Juca Kfouri: “Como Zetti, Guerrero pode ser vítima de enorme erro”

Compartilhe com os amigos

O toxicologista Otávio Brasil informa que a substância encontrada na urina do jogador Guerrero é achada, também, além de na cocaína, em centenas de plantas da família das eritroxiláceas.

Otávio Brasil, hoje aposentado da Polícia Federal, em Brasília, trabalhou no caso do goleiro Zetti, da Seleção Brasileira, quando, em ida para a Bolívia nas eliminatórias da Copa do Mundo de 1994, ele tomou chá de coca, coisa habitual para diminuir os efeitos da altitude de La Paz.

À época, o médico Eduardo de Rose afirmou que para que se encontrasse a substância benzoilecgonina na urina do goleiro seria necessário que ele tivesse tomado “um balde de chá de coca”.

O Doutor Brasil provou que não ao fazer o atleta tomar uma pequena quantidade do chá diante de três especialistas e submeter o material ao exame ultra-sensível usado em tais ocasiões.

E Zetti foi devidamente absolvido.

Pode ser exatamente este o caso de Guerrero, segundo disse ao blog o toxicologista e,  se for, como com Zetti, estaremos diante de mais uma irresponsabilidade dos exames antidopagem.

Reprodução: Blog do Juca Kfouri

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • E se o Guerrero for inocente quem vai recompensar o Flamengo ? Guerrero n jogou o tem contra o grêmio e n joga as semifinais da SulAméricana. E aí como fica ?

  • E esse eduardo derose era muito prepotente e arrogante.

  • Altitude terrível na Argentina pra tomar chá de coca, hein?!

    • Não é só pra altitude não amigo. É costume deles tomar esses chás. Tem vários benefícios. SRN

  • Não sabia que chá de coca dava congestão nasal e muco pulmonar, como reportou o DM do Peru para justificar o anti-gripal. Já a cocaina cheirada da exatamente esses sintomas. Mas pelo bem do Flamengo, vou torcer que ele consiga se inocentar como o Zetti.

    • Fala merda não garoto

      • Sem argumentação e com baixo nivel nem merece resposta!

    • A cocaina e seus derivados sao em geral drogas adrenergicas, então elas causam broncodilatacao e redução de secreção em via aérea.

      Mais ou menos como o berotec.

      A cocaina droga causa secreção nasal e irritação por causa da via de administração e porque os usuarios geralmente usam a droga não pura.

      • Valeu amigo, não sou médico, mas os efeitos colaterais da cocaina droga quase todo mundo sabe. Mas sua explicação foi muito esclarecedora, muito obrigado! E como tem gente inocente, meu Deus!

        • Espero q ele consiga de safar, so acho dificil e sinceramente nem ta fazendo tanta falta assim.

          Quem faz falta é o jorge, quem faz falta é um lateral direito que preste , o rever um volante pro lugar do arao

          • Assino embaixo. E também torço que ele se safe, pelo bem do Flamengo. Ele só precisa de um algo mais que um mero bioquimico. Voce pode indicar algum alquimista que saiba transformar chumbo em ouro? Kkkkkk
            Abraço amigo! TMJ

            • Kkkkk

Comentários não são permitidos.