Marcel Rizzo: “9 brasileiros na Libertadores? Conmebol sofre pressão para mudar regra”

Compartilhe com os amigos

O possível G9 do Campeonato Brasileiro, ou seja, nove times do Brasil na Libertadores-2018 desagrada algumas confederações sul-americanas que já pressionam a Conmebol por mudanças na classificação para a competição de 2019. Querem evitar o inchaço com times de um mesmo país, principalmente se forem brasileiros, país que já tem a maior quantidade mínima de vagas atualmente, sete.

O Brasil terá nove representantes na próxima Libertadores se o Grêmio for campeão da edição 2017 (está na final contra o argentino Lanús) e se o Flamengo vencer a Sul-Americana (encara na semifinal o Junior Barranquilla, da Colômbia). Se confirmado, quase 20% do total de participantes (47) serão brasileiros.

Confederações como as do Chile, Colômbia e Paraguai, que têm quatro posições diretas na Libertadores, querem que as vagas destinadas aos campeões da Libertadores e da Sul-Americana na Libertadores seguinte permaneçam com times que disputaram essas competições, e não sejam migradas aos países da equipe campeã caso ela assegure também a classificação por meio do critério técnico de sua confederação.

Hoje funciona assim: o time campeão da Sul-Americana ou da Libertadores se garante na Libertadores do ano seguinte por esse título. Caso ele também consiga a vaga por seu país (no caso do Brasil ficar entre os seis primeiros do Brasileiro ou ser campeão da Copa do Brasil), ele mantém sua classificação por meio da conquista, e abre uma nova posição dentro do critério técnico de sua confederação — a CBF, por exemplo, opta por dar a classificação à equipe seguinte na tabela da Série A nacional.

Nesse caso, no Brasil, o G6 do Brasileiro vira G7 se o país faz o campeão da Libertadores e esse time está no G6 e se transforma em G8 se também tem o vencedor da Sul-Americana e ele está no G6 – o nono classificado é o time campeão da Copa do Brasil, que pode dar até espaço ao nono colocado do Brasileiro caso o vencedor do torneio mata-mata da CBF esteja no G6 (é o que acontece nessa temporada com o Cruzeiro).

O que querem mudar: que o campeão da Sul-Americana ou Libertadores, caso também se classifique pelos critérios técnicos de seus país, fique com a vaga por sua confederação, abrindo espaço para a equipe logo abaixo dela no torneio que acaba de vencer. Por exemplo, se o Grêmio vencer a Libertadores este ano, o vice Lanús não jogará a Libertadores em 2018 porque não entrará por seu país.

Pela mudança que desejam algumas confederações, o Lanús entraria, e não mais um time brasileiro. Mas se o Lanús já estivesse na Libertadores via Argentina, o terceiro colocado da Libertadores-2017 herdaria a vaga, e assim por diante. A ideia é que esse time que entrasse via Libertadores como vice porque o campeão já tem vaga assegurada em seu país disputasse as fases eliminatórias da competição, em vez de entrar direto na etapa de grupos.

Atualmente pela tabela do Brasileiro, os times brasileiros que se beneficiaram com a oitava e a nova vagas na Libertadores -2018 seriam Atlético-MG e Vasco. Em 2016, a Chapecoense foi declarada campeã da Sul-Americana, após acidente que matou quase todo seu elenco antes da final contra o Atlético Nacional (COL), mas como terminou em 11º o Brasileiro, portanto fora da zona de classificação para a Libertadores, entrou na competição em 2017 pelo título conquistado – foram oito brasileiros no torneio, o que já gerou descontentamento de algumas confederações, abafado pela tragédia que abalou o futebol no continente no fim do ano passado.

Fonte: Marcel Rizzo/Uol

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • É justo que mudem.

  • A reclamação tem lógica….
    Vagas fixas…
    9 times do mesmo país pra 8 grupos é contraditório mesmo

    Mas isso é uma questão de regulamento, pro próximo ano não dá mais para mudar

  • Agora o Brasil tem culpa que o resto da América do Sul, os países são pequenos?
    Além de quê, o futebol brasileiro em baixa ou em alta, é a maior referência do futebol na América latina. Que os hermanos sentem e chorem.

  • Não esquentem a cabeça com isso hermanos. Normalmente os times brasileiros pipocam na Libertadores.

  • O que a galera não esta entendendo é que esse numero alto de vagas é bom pra comembol, mas pessimonpro Brasileirao

  • É melhor para o torneio o grande número de brasileiros.

