Flamengo provoca rivais cariocas em retrospectiva dos clássicos em 2017

Compartilhe com os amigos

Na última quarta-feira (01), o Flamengo derrubou o Fluminense na Copa Sul-Americana, com o placar agregado de 4 a 3. Com o triunfo sobre o tricolor, o Mengão fechou o bom retrospecto nos clássicos estaduais em 2017, com apenas uma derrota.

No site oficial, o rubro-negro fez um retrospecto dos jogos e aproveitou para dar uma ‘provocada’ nos rivais.

VEJA A PUBLICAÇÃO NA ÍNTEGRA:

Que o Flamengo é superior a todos seus rivais estaduais não é novidade para ninguém. Os números não deixam mentir: nos confrontos diretos, nenhum tem maior número de vitórias do que o Rubro-Negro. O ano de 2017 serviu para, mais uma vez, reforçar este fato. Na reta final da temporada e sem mais nenhum clássico para disputar no ano, já é possível cravar: o Flamengo é e continua sendo o Rei do Rio.

Jogando no Maracanã, então, a supremacia só aumenta. Já se vão dois anos sem derrotas para seus principais rivais no estádio. O último revés data de setembro de 2015, quando a equipe foi superada pelo Vasco. De lá para cá, o Salão de Festas Rubro-Negro recebeu 11 partidas, com cinco vitórias do Mais Querido e seis empates. Isso porque o estádio é “neutro”, dizem…

Flamengo x “eles” em 2017

05/11/2016 – Flamengo 0 X 0 Botafogo
08/04/2017 – Flamengo 0 X 0 Vasco
23/04/2017 – Flamengo 2 X 1 Botafogo
30/04/2017 – Flamengo 1 X 0 Fluminense
07/05/2017 – Flamengo 2 X 1 Fluminense
18/06/2017 – Flamengo 2 X 2 Fluminense
23/08/2017 – Flamengo 1 X 0 Botafogo
12/10/2017 – Flamengo 1 X 1 Fluminense
25/10/2017 – Flamengo 1 X 0 Fluminense
28/10/2017 – Flamengo 0 X 0 Vasco

01/11/2017 – Flamengo 3 X 3 Fluminense

Em 2017

Entre Carioca, Brasileirão, Copa do Brasil e Conmebol Sul-Americana, foram 19 confrontos contra os três maiores rivais cariocas. Em quase duas dezenas de jogos, foram oito vitórias, dez empates e apenas uma derrota. Com 23 gols pró e 17 contra, o Mais Querido teve 59,6% de aproveitamento.

O Flamengo não só venceu todos os rivais repetidas vezes, como também venceu nos momentos certos. Foram dez partidas em jogos de mata-mata. Nessas, nenhuma derrota. Apesar das eliminações na final da Taça Guanabara e semifinal da Taça Rio, o Mais Querido se reergueu vencendo partidas mais importantes.

Campeonato Estadual

Na campanha do 34º título carioca, o sexto da história, o Flamengo sobrou contra seus rivais. Ganhou de todos, o único time a obter essa contagem.

A campanha começou contra o Botafogo, na casa deles, e a vitória por 2×1, gols de Everton e Guerrero. Depois do Botafogo, veio o Vasco, em Volta Redonda, e o gol solitário de Diego, de pênalti, garantiu o triunfo e a classificação para a final da Taça Guanabara, contra o Fluminense.

A decisão terminou empatada, e nos pênaltis, os tricolores levaram. Na Taça Rio seguiu-se a campanha invicta, mas como o time já estava classificado para quadrangular do Estadual (por conta dos pontos obtidos), o empate na semifinal do turno, contra o Vasco, não atrapalhou os planos para o título. Foram dois clássicos na fase, dois empates contra Vasco (2×2) e Fluminense (1×1), além do 0x0 na decisão da Taça Rio.

E chegou a hora do “agora é para valer”. Nessa hora, camisa, a mística, a força e a tradição fizeram sua parte. Primeiro, Guerrero destruiu o Botafogo com dois gols no Maracanã.

