GE: “O brilho discreto de Everton, o curinga que é melhor na vida real que no videogame”

Compartilhe com os amigos

Talvez você, torcedor do Flamengo, pense que conhece bastante Everton. Afinal, são duas passagens pela Gávea, títulos cariocas (2014 e 2017) e brasileiro (2009) e 250 jogos vestindo rubro-negro – a marca veio em jornada infeliz da equipe contra o Palmeiras – em duas passagens pela Gávea.

O camisa 22, que já foi lateral, meia e ponta no Fla, é também do tipo que se faz notar em campo. Em 2017, está com tudo e sobra dentro da irregularidade rubro-negra na temporada. O jogador de 28 anos, natural de Nortelândia, entrou em campo 54 vezes, fez 10 gols e deu 13 assistências – recorde do elenco na temporada.

Mas há muito mais a contar sobre Everton Cardoso da Silva. Algo que não sai em qualquer entrevista coletiva ou zona mista. Também pudera. A timidez e a simplicidade são traços da personalidade de Everton que se combinam com a leve gagueira na fala.

Everton pode ser chamado de coadjuvante de luxo deste elenco milionário rubro-negro. E dos mais eficientes. A ponto de liderar o time com ou sem Guerrero, Diego e Éverton Ribeiro, as estrelas da companhia.

Everton e a tatuagem com o nome da filha Gabriela. Quando a família viu o primeiro desenho no corpo...

Quer saber? O mato-grossense, autor da frase “minha Europa é o Flamengo” que ficou marcado no rubro-negrismo próximo da “minha vaidade é o Flamengo” do seu amigo Ronaldo Angelim, não liga muito para os holofotes.

– Se eu ficar dando entrevista toda hora, vou ser um dos caras também que ficam aparecendo mais. Mas não é uma coisa que combina comigo. Apesar de saber que isso não é bom para mim. Por que é bom o cara sempre estar falando, até para o torcedor e tal. Mas eu sou assim.

Pet tirou Everton do muro em Nortelândia

Ao fim da gravação com o repórter Carlos Gil, da TV Globo, Everton se divertiu com a encenação de sua saída de campo numa das 10 vezes que balançou as redes e decidiu uma partida em 2017. A imitação foi da saída contra o Cruzeiro. Ele abriu o placar com chutaço de canhota.

– Fiquei esperando você sair de campo. De repente, perto da divisória para a área de entrevistas, você abaixou, se benzeu e saiu correndo para o vestiário. Sem querer dar entrevista… – contou, aos risos, Carlos Gil.

Mas já foi pior. Quando chegou ao Rio de Janeiro, aos 18 para 19 anos, vindo de Curitiba, do Paraná Clube, Everton não conseguiu nem contar para um dos ídolos de infância – o número 1 é o baixinho Romário – que ele tinha sido fundamental para a escolha da camisa que pegou de jeito em seu corpo e fez crescer uma rivalidade na vizinhança e que para sua cidade de apenas cinco mil habitantes a 250 km da capital do Mato Grosso.

A pequena Nortelândia vista por satélite: cerca de cinco mil habitantes a 250 km de Cuiabá (Foto: Reprodução Google Images)

– Naquele gol do Pet em 2001 eu vi que era Flamengo de verdade. Foi um dia emocionante na minha cidade. Teve passeata e tudo que tem direito.
O tio Claudecir, 20 anos mais velho, é vascaíno fanático – “lá em Nortelândia ou é um ou é outro, não tem outra história” – e tentava puxar Everton para os lados de São Januário. Mas o pé direito calibrado do sérvio Petkovic entrou nas redes de Helton como o destino na vida de Everton. Não à toa ele não titubeia ao falar do gol mais importante do ano: Vasco 0 x 1 Flamengo, em São Januário.

– Fiz gol na final do estadual, na Sul-Americana, os dois contra o Fluminense, mas o contra o Vasco foi especial. Meu tio teve que me aturar (risos). Ele tentava me fazer torcedor do Vasco. E esse dia foi um dia que eu falei “sou Flamengo de verdade mesmo”. E depois de muito tempo fui jogar com o Pet. Nossa… Mas eu não consegui falar com ele sobre isso. Eu era muito tímido com o Pet. Eu era moleque e ele já era consagrado – recorda o jogador do Flamengo.

