Lance!: ‘Tira dúvidas’ sobre o caso de Guerrero: defesa, punição e mais

Compartilhe com os amigos

O caso Guerrero ainda é um mistério. Um exame antidoping ao qual o atacante foi submetido constatou a presença de uma substância estimulante, após a partida entre Peru x Argentina, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Mas, por enquanto, o peruano está apenas sob suspeita.

Guerrero nem sequer foi notificado oficialmente sobre o caso e terá direito à defesa. Sabe-se apenas que trata-se de uma substância estimulante. A Fifa optou por suspender o atacante preventivamente por 30 dias.

Confira abaixo alguns esclarecimentos sobre o que pode vir a acontecer.

Que punições podem resultar em um controle de dopagem com resultado analítico reverso, como é o caso?

As punições variam entre penas, multas e até mesmo banimento do Esporte. A punição para o atleta pode chegar a quatro anos de suspensão das competições em qualquer tipo de modalidade esportiva e não apenas naquela onde a dopagem aconteceu, em caso de primeira infração.

E se o atleta utilizar uma substância ou método proibido sem intenção, ele poderá sofrer conseqüências assim mesmo?

Sim. O atleta é responsável por tudo que entra em contato com seu corpo. No entanto, eventuais punições dependem de como a substância proibida foi ingerida. Houve intenção ou não? Tudo isso pesa num julgamento.

Quanto tempo Guerrero tem para apresentar sua defesa?

Não há um prazo fixo. Porém, Guerrero terá cindo dias úteis para apresentar uma robusta defesa a partir do momento que for notificado do resultado do exame. Como é estrangeiro atuando no Brasil, o peruano pode ter mais de cinco dias úteis para se defender.

A substância estimulante encontrada no exame de Guerrero (S6) pode ser originada de um medicamento antigripal, por exemplo?

Sim. Alguns medicamentos antigripais contêm estimulantes.

Fontes: Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem e Fernando Solera, presidente da comissão de dopagem da CBF.

*A reportagem foi atualizada às 18h37. A Federação Peruana de Futebol informou que Guerrero foi suspenso preventivamente pela Fifa por 30 dias.

Fonte: Lance!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Pena mínima de 2 anos, feliz por terem deixado para depois essa renovação. Resta saber quem vai bancar o prejuízo até o final do contrato, visto que o jogador estava a serviço da seleção Peruana que já declarou ter ministrado medicamento para gripe.

  • Pra seleção do Peru é um problemaço… pro Flamengo não faz tanta diferença assim. A verdade é que o Guerrero nunca foi o jogador decisivo que teria de ser por conta do que ganha. Alguem sentiu muita falta do Guerrero na quarta-feira? Não é decisivo, não resolve.

    • “Alguem sentiu muita falta do Guerrero na quarta-feira?” — Quer definir a importância de um atleta consagrado analisando a sua performance em uma única partida? &;-D

      • Vc é presidente do fã clube do Zé Ricardo e do Márcio Araújo, acho que não vale a pena responder, mas de toda a forma se vc me citar apenas 1 jogo do Guerrero do nivel que o Sand do Lanuz fez contra o River eu revejo os meus conceitos.

        • Novamente (e por 2x seguida), você quer avaliar a performance de um atleta em apenas um único jogo e ainda se acha inteligente… &;-D

      • Quanto você recebe pra ‘puxar saco’ desses perebas e dessa diretoria? Só um alienado defenderia incompetentes de forma tão ferrenha. Uma das duas opções: Você é muito experto ou super trouxa.

        • Se partirmos do princípio de que fiz uma análise lógica da afirmação em que contestei, é óbvio que tenho um grau apurado de inteligência. Já os demais que possuem dificuldades de enxergarem essas nuances e tendem a criticar aqulo que não entendem (incluindo você)… &;-D

          • Kkkkkkkkkkkkkkkkkk pqp

      • Muito pelo contrário.

        Pega todas as partidas e espreme, não dá um copo. Pífio!

    • Você tem razão! Jogador superestimado e caro. Quem gosta de pivô é DENTE E RELÓGIO.
      OBS: Não ligue para os PUXA SACOS que aparecerão aqui pra defender o indefensável.

