Mauro Sant’Anna: “Por que o Flamengo tornou-se um time de burocratas”

Compartilhe com os amigos

Os sócios que, no primeiro domingo de dezembro de 2012, fizeram presidente Eduardo Bandeira de Mello nem sabiam mas mudaram irreversivelmente o Flamengo. Desde então, o clube tem passado por uma profunda metamorfose, fora e (mais importante) dentro de campo. Já em sua segunda gestão, Bandeira quase duplicou a receita rubro-negra na mesma proporção em que reduziu a dívida para menos da metade. O Flamengo readquiriu credibilidade no mercado, valorizou sua marca e nunca reuniu tantos recursos para contratar jogadores em nível de seleção e montar um elenco estrelado. Mesmo assim, o torcedor não parece nem um pouco satisfeito e o motivo é simples: o desempenho nos gramados não repete a excelência das finanças. A torcida acusa o time de falta de identidade. E, de certa forma, com razão.

Quando assumiram a presidência do Flamengo, Bandeira e seu grupo depararam-se com uma dívida monstruosa, receitas comprometidas e ações trabalhistas por atacado. O resultado de décadas de abandono, descaso e irresponsabilidade. O clube tinha fama de desorganizado, ultrapassado, amador, incompetente e caloteiro. A minha teoria é de que nesse ambiente terrivelmente adverso surgiu um fenômeno: se, por um lado, muitos atletas preteriram o Flamengo temendo atraso de salário, más condições de trabalho, insegurança, falta de estrutura, ausência de profissionalismo ou mesmo porque optou por propostas mais vantajosas, por outro, aqueles que iam para a Gávea queriam muito vestir o manto sagrado. Fossem eles torcedores realizando um sonho de infância, renegados por outros clubes buscando recuperar a carreira, veteranos já em fim de estrada querendo um cantinho para descansar ou ainda aventureiros anônimos garimpando fama no futebol. Nem mesmo a tão badalada visibilidade não se sustentava como argumento, já que nas competições nacionais o rubro-negro brigava mais nos escalões inferiores que na ponta de cima e Copa Libertadores era artigo raro sendo que, quando disputava, não ia muito longe.

Então, depois de alguns anos de árduo trabalho, o Rubro-Negro deu um giro de cento e oitenta graus. Hoje, tem linha de crédito, bomba nas redes sociais e tem a folha salarial mais cara do Brasil. Seus dirigentes são aclamados como a vanguarda da gestão esportiva. Mas sabe aquele fenômeno, do profissional que queria vir muito para o Flamengo? Pois é, sumiu. Até porque hoje há mais motivos para jogar no Flamengo: salários em dia de fazer inveja a alguns europeus, centro de treinamento com estrutura de trabalho e equipamentos de última geração, possibilidade de ser convocado para a seleção. Francamente, ganhando uma fábula por mês, precisa mesmo amar o Flamengo? A verdade é que o cara escolhe a Gávea como optaria jogar no futebol chinês, com a atenuante de que cá não é necessário aprender mandarim nem mudar hábitos alimentares. Mesmo o torcedor que reclama não é mais aquele geraldino que catava as moedas do bolso para se acotovelar em pé para ver o time em campo. O que cobra raça dos jogadores também exige conforto, segurança, praticidade e não se importa em pagar mais por isso. A diretoria, percebendo, majora o valor dos ingressos e prioriza o sócio-torcedor. Mas ao ‘geraldino’ nem sempre sobram moedas no bolso para pagar mensalidades e, desta forma, acontece a segregação da torcida a partir do momento que quem paga é mais torcedor que o outro e, como tal, merece privilégios. Quando indignado, manifesta-se nas selfies e protesta via Internet. Basta ao dirigente desconectar-se para que não seja importunado, até porque a parte deste está sendo bem feita e todos sabemos que ele não entra em campo.

Para o bem ou para o mal, aquele Flamengo de outrora já não existe e provavelmente não voltará. Converteu-se não apenas num time de burocratas, comprometidos profissionalmente, uma equipe regular, que dificilmente se aproxima do medíocre mas que não se pretende brilhante. A saída seria a ‘prata-da-casa’, os garotos da base. Seria se o Flamengo não fosse também um clube de burocratas, para quem o lucro e o balanço positivo são mais importantes que jogadores identificados. Mas se identificar com o quê? Este novo Rubro-Negro ainda não sabe o que é nem o que quer ser, só sabe que não quer voltar a ser aquele antigo. O ‘coxinha’ pede a devolução do seu Flamengo, mas acha que cultuar ídolo é o mesmo que curtir garoto-propaganda. Torcida confusa, atletas sem identidade. Um clube que atravessa uma crise existencial. E sem direito a divã.

Fonte: Mauro Sant’Anna/Linkedin 

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • O EBM tem que deixar alguém para tomar conta exclusivamente do futebol do Flamengo que é o quê está precisando o que falta é a humildade de assumir isso aí porque temos dinheiro temos bons administradores então o que falta na verdade é alguém que entenda de futebol .E o nosso presidente tem que ser respeitado por inúmeros motivos,o principal foi a credibilidade que ele conseguiu dá ao Flamengo então falta mesmo é dar oportunidades para os moleques da base e deixar alguém para tomar conta só do futebol e mais um para fazer a transição da base para o profissional é o que eu acho.!!!!!!

  • Não da pra fazer futebol hoje sem dinheiro isso é fato,mas dai a achar que isso basta para o flamengo é total burrice .Somos Flamengo o maior de todos e queremos sempre buscar títulos ,e mesmo quando os títulos não vierem queremos entrega ,suor e sangue dentro de campo ,porque isso é o flamengo .