Everton cala São Januário: torcedor rubro-negro, ele considera o gol marcado na casa do rival o mais especial dos 10 feitos até aqui no ano (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Embarque para Curitiba: dor dos pais e choro engolido

O garoto franzino chegou ao profissional no Paraná “bem magrinho”, como repetiu algumas vezes nestes poucos mais de 20 min de entrevista. Everton entende que o trabalho recente de fortalecimento muscular que o permite jogar mais vezes nesta temporada. Desde que chegou ao profissional, saiu dos 65 kg para 72 kg.

Desde a base, em Curitiba, ele tinha dentro de casa uma espécie de nutricionista particular. Era Godoy, o olheiro que ganhou a confiança da família e virou um segundo pai para Everton, o acolhendo em Curitiba. Além de fazer marcação cerrada e controlar os horários de lazer e até de namoro de Everton nas horas de folga, Godoy ia para a cozinha e ajudava o promissor jogador.

– Tudo que você imaginar eu comi para engordar. Uma vez ele (Godoy) me deu um ovo puro para eu comer. Acho que ele viu o filme lá do Zezé (“Dois filhos de Francisco”), não é possível (risos). Ele quebrou o ovo e falou “você vai ficar forte”. Eu jantava e ele batia uma massa lá, um hipercalórico. Duas horas depois comia isso de novo. O cheiro desse hipercalórico aí, quando sinto lá no CT, nossa… isso já me enjoa. Comi isso a base toda. Era muito magrinho – lembra.

Com a 22, Everton abraça troféus que conquistou no Fla: dois títulos cariocas e o marcante brasileiro de 2009, ao lado de Bruno, Pet, Adriano e ciaem matéria especial para o GloboEsporte.com (Foto: André Durão / GloboEsporte.com)

Nascido em cidade com cultura de rios e pesca, Everton diz que não tem paciência para pescar. Mas adora peixe… no prato. Dourado e pintado são os peixes preferidos da sua terra. A lembrança de casa se mistura com as dificuldades que viveu num período da carreira em que se preocupou com as idas e vindas, após a venda milionária para o Tigres.

“Daqui a pouco vou ficar marcado por jogar em 80 clubes”

Depois de ser campeão brasileiro pelo Flamengo, em 2009, ele saiu da Gávea para o México por quase U$S 6 milhões – uma fortuna que trouxe responsabilidades que à época ele não conseguiu administrar em campo. Não foi bem. Parou por quatro meses com lesão no ombro e cirurgia. Depois, machucou o pé e parou de novo.

No Botafogo, também não permaneceu. Chegou à Coreia do Sul num momento de declínio na carreira. No país asiático estranhou os hábitos, até mesmo um impensável em dias de protesto no Ninho. Era aplaudido até quando perdia os jogos. O período o fez repensar a carreira.

– Fiquei três anos sendo emprestado. Foi um momento ruim, que eu tive que falar “Everton, o que está acontecendo?” Acabava o ano e eu não sabia para onde ia jogar. Eu pensava que tinha que dar a vida para onde fosse, senão daqui a pouco vou ficar marcado como aquele jogador que jogou em 80 clubes. Fui para o Atlético, eles montaram um time bom para caramba. E de lá vim para cá.

Everton tatuou o nome dos filhos e da esposa nos braços (Foto: Raphael Zarko)

No dia 11 de dezembro, Everton completa 29 anos. Quer seguir em alto nível, pelo menos, até os 35 anos. Do garoto que saiu de Nortelândia, que surpreendeu aos pais num dia que apareceu de brinco e tatuagens – “meu pai queria me matar, minha mãe chorou quando viu (risos)” – e se firmou no time de maior torcida do país, fica a certeza de que alcançou sonhos ainda distantes quando era apenas mais um menino correndo atrás de uma bola de futebol.

– Se vir minha história lá do começo você pensa: “esse cara é um vencedor”. Olha de onde eu vim? Minha cidade é pequenininha. Sou o único que virei jogador lá. Saí cedo de casa, uma criança, deixei para trás pai, mãe, fui para Curitiba, passei frio lá. A categoria de base inteira de sacrifício. Mas valeu a pena né. Olho para trás e digo “caramba, cara, olha onde estou?”