      • guerrero foi decisivo no mundial do Corinthians e na classificação do peru quer mais? nos jogos que o flamengo não teve guerrero o time sentiu e muito, quem crítica não entende de futebol e tática de jogo não sabe o quanto ele é importante no ataque do mengao. saudações Rubro-negra #guerreromito

        • Realmente ele pode ter decidido no Corinthians e no Peru, mas vestindo o manto foi só mais um jogador como outro qualquer, o time sentiu falta dele pq n tinha um técnico pra comandar nem um goleiro pra segurar e agr temos..
          Vc como flamenguista querer defender um cara q ganha praticamente um milhão e precisa de pelo menos dez tentativas pra fazer um gol..
          Tá de brincadeira nehh

          • o salário de todos os jogadores é fora do normal, mais eu falo que ele é um grande jogador e eu estou do lado dos que defendem a permanência dele no mengao

        • Corinthians?? Peru??? Pera aí que eu devo ter me enganado de página. Ah, não. Aqui é a Coluna do FLAMENGO mesmo. Seu ídolo nunca foi eficiente no Flamengo nesses 2 anos e 3 meses. O resto é conversa fiada.

      • Bom e o dil o dimba o Josué negreiros!! Seguindo essa linha vamos pedir a contratação do Roger do Botafogo!!

  • Azar do Peru, ao Flamengo a meu ver não fará falta alguma.

  • Infelizmente Gerrero não poderá jogar as semifinais de SuLa e repescagem das eliminatórias.

  • Ainda podemos escrever novos atletas para a sula? Se sim o fla poderia fazer o que o gremio fez com o Cicero: buscar um atacante não mt caro, experiente só pra esses jogos da Sula. Se for bem discute um contrato mais longo depois. Gosto do Vizeu, mas é mt pressão no moleque que vai do céu ao inferno e vice-versa a cada jogo devido a impaciência da torcida.
    SRN!

    • Pode sim. Um tempo atrás vi uma matéria aqui no site q eles iriam escrever o Lincoln no lugar do Berrio

      • Boa. Agora cabe a diretoria avaliar essa possibilidade. E mais importante, buscar alguém que aceitaria um contrato curto desse. Por isso penso que tem que ser um jogador veterano, de clubes médios da série A ou B. Eu buscaria o gordinho Walter

        • A chance disso é quase nula. Vamos de Vizeu e Lincoln msm, além do paqueta.

    • Cícero na verdade é volante. Porém, como ele marca muitos gols e Lucas Barrios está com a parte física ruim, daí ele joga improvisado de centroavante.

      • Cara
        Eu sei que ele é volante. Utilizei a contratação dele como exemplo pois foi no final da temporada, por empréstimo, pra na pratica jogar apenas 4 jogos da libertadores já que nem pode ser inscrito no brasileiro.

        • Ah, sim, blz. Um Walter ou William Pottker da vida seria interessante pra jogar.

          • Potker é uma boa tb

        • Ou sei lá, cara. Se de repente baixar um santo goleador no Vizeu e no Lincoln, ainda mais com a mística da torcida, talvez nem precise.

          • Acho válido.

            Mas isso que o Vítor falou é bem interessante.

            Brocador, chega mais. Gilberto do SP?

    • Se for pra trazer mais pereba melhor deixar só os garotos mesmo, não vejo um atacante sem contrato que valha a pena nesse momento.

      • pode trazer o scoco que está fora da libertadores

    • Porr* Vitor, mandou muito nesse comentário!

      Me ajuda em alguns nomes, Walter você pega pesado comigo (sem trocadilho) kkkkkkk.

      Tô pensando aqui. Série B eu não assisto, não acompanho, não tem nenhum nome que me venha a mente.

      Hernane brocador aceitaria um contrato assim eu acho em, nem no Bahia tá jogando direito. Grafite? Não me agrada muito, mas.. algum do inter ? Aquele que veio do cam e tá na reserva lá. Teria que ser alguém assim, mas a ideia seria show de bola.

      Alguém tem o whatts do RC? Kkkkkk

  • Apesar do Lancenet não ser lá muito confiável, a matéria não deixou a desejar.

Comentários não são permitidos.