  • Abobrinha, quem que não quer jogar no Flamengo?
    Sempre tem jogadores na Europa dizendo que jogariam por aqui quando retornassem ao Brasil.

  • Fiquei rico, comprei uma mansão, tenho as melhores roupas. mas so fico num barraco velho, ando de carroça, e de roupa rasgada cabelo arrepiado, e mesmo assim não sei por que a top modelo nao quer me namorar = TITULOS

    A foto a cima resume bem o atual Flamengo ali ninguém sabe o’que está acontecendo tudo aprendiz, com arrogancia com egos inflados e se achando o rei

  • RESUMINDO: O FLA RECONQUISTOU A CREDIBILIDADE PELA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA, MAS está perdendo de novo a confiança do mercado pelo FUTEBOL FROUXO E COVARDE APRESENTADO!!!

  • A análise foi muito boa, só não concordo que não há volta.

    Há volta sim. Raça, identificação e vontade não são incompatíveis com boa adminstração e finanças em dia.

    O problema é que de 5 dirigentes que eu vi naquela foto acima (Lomba, RC, Bandeira, Fred Luz e Mozer), três são empresários ou burocratas que não entendem nada de fuebol, o outro não entende nada de Flamengo e o único que entende de futebol e Flamengo, tem uma função inútil, de garoto de recados do RC.

    Esse Flamengo está com os dias contados e vai acabar em dezembro de 2018.

    • Muito bom seu comentário.

      Concordo com você de que a excelência da gestão financeira e administrativa não são incompatíveis com identificação e vontade.Aliás,é simplesmente um absurdo se cobrar vontade de profissionais muito bem pagos (e em dia) e que contam com uma ótima estrutura de trabalho.

      O que falta ao Flamengo é ser gerido profissionalmente também no futebol,pois num ambiente profissional quem não cumpre as metas estabelecidas pela direção da empresa é cobrado por isso.

      Eu já perdi as esperanças de que a gente ganhe essa Sul-Americana e mesmo que ganhe algo de relevante em 2018 (carioca não conta).Estou contando os dias pra 2019.

  • Essa torcida de hoje parece com essa admnistração. TORCIDA BUROCRATA. Já eu, sou aquele geraldino. Nao vejo a hora do EBM sair fora.

  • eu simplesmente não sei onde vamos parar…esse pessoal que hoje ocupam o Flamengo precisam levar uma sacudida, precisam ser cobrados, hoje para esse pessoal tá tudo certo, ta tudo normal, perder é normal, ontem já entraram com espirito de derrotados…

  • Com Felipe Vizeu de atacante não ganharemos nem do Bangu.

    • E com Guerrero de 900k vencemos tudo né?
      Com Ronaldinho Gaúcho de mais de um milhão também, lotaram a gavea de troféu.

      • Boa, esses nutelas baba ovo de Guerrero e Cia são assim mesmo adoram queimar jogadores da base, o Vizeu é um garoto que está apenas começando, sempre soube fazer gols nas divisões de base, porém é jogador trombador, se a bola só chega quadrada para ele como ele pode resolver ??

        • Fato, e Vizeu só está tendo que jogar tanto porque um peruano drogado não está a disposição

        • Garoto?? Isso não vai jogar nem quando for velho!!!! É um espelho daquilo que ele vê no clube: guerrero!! Um jogador que entra mudo e sai calado em campo não fala com ninguém só pensa no peru e ainda consegue ser anulado por todos OS zagueiros adversários e ficar de fora dos compromissos mais importante do clube e deixando seus colegas no vácuo.

          • Bom, eu só dei a minha opinião e você a sua, o tempo vai mostrar quem esta certo, sobre acho que essa sua atitude a mesma da maioria da nossa torcida que sempre age com falta de paciência com os jovens da nossa base, aí quando eles sawm e rendem em outros times, corre todo mundo para net reclamando e cobrando os dirigentes por terem liberado tais jogadores !!!

      • RG saiu pela porta dos fundos cobrando horrores, tava cagando pro clube e ainda tinha aval da presidente que assinou um contrato irresponsável. Guerrero não é meu preferido mas RG foi mais um a usar o clube para seu bel prazer.

        • Esse é o ponto, a base não deve ser cobrada, está cheio de jogadores caros no elenco, não adianta cobrar de quem não recebe 1/5 desses caras!

          • Adianta cobrar sim, pq pelo que ja saiu nessa coluna, Vizeu pediu aumento substancial de salário – trazendo para isso algumas “propostas”. Temos que cobrar sim, dos que recebem 1 milhão aos que recebem Mil Reais. Se estão ali, pq concordaram com o contrato assinado e se não querem ser cobrados, que vã jogar no bangu !!!

            • Quem te disse de que não há cobranças no Bangu? &;-D

              • Ednei, você só responde perguntando !!! Mas vou te falar – a cobrança é proporcional ao tamanho do time. Entendeu agora?

            • Conversinha barata, Vizeu em custo benefício entrega muitos mais que 20 jogadores desse elenco, quando eu tiver cobrando esses outros 20 jogadores, eu dou alguma importância a sua opinião.

          • e para completar: Vizeu não é ruim, é horroroso !!! Sou contra a renovação do Guerrero, mas prefiro que continuem pagando 900 mil p ele do que gastar 120 com Vizeu.

