GE: “Imprevisto, desfalque e gol de goleiro: como chega o Junior para jogo com o Fla”

Compartilhe com os amigos

Adversário do Flamengo em uma das semifinais da Copa Sul-Americana, o Junior Barranquilla já está no Rio de Janeiro, onde enfrenta o Rubro-Negro na quinta-feira, às 21h45 (de Brasília), no Maracanã. Chegou na manhã desta segunda-feira. E na bagagem traz consigo algumas histórias curiosas.

Yimmi Chará é um dos destaques do Junior Barranquilla (Foto: Divulgação/Twitter Junior Barranquilla)

Yimmi Chará é um dos destaques do Junior Barranquilla (Foto: Divulgação/Twitter Junior Barranquilla)

No último fim de semana, por exemplo, entraria em campo às 20h (horário local) de sábado para enfrentar o Deportivo Pasto, mas um ataque de sua torcida ao ônibus da equipe visitante suspendeu o jogo.

O duelo acabou disputado na manhã do dia seguinte, às 9h, a portas fechadas, e o clube teve de devolver o dinheiro dos ingressos comprados de forma antecipada.

Primeiro lugar com direito a gol de goleiro

O Junior Barranquilla encerrou sua participação na primeira fase do Campeonato Colombiano com vitória por 1 a 0 sobre o Deportivo Pasto. O resultado garantiu a primeira colocação, com 39 pontos.

O goleiro uruguaio Sebastián Viera cobrou falta com perfeição e colocou no canto direito do colega de posição Andrés Mosquera.

Líder da primeira fase, o Junior pegará o América de Cali nas quartas de final do Colombiano. O primeiro jogo está marcado para 27 de novembro, três dias antes da partida de volta com o Flamengo.

Ataque #chateo (Yimmi Chará e Teo Gutiérrez) em destaque

Além de conquistar o primeiro lugar, o Junior terminou a primeira fase com o melhor ataque (32 gols) e o artilheiro: Yimmi Chará (11 gols). O baixinho Chará, de 1,65m, e outros dois jogadores foram destacados pelo jornalista Mike Fajardo, da colombiana Rádio RCN.

– As referências são o uruguaio Viera, goleiro que já conquistou três títulos com o Junior. É o capitão e bate faltas. Fez gol ontem (domingo) contra o Pasto. O atacante Teo Gutiérrez é da seleção colombiana e jogou em Turquia, Portugal, México e Argentina.

Dupla Yimmi Chará e Teo Gutiérrez faz sucesso no Junior e é chamada de #chateo nas redes (Foto: Reprodução/Twitter)

Dupla Yimmi Chará e Teo Gutiérrez faz sucesso no Junior e é chamada de #chateo nas redes (Foto: Reprodução/Twitter)

– Chará é a contratação mais cara da Liga Colombiana. Junior pagou US$ 4,5 milhões ao Monterrey-MEX (cerca de R$ 14,5 milhões). É um atacante que vem de trás, mas também infiltra pelo meio junto a Teo – explicou Mike, que também fez elogios aos jovens Luis Díaz, meia de 20 anos, e Víctor Castillo, volante de 23.

A dupla de ataque formada pelo arisco Chará e pelo goleador Teo Gutiérrez é chamada pela torcida do Junior nas redes sociais de #chateo.

Téo Gutiérrez, no foco, por pouco não defendeu o Corinthians (Foto: Raul Arboleda/AFP)

Téo Gutiérrez, no foco, por pouco não defendeu o Corinthians (Foto: Raul Arboleda/AFP)

Baixa importante

O Junior Barranquilla não contará com o zagueiro Jonathan Ávila, que fraturou o quinto metatarso do pé esquerdo durante a vitória por 1 a 0 sobre o Deportivo Pasto, na manhã de domingo.

Para o setor, o técnico Julio Comesaña só tem dois jogadores: Rafael Pérez e Jorge Arias – Jefferson Gómez e Deivy Balanta, os outros zagueiros do elenco, também estão lesionados.

– Ávila é um titular. Sua ausência representa muito porque Junior começou o torneio com cinco zagueiros centrais, e Ávila já é o terceiro a se lesionar. Nenhum dos três joga até o final do ano – explicou Fabio Poveda, da Rádio Blu, também colombiana.

Dúvida no meio-campo e time alternativo no domingo

Sem dúvidas na defesa ou no ataque, o técnico Julio Comesaña tem mesclado a equipe frequentemente para disputar em alto nível as competições nas quais seu time está inserido.

Ganhou a Copa Águila no último dia 8, com vitória por 2 a 0 sobre o Independiente Medellín. Está na semifinal da Copa Sul-Americana e nas quartas de final do Campeonato Colombiano.

No jogo contra o Pasto, no último domingo, Comesaña já pouparia jogadores, mas o fez de maneira mais abrangente após o adiamento do duelo. Além de o duelo ter sido disputado pela manhã, fez muito calor em Barranquilla.

Poupou os laterais David Murillo e Gutiérrez, os volantes Pico e Victor Cantillo, além da dupla de ataque Teo Gutiérrez e Yimmi Chará. Os últimos três, porém, entraram no segundo tempo. Teo aos 45, Chará aos 22 e Cantillo aos 25.

O time que deve enfrentar o Flamengo é o seguinte: Viera, David Murillo, Pérez, Arias e Gutiérrez; Narváez, Pico, Cantillo e Luis Díaz (Mier); Chará e Teo.

A dúvida é na criação entre Luis Díaz e Mier. Jarlan Barrera, sobrinho de Valderrama e autor de um dos gols na finalíssima da Copa Águila, é a opção menos cotada para fechar o meio-campo.

Técnico destaca tradição do Flamengo

O uruguaio Julio Comesaña disse ter colhido informações sobre o Flamengo e tratou o fato de o rival depositar todas suas fichas na Sul-Americana como um fator complicador.

– Todos sabemos porque hoje em dia, com as comunicações, nada se pode ocultar. Acredito que faz uma boa Sul-Americana, mas encontrou dificuldades no Brasileiro. Tem um treinador muito bom, bons jogadores e um time com história e tradição (Twitter oficial do clube lembrou duelo pela Libertadores de 1984 – veja abaixo). Temos que estar alertas e fazer um bom jogo – disse à Fox Sports durante o desembarque no Rio de Janeiro.

View image on Twitter

– Cada jogo é um jogo, vamos enfrentar um rival que vai jogar tudo nessa Sul-Americana. Precisamos de muito cuidado, ser respeitosos e acreditar no nosso trabalho. Creio que vai ser um bom jogo.

Hospedado no Leme, Zona Sul do Rio de Janeiro, o Junior treina nesta terça-feira nas Laranjeiras, faz reconhecimento do gramado do Maracanã na quarta-feira à noite e um dia depois enfrenta o Flamengo no mesmo estádio.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Quinta E Dia de clima hostil fazer os Colômbianos tremerem 2×0 tá de bom tamanho !

  • Esse Juinior é igual o Barcelona do Equador, joga melhor fora. MENGÃO vai ter de buscar o gol, mas ser precavido e NEUTRALIZAR o ataque deles, principalmente o Chata.

  • Cuidado com o Negueba colombiano.

  • Só digo uma coisa …esse time não é bobo!

  • Bora mengao botar pressao pra cima desse time e vencer bem…

Comentários não são permitidos.