    • Por que bom? Nois brasileiros somos muito arrogantes quando se trata dos outros países sul-americanos, se fossemos tão superior assim não pipocariamos nesse torneios e todo ano teríamos no mínimo 3 brasileiros na semi final e não é isso q temos

      • Eu não falei que nadamos de braçada. Só estou izendo que o número alto de brazucas dá visibildade e aumenta o nível técnico. Se tivermos 9 brasileiros, será pq ganhamos tanto a Sula quanto a Libertadores. Isto é mérito sim.

  • Agora me fala o tamanho das populações. Vamos ver se estão todos igualmente representados. Uruguai e Chile não têm 4 times grandes. Argentina tem exatos 5. Nós temos uns 15.
    Para começar a ser justo o Brasil deveria ter pelo menos 10 vagas. Algumas delas a ser distribuídas em torneios regionais, como a Copa Nordeste, pois há muitos times de massa no país que não tem acesso a recursos e meios de disputar uma competição internacional.

  • Conmebol como sempre tem essas palhaçadas quando o Brasil leva vantagem, quantos anos essa fórmula existe? Já mudaram esse regulamento com esses cruzamentos entre os mesmos países por que os times brasileiros estavam disputando finais entre si. Não ganham no campo e partem pra choradeira.

  • Jogador falta quebrar a perna do outro, a porrada come no campo, ninguém eh punido. Tnc CONMEBOL..

  • Concordo plenamente, apesar de q esse ano foi atípico, além de q n temos certeza q flamengo e nem grêmio seriam campeões e ja estão discutindo o assunto. Vamos nos preocupar com a violência nos estádios por parte dos próprios jogadores nessas competições sulamericanas e vamos tomar atitudes. Pq a cada ano piora. Vamos parar de se preocupar com coisas menos importantes..

  • Não entendo essas críticas ao modelo atual. 4 times (somado o campeão da copa do brasil) vão direto à libertadores. 3 são os que vão para a Pré-libertadores (2 fases mata-mata). Ou seja 7 vagas, agora se 7 viram 9 é por méritos do próprio país. Aprovo totalmente essa fórmula pois ela dá chances a quem antes não tinha oportunidade de ir a uma Libertadores e por dar emoção ao campeonato até o final (Quem está fora da zona quer entrar e disputar a Pré e quem já está dentro briga pela vaga direta). Quer melhor fórmula que essa?

  • O que é mais importante, campeonato brasileiro ou chileno? Venezuelano? Boliviano?
    Isso é chororo, que graça tem ver o Sport boys numa libertadores?
    Até um Botafogo, atl PR tem mais público e mais graça, clubes menores do Brasil.

  • Perdeu o brilho do brasileirão. Competição já é fraca

  • Mais justo.. do jeito que brasileiro é deve tá rolando uma graninha nos bastidores..

  • O Brazil com 9 vagas já é mais que o dobro de Uruguai e Chile (4 vagas). Lanus ficar fora como vice da Liberta e o Vice dentro em nono, é absurdo!
    Aliás, se o Vice for, tem alguma coisa errada aí…

    • Agora me fala o tamanho das populações. Vamos ver se estão todos igualmente representados. Uruguai e Chile não têm 4 times grandes. Nós temos uns 15.

      • Voce esta sendo generoso, o Vasco é grande atualmente? Grande mesmo deve ter uns 7 a 8 no maximo.

  • Concordo que o número de vagas é grande. Mas as regras foram estabelecidas assim. Pergunto: Se o Lanús e Independiente vencerem as competições Sulamericanas ainda acharão que um mesmo país terá muitas vagas? Ou quando os argentinos ganham muda tudo?

  • Tá ótimo G9.
    O chororo hispano latino é livre.
    SRN

  • 9 vagas, se ficarmos de fora tem que botar o Rafael Vaz pra dar tapa na cara do Rodrigo Caetano.

  • Estão tentando de todas as formas “dar” um título de Libertadores aos Brasileiros, o problema é que a nossa incompetência é maior que a vontade deles!

  • Porquê não limitar para 8 vagas? Se dois times brasileiros saem campeões das competições internacionais (fato raro de acontecer), então haveria um critério para “tirar” uma das vagas de pré-libertadores e ceder aos campeões… &;-D

    • Ideal mesmo era acabar com esta pre libertadores e dar 5 vagas pro brasil, argentina, 1 vaga pro campeão da libertadores outra pro campeão da sul americana dividir 4 paises com 3 vagas 4 paises com 2 vagas e fazer um coeficiente igual na champions a cada dois anos para saber quem fica com as vagas entre os que tem 3 e 2 vagas,.

      • Boa idéia. Mas não vejo mal na Pré-Libertadores! &;-D

        • Pre libertadores do jeito que foi criado ate servia da maneira que ficou feita com poucos paises no continente acabou criando esta aberraçao de 07 vagas pro futebol brasileiro garantidas podendo chegar a 09 melhor seria e acabar com ela.