            • Sua lógica é ótima, perco nem tempo discutindo

              • lógico que não !! o cara que pede a volta do volante Jonas !!! o que temos p discutir né?

                • Estatisticamente está mostrando ser um bom jogador, melhor que Rômulo, Márcio Araújo… Quer mesmo discutir?

                  • Você acha mesmo que tem como discutir de maneira inteligente e civilizada com uma pessoa que escreve comentários como esse: “Fato, e Vizeu só está tendo que jogar tanto porque um peruano drogado não está a disposição”

                    Até que se prove ao contrário jovem, não devemos julgar ninguém, ainda mais com algo tão forte como chamar os outros de drogados. Pensa nisso.

                    • Já está provado, a FIFA abriu a contra prova e de novo acusou substância proibida, o máximo que ele pode conseguir é repassar a culpa, mas que ele é um jogador dopado, não tem como negar, seja negligência dele ou nao

                    • Sim, está provado na contra-prova a utilização de substância proibida. Mas também está provado que a quantidade é muito baixa para que ele seja drogado como você citou. Uma coisa é dopping involuntário, outra é usuário – que nesse caso sim, seria drogado. O que não é o caso do atleta. Alias nem os usuários (que não é o caso do atleta) devem ser chamados de drogados, visto que isso é além de um problema de saúde também é um problema de ordem pública.

                    • Se usar drogas é drogado, simples assim, aliás, até eu que consumo remédios sou drogado, a diferença que não recebo 900k pra ser punido pela FIFA

        • Concordo

  • Olha, acho que o Mengão não passa nem pelo Jr. Baranquilha. A coisa tá feia.

  • Tá cheio de time rico com jogadores que só estão nele pela grana que ganha um monte de coisa. O Flamengo não ganha nada simplesmente porque o elenco foi pessimamente montado pelo departamento de futebol e os técnicos que passaram são técnicos comuns que não sabem tirar leite de pedra. Ponto.

  • Texto fraco. Superficializa um problema bem mais complexo. Da onde o cara tirou que o problema do Flamengo foi ter ficado com dinheiro e estrutura, gerando acomodação nos jogadores? Então quer dizer que CR7 e cia devem ser um bando de preguiçosos, já que estão no clube mais rico do mundo. Jogadores da Premier League também devem ser tudo relaxado pois recebem salários estratosféricos e estão em clubes também com altíssima estrutura. Sem falar que a elitização e nutelagem nos estádios desses times é muitíssimo superior quando comparada aos daqui. Eles todos, então, tornaram-se burocratas?
    Problema do Flamengo é de gerenciamento e planejamento. Clube se satisfaz com a mediocridade em vários setores, desde da comissão técnica à ponta esquerda, como o fraco Paulo Vitor e inútil Jayme de Almeida até Pará e Márcio Araújo. Como podem estar no maior clube das Américas há tantos anos?! Por isso é sintomático em termos negativos vermos o caneleiro e esforçado Éverton como nosso melhor jogador.
    Porém, o porquê de tanto gosto pelo mais ou menos é um mistério para nós meros torcedores apaixonados, mas desconfio que seja um misto de incapacidade da cúpula do futebol em mapear melhores profissionais, mais uma pitada de paternidade injustificável do esdrúxulo Bandeira e aquela “amizade” com empresários que rodeiam o clube.
    Que Rueda seja a luz no fim do túnel, já que ele é o técnico mais capacitado que temos há anos e dê rumos certos ano que vem, pois, convenhamos, esse ano para o Fla já acabou. SRN

    • Eu enxerguei diferente sobre o texto, se você permitir expor a minha interpretação, pra ver se tu concorda.
      Ele quis dizer que antes o Flamengo era uma bagunça, mas que se tinha identidade, que quem vinha jogar aqui já sabia como seria, o torcedor também ja sabia o que esperar (luta contra rebaixamento), o clube tinha uma péssima identidade, mas tinha uma identidade, e que a atual diretoria não consegue criar uma identidade de trabalho, ela afastou a torcida comum que o Flamengo tinha, contratou jogadores que não tem nada a ver com o Flamengo e não soube criar uma maneira deles se saírem bem no clube, eles estão perdidos!

      • bela leitura, Junior, é difícil expressar com clareza ideias acerca de um problema tão complexo, mas é bem por aí mesmo. Só faltou acrescentar que a gente sabia que os reforços eram uma babas!

  • Vc é um jogador de futebol é quer ganhar muito dinheiro sem ser cobrado é não ter obrigação de ganhar títulos, é ainda ser protegido pela diretoria, então vc tem que vir para o Flamengo, aqui e o lugar, essa sempre foi a filosofia dessa gestão fracassada, e o pior e que tem muitos otários dando dinheiro pra esses malandros que compõe essa gestão, é vai ser eliminado na SulAméricana também,vcs vão ver.

  • Texto muito bom. Por conta do saneamento nas finanças e a estruturação do clube na parte administrativa, além da mudança de perfil dos jogadores do Flamengo, quando comparamos os de outrora com os de hoje, devemos pensar no seguinte: será que vale a pena continuar trazendo jogadores medalhões cujas grandes pretensões na carreira são de ganhar muito dinheiro e ter uma bela aposentadoria? Será que compensa realmente trazer jogadores acima de 32 anos que já tiveram seu auge?

