O Sport Recife respondeu ao Flamengo, que apresentou recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) para ser declarado campeão brasileiro de 1987. o clube pernambucano protocolou uma petição em que contra-argumenta reivindicando que o título deve ser apenas seu, conforme decidido em abril deste ano pela Primeira Turma do STF.
O tipo de recurso apresentado pelo Flamengo se chama “embargos de declaração” e serve para sanar pontos que ficaram poucos claros da decisão. Mas o time aproveita e pede “efeitos infringentes“, ou seja, a possibilidade de mudar o teor da decisão que declarou o Sport único campeão. O Sport, porém, argumenta que os embargos de declaração não servem para alterar o que já foi decidido.
Em seu documento, o Fla chega a dizer que o Sport venceu a ‘segunda divisão’ daquele ano. O time de Pernambuco rebate, destacando sua participação na Taça Libertadores de 88, e não o Flamengo.
“Vale repisar. É notório que o Sport disputou o Campeonato Brasileiro de Futebol, gerido pela CBF, no ano de 1987. Pois bem. Dentre os quatro finalistas da competição, o Flamengo e o Internacional de Porto Alegre deixaram de comparecer às partidas do quadrangular final, previsto no Regulamento do campeonato, para a conquista do título, que, então, foi decidido pelos dois outros finalistas: Sport e Guarani”, argumentou o Sport.
E acrescenta: “o Flamengo, contando com alguns agentes da mídia do centro-sul do país e – é certo – com alguns dirigentes do futebol brasileiro, lançava-se ao grande público como ‘campeão brasileiro de 1987’, inclusive em publicações de revistas especializadas e em meios de propaganda e publicidade os mais variados, de alcance nacional e internacional, além do que pressionava a CBF a desconsiderar o Regulamento e a proclamação do Sport Club do Recife como campeão daquele certame“.
O Flamengo recorreu ao STF em 2015 da decisão judicial que proclamou o Sport dono do título. Na ocasião, o Mais Querido alegou que em 2011 a própria CBF estendeu o título ao Flamengo. O ministro Marco Aurélio Mello, flamenguista declarado e relator, votou contra o time do coração quando o julgamento começou, em agosto do ano passado. Argumentou que a declaração tardia da CBF não tinha validade, porque o Judiciário já tinha definido a questão antes da segunda decisão da entidade.
Em 18 de abril, a Primeira Turma do STF, da qual Marco Aurélio faz parte, confirmou sua decisão. Luís Roberto Barroso, que também é flamenguista, votou pelo compartilhamento do título entre os dois clubes. Mas os ministros Alexandre de Moraes e Rosa Weber concordaram em seguir o relator.
O ministro Luiz Fux, que também integra a Primeira Turma, não participou do julgamento. Ele estava impedido, não pelas regras do futebol, mas pelo Código de Processo Civil. Isso porque o filho dele é advogado do Flamengo no processo.
Em tom de descontração, Arrascaeta falou de Filipe Luís como treinador do Flamengo O Flamengo…
Flamengo encara o Cruzeiro nesta quarta-feira (06), pela 32ª rodada do Brasileirão Após vitória por…
Marcelo acompanhou a vitória do Flamengo do estádio no último domingo (03) O Fluminense anunciou…
De La Cruz tem contrato válido com o Flamengo até junho de 2028 A imprensa…
De La Cruz desmentiu a informação sobre uma possível insatisfação no Flamengo Antes mesmo de…
Ataque do Flamengo voltou a funcionar após período de poucos gols Desde a coletiva de…
Ver comentários
Fla tem que cortar qualquer tipo de relação com esse clube.
Tem é que arrancar algum jogador bom que eles tenham lá.
Diego Souza seria um bom nome, apesar que parece que o jogador não quer vir.
prefiro André como reserva do nosso ataque, fez 4 na Sula e bem no brasileiro, é uma opção, não que seja a melhor, Diego Souza quero esse FDP longe.
Como e que pode um tome que saiu da segunda divisão. .. Na época e considerado campeão brasileiro daquela época. Jamais venceria aquele timaço de 87
Sport é campeão da segundona! Time de segunda
Time de segunda! É vai cair denovo.
Sport.e time pequeno igual bostafogo ,vascu e entre outros..
Só no Brasil a mentira vira verdade.
Graças a Deus, isso prova que o Flamengo não é time corrupto como o Sport (comprou a decisão na justiça de Pernambuco e no STF). Nem é corrupto como a CBF.
Flamengo campeão da Copa União 87, o melhor torneio já organizado no Brasil, porque não teve envolvimento da CBF. E lógico que campeão brasileiro no campo!
Phoda-se a CBF, o STF e principalmente o genérico pernambucano, a piada do século!
https://uploads.disquscdn.com/images/521d07f459919441f6148938fdef7c6a2d47a5109b3720b3d3a8c85b3347fc8e.jpg
esse timeco vai disputar a segundona de 2018. KKKKK É vergonhoso estufar o peito pra dizer que é campeão. Time lambaio esse Sporte.
Este é o assunto mais chato da história da humanidade...
Eu só sei que quando criança em 1987, comemorei muito! E fd-se o resto!
Assunto chato bagarai
O pior de tudo é que quem aceitou mudar as regras do campeonato em andamento sabe quem? Não sabe? Eurico Miranda. Hoje essa maracutaia que o Sport promove, ele deve ao Eurico Miranda.