Arthur Muhlenberg: “A Falácia da Inimputabilidade”

Compartilhe com os amigos

Que domingo funesto. Mantendo uma tradição de muito mau gosto tomamos outra forte pancada no Uruguai do Norte. Por causa da escrotíssima estatística a derrota fora de casa não surpreende, mas a forma como ela se deu abateu até mesmo a quem enxergou nos minutos finais do Fla-Flu da Sula um indício de reerguimento moral e cívico do time do Flamengo. Reerguimento moral uma ova, o time exibiu mais uma vez falta de pegada dentro de campo e preocupante ausência de culhão fora dele.

A escalação assinada por Rueda era manifestamente covarde. Nem menciono a defesa, porque se não é Pará é Rodinei, se não é Vaz é Thuler, se não Renê é Trauco. Reconheço que lá atrás não fazia muita diferença quem ele ia escolher. Mas botar uma porrada de volante pra esburacar o gramado e deixar Vinicius Jr, sacrificado novamente, bebendo energético no banco não é uma escolha de quem tá a fim de ganhar o jogo. Rueda já começou errando aí, mas foi perseverante e continuou dando mole ao longo da partida inteira. Ao fim do jogo ele mesmo reconheceu a sua culpa e chamou o prejuízo pra si. Belo gesto. Mas ninguém quer saber de exibições de autocritica depois que o Flamengo perde. Queremos que o Flamengo pare de perder.

Queremos, principalmente, que o Flamengo pare de perder desse jeito bocó, de boca aberta, vendo os caras chegarem sem tentar mudar o jogo, incapaz de um gesto consciente de defesa. O Flamengo, com as devidas vênias à fugaz exceção do Fla-Flu, é aquele time que não pode tomar gol. Se toma gol baixa uma catatonia contagiosa e se o outro time percebe é só apertar um pouquinho que o Flamengo peida. Zagueiro erra, lateral chega atrasado, goleiro franga, só acontece desgraça. O Grêmio percebeu o estado comatoso do Flamengo, foi pra cima e resolveu o jogo em dois lances. Quando saiu o terceiro gol deles o Flamengo já estava jogando pelada, todo avançado e sem qualquer método. Ficou até barato, entregamos a rapadura com extrema docilidade.

Há quem postule que não se pode atribuir a derrota a um treinador quando bisonhas falhas individuais resultam em gols do adversário. Mas é um equívoco básico analisar uma partida a partir de lances estanques, como se as tais falhas fossem eventos desconectados do fluxo de jogadas de compõem o jogo em si. A falta de ofensividade do ataque do Flamengo tem relação direta com o quanto a defesa fica exposta e sujeita ao ataque adversário, e nem a escalação de mais e mais volantes é capaz de alterar essa relação. Ainda tem o seguinte: quando acontecem falhas individuais a responsabilidade por elas deve ser igualmente dividida entre o jogador que falha e quem o escala. Isso chega a ser agressivo de tão lógico.

É totalmente desnecessário blindar artificialmente ao Rueda, que já chegou com uma blindagem orgânica, de quem pega o bonde andando pra dirigir o elenco que não montou de um clube em crise atuando em várias frentes de batalha simultâneas. A excessiva redesocialização da prematura campanha presidencial do Flamengo, cuja eleição só vai rolar no fim do ano que vem, tem proporcionado um terreno fértil pra proliferação de muitas meia-verdades e uma das muitas que por aí circulam é que o Rueda é inimputável.

Isto é, se o Flamengo perder você pode ficar puto, mas não com o Rueda. Só com o presidente, o CEO ou vice de futebol, que supostamente não entendem nada de futebol e não cobram os jogadores com a veemência e a publicidade que as arquibancadas virtuais exigem. Para seguir a nova etiqueta do futebol além de ter que torcer pra cartolas temos também que direcionar exclusivamente a eles as nossas vaias e assovios. Para alguns rubro-negros é extremamente difícil compreender que criticar um treinador não implica em consentimento com qualquer prática ou posicionamento da diretoria. Há uma brutal diferença entre Porra, Rueda! e Fora, Rueda! Tem que ser muito tapado pra não perceber.

Os dirigentes têm enorme parcela de responsabilidade por tudo que o futebol do Flamengo conquista ou deixa de conquistar. As evidentes falhas do planejamento, a montagem equivocada do elenco, a precificação errada, a péssima escolha de palavras e tantas outras mazelas ficam na conta dos cartolas, que devem ser cobrados por seus vacilos. Mas nenhum deles perde gol, faz pênalti ou chega atrasado numa cobertura. Cada um com seus pobrema e com suas responsas.

Rueda é grandinho o suficiente para receber as críticas que merecer quando pisar na bola. Não devemos ser condescendentes com quem chegou cheio de moral, com duas classificações pra Copa e uma Liberta debaixo do braço. Ele tem formação e experiência suficientes para apresentar um trabalho muito melhor do que tem apresentado até aqui. A verdade é que até agora ele não conseguiu fazer o Flamengo jogar bem. Deve-se criticar a cartolada por isso, mas pode cornetar o Rueda também. Faz bem pro Flamengo. E quem sabe Rueda não faça parte da minoria da raça humana que é capaz de assimilar críticas e usa-las para o aperfeiçoamento? Xinga aí que tá liberado!