    Por conta das mudanças nos últimos anos, seja na estrutura do Flamengo ou no perfil dos jogadores, é preciso que o clube traga atletas mais jovens, promissores, que sonhem em ganhar títulos importantes e depois dar um bom retorno financeiro sendo vendido pra Europa. Hoje o clube tem um poderio financeiro pra fazer na América do Sul o que o futebol europeu faz com o brasileiro: levar os melhores atletas ainda jovens. Uma mescla entre veteranos com identificação pelo clube, atletas destaques em competições nacionais ( tipo Renê Júnior, Zé Rafael,Patrick do Ixport…) e jovens com potencial daria um bom plantel.

    • Eu acho que cada caso é um caso.
      Eu por exemplo, não vejo Diego, Rever, Juan se acomodando no elenco, vindo só pra encher os bolsos.
      E trouxemos muitos jovens que não deram certo, como Rodinei, Gabriel, Renê, Arthur Maia…

      • Réver e Diego são exceções à regra dos medalhões. Juan tem identificação por motivos óbvios: é torcedor declarado e foi formado na base.

        Dar certo ou não é coisa do futebol. Como o esporte não é ciência exata, o risco e a incerteza sempre estarão presentes. Mesmo com casos que não deram certo, é preciso continuar tentando. Caso contrário, contuaremos com medo de apostas por conta da presença do Gabriel no elenco.

        • Verdade, futebol não é ciência

      • O maior exemplo pra mim é o Keno.

        Habilidoso, chuta bem, muito rápido. Uma excelente contratação pelo Palmeiras, na minha opinião. Oscila um pouco, mas no mínimo pra estar no elenco, é uma ótima peça.

        Come a grama como se o salário dele dependesse daquele jogo pra cair no fim do mês. Não vejo isso em vários jogadores do Flamengo, parecem que estão em um resort curtindo um futebolzinho com os parças.

        Eu traria Zé Rafael e Renê Júnior, ambos do Bahia, em vez de ficar mendigando Ramires, Podolski e essas estrelas milionárias que vem meio que “fazendo um favor” ao Flamengo.

        • Verdade, já temos “medalhões” de mais.
          Eu traria o Jonas e o Ronaldo, saem mais barato, confio muito no Ronaldo, e Jonas pra compôr elenco, a torcida está o elogiando pela entrega e raça, o que acha?

          • Qual Jonas? Aquele que era nosso, e tá no coxa?

            Se for, sinceramente não tenho visto ele jogar. Não posso opinar. Se for o Jonas do Benfica, eu busco ele de Palio no aeroporto kkkkkk joga demais!

            • O do coxa, o da Europa infelizmente não cabe no orçamento

      • Todos, todos mas todos são mercenários. O juan não era nem para estar no flamengo. Quando voltou preferiu ir para o inter, então hoje no futebol só jogam por dinheiro e principalmente no flamengo que é um SPA para jogador desse naipe! É só chegar receber e pronto!

  • Só blá, blá, blá…

  • Flamengo é uma marca forte com futebol pequeno.. sempre foi assim..
    todos os anos o flamengo monta elenco com jogadores horrorosos.. e esse ano nao é diferente.. sempre se iludiram com a fama de um camisa 10 carregando o time nas costa.s. foi assim com zico e com Adriano.. mas nao vai ser assim sempre..

  • Parei de assistir aos jogos do Flamengo.Passar raiva e ficar sofrendo para que?? Não sou sadomasoquista!!!

  • Sempre falei que para perder é preferível perder com os jogadores formados no clube, que pelo menos vão jogar com garra e recuperar o antigo estilo de jogo.Fico pensando,se na base não tiver jogadores melhores que Pará,Rodolfo,Renê,Trauco,M.Araujo,Arão, Gabriel,F.Vizeu,Mancuello,ET.C… tem que mandar todo mundo embora e começar do zero.Só a base para resgatar a velha cultura de jogo do Flamengo,com jogo muito vistoso mas com garra,bonito de se ver.Acho que o Rodrigo Caetano tem muita culpa por

  • Cada vez q vejo texto desses, vejo tendenciosos querendo minar um trabalho feito com excelência, notamos nos principais times do mundo uma demora na montagem de times vendedores, mesmo gastando não é com simples passe de mágica q as coisas começam a funcionar, elencos caríssimos do futebol europeu estão juntos a anos no virar de vcs temporadas troca poucas peças e mesmo assim não se ganha tudo todo ano.
    Nós estamos no período de fechar um grande elenco esse ano demos um grande passo com jogadores de primeira, e com certeza as coisas vão começar a andar.
    Essas merdas q escrevem essas asneiras não são torcedores, ou são jornalistas q dependem de notícia e usam o Flamengo ou são dirigentes q querem voltar a ter uma boquinha no clube, infelizmente eles influenciam a muitos. Não caia nessa flamenguista estamos no caminho, e com certeza daqui a poucos anos seremos imbatíveis. Vamos ajudar a expurgar das redes sociais, imprensa e até diretoria esses crápulas q só querem se dar bem com o nome do Flamengo não dêem ouvidos bem Ibope pra eles.
    #vamosflamengo

    • É isso que vejo também amigo, é o que falei abaixo, eles ficam espalhando a ilusão que o flamengo é o maior ganhador de tudo e não está ganhando mais nada, concordo em tudo com você!