  • O Brasil tem mais vagas, porque traz muito mais dinheiro pro bolso desses cartolas…simples assim. Pra esses caras, é mais vantagem ter um Sport na competição, do que um campeão venezuelano.

  • Discordo de todos aqui. Acho que tem que ser como está primeiro que a libertadores de verdade é na fase de grupos. Segundo assim os clubes tem a oportunidade de ganhar um dinheiro e de certa forma internacionalizar a marca, quem acompanhou a pré libertadores desse ano viu times com qualidade e nome …tivemos …Olimpia, ColoColo Del Vale Santa fé Milionários o próprio botinha e o ATL PR o isso é ciúme das outras federações e fala sério quem o Chile.tem para colocar????? tirando a LU e Católica o Colo …vai botar quem???? O palestino ahh ou para…se o campeonato Brasileiro tá ruim a culpa é de todos e nao.da Libertadores…. E terceiro vamos e convenhamos …o Flamengo só frequentará de forma constante a libertadores se for assim se tornarem e passaram a ser campeão e vice fude….vamos disputar uma cada a 5 anos como tem acontecido

    • G9 rules

  • A melhor é deixar como sempre foi, se o time conseguir vaga sendo campeão de uma competição que garante a vaga e estiver numa colocação de classificação no campeonato nacional não tem nada que abrir vaga pro time q está atrás, do sétimo em diante eles que disputem a Sul Americana.

  • Que esta nova libertadores com ate 9 vagas ficou ridicula eu ate concordo, o ideal a meu ver era acabar com a tal pre libertadores, e sim ir direto pra fase de grupos
    As vagas seriam 1 pro campeão da libertadores do ano anterior, 1 pro campeão da sul americana do ano anterior, 5 vagas pro brasil (4 pelo brasileiro mais 1 pela copa do brasil) 5 vagas para argentina, 3 vagas para (Uruguai, Colombia, Chile e Paraguai) 2 vagas para (Equador. Bolivia, Peru e Venezuela) podendo usar o cofienciente de dois em dois anos como na europa para estas vagas por paises entre os que tem 3 vagas e quem tem 2

  • Discordo do número de vagas atuais e também da ridícula proposta de algumas confederações. Diminuam a vaga de todos, pronto. Ou que voltem os mexicanos.

  • Uma coisa muito simples pra se resolver.
    3 vagas por pais ;Brasil , Argentina , Uruguai , Paraguai , Colômbia , Chile , Equador , Venezuela , Bolívia , Peru. E uma para o campeão da Libertadores e outra para o campeão da Sulamericana.
    Totalizando 32 equipes. Acabaria com essa palhaçada de pré Libertadores.
    O campeonato Brasileiro se tornaria mais competitivo , já que só daria 2 vagas e a outra seria pro campeão da Copa do Brasil.

    • Perfeito comentário. Também acho a melhor solução.

    • BLz,mas se um time brasileiro for campeão da liberta,outro da sula,ficariam 5 vagas (2 no brasileiro e 1 na copa do brasil)como iria ser se são 3 vagas por país?

    • 2 vagas vai motivar quem?. Hoje tem disputa para entrar na Pré e pela vaga direta aos grupos. Quer melhor motivação /emoção que isso?

    • Ter pre libertadores n e problemA, o problema é ter 20 times na pre libertadores.

  • Tem é muita vaga, poderiam diminuir ou colocar times da concacaf pra disputar.

    • Foi exatamente a desistencia da Concacaf, devido ao novo calendário, que abriu mais vagas ao Brasil dentre outros.

  • A população do Brasil é maior que a de todos os outros países da América do Sul juntos. Tem que ter mais vagas sim.

  • Na prática nada muda, e so teremos mais vagas “se” ganhamos a libertadores e sulamericana, e se a Argentina levar os dois canecos quantos representantes terão?
    Gostar da ideia de metade do campeonato brasileiro estar na libertadores eu tmb não gosto mais fazer oq né!
    Diga se de passagem q na Europa tmb é assim !

    • “Gostar da ideia de metade do campeonato brasileiro estar na libertadores eu tmb não gosto mais fazer oq né!” — Mas a questão é que esta situação só acontece porque temos um possível cenário, onde dois times brasileiros podem se sair campeões da Libertadores e da Sul-Americana… &;-D

      • Questão de mérito e demérito!
        Se for mudar tem que mudar para todos!

  • Achei estranho essa parada de G9 quer dizer um time de meio de tabela entrar poderia sim ao invez de dar a times brasileiros distribuir pra outros países.

  • Justíssima

  • Acho justa a mudança. Poderiam fazer o mesmo na Copa do Brasil!!

  • justo.. brasil sozinho tem quases metade da população da américa latina.. eles que engulam o choro

Comentários não são permitidos.