Sport rebate Flamengo no STF sobre 1987

Compartilhe com os amigos

O Sport Recife respondeu ao Flamengo, que apresentou recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) para ser declarado campeão brasileiro de 1987. o clube pernambucano protocolou uma petição em que contra-argumenta reivindicando que o título deve ser apenas seu, conforme decidido em abril deste ano pela Primeira Turma do STF.

O tipo de recurso apresentado pelo Flamengo se chama “embargos de declaração” e serve para sanar pontos que ficaram poucos claros da decisão. Mas o time aproveita e pede “efeitos infringentes“, ou seja, a possibilidade de mudar o teor da decisão que declarou o Sport único campeão. O Sport, porém, argumenta que os embargos de declaração não servem para alterar o que já foi decidido.

Em seu documento, o Fla chega a dizer que o Sport venceu a ‘segunda divisão’ daquele ano. O time de Pernambuco rebate, destacando sua participação na Taça Libertadores de 88, e não o Flamengo.

Vale repisar. É notório que o Sport disputou o Campeonato Brasileiro de Futebol, gerido pela CBF, no ano de 1987. Pois bem. Dentre os quatro finalistas da competição, o Flamengo e o Internacional de Porto Alegre deixaram de comparecer às partidas do quadrangular final, previsto no Regulamento do campeonato, para a conquista do título, que, então, foi decidido pelos dois outros finalistas: Sport e Guarani”, argumentou o Sport.

E acrescenta: “o Flamengo, contando com alguns agentes da mídia do centro-sul do país e – é certo – com alguns dirigentes do futebol brasileiro, lançava-se ao grande público como ‘campeão brasileiro de 1987’, inclusive em publicações de revistas especializadas e em meios de propaganda e publicidade os mais variados, de alcance nacional e internacional, além do que pressionava a CBF a desconsiderar o Regulamento e a proclamação do Sport Club do Recife como campeão daquele certame“.

O Flamengo recorreu ao STF em 2015 da decisão judicial que proclamou o Sport dono do título. Na ocasião, o Mais Querido alegou que em 2011 a própria CBF estendeu o título ao Flamengo. O ministro Marco Aurélio Mello, flamenguista declarado e relator, votou contra o time do coração quando o julgamento começou, em agosto do ano passado. Argumentou que a declaração tardia da CBF não tinha validade, porque o Judiciário já tinha definido a questão antes da segunda decisão da entidade.

Em 18 de abril, a Primeira Turma do STF, da qual Marco Aurélio faz parte, confirmou sua decisão. Luís Roberto Barroso, que também é flamenguista, votou pelo compartilhamento do título entre os dois clubes. Mas os ministros Alexandre de Moraes e Rosa Weber concordaram em seguir o relator.

O ministro Luiz Fux, que também integra a Primeira Turma, não participou do julgamento. Ele estava impedido, não pelas regras do futebol, mas pelo Código de Processo Civil. Isso porque o filho dele é advogado do Flamengo no processo.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Impressionante como departamento Jurídico do flamengo e incompetente assumiu um risco desnecessário deixasse dito pelo nao dito deu tudo q Sport precisava,tava na cara q supremo não se atreveria tirar titulo do Sport embora Flamengo seja Legitimo campeão existia um forte loby da mídia paulista pra ofuscar Mengão.

  • Essa novela já acabou faz tempo e tem gente perdendo tempo na vida.

  • Olá prezados rubro negros , mais uma vez , vemos que os argumentos apresentados pelo clube da Gávea , tem coerência , quando , ele na 1ª
    divisão do esporte profissional , não pode enfrentar em disputa oficial as
    equipes do futebol amador ,tratando-se de uma incoerência absurda que,
    foi resolvida contrariando perspectivas legal , por amadores dos tribunais
    brasileiras , integradas por Ministros leigos aos fatos e a justa proposição
    rubro negra ,que não achava coerente disputar um campeonato de muita
    importância daquela ocasião ,com um clube de segunda classe , o que a
    meu ver , fê-lo muito bem em não aceitar tal absurdo . Eu como todos
    os rubro negros de uma nação inteira , contestamos a decisão sobre todo
    o ocorrido , determinando através da canetada de juízes leigos , a injusta
    conclusão , pra frente F L A M E N G O do mais querido do Mundo ( 81 )

    FLAMENGO ATÉ MORRER , EU , SOU

  • Kkkkkkkkkkkk, não joga a finais e querem ser declarado campeões estes flamerdetys e muito comico, pior que perder é perder por WO, querem ser campeões de 87 construam uma maquina do tempo e voltem ao passado e obriguem o medrosos a jogarem as finais e pare de ficar de mi mi mi por ai!!!

