Hegemonia? Comentarista mostra mais títulos nacionais dos rivais nos últimos anos

Compartilhe com os amigos

No Resenha ao vivo desta sexta (17), o comentarista Rodrigo Ferreira (@DrikoFerreira1), aproveitando os temas abordados no programa: “Interesse em Tévez, Volta de Adriano, Goleiro Armani e Rodrigo Caetano”, falou sobre a tal hegemonia que tantos gostam de propagar que o Flamengo tem nacionalmente. Os dados apresentados mostram que não:

No aniversário de 122 anos, o Flamengo fez uma postagem comemorando a classificação do Peru pra Copa do Mundo no mesmo dia que o Corinthians ganhou um título nacional. Eu queria alertar as pessoas, principalmente a juventude transviada de hoje em dia que o Flamengo vive de 3 coisas: Vive do que fez em 1980 naquela geração maravilhosa. Até hoje a gente fica exaltando o Zico, Andrade, Adílio, Leandro, Junior… O Flamengo vive da mística da camisa que é pesada pra caramba e vive pela torcida. Até hoje só fica falando de torcida, torcida grande. Gente, a geração Zico até 1989, entregou o Flamengo como maior clube do Brasil. Tinha 4 brasileiros, uma Libertadores e um Mundial. Ninguém tinha mais brasileiros que o Flamengo. Apenas o Santos tinha mais Libertadores e Mundial, mas em compensação tinha menos brasileiros. Vamos analisar um pouquinho. De 1990 pra cá, qual o título que o Flamengo ganhou de importante? A Copa do Brasil não é isso. O Flamengo conquistou dois brasileiros. Eu comecei a pesquisa os 12 maiores clubes do Brasil. Aí eu vou pra São Paulo, o Corinthians ganhou 7 brasileiros, 2 mundiais de clubes e uma Libertadores. O Palmeiras ganhou 3 brasileiros e uma Libertadores. O São Paulo ganhou 3 brasileiros, 3 Libertadores e 3 mundiais. O Santos ganhou 2 brasileiros e uma Libertadores. Em Minas, o Cruzeiro ganhou 3 brasileiros e uma Libertadores. O Atlético-MG ganhou uma Libertadores. No Sul, o Grêmio ganhou um brasileiro e uma Libertadores. Pode ganhar mais uma. O Internacional ganhou duas Libertadores e 1 Mundial de clubes. Aí você vem pro Rio, a galera gosta de sacanear os times aqui do Rio e o Vasco ganhou 2 brasileiros e uma Libertadores. O Fluminense está empatado com a gente. Sabe qual o único clube que está atras da gente dos 12? Só o Botafogo que tem 1 brasileiro. Esta na hora do Flamengo acordar porque ficar vivendo só de torcida, que a torcida é grande e o que a galera de 1980 fez, pelo amor de Deus. Estão todos os clubes passando a gente. Antes estávamos no topo, hoje estamos em quinto, daqui a pouco vamos estar lá atrás. Só fica com esse negócio de torcida, ganhei não sei o quê de concurso que o Bandeira recebeu de não sei da onde, gestão não sei o quê. Está na hora de pensar no futebol“.


Veja mais:


Concorda com o Rodrigo? Assista ao Resenha de hoje e deixe a sua opinião:

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Hauahhahauahaha. Perfeita verdade. Acho que foi o texto mais lucido que eu li na coluna desde que ela existe. Hahahahahhahaha

  • O problema é que tivemos décadas de dirigentes incompetentes (no mínimo) que não aproveitaram o potencial imenso do clube.

    Agora que estamos nos organizando, a tendência é “irmos para as cabeças”.

    Demos azar que os donos do Itaú e da Crefisa injetaram centenas de milhões de reais no clube. Se não fosse isso, já seríamos o clube com a maior capacidade de investimento do Brasil (hoje somos o segundo).

    Todavia, se não tomarmos cuidado e nos metermos em fazer um estádio de qualquer maneira (como naquele lugar horrível na Av. Brasil cercado de favelas), ou pegarmos o Maracanã a qualquer custo (só para dizer que “o Maraca é nosso!”) podemos regredir e ficar de “enforcados” de novo.