Aí sobrou para o Fluminense na decisão. Primeiro jogo, 1×0, gol de Everton. Na finalíssima, Guerrero e Rodinei deram o 34º título estadual para o Flamengo e decretaram a invencibilidade na competição.

Muda o Mata-Mata, não muda o resultado

Não foi só de estadual que o Flamengo viveu de doutrinar seus adversários. Na Copa do Brasil, o time foi amplamente superior nos dois jogos contra o Botafogo, na casa deles e no Maracanã, e ficou com a vaga na decisão após um 0x0 truncado no Engenhão e uma vitória apoteótica no Maracanã. Aquel gol de Diego, aquele drible do Berrío, aquela festa da torcida…

Pelo Brasileiro

Na principal competição nacional, um pequeno tropeço, mas a supremacia foi incontestável. Uma única derrota para o Botafogo no Enegnhão não apaga o fato de que o Flamengo novamente foi superior aos rivais. O ponto alto foi a vitória em São Januário, sobre o Vasco, mostrando que pode ser em qualquer campo, o Flamengo vai e ganha dos demais. Everton, sempre ele, decidiu após jogada sensacional do xará Ribeiro.

No Brasil, já deu. Vamos “sair”. 
A emoção não acabaria ali. Se nas competições nacionais o Flamengo sobrou, faltava uma internacional. Na Conmebol Sul-Americana, o destino pôs o Clássico Mais Charmoso do Brasil para decidir uma vaga na semifinal. Flamengo e Fluminense tiveram dois encontros no Maracanã. Everton, mais uma vez, decidiu o primeiro. No jogo de volta, um verdadeiro teste para cardíacos, com o Rubro-Negro buscando um empate heróico com raça, amor e paixão. Depois de estar perdendo por 1×3, com direito à regra do gol “fora de casa”, o time foi buscar. Vizeu diminuiu e Willian Arão empatou, aos 39 do segundo tempo, dando números finais aos clássicos cariocas em 2017.

Artilheiros

Guerrero, o especialista, lidera a lista. O peruano marcou cinco vezes no ano contra os rivais. Mas o time não é só o atacante, e os meias Diego e Willian Arão também marcaram presença, cada um com quatro gols. Tal como Everton. Everton, aliás, é um capítulo à parte.

O meia atacante foi fundamental nessa supremacia. Com 247 partidas vestindo o Manto, o camisa 22 é um dos mais longevos do elenco, remanescente do hexa de 2009. E em 2017, Everton estava com a mira afiada nos clássicos. Marcou contra os três times, e em momentos decisivos, como na final do Estadual, contra o Fluminense, em São Januário, contra o Vasco e novamente contra o Flu, na primeira partida das quartas da Sul-Americana. Deixou sua marca em cima do Botafogo na vitória por 2×1 no Engenhão. Quando o Flamengo precisava de vantagem, lá estava Everton para concluir. Foi assim no Estadual e na Copa Sul-Americana. Foram quatro gols em clássicos, no ano. Tá bom?

5 Gols – Guerrero
4 gols – Willian Arão, Diego e Everton
1 gol – Berrío, Réver, Trauco, Felipe Vizeu e RodineiA campanha em 2017 ainda não acabou. O Campeonato Brasileiro tem muita estrada pela frente e a Copa Conmebol Sul-Americana está em sua fase de semifinal. Mas para os rivais cariocas, melhor repensar suas estratégias para o ano que vem. O problema é que nenhum deles tem um Manto Sangrado para vestir, muito menos uma Nação para te apoiar. E essa é uma diferença fundamental.
Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Freguesia fiel!!

  • Infelizmente, não há nada pra se comemorar. Os dirigentes deveriam focar em ganhar campeonato, em vez de tecer comparações com times medíocres.