  • Só no Brasil campeão da segundona é considerado campeão brasileiro, esperavam o que num país como o nosso. Lamentável.

  • Todo mundo sabe que o Flamengo é o legilegítimo campeão de 87 mas deixam o clubismo falar mais alto

  • Como pode ser campeão de 87 um time que caiu em 86?
    esse sport é um lixo mesmo kkkkkk.

    • Se for assim o Tricoleti também vai se declarar campeão. Da terceira pra primeira.kkkk

  • Flamengo deveria deixar esse campeonato de 87 pra lá, time que ganha as coisas na justiça é o Fluminense !

    #SRN

  • Estamos acostumados a com jeitinho brasileiro,pós bem vão reclamar lá em Roma talvez papa se com valessa e de otitulo pro Flamengo tá kkkkk vai jogar Flamengo

  • Os antis não admitem mas sabem que o Fla foi o campeão de fato. Então, deixa o lixo da CBF e o timeco série B ficarem com o título e pronto, acaba essa palhaçada.

    • Kkkkkkkkkkk,e no mínimo cômico este flamerdetys chorando, não jogaram a final por medo passaram 30 anos se proclamando campeões de 87 e mesmo com três torcedores no STF nem vice chegaram a ser !!!!!

      • Kkkkkkkkkkkkk Cômico e gratificante é ver q meu Fla sempre encontrará mta gente. Morro de rir de ver um anti vomitando ak na página kkkkkkk Sou torcedor campeão de 87 amigo, meu time não empatou em 11 x 11 nos pênaltis p ser campeão de seu modulo, meu time jogou contra a elite e venceu . Na verdade sou até a favor de dar logo esse título de consolação ao pobre Sport ou pro Vasco afinal sabemos que será o único de expressão de ambos nos próximos 500 anos.

  • O Sport devia agradece o flamengo porque se o fla tivesse jogado concerteis teria ganhado e o Sport não teri esse falso título deles ! Agradece Sport você é só mais clube rubro negro genérico querendo ser o flamengo

  • Jurídicamente o Flamengo deu mole e vejo, por falta de política, pouquíssimas chances de conseguir pelo recuro interposto algum sucesso como se espera. A baralha era para ser travada no primeiro processo onde, tivemos decretada revelia em nosso desfavor) infelizmente.

    A questão é a seguinte, o que o jurídico do Flamengo fará em relação ao fato do Sport C. Recife ter violado por duas vezes o regulamento geral da FIFA e ter ao longo destes anos buscado por duas vezes a justiça comum sem exaurimento das instâncias esportivas, fato que é punido com a desfiliação do infrator e exclusão das competições?

    Saber perder é uma coisa, utilizar os mecanismos legais para causar o máximo de dano e prejuízo ao adversário é justo.

    Aliás moralmente salvo Eurico Miranda todos sabem quem é o verdadeiro campeao de 1987.

    • O próprio Eurico foi o pivô de toda essa palhaçada, pois foi ele que sem autorização do clube dos 13 assinou o documento concordando com os termos propostos pela bandidagem da CBF.
      Existe um documentário que mostra toda a verdade, até o Eurico afirmando que o Flamengo é o verdadeiro campeão
      SRN

      • Já assisti o documentário, muito bom por sinal. Pena que não poderia parar o julgamento no STF para fazer os ministros assistirem o mesmo

    • Já falei isso outras vezes…entra na FIFA conta a história certinha, mostra que o Sport recorreu à justiça comum, inclusive questionando uma decisão do antigo CND que eles são punidos com desfiliação e não podem mais existir como time de futebol. Pronto. Aqui na justiça não vai conseguir nada…

  • Já tá insuportável essa palhaçada toda.

  • Gol de bebetoooooo eh do flamengoooflamengoooooo!!! Eh campeão!!!!!

    • Otário, o Sport é o único campeão de 87!!!

      • Vaza daqui mane
        Ainda da tempo
        Ta feio pra vc
        Rumo a serie b de 2018 kkk

      • Campeão da série B seu mané!!!

      • Sport? Sport? Esse time é de onde? Da Ásia? Dizem que disputou um tal “módulo amarelo”…deve ser chinês, coreano, japonês, sei lá…conheço não…

  • Tenho uma ideia excelente pra acabar com essa chatice CPF marca 2 jogos FLAXSPORT E O MANDO DE CAMPO SORTEIO E AÍ MOSTRAREMOS pro cover do VITÓRIA DA BAHIA QUEM EH CAMPEÃO DE 87 (DE NOVOOOOO)AH LEMBRETE :ZICO RENATO GAÚCHO E BEBETO TEM CONDIÇÕES DE JOGO VIU KKKKKKKKKK

  • O Brasil e o mundo pararam pra ver ZICO vencer seu último brasileirão pelo Mengão!!e o Sport ficou torcendo pra da inter pq ai eles venceram pois os 2 são duelos de SERIE B

    • _ Cara! Não tente fazer gracinha com o Internacional, cujos dirigentes da época cumpriram com o acordo feito em reunião na sede do São Paulo, na qual ficou decidido que nenhum dos 13 maiores clubes do país disputariam o quadrangular. Nessa história pisaram na bola o Eurico Miranda, o Carlos Miguel Aydar, o Fábio Koff e o próprio Márcio Braga, além do presidente em exercício da CBF Nabid Abi Chedid. O Internacional honrou ser um dos maiores clubes do Brasil!