    O problema hoje é que temos pessoas absolutamente INCOMPETENTES na direção do futebol. Mas tenho esperança que a tendência é de melhora (principalmente a partir de 2019).

    SRN!

  • Nosso único título nos pontos corridos foi na gestão do Márcio Braga, o maior presidente da história do Flamengo no Futebol!

    • Nego fica puto quando falamos que MB é o maior de todos os tempos, o banana teria que nascer de novo pra fazer o que o nosso eterno presidente fez pelo Flamengo.

      • Títulos a que preço??? Tem que haver o equilíbrio financeiro ganhar e deixar o Flamengo na situação de falência que estava aí não concordo, só uma opinião respeito às demais até por que não torço para presidente e sim para o Flamengo. Não sou baba ovo de
        Ninguém.

    • Presidente era Delair! Maior presidente eu tenho lá minhas dúvidas, porem o mais sortudo isso é sem duvidas! Ser presidente do Flamengo na decada de 80 foi um privilégio que Deus deu a MB! Ali até a Dilma se fosse presidente do Mengão ganharia tudo!

  • Futebol mudou e não se pode comparar épocas.
    Se antes os adversários tremiam diante de 100 mil rubro negros no Maracanã , hoje no Maracanã não se pode colocar 70 mil e boa parte dos que vão são torcedores selfies.
    Se antes boa parte do elenco eram de jogadores da base , hoje é uma legião de estrangeiros sem identificação alguma com o clube.
    Antes imperava o talento , hoje impera a tática , o preparo físico.
    Tivemos péssimas administrações recentemente que prejudicaram e muito o clube.

    • Muitos dos jogadores sem identificação que passaram ultimamente pelo clube foram pedidos pela torcida…….

    • Cuma?

  • Achei essa matéria bem tendenciosa pôs o torcedor do Flamengo não acredita em soberania nacional. A questão da soberania é no Rio que em que o Flamengo engole em todas as proporções todos os times cariocas do qual este autor deva torcer por algum deles. Concordo que é muito pouco pelo tamanho do Flamengo. Mas a julgar pelas péssimas administrações passadas, começando com Edmundo S Silva e terminando com Patrícia Amorim, ainda conseguimos um título brasileiro com duas das características que foi alegada no texto. Que são o peso da camisa e a força da torcida. E nesse tempo de ausência em que o Flamengo se notabilizou em contratações polêmicas, ações judiciais e penhoras. Os únicos times que se destacaram foram São Paulo, Corinthians e Santos. Pois ganhar apenas uma libertadores não é tudo, os times do sul não ganham brasileiro a 200 anos. Atlético idem, e saiu do Mundial pra time árabe. Palmeiras veio ganhar um título brasileiro ano passado depois de um longo jejum. Mesmo com esse tempo de ausência do Flamengo ainda estamos entre os maiores vencedores pois no Brasil são 12 times grandes. E se olhar nossa perspectiva atual, melhorando a gestão do futebol temos uma visão positiva do futuro enquanto os três times de São Paulo que se destacaram estão afundados em dívidas. Resumindo o Flamengo tem sim que se orgulhar de sua história, sua camisa e sua torcida, pois é isso que nos identifica, independente de títulos.

    • Flamengo tem aprender que existe futebol além da província carioca

    • Eu sou carioca, moro no Rio não dou a mínima pra rivalidade local.

      Flamengo tem que ser soberano no Brasil e respeitado fora dele.

      • Tbm acho.. já fomos, e temos tudo pra voltarmos a ser.

    • Hauahuaua. Desculpe amigo. Mas eu te perdoo. Vc deve ser tocedor off rio.
      Nao da nem pra ler o resto do testamento aue vc escreveh.
      Ate pq vc nao entendeu o que eh ser flamengo

      • Sou carioca da gema e Flamengo desde criança. E não estou elogiando o momento atual do Flamengo e sim criticando o teor da matéria que tenta diminuir a força da torcida flamenguista.

  • Verdade, o Flamengo parou no tempo, hoje não passa de uma caricatura do que já foi.

    O Flamengo hoje é mais folclórico do que relevante em campo.

