GE: Clima hostil, caldeirão e estrutura simples: o que o Fla enfrentará na Colômbia

Compartilhe com os amigos

squeça o conforto do Maracanã pós-reforma. O que o Flamengo vai encontrar nesta quinta-feira, às 22h30 (de brasiília), quando enfrentará o Junior Barranquilla, pelo duelo de volta das semifinais da Copa Sul-Americana, é bem diferente.

A equipe do GloboEsporte.com visitou o Estádio Metropolitano, na região Sul de Barranquilla, nesta segunda-feira, às 9h30. Veja, abaixo, detalhes do local da partida:

O estádio

O Estádio Metropolitano, que receberá a partida decisiva, foi construído em 1986. Desde então, passou por poucas reformas. As principais se deram para que cadeiras fossem colocadas nas arquibancadas. Por isso, a estrutura fica longe do novo Maracanã, mas não deixará o Flamengo em apuros – o que deixará, mesmo, é o “caldeirão” de calor, mas falemos disso mais abaixo.

Este será o vestiário utilizado pelo Flamengo (Foto: Bruno Giufrida)
Este será o vestiário utilizado pelo Flamengo (Foto: Bruno Giufrida)

Há quatro vestiários no estádio. Todos com as mesmas condições – a única diferença é que o que é utilizado pelo Junior Barranquilla tem decorações com as cores do time. O vestiário que será destinado ao Flamengo tem oito chuveiros (nem precisa de água quente, mas tem), espaço para aquecimento, sala de massagem e sala para a comissão técnica. É bem grande. Estrutura, de fato, não deve ser problema para os brasileiros.

Este é o corredor que leva o time visitante ao campo (Foto: Bruno Giufrida)
Este é o corredor que leva o time visitante ao campo (Foto: Bruno Giufrida)
Espaço para aquecimento (Foto: Bruno Giufrida)
Espaço para aquecimento (Foto: Bruno Giufrida)

Violência

O que preocupa o Rubro-Negro (e com razão) é a violência da torcida do Junior Barranquilla. Em apenas dois dias na cidade, o que mais ouvimos foi: não ande com celular nas mãos perto do estádio, muito menos em dia de jogo, e chegue cedo. A recepção ao adversário não costuma ser das mais agradáveis, e 80 policiais fazem a segurança do ônibus dos visitantes.

Mesmo sem jogo, de dentro do taxi, foi possível registrar camisas do Junior à venda perto do estádio (Foto: Bruno Giufrida)
Mesmo sem jogo, de dentro do taxi, foi possível registrar camisas do Junior à venda perto do estádio (Foto: Bruno Giufrida)

O clima no entorno do Metropolitano é bem diferente do que encontramos no Maracanã em dias de jogo. Confusão, é claro, não é impossível de se ver. A diferença é que no estádio de Barranquilla a recomendação é clara: chegue 4h antes de a bola rolar e entre, sem dar voltas pelas ruas, como fazemos no Brasil.

Calor

Em campo, o Flamengo terá outro adversário além da dupla de ataque “Chateo”, formada pelos dois principais jogadores do Junior Barranquilla (Chará e Téo Gutierrez): o calor. Sim, no Rio de Janeiro também faz muito calor, como nos questionaram. Mas a sensação térmica, principalmente no Metropolitano, é maior. É como se o local fosse um caldeirão, uma panela de pressão, como nos disseram aqui, sem circulação alguma de vento.

Estádio Metropolitano nesta segunda-feira, por volta de 9h30 (Foto: Bruno Giufrida / GloboEsporte.com)
Estádio Metropolitano nesta segunda-feira, por volta de 9h30 (Foto: Bruno Giufrida / GloboEsporte.com)

Mas o jogo não é à noite? Sim, 19h30 no horário local (22h30 em Brasília). Isso, porém, segundo jornalistas locais, não ajuda, porque a umidade relativa do ar aumenta e a circulação de ar, não. Recentemente, a seleção brasileira enfrentou a Colômbia no Metropolitano e também sofreu com o calor.

