Conforme o próprio treinador Julio Comesaña disse em entrevista coletiva na última terça-feira, o Junior Barranquilla tem atingido todos os seus objetivos na temporada. Terminou a primeira fase do Campeonato Colombiano em primeiro lugar com o melhor ataque e a segunda melhor defesa, está na semifinal da Copa Sul-Americana e ganhou a Copa Águila, o que já deu vaga direta para a Libertadores de 2018. Por outro lado, foi eliminado na Pré-Libertadores pelo Atlético Tucuman, da Argentina.
Uma vitória contra o Flamengo pode deixar o time muito próximo de sua primeira conquista internacional na história. O mais longe que chegou foi às semifinais da Libertadores de 1994, quando foi eliminado pelo Vélez Sarsfield.
Mas o que faz com que o time colombiano esteja indo tão bem nas competições e tenha tido só um grande revés? E o que o Flamengo pode explorar para chegar à final da Copa Sul-Americana? O GloboEsporte.com conversou com cinco jornalistas colombianos para entender o que esperar dos jogos nesta quinta-feira e também na próxima semana.
FLOR DÍAZ OSPINO – HORA 724
Pró: O ponto forte do Junior é a proposta de jogo. É uma equipe que cria, propõe o jogo, tem bom toque de bola, além de grande mobilidade de seus atacantes e boas saídas pelos lados do campo, sem contar que é forte no um contra um. O Junior também é uma equipe que se adapta a diferentes formações táticas: joga no 4-1-4-1, ou 4-2-3-1 (que é o habitual), ou até mesmo no 4-3-3, a depender das circunstâncias da partida.
Contra: Sem dúvida o jogo aéreo, seja para defender ou atacar. Os desfalques na defesa, nessa altura do campeonato, se tornam um ponto negativo para o Junior. Dois zagueiros viajaram para o Brasil (Jorge Arias e Rafa Pérez), que não jogaram muito juntos. E só há um volante que pode atuar improvisado como zagueiro, que é Luis Narváez. Os laterais também podem ser uma dor de cabeça, porque ainda que subam ao ataque, não finalizam a maioria das jogadas. O estado dos jogadores também pode ser um fator contrário. A soma das partidas e as viagens em excesso tornam a forma física deles uma incógnita.
JOSE HUGO ILLERA – WIN SPORT CANAL
Prós: O ponto forte com certeza é o ataque e que ainda tem variações. Teófilo e Chará fizeram uma parceria muito boa, com muitos gols marcados no futebol colombiano. Também tem Jarlan Barrera, que é um meia armador muito jovem, que estava nas seleções de base da Colômbia. Luis Diaz é um jogador considerado revelação na Colômbia e marcou contra o Cerro Porteño, na Sul-Americana. O time tem sido muito uniforme no ano.
Contra: O ponto fraco neste momento é que tem somente dois zagueiros, os outros três estão machucados. Então, serão apenas dois defensores e esse pode ser o ponto fraco da equipe. Os dois laterais também são muito jovens, com pouca experiência internacional. Esse deve ser o ponto mais fraco: os laterais com pouca experiência internacional.
MANUEL RAMÍREZ – RADIO TROPICAL
Prós: O Junior tem um bom goleiro que estava cotado para a seleção do Uruguai. Também tem uma boa defesa, é uma das equipes menos vazadas, e na frente tem a combinação Chará e Teo Gutiérrez, que produziu metade dos gols. Não é fácil marcar Chará, porque ele atua do lado esquerdo, do lado direito, pelo meio… seria preciso uma cortina para pará-lo. É um jogo que se caracteriza por um bom toque de bola e com bastante profundidade.
Contra: Eu diria que o Junior tem tido problema de concentração. Às vezes eles estão ganhando jogos e são surpreendidos nos minutos finais, porque há uma falta de concentração, falta de atenção na marcação. Por uns momentos tem deixado de ter atenção em algumas partidas e os resultados escaparam. Esse pode ser o ponto fraco.
RICARDO ORDOÑEZ – EMISSORA ATLANTICO
Prós: Junior é forte no ataque. É um time bem ofensivo e tem dois atacantes que estão na seleção colombiana. É a força principal do Junior. Chará é um jogador mais veloz, rápido e habilidoso, enquanto Teo é um atacante mais tranquilo, sereno e com um maior faro de gol. Essa é a principal qualidade do Junior, porque eles sabem tomar as melhores decisões em espaços curtos e sabem o que fazer na frente do gol.
Contra: A defesa do Junior é um problema, ainda mais agora que não conta com Ávila, que se machucou. Ele pode colocar Jorge Arias, que é um zagueiro de origem e alto (1,84m), ou ele põe Luis Narváez, que é um volante de 1,79m, cabeça de área, e o improvisa como zagueiro.
WILLIAM BADILLO – EL HERALDO
Prós: O caráter da equipe, a convicção que tem e a união dentro do grupo. No campo e bola, a troca de passe e a valorização da posse. A principal característica é a troca de passes e eles tratam de fazer isso em todo o campo, mas com mais precaução quando não se sentem confortáveis. Mesmo assim, não traem sua filosofia de jogo.
Contra: Tem poucos pontos fracos. Como toda equipe, às vezes tem partidas boas e ruins, mas durante todo o semestre tem mostrado uma grande regularidade. Todos os jogadores, em seu momento, têm respondido à altura, tanto titulares como reservas. Vai ser um grande jogo, contra um rival muito bom, e que com certeza vai exigir muito mais do Junior Barranquilla.
Fonte: globoesporte.com
Léo Moura gostou a escolha por Filipe Luís como treinador do Flamengo Filipe Luís foi…
Estádio do Flamengo está previsto para ser entregue em novembro de 2029 Sócios do Flamengo…
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Flamengo apresentou aos sócios os detalhes do futuro estádio Os sócios do Flamengo tiveram a…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Ver comentários
O que vale é o Flamengo se impor, e se entra molenga o time colombiano vai gostar do jogo e vencer no Maracanã
é só o fla mandar no jogo do inicio ao fim abrir 3x0 no primeiro tempo
depois tenta fazer mais gols! e pronto!
Segundo o que eu li e já vi sobre o Junior Barraquilla, o ponto forte é ter o meia-atacante Chará e o atacante Teofilo Gutierrez, ambos muito bem entrosados e que podem dar trabalho a defesa do Flamengo, mas não chegam a ser jogadores de alta qualidade técnica(craques).
O ponto fraco é a defesa que tem laterais jovens não acostumados com jogos internacionais e zagueiros reserva, pois 3 zagueiros(2 deles titulares no time) encontram-se lesionados sem poder jogar. Um dos zagueiros vai ser Luiz Narváez, um volante improvisado de 1,79m.
O Flamengo pra vencer esse jogo tem que marcar a saída de bola deles e posicionar o DIEGO que tem excelente chute a gol, mais a frente sem voltar pra buscar a bola que deve quase sempre ser passada pra ele no campo do adversário.
É um jogo pro Flamengo manter a bola no ataque na maioria do tempo de jogo pra forçar o erro na marcação dos fracos, inexperientes e improvisados defensores do time colombiano, tendo o cuidado de não dar espaço no meio de campo pro Chará e o Teófilo Gutierrez.
No segundo tempo entra com o Vinicius Jr no lugar do Mancuello e o Geuvânio no lugar do Everton Ribeiro pra sacramentar e tentar fazer mais gols pra uma boa vitória do Flamengo!!
Fazendo isso, a vitória do Flamengo com um bom placar deverá ser o resultado mais provável para esse jogo!!
Essa é a minha opinião
Aquele abraço