  • Corretíssimo!!!!

  • Se a comparação é ruim, a culpa não é só do Bandeira, e sim das gerações anteriores que comandaram o futebol, não defendendo o EBM, mas ele deu uma levantada financeira e na estrutura do clube, além da credibilidade, não tem como negar, no campo os resultados não vem aparecendo, precisa mudar muita coisa ainda. O Fla precisa ter seu estádio, só assim vai manter seu ST, precisamos voltar a ganhar títulos expressivos, não só estaduais, em 20 anos ganhamos 1 brasileiro, é muito pouco.

    • Culpa não é do EBM mas com a grana que ele tem para montar um time e não fez, a incompetência no futebol cai sim a ele tbm…

      • Em 2017 Flamengo pagou Romário, Ronaldinho e consórcio Plaza, só ai da uns 150 milhões, além da reforma na ilha, deu Lucio a outra obra pra ter o melhor CT do Brasil e tem umas balas na agulha pra fazer um estádio, além de outras dúvidas que pagou.

        • Sim sim, pagou dívidas mas clube vive de títulos eu não fui com bandeira nas mão gritando; pagamos as contas huhuhu temos salários em dia… quero gritar é campeão!!! O maior problema é ver o sono desta diretoria e seus comandados!

        • E? E? Escreveu 5 linhas e nao disse nada

      • Culpa eh do ebm sim senhor. Nao eh pq os outros foram culpados nas suas epocas que o bandeira nao vai ser.

  • viver apenas de torcida é renegar toda uma historia de conquistas esportivas e sociais! Flamengo é um movimento, é o único time genuinamente nacional do país e isso foi conquistado em toda sua historia não somente nos anos 80! Falou uma bobagem ai, mas é interessante esse levantamento pq mostra o quão ruim foi todas essas administeações que sugaram o clube nessas ultimas 4 decadas! É muito tempo o clube sendo roubado, Muita gente enriqueceu às custas do Flamengo! As custas do dinheiro que deveria ter sido empregado na melhoria de todo o clube, principalmente o futebol para manter a hegemonia que era nossa! Esse levantamento de conquista dos rivais só me faz ver o quanto prejudicial foi e o quanto atrasado ficamos devido a esses ladrões, sangue-sugas! E tem gente que critica a administracao atual e quer que se conserte 40 anos em 5!apesar das melhorias procunciadas, Não tem como! É impossivel! Tem que pedir a formula para Kubitshek, aliás nem ele conseguiu…

    • Tem que saber contratar, chega de oportunidade de mercado exemplo Romulo, Vaz, Caramujo, Rene, Arão, Gabriel.

      • Verdade! Acabou esse negocio! A base do time esta formada e é boa! Agora tem que dar o tiro certo!

    • É exatamente isso… o Flamengo tem 122 anos, e a torcida não foi formada baseada nos anos 80… já era a maior do país e houveram outros esquadrões antes disso. E não acho certo reduzir o valor histórico por exemplo de 3 Copas do Brasil, Mercosul, Copa dos Campeões… Botafogo, Corinthians e Palmeiras tiveram hiatos de títulos, ganhavam era nada… foram conquistas na raça, na garra, me lembro com carinho da final da Mercosul contra o Palmeiras ganha com muito suor e dificuldade, inclusive era mais dificil ganhar a Mercosul que tinha fase de grupos do que hoje a Sulamericana

      • Perfeitamente, mas a Moda é falar mal do clube, diminuir os feitos do clube, elevar os adversários e ser chorão! Nunca vi tanto chorão minha vida!

        • Aí eu descordo do contexto que o rapaz fala, sou errado… parece que ele tá mais preocupado em torcer pro Corinthians. Gostaria muito que o Flamengo fosse campeão todo ano, mas não é assim… sou feliz com ele na alegria ou na tristeza, como eu citei dos clubes que ficaram anos na fila sem títulos, se os torcedores desses times pensassem assim hoje eles não existiriam… tanto que a torcida do Corinthians passou a ser conhecida como “a Fiel”. O Flamengo continuará sendo gigante mesmo que fique 30 anos sem ganhar um brasileiro, ou alguém aqui duvida da grandeza do Atlético-MG ou Internacional-RS?