  • Parem de reclamar. Sempre zoamos os arco-íris, agora é proibido? Por outro lado se perde pro Vasco já é motivo pra crise e a gente fica ouvindo a torcida deles o ano todo. Deveríamos estar melhores? Sim. Significa que não podemos comemorar as conquistas que temos? Jamais. Tirar sarro dos rivais é sempre bom.

  • Como o Mauro Cezar Pereira falou: ” O Flamengo é um time provinciano”. No Rio é um leão querendo dominar os adversários regionais. Quando joga fora de casa, se comportam como estivessem disputando um amistoso. Não foi à toa que nos jogos da Copa do Brasil, Libertadores e Sulamericana, perdeu quase todas as partidas com exceção dos “poderosíssimos” Atlético-GO e Palestino-CHI. Vamos ver qual é o Flamengo que jogará contra o Grêmio.

  • Meus Deus
    Um empate e saindo atras do placar e apenas um mudanca de fase.
    Nao ganhamos nd e ja acham pode zuar os adversarios putz.Daqui a pouco ja tem bipolar e tripolar dizendo cheirinho para a sula e ainda uns loucos dizendo que ainda da para o titulo da cb.
    Aiai
    Srn

  • Diego Alves monstro, toda vez q o Fla levava um gol ele ia lá chamava o time é dava incentivo, palmas pra esse goleiro exterminalves

  • Faltou 08/07/2017 – Flamengo 1 X 0 Vasco. 12º rodada do brasileiro, gol do Cardoso.

    • Colocaram só os resultados no Maracanã

      • Ganhar na casa do freguês vale mais!

  • Desnecessário. Um time com esse investimento, fora da liberta de forma humilhante, vice na CB e uma campanha muito abaixo do ideal no brasileiro…..era melhor ficar calado, focar na sula e só depois falar alguma coisa. 2017, mesmo se ganharmos a sula já vai ser um ano muito abaixo, mas muito mesmo abaixo do necessário. Vencer Carioca e vencer times do Rio não é motivo para zombarias. É muito pouco para o FLAMENGO.

    • Fale por vc mesmo rapá. Quando foi a ultima vez que o flamengo entrou como favorito para tudo? Nem lembra neh entao cala a boquinha noob. Que um elenco forte se faz com tempo e entrosamento. Fomos eliminados na libertadores por detalhe senao estavamos ate hj la. Carioca invicto. Sulamericana ja estamos na semi. Copa do brasil chegamos a final e eliminado nos penaltis. Brasileirao demos vacilos mas estamos na briga pela libertadores com vgaa direta. Sai daqui seu leite com pera vai torcer pro barcelona ou real madrid e nem eles ganham tudo ou chegam em todas as finais… Seu bostinha …

      • Ainda se diz flamenguista … Sai daqui vascaino

      • Fomos eliminados da Libertadores por detalhe… Só tínhamos Muralha em má fase, Vaz, MA, Arão e má fase e Gabriel de meia armador em campo. Não sei o que deu de errado.

        • Kkkkkk..agora vou concordar com Yan…eliminado por detalhes foi tenso..vc esqueceu do Renê que jogou algumas tb

          • Lanus deve ser tipo barcelona entao só craque… Gremio entaooo nossa perigoso demais

        • …e, não podemos nos esquecer, Yan, da mula manca ZR, que por causa de “detalhes” não conseguiu deixar de lado a sua profunda paixão por certo jogadores e esquemas de jogo para lá de estranhos (que, aliás, contaminam os nossos perebas até nos dias de hoje).

          • Pois é. O time tinha tudo pra ir longe, mas o acaso nos eliminou na fase grupos. Uma pena.

            • Um detalhe!

      • Cara, você deve ser um daqueles que herdaram do pai o sentimento de importância de se ganhar um carioqueta. Deve ter faixa de “Rei do Rio” guardada no armário e tudo, mas, sinto em lhe dizer…

        …esse tempo, bro, morreu! O que você quer da vida, crescer, comprar seu casebre, viajar, casar, ter filhos, assumir homossexualidade sei lá ou morar com seus velhos até os 50 anos de idade?