    • Parece q nunca viu o cruzeiro bi campeão remontando o elenco nem campeão esse ano!! Quer se comparar com pior? Pq não se compara com vencedores? Cruzeiro bi campeão e o palmeiras campeão ano passado são a prova d quando tudo tá errado tem.q mudar msm!! Tô falando d futebol não de contas do clube

      • Estou comparando com times como real Madrid cara, tem elencos caríssimos e q ficam no clube juntos por anos, e se vc verificar recentemente eles demoraram um pouco a ganhar lá décima, mesmo assim contratavam mas não desmontam tudo todo ano, temos q mandar jogadores embora é óbvio, mas não retroceder na forma de trabalho, eu não estava satisfeito com o Flamengo antes do EB pq ganhavam alguns títulos mais por sorte assim como foi em 2009, pra sorte, e o Flamengo era mau visto, contratava todo ano é todo ano ficava devendo todo mundo, vc quer ser pequeno e apoiar a irresponsabilidade é com vc, mas tá na hora de ser flamenguista.

        • 3 anos incapaz d vencer 1 simples jogo( com investimento feito!
          Precisa ser campeão não! Todos europeus q vc citar vence pelo menos 1 partida contra 1 time d g 4)contra o g 4 a não ser se um dos g 4 já for classificado pra libertadores !! Até o horrivel Vasco é capaz d vencer o grêmio e o Santos! O flamengo não é capaz d vencer 1 jogo d 6 pontos!! Tem muito mais coisa errada do q certa! A não ser q eu esteja inventando isso tudo

    • Acredito que nenhum rubro negro reclame da administração do EBM – Todos nós reconhecemos que ele reestruturou o clube e que financeiramente ela é brilhante. O que nos incomoda e irrita é a passividade nas derrotas. Vejo uma clara falta de comando no futebol do clube… como é que podemos admitir o Pará de capitão??? Isso é uma afronta a instituição!!!

      • Amigo pode ter certeza q estamos se acertando, o próprio Rueda já se mostrou incomodado com as falhas individuais, ele vai fazer uma barca pro ano q vem, começamos o ano com muitas teimosias com o Zé Ricardo mantendo jogadores sem necessidade, mas não podemos dar ouvidos a esses aproveitadores, essa página tá cheio deles, até Kleber leite escreve aqui, então são tendenciosos, outro dia vi o tal do Bap falando do basquete, o basquete do não ganhou título ano passado com o EB, por isso não podemos dar ouvidos a esses políticos e apoiar a diretoria, cobrar sim mas não dar trela pra aproveitadores.

        • “Até Kleber Leite escreve aqui”

          A Coluna do Flamengo apenas posta notícias relacionadas ao clube vindas de outros veículos de comunicação, inclusive do blog do crápula do Kleber Leite. Ou tu não entendeu ainda?

          • Exatamente! A coisa é tão simples e o pessoal complica… Basta fazer uma coisa: quem não gosta do Kleber “Milk”, como eu, não lê o post!

        • Amigo, tomara que isso seja verdade – acima de tudo somos rubro negros. Só acho que se realmente o Rueda pretende fazer as mudanças, que elas comecem agora! Não vejo essa vontade do Rueda ao insistir nas escalações do Vaz (ontem Léo Duarte e Juan estavam no banco), promover Pará a capitão (Já se completaram 3 partidas!), insistir com Caramujo, Gabriel e etc, Está difícil!

    • O problema e que querem cobrar uma coisa que nunca foram acostumados, qual foi a competição que o Flamengo entrava como favorito tirando o carioca, Toda vez o flamengo entrava no Brasileiro, era apontado pra ganhar só que era só pela força da sua torcida, libertadores, era uma ou outra vez.

      O Problema que eu vejo nessa diretoria são as entrevistas que eles dão e a meta que fizeram.
      O Flamengo vai agora contratar um monte de jogadores para 2018, e depois ver que em 2019 vai ser o ano que o time já vai tá entrosado, eu já focaria o TITE, o Rueda claramente vai atrás de uma seleção e o Brasil não fica com técnico nem quando é campeão.

      E as entrevistas é de querer defender jogador, o jogador tá ganhando em dia e eles que tem de botar a cara para serem cobrados,
      E ir no mercado mesmo com dinheiro pagar a multa/salario por produtividade e o que realmente os jogadores merecem.

      Caso de Rômulo, jogador vindo de lesão pagar 350 mil ( com salario e direito de imagem) eles começaram a se perde, e outra e contratatar não só jogadores com vontade de vencer de “subir na vida” como já campeões consagrados que tem uma imagem a zelar, e profissionais fora de campo no mesmo patamar, queria saber qual foi o titulo que Rodrigo Caetano conquistou para ele ser intocavel, ou esse fred luz, esse preparador de goleiros, Esse CEP, qual foia a contratação de um time pequeno que deu certo, de trazer jogadores que já tem nome é fácil de avaliar, o CEP era pra garimpar novas peças baratas e apostas que é para vim dar certo.

    • Me diz um time europeu, e até sul americano, que investe por dois anos seguidos, que não vencem nada por 4 anos como o Flamengo?

      • Me diz uma coisa, vc acompanha o Flamengo mesmo?? O Flamengo começou a investir mais pesado esse ano, até ano passado, trouxe um ano o Guerrero e o outro o Diego, muito raso o seu comentário em relação a conhecimento sobre Flamengo.

        • 2016 o Flamengo gastou 12 milhões em Mancuello, 8 milhões em Cuellar e 3.2 milhões em Donatti, 4 milhoes em Muralha, sendo o segundo time do país que mais gastou dinheiro.
          Trouxe Rodinei, Arão, Juan, Rever, chqiuinho.. tendo a segunda folha mais cara do país.
          Resultados alcançados:
          Zero títulos!
          Vexames em copa do Brasil e sul americana, perdendo de forma vergonhosa pra Fortaleza e Palestino, conseguiu a brilhante façanha de terminar em terceiro!
          Isso aqui é investir pouco pra você ? Como você diz que só investimos pesado em 2017?
          Te desafio de novo: Me diz um time europeu com o segundo investimento mais importante do país que fica 4 anos sem vencer títulos?