          • Mas nem todo mundo pensa assim não… se não corre tudo como planejado nada presta, todo mundo é uma droga, nada deu certo, tem que mudar tudo e todos e recomeçar tudo do zero pq é assim que vamos conseguir vencer! Dificil…

            • Prefiro ficar anos sem ganhar do que ser campeão com ajuda de arbitragem ou com futebol pragmático, cucabol e essas merdas… Flamengo não é só ganhar título, torcer pro Flamengo é um estilo de vida. Quem não emocionou com a volta da Charanga aos estádios? Isso é o DNA do clube, ser gigante e respeitado pelos adversários mesmo sem títulos!Ele impõe respeito no estádio com sua torcida, o time que todo adversário joga 110% pra vencer… Olha o sabor que teve aquele título de 2009 pro flamenguista, e compara com esse do Corinthians ganho por um time que tinha 30% de posse de bola, erros de arbitragem à torto e direito, um monte de times desinteressados jogando com equipes recheados de reservar privilegiando outras competições (o próprio Flamengo!), ops Copa do Brasil não vale nada… me esqueci…

              • Com certeza! Flamengo é um estado de Espírito! É uma paixão! SRN

  • E por isso que eu pergunto ao que dizem que essa é a pior diretoria do Flamengo pq apesar de ter recuperado o clube financeiramente e está estruturando o clube, pagando as dividas do passado e a pior diretoria que o Flamengo já teve, já vi comentários aqui dizendo que é pior que a P. Amorim, acho que essa diretoria cometeu muitos erros na gestão do futebol, mas não podemos esquecer o que ela fez de bom para o clube, devemos cobrar eles sim mas sem a hipocrisia de dizer que tudo que fizeram foi errado, 2 brasileiros em 28 eles não estiveram lá por 28 anos e só por 5. Falam que nunca fomos tão humilhados pq fomos eliminados na primeira fase da libertadores e perdemos uma final de copa do Brasil para o Cruzeiro no Mineirão e nos pênaltis, eu penso diferente pois são 5 eliminações na libertadores na primeira fase perdemos uma final de copa do Brasil para o S. André no Maracanã lotado por 2 x 0 e não era essa diretoria, portando só mostra que a torcida tem a memória muito curta. Acho que o trabalho de recuperação que fizeram e estão fazendo vai dar frutos sim, se não com essa diretoria com a próxima que vai pegar uma situação infinitamente melhor que eles pegaram em 2013. Minha opinião!

    • Diretoria eh vago.
      Falam diretoria como se fosse um ente. Um ser vivo.
      Nao tem esse papo de diretoria. Todos tem nome e cargo definido.
      O errado foi o e m presidente e o ebm vice de futebol. O resto, entrou de gaiato no navio como dozia o paralamas

  • O Flamengo foi muito respeitado e temido na década de ouro, acho que até 1992 vivemos a mística do manto misturado com o Maracanã e nossa grande torcida
    Depois disso é difícil aceitar mas viramos um time com respingos da nossa mística
    De alguns anos pra cá não dá pra aceitar a falta de protagonismo do Flamengo, apesar da nova situação financeira o departamento de futebol regrediu e hoje somos saco de pancadas de qualquer Timinho
    Triste, muito triste

  • É so mudar a mentalidade, nao so de quem geri o mengão la dentro a própria torcida, muitos mais muitos mesmo ficarão satisfeitos com o 3 LUGAR ano passado e com a vaga da libertadores. muitos estão satisfeitos com o titulo carioca invicto o vice da copa do brasil e a vaga momentaniamente da pré libertadores isso é pouco pra nao dizer NADAAAAAAAAA… temos que querer e pensar ano sim e outro também querer ganhar e so aceitar ganhar brasileirão e libertadores e mundial menos que isso pra FLAMENGO é pouco.. passamos 5 anos a fio guardando moedinha no cofrinho pra chegar 2017/2018 ganhando tudo e nem uma misera copa do brasil ou brasileirão um dos dois não foram capazes de conquistar ERA pra te conquistado um dos dois, depois do vexame da libertadores.. ANO que vem eu nao quero nem saber vão ter que ganhar alguma coisa importante nem que seja na marra isso aqui é FLAMENGO PORR@.. ninguém esta satisfeito. mas a torcida nao pode mais aceitar carioquinha 3 lugar vaga na libertadores alcançamos um novo patamar agora temos dinheiro CT e elenco agora sim podemos cobrar e exigir titulos importantes é obrigação, se ja era obrigação quando a gente tava fud..idos falidos, imagina agora? queremos de volta a nossa hegemonia eles nao estão longe de nós ta tudo encostadinho ultrapassar eles e ate abrir uma larga vantagem é so mudar a mentalidada e fazer as coisas direito na parte do futebol + planejamentos

