O toxicologista Otávio Brasil informa que a substância encontrada na urina do jogador Guerrero é achada, também, além de na cocaína, em centenas de plantas da família das eritroxiláceas.
Otávio Brasil, hoje aposentado da Polícia Federal, em Brasília, trabalhou no caso do goleiro Zetti, da Seleção Brasileira, quando, em ida para a Bolívia nas eliminatórias da Copa do Mundo de 1994, ele tomou chá de coca, coisa habitual para diminuir os efeitos da altitude de La Paz.
À época, o médico Eduardo de Rose afirmou que para que se encontrasse a substância benzoilecgonina na urina do goleiro seria necessário que ele tivesse tomado “um balde de chá de coca”
O Doutor Brasil provou que não ao fazer o atleta tomar uma pequena quantidade do chá diante de três especialistas e submeter o material ao exame ultra-sensível usado em tais ocasiões.
E Zetti foi devidamente absolvido.
Pode ser exatamente este o caso de Guerrero, segundo disse ao blog o toxicologista e, se for, como com Zetti, estaremos diante de mais uma irresponsabilidade dos exames antidopagem.
Reprodução: Blog do Juca Kfouri | Uol
De novo essa matéria?
Não é não. A outra era intitulada “Guerrero pode ser vítima de enorme erro, tal como o Zetti”… &;-D
O que o juca nao entende e que atualmente o cha de coca tambem e proibido.
O chá de Coca sempre foi proibido..o que ele tá querendo fala e que a quantidade da substâncias e muito pouca pra ser usado como doping
Mas cocaina nunca foi doping, e so substancia proibida por ser ilicita, na epoca do zetti n era bem regulamentado
Desenhe pra ele.
Bom eu ja estou cheio desse cara e dessas materias, no momento eu estou igual ao guerrero, ele pensando no peru, e eu pensando no Flamengo..
VAMOS FLAMENGO COMER A PEPPA LA NO CHIQUEIRAO MENGOOOOOOOOOO
Quem pensa no peru é tricolor kkkk
kkkkk, vixe sera que o GerreErro é tricolor e não sabiamos?
Alguns torcedores do Flamengo são muito chato e burro ao mesmo tempo…só comenta besteira e alguns vascaido ainda ajuda comentando aqui
Isso foi a 24 anos atrás, os procedimentos são outros, tem que pesquisar se a substância em questão é proibida independente da origem, com os procedimentos atuais, não com os de 24 anos atrás.
Pra mim a única chance é o guerrero conseguir provar que houve contaminação de algum chá comum ou antigripal que tomou. Senão não tem o q fazer. O histórico ilibado seria no máximo um atenuante.
Cara burro, nessa época o chá de coca não era dopping, hoje já é considerado como estimulante a dopagem, então se foi chá de coca que Guerrero ingeriu será considerado culpado.
Exatamente, o chá de coca hoje é proibido, por seus efeitos como perda de peso, aumento de energia, vasodilatador e por ser um analgésico natural. Por isso a defesa do Guerrero tenta argumentar que houve contaminação de outros chás que bebeu por folha de coca na fábrica. Pois se disser que ingeriu tal chá de folha de coca, obviamente assume a culpa. O qual Luís Horta, especialista nessa área, diz que é uma tese muito difícil de se comprovar pela defesa do atleta.
Se tirar a folha de coca e colocar a folha de marijuana, pode? &:-D