A previsão do tempo para a hora da partida, na quinta-feira, é de 34º e 61% de umidade relativa do ar.

Estádio Metropolitano é utilizado pelo Junior e pela seleção colombiana (Foto: Bruno Giufrida)
Estádio Metropolitano é utilizado pelo Junior e pela seleção colombiana (Foto: Bruno Giufrida)

Gramado

O gramado do Metropolitano não está em suas melhores condições e nesta segunda-feira até estava sendo cuidado por dois homens. As linhas, por exemplo, ainda serão reforçadas. Há um pouco de terra em excesso e as laterais têm alguns buracos – só pudemos andar pelos lados do campo.

Campo com alguns buracos (Foto: Bruno Giufrida)
Campo com alguns buracos (Foto: Bruno Giufrida)

Onde a torcida do Fla vai ficar

O espaço reservado para a torcida do Flamengo tem cadeiras (assim como todo o estádio), mas grades de apenas de um dos lados. O outro lado será protegido por um cordão de policiais, apenas.Esta será a visão que terão os torcedores do Flamengo que forem ao Metropolitano (Foto: Bruno Giufrida)

Esta será a visão que terão os torcedores do Flamengo que forem ao Metropolitano (Foto: Bruno Giufrida)
Aqui ficará a torcida do Flamengo, separada por esta grade dos colombianos (Foto: Bruno Giufrida)
Aqui ficará a torcida do Flamengo, separada por esta grade dos colombianos (Foto: Bruno Giufrida)

Reprodução: Globo Esporte

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Me preocupa é o jogo de domingo. Na quinta o jogo será desgastante (com vitória ou não) e depois partimos para Bahia pegar o vitória fugindo do rebaixamento.
    O Vasco e Botafogo vão pegar times sem interesses no campeonato, em casa e descansados.

  • Time ridículo com uma torcida mais ridícula ainda

  • Quem já jogou bola uma vez na vida sabe o quanto que muda quando se tem um goleiro bom.

    Você vai marcar diferente, marca o fundo e deixa o chute em determinada área, por que sabe que dali seu goleiro não toma gol.

    No Flamengo, até o Diego voltar, toda marcação terá de ser triplicada. Marca o fundo, mas marca o chute tambem, a partir da intermediária é perigo.

    Esperem mais faltas, mais cartões, principalmente do Cuellar, que deixa tudo em campo, e vem desgastado.

  • Em maio vi Atlético nacional e Estudiantes em Medellín foi bem tranquilo (tudo bem q Atlético meteu 4×1 senão me engano) Colômbia e. Geral nos recebemos bem, diferente do Paraguay e argentina

  • Tô com um péssimo pré sentimento, pouquíssimas vezes na história o Flamengo tirou a minha alegria de torcer, acaba logo 2018.

    • Hahahahah. Eu Tb rapaz. Sou flamengo para caralo mas o feeling eh que seremos massacrados

  • Mengão vai ganhar desse timeco lá na Colômbia (se o muralha não jogar é claro)

  • Se vai se classificar eu não sei, mas uma coisa é certa, na sexta feira tem folga pros jogadores.

  • Bora pra cima deles, jogar futebol e sem medinho…

  • Eles sabem que a gente tá sem goleiro e vão chutar até do campo de defesa.

    • Capaz de até o tiro de meta eles mandarem direto no nosso gol.

    • Ótimo assim eles mudam seu estilo de jogo, e isso é bom para nós!! O que me preocupa é justamente ao contrario, é se eles mantiverem seu padrão tático e sua forma de jogar!! Uma coisa que joga ao nosso favor serão as benditas bolas aéreas que tantos gostamos, os caras são horríveis por cima, temos uma boa chance de marcamos por aí com Réver, Juan e Arão!!

Comentários não são permitidos.