    Eu nao considero FAX eles levarao mais de 20 anos pra igualar e passar a gente e mesmo assim vejam só mesmo a gente vacilando ano sim e outro também corintia tem 7 brasileiros nós 6, cruzeiro tem 5 copa do brasil nós 3.. são paulo tem 3 libertadores nós 1… é tudo coisa de 1 ou 2 titulos de vantagem.. se o Flamengo quiser é so colocar nos trilhos o futebol, em 3 ou 5 anos ganhando tudo da pra igualar isso ai e ate passar de boa.. é só mudar a mentalidade do clube e torcida SRN

  • O Flamengo já era o time mais popular do Brasil nos anos 50, muito antes de Zico. E vai continuar sendo… Contudo concordo que quem se acostumou com a hegemonia dos anos 80, realmente não pode mais esperar por outra geração daquelas. Mas vai vir! As gerações de Marcelinho e Zinho, depois a de Djalminha e de Savio foram muito boas também. Pena o clube não tenha aproveitado mais… Mas a base do Fla está forte novamente, basta ver VJ e Lincoln.

  • Concordo,o flamengo tem vivido do passado,mais vale lembrar tambem que a maioria desses times caiu para a segunda divisao durante esses anos,e o flamengo nao(pelo menos isso),mais do resto ta certo,o flamengo tem que acordar e parar com a soberba,que so porque tem torcida grande e camisa pesada que ta bom demais,pois nao ta!

  • Falou só bosta, nem acredito que seja torcedor: Flamengo ganhou 2 Brasileiros, 3 Copas do Brasil (além de 3 vices), 1 Copa dos Campeões, 1 Mercosul ( e 1 vice). Não foram apenas estaduais e Copa do Brasil é um título Nacional muito importante, tanto que muitos desses times citados sequer tem um único titulo de campeão. O Flamengo merece buscar mais protagonismo, concordo, mas é um desfavor menosprezar conquistas importantes e a história do Clube.

    • “Só falou bosta” e “Concordo”, complicado entender!!! Eu falei que é inadmissível um Corinthians ter 7 títulos brasileiros e o Flamengo só 2 nesse período. O primeiro passo para melhorar, é admitir oque está errado!!! Oque eleva o patamar de um time são Campeonato Brasileiro, Libertadores e Mundial. O Real Madrid não serio oque é, se só ganhasse Copa do Rei. Mas fácil criticar, do que assimilar!

      • Cara concordo que poderia ter mais títulos sim, mas isso não significa que Copa do Brasil não tenha importância, quando ganhamos 3 delas nesse periodo, por exemplo.

      • Real Madrid e Barcelona jogam um campeonato em que apenas ambos se destacam, alguém ser campeão fora dos dois é uma excessão. Diferente da sua lista com 12 times com condições, por exemplo. O Flamengo está se estruturando, e a torcida tem que ter paciência, ou esqueceu que há alguns o clube tinha uma dívida quase bilionária e era piada? Se nos próximos 10 anos , o clube estruturado não ganhar nada aí sim deveríamos nos preocupar. O Arsenal por exemplo, não ganha uma Premier League desde 2003 e o Liverpool nunca ganhou um titulo após profissionalizada a liga nacional, mesmo assim continuam sendo grandiosos pelo passado. O Flamengo tem história gigante, passou um período de dificuldades imensas e irá voltar a reinar em breve, o próprio Corinthians amado pelo autor, ficou 23 anos sem títulos! Olha quantos anos o Palmeiras ficou sem ganhar um título nacional?