Mengão Sempre

Fonte: República Paz e Amor/Arthur Muhlenberg

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Amigos se vc fosse técnico do fla eh tivesse em maos ontem para vaz Márcio rene trauco oq vc faria ?tenho ctz que nada muito diferente dele a culpa nao eh de tecnico não ele nao entra em campo

    • Eu colocaria SIM o Rafael Vaz por falta de opção (Léo Duarte lesionado). Mas não há a menor desculpa pra escalação do Caramujo.

      Primeiro que, com a escalação do Rômulo no banco no lugar dele na Sula, ele disse pra Nação: “Rômulo tá na frente do MA”. No jogo SEGUINTE, ele coloca o MA de titular? Como assim?
      Segundo: Se queria jogar com 3 volantes, o jogador a ser escolhido era o MANCUELLO. Se o gringo ia jogar como o Zidane ou ia jogar como o Walter Minhoca, isso são outros 500. Mas quem tinha que armar o time ao lado do ER7 era o Argentino, não o Cuéllar – que já tinha trabalho suficiente na marcação do Luan.
      Mas a formação titular CORRETA era a escalação do Lucas Paquetá como Meia. Mesmo que insista em colocar o VJ no banco pro Éverton, o fato do Paquetá não jogar em sua posição correta quando a oportunidade vem, mostra que ou há uma obrigação por escalação de jogadores de empresários, ou o Rueda não faz a menor ideia do time que tem. E das barangas que escala.

      E por último: Mesmo depois de sua escalação imbecil ter dado certo e o time saido na frente. Ele viu que o adversário ficou 10 minutos pressionando e não colocou o VJ pra explorar o contra-ataque? Só pode colocar o garoto quando o time tá perdendo?

      Game Over. 3×1 pros caras. A culpa é de quem? Da torcida???

      SRN

      • Amigo vc so pode estar brincando falando do mancuelo ne,o cara eh o maior pipoqueiro da história romulo eh outra piada e como vc mesmo disse no seu texto a escalação do rueda deu certo e saimos na frente sem contar que o primeiro tempo foi nosso! Nao concordo com vc não acho que qualquer um que ele colocasse ontem nao ia fazer muito diferente,vc fala de paqueta e vinicius junior acho que esse foi o unico erro do rueda quando fez o um a zero ele achou que ia dar certo ate o fim e segurou os meninos sendo que era a hora de soltar eles pra fazer o dois a zero!
        Quem perdeu o jogo ontem foi Pará vaz e rodolfho infelizmente. …
        O Vinicius so joga bem quando entra no segundo tempo com os adversarios cansados devido a falta de experiência….

        • Não.

        • Primeiro: Não estou brincando.
          Segundo: Vice da Gama
          Terceiro: Não estou errado e também não estou certo. Só defendi minha opinião.

          SRN

  • Se eu fosse treinador deixava Pará,Rodolfo,Vaz,Trauco,Rene,M.Araujo e Arão treinando em separado.Evitaria assim dar maus exemplos para os jogadores da base.Ou então o Rueda poderia botar esses perebas para treinar,e colocar os da base para observar.Pore

    • Porém avisar os jovens para fazer tudo ao contrário do que a perebada faz.

  • Ótimo,de acordo

  • O próprio Rueda foi homem de assumir a responsabilidade sozinho! Enquanto a cartolada insisti em dizer que não tem nada errado, que MA, Vaz e cia são bons, e que a culpa é da torcida por execrar esses injustiçados jogadores. Esses inocentes, que com medo da barca, já estão minando o trabalho do treinador. E os cartolas reafirmaram que não vai ter barca, e possivelmente ainda vão renovar com Guerrero…

    Em suma, a culpa é do Rueda mesmo. Culpa de ter entrado numa barca furada dessas. Já começaram a campanha do fora Rueda. E tenha certeza que ano que vem teremos a mesma panela e outro idiota se queimando como professor de maluco! SRN

  • Esse Arthur depois que saiu do GE e foi para diretoria do Flamengo, virou isso aí. Uma chupa rol a de diretoria. Tá tentando tirar o brioco da diretoria da reta e colocando de um profissional que trabalha com ele. Parabéns Arthur, tu se supera cada dia. Babaca…

  • Sabe o Geninho campeão brasileiro? O sucesso de Jair Picerne à frente do São Caetano? Aquele título brasileiro do Andrade? Os abortos da natureza, mas que no fundo, sabem nada de futebol? Sabe um treinador de mais de sessenta anos que tem duas classificações pra Copa do mundo em grupos de baixo nível futebolístico e um ano (apenas) realmente vitorioso na carreira? Será…

  • Muito complicado…q ano maldito para o Flamengo… Há!! Mas segundo o Mozer ta excelente!!
    Indignado!

    • Sim uma verdadeira revolução no futebol, ano que vem será igual…

  • A próxima escalação do Rueda: Muralha, Pará, Vaz, Rômulo, Trauco, Araújo, Gabriel e Conca, Geovânio, Ederson e Matheus Sávio. Pronto, é só botar na barca com o Rueda pilotando. Bye, bye.

Comentários não são permitidos.