Mauro Beting: O Fla-Fla segue sendo um Fla-Flu

Compartilhe com os amigos

Não sou Flamengo para saber o que é ser rubro-negro. Não sou da turma do arco- íris que não quer ver o Flamengo nem pintado das minhas cores. Fui Flamengo em 1981-82 em alguns jogos pelo mais lindo futebol que vi por mais de seis meses desde 1972. Amo times como aquele, sem necessariamente torcer pelo clube.

No Fla-Flu de volta da Sul-Americana no retorno do que há de melhor no futebol no Maracanã, confesso que torci mesmo pelo clássico não acabar. Só para ver a recuperação do melhor time que segue sem jogar como melhor equipe. Mesmo para ver a cera que é antijogo mas é do futebol. Para ver #cenaslamentáveis que lamentamos quando não vemos. Para rever o Flu que se supera como “timinho” que apronta. Para rever o Fla ganhando quando empata. E não se perdendo em falhas defensivas e falas ofensivas à história

Márcio Araújo e Gabriel não são o que o cartola Mozer disse no UOL. Mozer que era um dos 11 dos sonhos de 1981-82. Como os dois citados não são. Talvez não sejam para pesadelos. Para criar memes com a mesma facilidade com que também se faz mimimi por qualquer coisa hoje. Dentro e fora de campo. Na média e na mídia

O Flamengo não é o primor administrativo que papagaia e propagandeia a gestão e nem a falta de alma rubro-negra como propala e urubuza parte da imprensa. Se dá para questionar como se ocupa a Ilha isolada e como se isola o antigo geraldino do novo gourmet de arena, não se pode tudo detonar só porque Vaz não foi, porque Muralha cai, porque não vale a pena rever de velho eliminações inesperadas em competições continentais.

O Flamengo de EBM se refez. Virou referência. Arrumou a casa, estancou o cofre. Pagou contas que não eram dele. Pregou no deserto de ideias e na Ilha de governanças de práticas mais justas e ajustadas. Ainda peca no futebol que prega peças. Mas o elenco montado para 2018 é admirável. Ainda não jogou e ganhou o que pode. Mas está no caminho para tanto. Investimento e expectativa. Como Diego Alves mostra que é possível ter qualidade e intensidade em um mesmo RG.

Ainda não ganhou nada além do RJ-17. Mas, ao empatar como foi buscar o Fla-Flu, fez muito melhor do que se tivesse goleado o rival. Mostrou que ainda existe a essência rubro-negra lá dentro. Ainda tem força para tirar do vermelho e do preto. Com a bola no chão como no segundo gol bonito, com a bola no alto como no gol redentor, como a bola bem colocado no primeiro gol de falta de Diego, de Pet, de Zico, de 10 no Maracanã. Não faltou nada.

É essa a atuação que está “de parabéns” o Flamengo e todos os jogadores e times que nos últimos tempos no Brasil “se parabenizam” pells desempenhos quando, muitas vezes, eles são apenas medíocres. Medianos. Fazedoras de média.

Essa foi a declaração de grandeza do vencedor e mesmo do Fluminense que foi Flu. Do clássico que começou antes do nada e que foi tudo de bom que existe no futebol além das planilhas e das pranchetas.

Vamos dar um pouco de crédito ao time ainda devedor. E à gestão que ainda não ganhou em campo o que voltou a ganhar no mercado.

(Só uma questão pra outro papo e desabafo: como foi tão pouca gente no Fla-Flu?)

Reprodução: Mauro Beting | Uol

 

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Mauro Beting eh zica…
    Escreve textos muito bons de vários times diferentes mesmo sendo palmeirense fanático! !! Ate que fim um texto bom parece q o fla flu inspirou a turma …
    Vou ser sincero ontem quando tava 3×2 eu desliguei o rádio tava muito pilhado kkkk e só resolvi ver o placar depois de encerrado !!!! Acho q deu certo kkkk

  • Parabéns ao Fluminense. Jogou bem, com raça, valorizou nossa conquista. Fla-Flu pode não ser a maior rivalidade, mas é o clássico dos jogos mais emocionantes. SRN

  • Muito bom o texto

  • “Só uma questão pra outro papo e desabafo: como foi tão pouca gente no Fla-Flu?”
    — E ainda querem estádio para caber 60mil… &;-D

    • Você adora ver o Flamengo pequeno… Incrível

      • Esse Ednei gosta de apequenar o Flamengo, nao sei como ele perde tempo com seus comentarios sem fundamento.

      • Ah, claro! Vamos construir um estádio grandioso, gastar uma fortuna e se endividar loucamente, só para “descobrir” que mal conseguimos enchê-lo nas partidas mais importantes e sequer completar 1/3 da sua capacidade em jogos comuns? Não seria mais PRUDENTE reformar o estádio da Gávea para algo próximo de 30mil e à partir daí, SOMENTE usar o Maracanã jogos realmente importantes (já que essa sempre foi a grande casa do Flamengo)? E depois sou eu que gosto de “apequenar o Flamengo”… &;-D

        • Não precisa gastar fortuna pra estádio grande.
          O Flamengo tem 45 milhões de apaixonados, precisa de um estadio gigante com boa parte de setores populares e com uma política de marketing competente.
          Estádio é cultura, você investe hoje pra receber daqui a 10 anos, normal, ser pequeno não é pra o Flamengo.

          • Não discordo da necessidade de um estádio de grande porte. Mas considero muito mais interessante dispor de um estádio modesto e que atenda as nossas necessidades imediatas (já que o Flamengo AINDA é um clube endividado), para se pensar mais à frente e com calma, a possibilidade de administrar o Maracanã ou construir um de maior porte. Em qualquer um dos cenários, o Flamengo teria 2 estádios ao invés de 1… &;-D

    • Acorda ednei! Ja que vc nao busca informação vou deixar vc atualizado pra parar de postar besteiras ! Ontem teve ate tirotei no caminho do Maracanã a situação do rio anda tao lamentavel que tem afastado as torcidas do estádio pois eh dificil voltar com vida em dia de clássico,esse eh so um dos motivos que tem afastado a torcida dos jogos! Com a torcida que nos temos podemos colocar no brasil todo em qualquer estado 80 mil no mínimo sendo que em sp palmeiras e Corinthians colocam 40 todo jogo pois aqui a violência em clássicos nao eh tao gritante talvez pelo fato de ser torcida única. ..

      • Ah claro! Esse ano praticamente lotamos o Maracanã com 60mil pagantes em jogos importantes e a Ilha com 20mil em jogos de médio porte… &;-D

    • Edinei, não é pra tanto, eu já fui no MARAC ver o MENGÃO saecar o foguim com MAIS DE 100 MIL dentro daquela bagaça. Vou te confessar que faz tempo que não vou ver meu MENGÃO nos estádios por conta da violência que anda aterrorizando os cariocas.

      • Somos dois! Enquanto houver violência… &;-D

Comentários não são permitidos.