não dará certo, é pior ainda, que nem esquema e time ele tem.

  • Qual será a desculpa caso o tão contestado Zé Ricardo consiga uma vaga na libertadores com o time limitado do Vasquinho enquanto o Rueda não consiga com suas experiências bizarras?

    • Vai lá e pergunta para o Eurico o quanto ele cobra aos jogadores e depois pergunta para o banana de melo, terá sua resposta.

      • A única falha que vejo nessa diretoria é a de querer fazer tudo o que a torcida pede. Falta personalidade para colocar as idéias em prática e levar até o fim, mas aí vem a imprensa para ajudar a tumultuar o ambiente.

      • Se Eurico fizesse tanta diferença assim, o Vasco não teria caído com ele no comando!

  • Eu torço pro Rueda, mas sinceramente, não confio no planejamento de 2018. Não vão trazer jogadores com perfil raçudo que sempre dá certo aqui. Vão buscar oportunidades de mercado, mesmo que não se encaixem. Esperem e verão. E se bobear ainda veremos MA, Gabriel e Vaz no time de 2018. Vão manter o treinador de goleiros, o psicólogo tricolor e a mesma arrogância de sempre. Eu duvido que façam diferente.

  • Os modinhas que lutavam pela saída do Zé Ricardo devem estar reluzentes de felicidade.

    • Uma coisa não excluiu a outra, cara…

  • Não é possível que parte da torcida já esteja cogitando a demissão de Reinaldo Rueda, assim fica difícil qualquer planejamento dá certo, esta situação era previsível trocando o treinador no meio da temporada, se não tivermos coerência e paciência nada vai dar certo, salvar 2017 agora depende da Sul Americana ou se manter na zona da classificação para a Libertadores no Brasileirão, espero que em 2018 aja mais orgaanização por parte da diretoria.

    • Nada que o Flamengo fizer agora vai salvar o ano de 2017, a espectativa era muito maior do que ganhar a série B da libertadores, do jeito que está o Flamengo não passa nem do Fluminense,

    • Eu diria os 3 patetas

    • Isso aí! Só de olhar esses caras eu já fico com vontade de ir ao banheiro kkk
      Nunca vi uma diretoria tão sem sangue e banana como essa no Flamengo.

  • Rueda o time do mengão é este:
    1. Diego Alves
    2. Rodinei
    3. Réver
    4. Juan
    5. Cuéllar
    6. Trauco
    7. Everton Ribeiro
    8. W. Arão
    9. Guerrero
    10. Diego
    11. Vinícius Júnior
    Os técnicos tem que saber que o que ganha jogo é time bem organizado em campo e gol, gol, eu disse gol. Aí coloca um monte de operários, como vai ganhar jogos?
    Pará não sabe fazer gol é operário.
    M. Araújo idem
    Everton idem
    Berrio idem
    Paquetá idem
    Renê idem
    Rômulo idem
    Entre outros, tem muitos operários e poucos fazedores de gols. Tem que colocar quem sabe fazer gols, por isso que fiz esta relação. E vcs o que acham?

    • Concordo, Vinícius Júnior tem que começar a ser titular, os craques da geração dele no mundo já são titulares indiscutíveis nos seus times, se não dar oportunidade pra ele aprimorar seu futebol vai ser tornar um Erick Flores

    • Amigo. Já pode ser VP de futebol. Tá mais lúcido que os nossos dirigentes. SRN

  • Alguém da torcida precisa explicar para o Rueda quais são os jogadores que ele pode escalar. Do jeito que está, teremos outros resultados pífios ainda nesta temporada.

  • Rueda não inventa faz o simples, faz o simples.

  • Engraçado que ele reclama de como o time foi montado, dá a uma possível solução, mas nem tem convicção nela. Fala de jogar como o Jair Ventura, mas será que ele vai aguentar esse time jogando na retranca para sair nos contra ataques, não vai fazer outra matéria dizendo que o Flamengo perdeu a alma? A verdade é que é muito dinheiro gasto para pouco time.

  • Um fracasso essa troca de técnico. O time que antes criava situações de gols e perdia , hoje nem situações de gols cria mais.
    O técnico a cada partida inventa de mexer no time , coloca jogadores medíocres em campo e o que se vê é que não houve melhora nenhuma no time.

  • Alguém percebeu que com as saídas do Rômulo e do Márcio Araujo o time começou a jogar melhor, inclusive o desempenho do Everton ribeiro Subiu com á ausência desses dois cânceres.Abre o olho Rueda,não inventa,faz o certo que as coisas dão liga.

    • Percebi isso tb. Vc ta certissimo.

  • Vai ter que sair um Titanic da gavea,levando todos os perebas do time…

    • E ainda é bem capaz de afundar com tanta ruindade à bordo kkkkkkkkkk

      • Quem deve pilotar esse titanic é o rodrigo caetano.