  • Flamengo poderia verificar se algum filho dos Ministros que foram contra é advogado e contratá-lo para defender a causa, dessa forma causaria o impedimento deste Ministro na votação.

    • Talvez o ex advogado do FLOR resolve pq aqui no BRASIL eh assim amigo

  • Que nem quase tudo nesse país, o STF é fraco, falho é injusto! …Renan Calheiros peito E humilhou o STF …O Senado tripudia, e tira qualquer decisão relevante das suas mãos!

    • STF sem ter o q fazer kkkkkkk

  • O Flamengo tem que parar de brigar por isso, todo mundo sabe quem foi o campeão de 87, Time rebaixado no ano anterior nao pode disputar serie A e ser campeão da serie A.. por favor parem deixa eles fica feio é pra eles… kkkkkkkk

    • Quem jogou a libertadores de 88 babaca? O Sport é claro ……chora kkkk

      • O que tem a ver libertadores campeonato internacional com campeonatos nacionais? A cachorra de peruca jogou libertadores porque a falida/corrupta cbf deu a canetada e inscreveu o timeco trossentas vezes rebaixado para a libertadores, jogaram contra quem o brasileirão de 1987??? asa, são raimundo, penapolense kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        • O erro(ou falcatrua) foi inexplicavelmente terem mudado a regra no meio do campeonato equiparando times de segunda divisão com os de primeira decidindo que o campeão da série A teria que decidir o caompeonato com o da série B(onde está a lógica nisso?). O certo seria: Xport campeão de segunda divisão e o Fla da primeira como sempre foi. Simpes assim. Mas o complexo de inferioridade e a certeza que eles tem de que nunca serão campeões da primeira divisão os fazem se iludir e sonhar isso seja o certo. Lamentável, como são pequenos.

          • Coisa de nanico. Esquenta não..rs

      • quem foi rebaixado em 86 otario? sport claro, não pode jogar serie A de 87, sport x guarani.. kkkkkkkkkkkkkkkk CHORA

      • Sport? Sport? Esse time é de onde? Da Ásia? Ddizem que disputou um tal “módulo amarelo”…deve ser chinês, coreano, japonês, sei lá…conheço não…

      • Libertadores não quer dizer nada, se um clube da série ‘B’ ganhar a copa do Brasil, também estará na libertadores.SRN.

  • Time de segunda divisao querendo disputar com primeira divisao soca essa merda sport,cbf,ferj,o carai a quatro desse titulo no rabo de vc’s abuso do carai com essa porra time mediocre,sobre o Maracanã demoli e leva pra cada um ladrao q faz questao por ele cada pedaco do concreto q demolir vtnc.

    • Chora mamão kkkkkkk

  • É mt babakisse junta.
    Primeiro de tudo kd a FIFA que diz ser contra e diz ser passível de punição, quando um clube aciona a justiça comum para questões desportivas?

    Segundo, os canalhas que se dizem dirigentes assinaram e participaram conjuntamente da decisão de assumir a Copa União como brasileiro de 1987 e depois decidiram conjuntamente que os finalistas não jogariam quadrangular algum (tudo documentado e assinado em ata do Clube dos 13, entidade responsável pelo campeonato na epoca).

    Terceiro, qualquer análise desportiva seria capaz de concluir que os clubes participantes da Copa União eram clubes que figuravammna primeira divisao e os que jogaram o campeonato da CBF eram da segunda divisão.

    Quarto, se a decisão do título é controversa e não legitimada em relação ao conhecimento comum, claro que a decisão arbitrária de levar o campeão da segunda à libertadores do ano seguinte, foi tão absurda quanto decidir o sport como campeão brasileiro daquele ano.

    Quinto, qualquer estagiário saberia deliberar sobre a decisão direcionada, tendenciosa e bairrista do tribunal de Pernambuco em apontar o sport, clube pequeno e sem tradição, vencedor de adversários que não representavam a força do futebol nacional, como único e verdadeiro campeão brasileiro.