        • O Flamengo não deixa de ser grande, pelo amor de Deus, eu sou flamenguista!!! Mas o Flamengo parou no tempo! E o debate é só relacionado a títulos, sobre finanças, não tem oque questionar. E não amo o Corinthians, inclusive é o time que menos gosto depois do Vasco. Mas repito, todos os títulos são importantes, mas a Copa do Brasil não eleva patamar!

          • Verdade, precisamos de títulos, especialmente títulos internacionais.

        • Inglaterra nao eh parametro.
          Eles supervalorizam o csmpeonato deles. Dai todo mundo enche a boca pra falar que os caras sao fodah e etc.
          Entra ano e sai ano sempre uma merdah no cenario europeu.
          2013- bayern borussia real e barca
          2014- bayern chelsea real e atletico de madrid
          2015- juventus, real, barça e bayern
          2016- bayern, manchester city, real e atoetico de madrid
          2017- atletico de madrid, juventud, real e monaco.
          Resumindo. Nos ultimos 5 anos ele os ingleses sequer chegam a alguma final e em duas vezes foram pra semi.

    • Os outros consolidaram a grandeza e o Flamengo vem caindo

    • Cuma? Copa do brasil eh titulo meia boca. Mesmo pq ate uns 5 anos atras, os times que estavam na libertadores nem disputavam. Copa mercosul e copa dos campeoes nao valem nada.
      O que interessa eh brasileiro e libertadores. Fato. Como na europa o que interessa eh o nacional de cada pais e a champions. Nego nem nao quer nem saber de liga europa, copa da inglaterra, fa cup. Copa do rei. Isso nao vale e nunca valeu nada.
      O flamengo de fato nao ganha porrah nenhuma de valor ha muito tempo.
      E olha que 2009 foi uma parada inexplicavel

      • Então você nem comemora esses títulos? O Flamengo é time pequeno? Copa Mercosul era muito mais difícil de ser campeão do que hoje na Sulamericana! Pergunta pros torcedores do Vasco se eles nao se orgulham de serem campeões da Mercosul de 2000 com aquela virada histórica em cima do Palmeiras!? Eu sou torcedor do Flamengo com títulos e sem títulos, não quero e nem tenho a pretensão de encher a boca pra dizer que meu time é o maior do Brasil, que é o maior campeão … mas agradeço de coração cada emoção vivida com os “raros” títulos que ele me proporcionou e continuará proporcionando… Os outros times tiveram mais competência e hoje o Flamengo realiza um trabalho que é modelo para os outros, e isso só poderá trazer mais títulos. O que me irrita é desmerecer o clube enaltecendo ao Corinthians que foi campeão em 2005 com escândulos de arbitragem, o Palmeiras o ano passado quanta ajuda recebeu? O Corinthians esse ano? Agora você pega o titulo de 2009 do Flamengo e me aponta um erro grave de arbitragem à favor que manche o histórico dessa conquista? Essa é a diferença de porque o Flamengo é gigante! Tudo é mais difícil para eles, sempre é ele contra tudo e todos, o mais odiado, cada conquista vêm com muito suor, garra e dificuldade…

        • Concordo contigo que a copa do Brasil é um título de valia sim. Só pelas equipes que disputa, é mais difícil que a Sulamericana, pelo menos no papel.

          Agora, não dá pra desmerecer o título do Corinthians. Até acho que no fingir dos ovos tiveram mais erros a favor, mas isso não mancha não. Eles não tem nada a ver com isso, nem com a galera poupando time pra outra competição.

          Com orçamento irrisório perto dos outros, foram lá e ganharam do jeito que dava pra ganhar, na bola, tem o artilheiro do campeonato, uma defesa consolidada, um modelo de jogo definido.

          Se você der 5 bons jogadores (não craques, apensar bons jogadores, nível Gabriel, volante) pro Corinthians e os mesmos 5 pro Flamengo, vai ver a diferença de rendimento e importância pro time.

          A diferença é que lá possuem uma gestão de futebol é uma linha de trabalho. Aqui é: “opa beleza, bem vindo! Vamo tentar de colocar no time, se jogar mal vai virar pereba”.