        • Isso sim… já venho falando há tempos… devolve esse inútil pro vice

  • To é desanimado com esse time,ja…

  • Concordo,com o RMP, Rueda além de inventar de colocar esses dois lixos do MA e Rômulo,não estar conseguindo fazer o time jogar,parece que esse time nem treina,está a mesma coisa do ze ricardo,além da insistência em alguns jogadores,também está inventando demais!

  • O que deu na cabeça do Rueda para colocar Massaraújo e Rômulo de titulares? Ficou 10 dias treinando para isso? Ano que vem não tem que sair uma barca do Flamengo, tem que sair é um transatlântico, a quantidade de jogador pereba e sem sangue por metro quadrado é grande, tá Flórida de se ver, que time horrível.

    SRN #PulaLogoPara2018

    • muito complicado,,,, se um deles apenas já poderia comprometer,,, escalar os dois foi pura loucura… matou o meio de campo… Pará na esquerda, outra maluquice.. serve nem na direita, sem falar no Paquetá, perdido que nem o time… espero que Rueda reveja isso, e não faça eu me arrepender de achar ele um bom técnico!!

    • Kkk,melhor dizer 2019!

  • não tem mais desculpa que esta conhecendo o elenco, tecnico no primeiro treino ja ve quem presta, marcio, romulo, mateus savio, paqueta, everton 22, berrio, muralha, vaz, gabriel, rodinei, pará não pode ser jogadores profissionais, esses caras não jogam o casado e solteiros em festa de fim de ano.

  • Experiência em outubro. Contratamos um treinador para experiências. MA é uma experiência? Paqueta de centro avante é experiência? Ou uma extravagância ? Trocar laterais? Experiência tipo o médico e o monstro ? Estamos em outubro, repito , fazer experiências sempre foi coisa de laboratórios. Scyfy.
    Precisamos fazer pontos. Ganhar jogos. Se o causo dele é faxer experiências … pode voltar de onde veio. De preferência acompanhado, aproveitando o frete. Obrigado. Não precisamos. SRN

    • Roberto, concordo com te q falou. Porém, se estamos fazendo experiência em outubro é pq no não tivemos um planejamento mínimo, quanto mais ótimo, como disse nosso ex VP de futebol.
      Infelizmente esse segundo semestre se tornou um (ilógico) laboratório.
      A causa raiz disso tudo infelizmente está sendo maquiada pelos resultados financeiros….

  • Eu tava vendo um jogo do Internacional, o Leandro Damião tá lá e tá jogando bem. Leandro Damião puxa a responsabilidade, tá fazendo gols e apesar de não ser esse craque, tá sendo eficiente.
    Fernandinho saiu daqui do Flamengo super criticado, e hoje é protagonista no Grêmio.

    Tem algo errado com o Flamengo.
    O que dá certo nos outros clubes, não dá certo no Flamengo do Bandeira.
    Inúmeros gols perdidos cara a cara, jogadores bons pressionados pela torcida, goleiros todos eles declinam.
    O problema do Flamengo pra mim não é os jogadores, e sim toda a estrutura e sistema que está montado e atrapalha o time a render o seu máximo.

    • O EBM que é pe frio…

  • Meus amigos torcedores como eu : Rueda veio- A PEDIDO DA TORCIDA- para um elenco que ele nem conhece,num contexto que ele não conhece,num País de clubes e de um sistema que ele não conhece. E ele é evidentemente,fraco. O time começou um trabalho com o Muricy,que passou para o Zé Ricardo. Este trabalho,de médio a longo prazo,iria dar excelentes resultados e já estava começando a dar…Mas bastaram uns tropeços e a torcida mimada pediu-lhe a cabeça..deu no que deu..uns 2 a 3 anos de retrocesso..

    • Isso não tem nada a ver,é claro que o Rueda está mal,mas não justifica defender aquele fraquíssimo do ze ricardo com essa conversa fiada e que foi demitido justamente e fez foi demorar bastante pelos resultados,eliminações, e campanha ridícula que vinha fazendo,isso que você falou é pura ilusão!

      • Esse Renato só entra nos comentários pra falar disso. Acostume-se kkkk.

  • Tá na hora de parar de inventar, pará na esquerda, se tem trauco ou rené a disposição. Fora outro improvisos que não rendem. E chega dessas porcarias que infelizmente já mostraram não ter engrenado no time, como araújo e o romulo que enterrou de vez o futebol que já jogou. Mas o fantoche vai fazer o papel destinado pelo mestre dos bonecos. Que o trabalho do futebol está ótimo e não precisa mudar até o final da gestão.

  • esse time do Rueda é muito sem sangue, os caras são apáticos em todos os jogos. nem na final os caras demonstraram vontade de ganhar a partida.
    ainda no tempo do zé o time sofria na defesa, entretanto, o ataque chegou a ser o mais produtivo do país.