          • Cara pra mim 12 milhões é muito dinheiro meu amigo, mas pro futebol não é nada e amigo mesmo assim a montagem do elenco se iniciou ano passado, isso q estou falando e qnd se trata de montagem de time pq ganhar títulos seguidos é o início, se vc quer continuar na enganação da era anterior q depois de 92 ganhou apenas um brasileiro de expressão e copa do Brasil, fazia contratações por atacado quase todo ano é sempre ficava devendo todo ano pra quase todo mundo, e fora esses títulos escassos q citei vivia enfrentando a zona de rebaixamento e não caiu por sorte, se vc acha a as diretorias anteriores q sugaram o Flamengo tem q voltar não tenho como te contestar, mas de torcedor vc não tem muito.

            • Flamengo gastou quase 30 milhões só em contratações em 2016, não apenas 12, o Corinthians será campeão brasileiro sem precisar investir nem metade disso, o Grêmio na final da libertadores e não gasta 1/3 da gente, se eu for comparar com os times sul americanos é que vira uma covardia sem tamanho de tão anos luz que eles estão a frente em custo benefício que a gente.
              É tão difícil admitir que o Flamengo está caminhando errado? Será que 2 eliminações seguidas na fase de grupos pela primeira vez na história do Flamengo é azar? Ser eliminado antes das oitavas da copa do Brasil pela primeira vez na história do Flamengo é azar? Todos os nossos vexames e mediocridade tem que ser abafado em prol de um discurso de que antes as coisas eram piores?

              • Prefere torcer pra não ser rebaixado todo ano e ver a dívida voltar a crescer??

                • Desculpa de quem ama o Fracasso, procurar uma situação pior pra esconder a mediocridade dessa diretoria.

                • Esqueça. Eles se esqueceram de que em 92 para cá, ganhamos títulos importantes mais pelo “acasos do futebol” a que propriamente, montagem e planejamento consciente… &;-D

        • Vou ajudar você te dando dicas sutis. Vamos ver se você aproveita, olha lá em:

          Flamengo contratou um volante que começa com CU, e termina com ELLAR. Que volante volante é esse? Pagou cerca de 8k no garoto. Não foi utilizado por que quem comanda o futebol demorou anos e so por conta da torcida pressionando começou a utilizar o garoto (atenção pra essa parte que vem agora!) DEIXANDO FINALMENTE O CRAQUE MA NO BANCO!

          Mais um dica: Flamengo contratou um meia argentino vindo do Independiente. Parcelado, 12 milhões. Tem nome parecido a denominação de um coelho, corre igual uma garça. Fez bons jogos em 2016, era sacado misteriosamente. Qual é o nome desse jogador?

          Última dica para você. Flamengo contratou um zagueiro argentino alto, capitão do rosário central. Mentiu umas lesões, nunca deram sequência pro cara, afinal, temos Rafael Vaz, pra que outro? Pagou uns 8 milhões também, por aí.

          Isso não é investir no futebol garotão? O que seria então? Tu tá acompanhando o Flamengo do Piauí? Quer que eu desenhe pra você, ou as dicas não foram suficientes?

          Claramente podemos constatar quem não acompanha o Flamengo aqui. E não é o Júnior. Começa com Renato, e termina com Meirelles.

          Se precisar de mais algum auxilio, dá um alô que a gente te ajuda. Abraço!

          • Te falar só uma coisa vc esta falando do ano passado pra cá, os investimentos começaram ano passado, hoje seu volante Cuellar é titular e um dos melhores em atuação no Brasil ao meu ver. Como eu falei nem sempre as coisas dão certo e a montagem de um elenco q vai ganhar tudo durante anos não vai ser concluída em um ano, mas vcs estão com saudades das diretorias q quase faliram o Flamengo e q por pura falta de responsabilidade montava times caros, não pagava, afundava o time em processos e mesmo assim lutavamos contra o rebaixamento um ano sim outro tb, e desde 92 ganhamos um brasileiro e copa do Brasil ambos por sorte.
            Acho q temos q realmente voltar a ter esse tipo de gestão vcs tem razão, e ter a única coisa q nos motivava era lutar contra o rebaixamento…

            • Caramba, você realmente tem dificuldades de interpretação.

              O senhor que disse acima que o Flamengo começou a investir pesado apenas esse ano. Tá ali, leia seu próprio comentário.

              Hoje o Cuellar é titular mesmo. Mas passou 1 ano e meio pra ser, por incompetência dos que comandam o futebol. Ah, mas e daí né? O trabalho está sendo bem feito. Estamos no caminho certo.

              • Vc tá confuso amigo, é isso q eu estou falando o trabalho está sendo feito, mas não é mágica, mas vc estava dando razão a um cara q em seu discurso q tá tudo errado e tem q mudar tudo, tá confuso

                • Cara, você disse que o Flamengo só começou a investir em 2017. Isso é absurdo. Se estiver com duvida, é só você ler o comentário escrito por você mesmo. Simples. Abraço!

                  • Começou a investir mais pesado foi o q escrevi amigo, investiu sim mas com mais força esse ano ficamos sem entender a interpretação, mas tá tranquilo.

  • Perfeito o texto. Nós, torcedores e apaixonados pelo Flamengo, queremos “apenas” que essa administração cobre dos jogadores na mesma proporção do que ele faz pelos jogadores… respeitem o manto!