Fonte: globoesporte.com

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Na minha humilde opinião, seria titular na lateral ou reserva na ponta. Infelizmente é muito limitado e tira bastante nosso poder de ataque jogando como atacante.

  • Talvez o que o flamengo esteja precisando estejá aqui nesta coluna, o tão sonhado treinador que sabe tudo de táticas e posições de atletas, eu não me habilito a dar minha opinião pois talvez cairia no estremo ridículo perto do exper do Tiago.

  • É até bom jogador,mais bastante limitado,carece de mais inteligência e precisão nos passes,mas compensa com raça,disposição e velocidade,que é o seu forte,é um bom jogador pra compor elenco ou jogar na lateral,mais pra ser o titular da ponta(esquerda),eu não acho não,o Flamengo precisa contratar um jogador de mais qualidade do que ele!

  • Melhor lateral do elenco mas joga na ponta.

  • Muito melhor que geovanio, Arão e M.Caramujo. Joga com Raça.

  • Se todos os jogadores tivessem o sangue e vontade de jogar que nem ele, a agente estaria voando alto.

  • Fora o ano de 2014 que ele parecia querer mais arrumar o cabelo em campo que jogar, é um cara que sempre honrou, não é craque mas muito longe de ser pereba. Se tiver humildade para aceitar reserva ou até mudar de posição então vai ficar ainda mais marcado no clube.

    • 2014 ele jogou pra caralh0

  • E por isso q a temporada foi um horror,enaltecer jogador medíocre q só corre,péssimo finalizador,erra passe de 2 metros,cruza sem olhar pra quem…enfim,mentalidade estúpida q nos leva aos atuais resultados…próximo Rx : m.a o escudeiro injustiçado…

  • Justiça seja feita, é o jogador mais regular do Flamengo nos últimos anos. Além disso se empenha dentro de campo e está sempre contribuindo com assistências e gols. Não é o melhor do ponto de vista técnico, mas pela vontade se sobressai (e, sinceramente, precisamos também de jogadores assim). Gostaria de vê-lo na lateral, como em 2009.

  • Teve q pegar umas taças emprestadas para a foto…pq só ganhou uma graças ao Adriano e ao Pet

  • Caraca!!!

    É que nem carro (muito!) popular (oia a relação he he he…). Todo mundo o diminui preferindo ficar nos Audis da vida, mas se o Fla levantar o braço anunciando negociação vira um “Deus nos acuda” com propostas de todo lugar.
    É o tipo de cara que todo elenco no Brasil chora para possuir. E ainda possui, pelo tempo de serviços prestados, apenas 28 anos!!!

    Parabéns Éverton!

  • è o motorzinho do time, mas daria mais liga se jogasse na lateral…tem tudo para ser um lateral de seleção….como ponta não aparece tanto porque não finaliza tão bem como os jogaodes de beirada de campo hoje são obrigados a finalizar…se melhorase as finalizações teria vaga em grandes europeus….mas no meu Mengão está muito bem…é um dos que merece ficar para 2018…

    • Lembra… o doido do Fábio Baiano.Fosse melhor orientado e com foco nessa posição citada tinha tudo para progredir absurdamente.

      Aliás… Off topic: Fábio Baiano é um caso clássico de estupidez absoluta. Luxa no auge e dirigindo a Seleção (ainda com S maiúsculo) PEDIU ao marrento ex-atleta para mudar de posição mas…que nada!

      • Fabio Baiano hoje é fazendeiro em Feira de Santana, mas ele sempre foi um cara de pouca visão e pouca cultura também…acho o Everton mais antenado que ele, por isso lamento ele não migrar para a lateral…

        • Penso exatamente a mesma coisa!!! Éverton tá longe do estilo “quase bad-boy” despachado do ex-Flamengo. Apesar do episódio “bonde da Stella” é um cara legal, que reconhece suas limitações e trabalhador incansável.

  • O Everton já teve a oportunidade dele nesses anos, já está na hora de negociar, o Flamengo pode ter artilheiros jogando pelos lados e que façam muitas assistências.

    • Ele deveria ser uma espécie de primeiro ou segundo reserva. Num time como foi pensado para ser o Fla, nunca seria titular mas não é culpa dele se a concorrência não corresponde.

      Numa comparação: ele seria o Márcio Araújo que deu certo.