          Flamengo evoluiu muito no quesito estrutura e condição financeira. Palmas. Falta evoluir o mesmo tanto na pasta “FUTEBOL: Como gerir? Como contratar? Como trabalhar com novos jogadores? Como potencializar qualidades e melhorar defeitos específicos dos jogadores? Qual modelo de jogo vamos estabelecer? Qual filosofia de contratação?

          Muitas perguntas, poucas respostas.

        • Copa do brasil e sul-Americana são títulos meia bocas. Se vc ganha além de um brasileiro o libertadores no mesmo ano. Beleza. Eh um brinde legal. Agora soh ganhar sul-americana ou copa do brasil, eh muito pouco. Como eu disse, o flamengo não pode se contentar com esses títulos. se fosse o flamengo de Varginha. Beleza. Feriado e o cassete no dia do título. Mas isso aqui eh flamengo. Não da pra se contentar com pouco. Por isso que que o hj o time eh essa merdah. Pq já estamos nos acostumando a nada ganhar nada com relevância. Dai ficamos felizes com
          Migalhas.
          A propósito. Não estou enaltecendo Corinthians e palmeiras . Vc que esta tirando essa conclusão baseada na importância que os títulos de fato tem. Eu sou flamengo. Quero que os outros times se lasquem. Meu interesse eh o flamengo.

      • Ibsen,

        Nesse ponto, acho bem diferente da Europa. Lá eles jogam a maior parte com time reserva, é só dão importância no fim se já não tiverem chances no nacional.

        Aqui não. Se perde, cai o técnico. Vão com time titular, clássico se perde é muro pichado e tudo mais. Então, é dada importância total, o bixo pega.

        Se começarem a tratar a copa do Brasil como a primeira liga, vou concordar com você.

        Nós últimos anos tem ficado bem mais acirrada a copa do Brasil, com finais entre mineiros e paulistas, bons clássicos nacionais e etc.

        Tem um contexto diferente dos países europeus.

  • Flamengo depressão. Mas que precisamos dar a virada que demos no final da década de 70 e que culminaria na seleção de 80 isso precisamos. Devemos pensar grande e ambicionar também. Isso é urgente.

  • A coisa tem que mudar, só da time paulista, e os mineiros tão tomando conta do segundo lugar
    Exceto o Flamengo, os times cariocas todos falidos, lutando para não ser rebaixado, time da gangorra, flu Vasco bota, sobe um cai outro, o Flamengo também andava na zona,
    A gestão atual tirou o Flamengo da lama, financeiramente nota mil, mas esqueceram o principal que é uma boa gestão no futebol.
    E não culpo só o bandeira, tirando 2009 não ganhamos nenhum título expressivo.
    Eu espero em breve ver o Flamengo retomar o protagonismo no futebol, mas pra isso tem que mudar muita coisa.

  • Como competir com o Palmeiras? A titia Leila que vai divulgar o Balanço da Crefisa e da FAM faturou na casa dos 2 bilhões de reais e o Paulo NObre é nada mais nada menos que dono do Banco Itaú e dono da Eltrobrás capaz de emprestar 200 milhões pro Palmeiras sem cobrar juros. Pode isso Arnaldo???

    • E como o Corinthians consegue???Como o Grêmio consegue???

    • Isso não é desculpa, o Flamengo é forte financeiramente pra bater de frente com qualquer um, além disso o Palmeiras não ganhou nada esse ano.

    • Isso nao è desculpa.o corinthians com bem menos dinheiro tem ganhado titulos,e o flamengo tambem ta muito bem financeiramente,e so um pouco abaixo do palmeiras,entao acho que isso nao tem nada haver!

  • “(…) Só fica com esse negócio de torcida, ganhei não sei o quê de concurso que o Bandeira recebeu de não sei da onde, gestão não sei o quê. Está na hora de pensar no futebol” — Escrevendo dessa maneira, até PARECE que a culpa é da gestão atual, quando na prática é justamente ele que está tirando o time da lama!!! &;-D

    • Claro que não, são 28 anos…
      Mas o discurso tem que mudar!

Comentários não são permitidos.