  • Nossa, que viajem. Tomou o remédio errado.

  • Parece que esse cara não entendi nada de futebol…. o Rueda perdeu o vestiário… já era… ou nunca teve que é a minha visão….se o Flamengo quiser retornar aos títulos só um caminho…. Abel Braga.

  • Sou flamenguista, tenho 23 anos, amo meu time mais que tudo, e nesses 23 anos só vi o Flamengo ganhar 1 campeonato brasileiro e 2 copas do Brasil, em 23 anos!!! O Flamengo tem a maior torcida do mundo e um histórico horrível, para a torcida que tem tinha que ser o maior campeão brasileiro em tudo, não estou feliz com o clube, mas eu não sei que Flamengo é esse que os torcedores que criticam o Bandeira inventaram, ficam ouvindo antigos dirigentes que fuderam com o clube no passado e estão querendo voltar, e ficam repetindo que nem papagaio, estão fazendo política para eles, esses “torcedores” vem aqui encher a boca pra falar “isso aqui é flamengo”, como se fossemos o Boca Juniors, só temos 1 titulo de libertadores e as outras nossas atuações na competição foram ridiculas, quero saber que Flamengo é esse que vcs tanto falam pra criticar o Bandeira? em 23 anos não ganhamos nenhum campeonato internacional e vcs agem como se tivessem 5 libertadores. ACORDEM PORRA PAREM DE SER ILUDIDOS, VAMOS APOIAR O TIME ATÉ O FINAL, NÃO É DEIXANDO DE SER SÓCIO TORCEDOR QUE O FLAMENGO VAI PARA FRENTE

    • 1 Mercosul 99. Vai estudar.

      • NOSSA!!! Amigo o que estou dizendo é que ganhamos a maioria dos nossos titulos nos anos 80 e depois mas nada, nessa ultimá década flamengo foi só o time do cheirinho, e vcs gostam de criticar todo mundo como se o flamengo merecesse ter o CR7, como se fossemos o maior ganhador de tudo!

        • Quantas vezes se montou um time competitivo? Apenas 2 vezes e levou… o problema é esse montagem de elenco e a gestão dos mesmos….hj temos um bom elenco mas não temos GESTÃO… por isso está essa Mérda….

          • Quais foram essas duas vezes que tivemos um time competitivo?

            Em 2011 tínhamos um time bem competitivo quando comparado ao nível do Brasil. Não me lembro de ter comemorado campeonato brasileiro aquele ano, posso estar equivocado.

            Nota importante: campeonato carioca não entra como futebol profissional.

            • 2002 e 2009 seu torcedor Nutella

              • Uau, ficou nervosa?

                Vamos lá. 2009 time competitivo né.. entendi. Pet semi aposentado. Quando reintegraram ele tu disse: vamos ganhar tudo, o pet tá de volta. Sei..

                Graças a Deus deu tudo certo. Único jogador que tínhamos certeza de retorno técnico acima da média era Adriano. Bruno estava em boa fase, Fábio Luciano aposentou e nem jogou o brasileiro.

                Dependíamos de Zé Roberto cachaça pra puxar contra ataque, Airton pra dar porrada no meio, Vinícius Pacheco (esse é craque), o ultra craque Gonzalo Fierro, Bruno Mezenga, Welington..

                Realmente, tava pensando aqui, cheguei a conclusão: que time consistente! Kkkkkkkkkkk

                Infelizmente, torcedores como você comentam o resultado. Graças a Deus o pet estava iluminado, Adriano nem se fala. Gol do Maldonado em minas contra o Atlético (deve ter sido o único da carreira dele). David Braz fazendo gol na última rodada.

                A mística rubro-negra fala bem alto em casos assim! Era pra ser nosso aquele título, coroar pet e Adriano. Mas, falar que montamos um time consistente? Kkkkkkkkkkkkkkkkkk que piada! Até o meio do campeonato estávamos no meio pra baixo na tabela. Enfrentamos, e não perdemos mais. Palmeiras não quis ganhar, igual o Corinthians esse ano.

                Você não deve acompanhar muito o Flamengo, eu te desculpo. Se precisar de mais alguma ajuda de contextualização, você pode me pedir, tô aqui pra te ajudar.

                Abraço meu garoto!

          • Merda, que merda? Um carioca invicto, chegou à final da Copa Brasil, mesmo perdendo as últimas partidas no Brasileiro NÃO ESTÁ AMEAÇADO DE REBAIXAMENTO, está na semifinal da Sul-Americana. Pode até não ser bom, mas está muito longe de ser uma merda! &;-D

    • A galera ainda não entende que o Flamengo é um clube grande, mas não é gigante (gigante mesmo, só a torcida porque o resto)… &;-D

    • Jovem. Desculpa mas você viu algum seguidor do Bandeira falando e tomou isso como discurso. Só que voce tentou adaptar para o que pensa e errou muito. O que te falta talvez não é amor ao Flamengo, que imagino que tenha muito – mas sim conhecer Flamengo. Quem sentou desde 1980 naquela arquibancada do Maraca, viu times monstruosos do Flamengo jogar o fino da bola e comer grama…quem viu times do Flamengo horrorosos como o de 1992 – que foi aos trancos e barrancos até ganhar do favoritissimo Botafogo na época..entre outra que nao cabe aqui falar….isso sim é Flamengo..Sempre apoiamos o Flamengo, quando estamos sendo ao menos representando em campo. Outra coisa, em 23 anos ganhamos sim títulos internacionais contra Palmeiras, São Paulo…..me lembro que fomos garfados criminosamente em uma semi final contra o Palmeiras – gol de Euller filho do vento muito impedido..e por ae…nesse jogos inclusive, batemos palmas no final. Alias, em vários jogos que perdemos gritamos e fomos representados mesmo com revés. Hoje não, hoje temos uma diretoria que não entende nada de Futebol, que protege jogadores que nao tem a minima capacidade de jogar no Flamengo e que passa a mão na cabeça de todos os jogadores – mesmo jogando sem raça.