    • Problema não é técnico. Tivemos uns 10 na gestão EBM. O problema é que infelizmente não entendem de futebol. Não tem convicção e cobrança. É uma ação entre amigos. SRN

  • Foi até brando, esse Rueda só engana,desse mato não sairá coelho,principalmente quando se compara com o galo por exemplo…Osvaldo chegou e na conversa arrumou o time…sem firula,ao contrário do sp com Dorival..não deu liga e só pátina,ganha um perde 2 empata 3..caso aparentemente igual ao de Reinaldo Rueda…acho bom já ir sondando Abel ou Renato pra 2018…

    • Rueda veio- A PEDIDO DA TORCIDA- para um elenco que ele nem conhece,num contexto que ele não conhece,num País de clubes e de um sistema que ele não conhece. E ele é evidentemente,fraco. O time começou um trabalho com o Muricy,que passou para o Zé Ricardo. Este trabalho,de médio a longo prazo,iria dar excelentes resultados e já estava começando a dar…Mas bastaram uns tropeços e a torcida mimada pediu-lhe a cabeça..deu no que deu..uns 2 a 3 anos de retrocesso..

      • Concordo,só acho q o Zé ainda era sem lastro pra estar no momento de mudança de patamar q todo mundo imaginava,e cara,nossa torcida gosta de fazer papel de bobo da corte,muito oba oba,e bastava ver a campanha do Rueda na libertadores este ano..imagina a preleção desse cara,deve parecer reunião da ONU,todo mundo de fone, ouvindo tradutor é com cara de paisagem…aqui no Brasil,vale é o vestiário,técnico tem q saber levar o jogador,quando da liga,deslancha,veja o Osvaldo na conversa,arrumou o galo,colocou o 442 e mudou completamente o time..

        • kkkkkkkkkkkkk mds cara, vc so fala besteira, vc faz curso pra isso ???

          1) ZR era horrivel, ano passado pegou uma estrutura de time montada pelo MURICY e fez so uma coisa, colocou o arão pra marcar ja que o time subia demais pro ataque, teve o campeonato inteiro pra trabalhar (ja que começou na 4 rodada) e sempre que teve tempo pra treinar o time so perdia. Começou 2017 com pré temporada e a desculpa de que tinha pegado um time no meio da temporada não colou, o time eliminado da fase de grupos da libertadores sem conquistar NENHUM ponto fora de casa, perdeu o brasileirão 2017 no PRIMEIRO TURNO com 18 pontos do corinthians e so nao foi eliminado da CB pro AT-GO (se fosse o time que tem jogado os ultimos jogos tinha perdido) e SAntos por sorte.
          2) Esse ano o ATLETICO NACIONAL vendeu praticamente TODOS os seus jogadores que foram campeões da libertadores com ele no ano anterior.
          3) Muitos jogadores do flamengo ja jogaram na EUROPA, e o cara fala espanhol q é parecido com o portugues. Se o cara nao consegue entender o que um treinador colombiano fala, como que um jogador almeja ir pra EUROPA onde alem do tecnicos, praticamente TODOS os outros jogadores falam outra lingua ???? isso é desculpa de perdedor.
          4)Uma boa conversa é momentâneo, resolve alguns problemas mais logo aparecem outros, e ai o cara nao consegue resolver. Oswaldo em 2015 ganhou 6 jogos seguidos pelo flamengo, e ai depois???? Luxemburgo chegou no sport e conseguiu varias
          vitorias seguidas, inclusive esteve perto do g4 e agora ?????

          Para, vai estudar um pouco sobre futebol, aprenda a analisar as partidas e o contexto, depois voce de sua opinião.

          • Tá certo…seu estudo e do técnico nos coloca hj mais perto do rebaixamento q da ponta da tabela…vcs modinhas,nuttela não conhecem futebol,vamos ver até onde esse cara vai levar o time…o flamengo não engrena tbm por causa dessa torcida farofeiros q fica endeusamento e fazendo oba oba pra tudo,e vc faz parte desse grupo,onde já se viu..não tem desculpa,esse velhote tá fazendo merda atrás de merda,se fosse um treinador desses q vc citou o que estaria falando? Se fosse um Osvaldo,Luxemburgo fazendo isso,vcs estariam caindo de pau em cima… Hipócrita.

    • Esse abel para mim é outro fraco que pensa que sabe muito de futebol mas não me engana,agora Renato gaucho pode até ser!

    • Renato Gaúcho.Abel nem as trricoletes querem. A conversa que não conhece o elenco, já não cola; se trabalhando todo dia não percebeu quem são os perebas, improvisando laterais, improvisando centroavante, que treinador é esse? Desde que assumiu não sei quem é o time titular, não me lembro de um bom jogo do Flamengo já há algum tempo, Temo pela Liberta

      • Eh isso aí…cara eu gostaria de ver ambos,e na boa,odiava as escolhas do Zé,mas acho q não estaria tão ruim assim..foi uma decepção esse técnico aí,chegou cheio de marta e só inventa merda..

  • Cansei de comentar….

Comentários não são permitidos.