        Carioca invicto?! Nãããããooo. Não f*de, porra!!! Pare com isso, camaradagem. (sinta-se como se eu estivesse te dando um tapaço na bochecha, mas como amigo que quer te acordar para se livrar de casar com um traveco).

        Um detalhe: não fomos eliminados da finalíssima da CdB porque não se pode ser eliminado de uma final. Você perde a bagaça ou ganha. Não tem para onde ir mais!

        Pare de contentar com pouco. Isso faz mal para se ser o Maior do Mundo de fato, não só no papel.

        SRn

      • Eu sempre falo por mim mesmo “Xará”. Vi Zico Jogar, aquela timaço e me torneio meio exigente (exagero as vezes, sei disso). Mas aqui no coluna, respeito a opinião de todos flamenguistas, e estou aqui para torcer pelo Mengão e compartilhar ideias, tudo na maneira mais limpa e respeitosa, mesmo quando falam o que eu discordo. SRN brow!

    • Se ganhar a sula eh um ano muito abaixo? Kkkkkk entao se ganhasse tudo nao faz mais que obrigaçao neh? Comedor de bosta só podia defecar pela boca

  • Ser maior que estes pequenos do rio não é mérito é obrigação. Flamengo tem que começar a se por como o melhor das Américas

    • Certíssimo!

  • Pra que isso?

  • Eu to doido p fazer a mesma analogia contra times como gremio…( apesar de ter disputado serie B), Sao Paulo( Apesar do baixo rendimento esse ano), Cruzeiro, Santos, Boca Junior etc…Que somos os melhores no Rio, não é novidade, alias os proprios rivais reconhecem isso quando se juntam p torcer contra nós, ou comemoram um empate!! Queremos mais! Pensamos “diferente” de Mozer e compania!

    • Isso aê!

  • Cresce, Flamengo! Com essa mentalidade provinciana não vai chegar a lugar algum a não ser na Zona Sul do Rio para comemorar mais uma Guanababa.

  • Regionalmente falando o fla sobra. Nossos 3 rivais estão bem abaixo da gente e digo mais: vai virar rotina ano á ano e em uma competição como a sul americana de mata mata privilegiar mesmo o fla não estando em super fase pode ir chegando na final e ganhar pois é time de chegada e é resolvido em 2 partidas apenas; agora o grande problema é o campeonato Brasileiro por 2 fatores. Se o fla quiser se tornar o melhor do Brasil ganhando o br e se consolidando no cenário sul americano tem que quebrar 2 barreiras: uma depende dele que é ter mais equilíbrio durante todo ano como time e montar um time já pronto no início do ano pra chegar tinindo no Brasileiro, já pronto e a outra que pra mim é o grande problema: controlar a juizada pois tá na cara que durante o campeonato em jogos chaves lá quem manda é a Paulistada; Os caras escolhem ou dão aquele empurrão pra elegerem os seus campeões e não á toa quase todo ano no mínimo algum time paulista estão disputando o título. Por que? federação paulista sabe dosar e colocar cada arbitragem em cada jogo pra beneficiar a,b ou c. Um exemplo? jogo do curinthians com a ponte o árbitro não é de dar cartão e quantos jogadores tinham pendurado? 8. e quantos tomarão o terceiro cartão amarelo? nenhum Jô chutou o rodrigo e o que aconteceu? nada. pois se acontecesse prejudicaria os caras. Daronco um dia antes distribuiu cartão no clássico Paulista. Por que não foi ele no jogo do curinthians? é isso. eles escolhem e administram o campeonato favorecendo time a, b e c e aí é o grande desafio do fla nos próximos anos: quebrar essa hegemonia a favor do minio campeonato paulista em campo no campeonato Brasileiro!!!

  • Mentalidade pequena se conformar em ser superior a 3 times medíocres.

    • Concordo

Comentários não são permitidos.