      Mantenha o seu amor pelo Flamengo, mas conheça um pouco mais de Flamengo que certamente irá terá uma outra visão sobre o post que escreveu.

      Abraços e SRN

      • Entendo, o que estou querendo dizer é que criaram um mito do Flamengo como se toda competição que a gente disputou nós ganhamos, nossos histórico em todas as competições é horrível, não quero mas ver o Flamengo assim, pequeno, desorganizado, cheio de dividas, time do cheirinho.

        Estamos quase igual o bostafogo só contando “glórias” do passado, acredito que tudo oq estão fazendo agora, é para o Flamengo se tornar o que os torcedores tanto dizem por ai, ganhando tudo sempre!! pq ganhamos a maioria dos títulos nos anos 80 e depois disso só cheirinho, por isso se tornamos uma piada pros times paulistas, pq nós víamos os outros times cariocas e nos sentíamos gigantes.

        Eu quero ver o Flamengo gigante de verdade, para mim titulo é Brasileirão, Copa do Brasil, Libertadores, Sul americana e Mundial, não campeonato de pré temporada.
        Carioca nem entra nessa lista, pq ganhar de time fraco nem conta.

  • O titulo basta, clube de burocratas e funcionarios publicos…é isso que o Flamengo é hoje…..

  • Texto brilhante.. E para atestar a veracidade dos fatos, anti flamenguistas nem enchem mais o saco como antes, perdeu a graça caçoar o Flamengo, penso que a torcida adversária fica até constrangida e se vê meio que sem razão para tal devido a sem vergonhice, canalhice, falta de vontade que o time apresenta em campo (parece que todos estão entediados e doidos para que o jogo acabe logo).. Um tanto é que amigos meus torcedores de outros times dizem sempre a mesma coisa após vencerem o Flamengo: “cara, faz tempo que não via um time tão entregue e sem vontade quanto o seu Flamengo, não dá nem para se animar com a vitória do meu time, é mais fácil vencer o Fla do que bater em cachorro morto ou em bêbado”.. Aí o que eu digo? Apenas concordar e demonstrar revolta com esse bando de frouxos e bananas, espelho dessa diretoria.

  • Não dá pra estar ao mesmo tempo no mesmo time jogadores do naipe RAFAEL VAZ, MÁRCIO ARAÚJO,VIZEU, PARÁ, RENÊ,RODOLFO, PAQUETÁ,…. Olha isso só aí já foi quase um time de jogadores de medíocres a horrorosos…se esses jogadores jogarem um por vez no time já é ruim… imagina todos juntos? Fadado ao fracasso…não acredito q mancuello seja pior q Márcio Araújo…não acredito q Conca jogando 90 minutos seja pior q Paquetá…pera lá né…vc ter a sua disposição Dario Conca e escalar Paquetá?klebinho com certeza pode não ser um Daniel Alves mas q deve ser melhor q Pará isso é quase um fato..Conca com uma perna só e as duas mãos amarradas é melhor q Paquetá..

    • Cara, eu acho que a sua crítica com o Paquetá é meio sem fundamento, ele não é um mal jogador, e é um dos poucos que tem mostrado vontade, raça, mesmo com o time perdendo. Sobre os perebas eu concordo, só que se tivesse cobranças ao elenco pelo menos o empenho deles seriam melhor, o que melhoraria no desempenho. Mas eles tem a conivência do Banana de Melo, tanto é que após a derrota de 4×2 para o Santos pela CB, Caetano foi cobra o Vaz e o mesmo não aceitou e retrucou colocando o dedo na cara dele, lembra desse fato noticiado pela mídia? Mas claro, durante aquela semana foi defendido pelo Banana em entrevista.???

      • Só vontade não resolve meu amigo…esse menino se jogar na posição dele e com Diego, Everton Ribeiro, Guerrero e bons zagueiros TALVEZ mostre algo pra mim q vc está vendo..pra mim é o retrato da base do Flamengo…moleques q disseram a eles q são jóias.. só isso..está tendo chances ( como o Vizeu) e até agora não convence ninguém…só vc está se enganando com esse garoto…pra mim é mais um Adryan..super valorizado e não joga nada..só firula…

      • Paquetá tem é me agradado bastante. A raiva que tenho do Flamengo essas semanas não me permite elogiar o garoto.

        Tecnicamente muito bom, dribla e cria jogadas quebrando as linhas, distribui bem as jogadas.

        Pessoal não entende de futebol, não é possível. Sumam com o Conca do Flamengo e deixa o garoto jogar mais.

    • Realmente, é muita gente medíocre ao mesmo tempo num time só.Quando o Diego estava bem conseguia ainda esconder isso.Foi só ele entrar numa fase ruim para mostrar a realidade,a verdadeira face do time.Time muito fraco, só se salva o Diego Alves,Diego Ribas, Juan, Guerrero e V.Junior.O resto pode encostar,deixa treinando em separado do resto do grupo.

Comentários não são permitidos.