  • Qualquer jogador é craque hoje em dia, vide Everton que só tem correria e 0 de habilidade, mas para a imprensa é melhor que Pelé e o pior é que a torcida cai nessa. Jogador Fraco, 10 gols em 1 ano, jogando como atacante isso é ridículo, por falta de competência que o Flamengo ta onde ta, se é pra correr contrata o Bolt. Vlw

    • Ele deveria ser reserva. Mas se a “turma de ouro” não faz por merecer…

      Um bom quebra-galho, que sem a responsabilidade e jogando mais vezes numa posição menos “cerebral” (como a lateral por exemplo), entrando em jogos menores ou para aproveitar os contra-ataques se faria notar mais ainda. Os grandes times do futebol brasileiro até o início dos anos 2000 possuíam, ao menos, um Everton. Euller o tal “filho do vento” (rá rá rá…) fez quase toda a sua carreira assim! Mas existem inúmeros outros.

  • Ótimo jogador, raçudo, eficiente, comprometido. Necessita apenas maior precisão nos passes, o que se resolve com treino (se as “logias” e “metrias” atuais ppermitirem). Pensam em colocá-lo de lateral, e talvez seja uma boa pra 2018. Representa uma casta de jogadores que não existe mais no Flamengo, junto com Juan, Diego Alves e a base. Boa sorte a ele, e que continue a nos dar muitas alegrias.

  • Laterais bons pra 2017. Antes que algum com mania de grandeza critique, lembrem que temos Pará e Rodinei piadinha
    Reinaldo – Chapecoense.
    Sidcley – Atlético Paranaense.
    Zeca – Santos
    Carleto – Coritiba
    Alex Telles – Porto
    Frank Fabra – Boca Juniors
    Tagliafico – Independiente
    Victor Luis – Botafogo

    Já sei que vão criticar todos, preferem ficar com Pará ou contratar algum quarentão da Europa, tipo o Maxwell.

    • Victor drible do Berrio

      • Victor Luis é excelente lateral mas vai sair do faisca para o Palmeiras que vai dispensar o Egidio….e já cntratou o Diogo Barbosa….o palmeiras deve ficar com o Diogo Barbosa e o Victor Luis para 2018…o drible do Berrio foi um lance só, o cara é bom lateral…

    • Sidyclei moro em curitiba sou flamengo guerreiro mais esse nao joga nada

  • Pouco marketing, muito futebol.
    Muita raça e pouco blá blá blá.
    Diego, “dono do time” é muito mais caro, tem menos assistências que ele.
    Um dos poucos que não decepciona este ano.

  • Não tenho o que reclamar do Everton, pra mim é um excelente jogador, que se entrega o tempo todo em campo.
    Não anda em campo, não comemora eliminação, não diz que jogou bem em empate, não dá risada quando o time sofre gol, não chama torcedor de falso rubro negro.

    Everton hoje tem sido mais importante que o superestimado e blindado de críticas Diego, veja quantas assistências o Everton tem, e até gols.

    Gosto muito do Everton, não é o jogador perfeito, mas ele respeita a camisa.

  • Jogador mediano, e que carece de inteligência.

    Deveria pegar a vaga na lateral esquerda, seria bem mais util que de ponta corredor.

  • Esse honra o manto. Sou fã. Humilde e eficiente. Não é como outros que falam bonito e não estão jogando nada.

  • Everton não sai dando gargalhadas com jogadores do time rival depois de uma derrota.
    Everton sabe o que é ser Flamengo

  • Nós torcedores rubro-negros estamos tão carentes de titulos e referências q o Éverton que é limitado tecnicamente, porém, esforçado e comprometido acaba virando ídolo do clube.

    Que fase!

    • Isso é cultura do Flamengo.
      Nunes artilheiro das decisões, era fraco tecnicamente, mas é amado aqui.
      Rondinelli, Deus da raça, é exaltado pela sua entrega e vibração.
      Da pra criar uma lista imensa de ídolos que se destacam mais pelo comportamento, do que simplesmente campo e bola.

      • Vdd

    • Que fase!!

  • Sem sombra de dúvidas, é ho a a camisaje o nosso maior craque, nossa referência, não tem guerreiro, Diego, Everton Ribeiro, e se der a camisa 10 a ele vai saber honrar.

Comentários não são permitidos.