    Sexto, qual a propriedade do STF, que libertou políticos condenados, que está envolvido em casos de corrupção e influência, para decidir sobre uma questão desportiva. Causa esta que nunca deveria ter sido aceita pela casa.

    Isso td apenas para listar um pouco da sugeira envolvida nesse assunto.

    1987, NOS SABEMOS A VERDADE!
    FLAMENGO, O PRIMEIRO PENTA CAMPEÃO BRASILEIRO!
    FLAMENGO, CAMPEÃO DE 1987 NO CAMPO!

    SRN

    • Tudo verdade, acrescente tbm que a CBF chamou seu eurico na surdina e este aceitou fazer o quadrangular, e quando souberam os dirigentes do club dos 13 sobre o conluio de eurico e cbf não apoiaram a ideia.
      E que a imprensa paulista fez coro por esse acordo porque o Guarani estava na decisão do modulo amarelo…E os quatro finalistas do modulo verde eram Flamengo, Atle Mg, Internacional e Cruzeiro, talvez assim ao bom entendedor basta o porque da imprensa paulista ser contra o Fla campeão. Pois não tinha time de SP na decisão.

      E que a decisão do Modulo amarelo ( segunda divisão) nem aconteceu no campo, pois o jogo final terminou empatado nos pênaltis em 11 x 11e que o Sport declarou o Guarani campeão e que em janeiro de 1988 na justiça o Sport tomou o titulo do Guarani.
      Foi falcatrua uma em cima da outra.

      • _ Os maiores canalhas em toda a história foram o Nabid Abi Chedid, presidente em exercício da CBF e quem arrumou toda a confusão, o Carlos Miguel Aydar, principal líder do clube dos 13, que desconhece o Flamengo como verdadeiro campeão e o Fábio Koff, presidente do clube dos 13, que não teve a coragem de peitar a CBF a favor do Flamengo. O que transcorreu depois foi o mau-caratismo de parte da imprensa e de dirigentes dos principais clubes do país. A melhor coisa que a Patrícia Amorim fez foi não mais negociar os direitos de transmissão dos jogos junto ao clube dos 13, como queria o Alexandre Calil, um dos dirigentes que não reconhecem o título do Flamengo. Aliás, o presidente Bandeira de Melo seguiu a decisão da Patrícia Amorim e continua olhando apenas o lado do clube nas negociações dos direitos de transmissão!

  • Duas coisas que não aguento mais ouvir: esse campeonato de 1987 e o Maracanã. Fodam-se os dois. Ganhamos no campo e dane-se o que diz a CBF, STF… E não aguento mais ficar sustentando o elefante branco do Maracanã, deixa essa porra quebrar de vez.

    • Verdade Carlos. Ganhamos no campo. E que transformem o Maracana em estacionamento.

  • O pior de tudo é que quem aceitou mudar as regras do campeonato em andamento sabe quem? Não sabe? Eurico Miranda. Hoje essa maracutaia que o Sport promove, ele deve ao Eurico Miranda.

  • Assunto chato bagarai

  • Este é o assunto mais chato da história da humanidade…
    Eu só sei que quando criança em 1987, comemorei muito! E fd-se o resto!

  • esse timeco vai disputar a segundona de 2018. KKKKK É vergonhoso estufar o peito pra dizer que é campeão. Time lambaio esse Sporte.

  • Graças a Deus, isso prova que o Flamengo não é time corrupto como o Sport (comprou a decisão na justiça de Pernambuco e no STF). Nem é corrupto como a CBF.

    Flamengo campeão da Copa União 87, o melhor torneio já organizado no Brasil, porque não teve envolvimento da CBF. E lógico que campeão brasileiro no campo!

    Phoda-se a CBF, o STF e principalmente o genérico pernambucano, a piada do século!

    https://uploads.disquscdn.com/images/521d07f459919441f6148938fdef7c6a2d47a5109b3720b3d3a8c85b3347fc8e.jpg

  • Só no Brasil a mentira vira verdade.

  • Sport.e time pequeno igual bostafogo ,vascu e entre outros..

  • Sport é campeão da segundona! Time de segunda

    • Time de segunda! É vai cair denovo.

  • Como e que pode um tome que saiu da segunda divisão. .. Na época e considerado campeão brasileiro daquela época. Jamais venceria aquele timaço de 87

  • Fla tem que cortar qualquer tipo de relação com esse clube.

    • Tem é que arrancar algum jogador bom que eles tenham lá.
      Diego Souza seria um bom nome, apesar que parece que o jogador não quer vir.

      • prefiro André como reserva do nosso ataque, fez 4 na Sula e bem no brasileiro, é uma opção, não que seja a melhor, Diego Souza quero esse FDP longe.

Comentários não são permitidos.