Mércio Querido: “Mais uma decisão”

Compartilhe com os amigos

Passadas as emoções da virada contra o Junior Barranquilla pela Sul-Americana… Nada de descanso. Por conta de ter tratado o Brasileirão de forma tão assim-assim durante boa parte da temporada, o Nosso Flamengo chega para essa penúltima rodada ainda tendo que mostrar algo em campo para garantir um lugar na Libertadores de 2018.

Tudo bem… O nosso potencial título na Sul-Americana já traz a vaga na fase de grupos de bônus. Pero… Pero… Como o seguro morreu de velho, bora tratar de garantir esse treco nas duas frentes. Depois, com as duas vagas na mão, a gente vende uma pro Botafogo, já que o povo por lá anda inventando que se trata de obrigação a participação constante em tão renomada competição.

Uma vitória hoje garante no mínimo um lugar na Pré. Por motivos já várias vezes expostos aqui no Boteco, não é exatamente uma boa ideia começar o ano já com essa pressão toda. Ninguém queria passar por isso, mas o fato é que se ganhar hoje e o Grêmio papar os argentinos na quarta, a vaga direto na fase de grupos fica mais fácil ainda. O problema é combinar isso com o diabinho que fica no ombro esquerdo. Vibrando em cada ataque dos hermanos. Eh, eh, eh…

Como de hábito, não dá pra saber que time o Profe mandará para o confronto. Quase certa é a ausência do Juan, que deve ser poupado para o jogo na Colômbia. O resto só na hora mesmo. Impressiona o número de pendurados com cartão que podem ficar fora na última rodada do Brasileirão. Berrío (não faz diferença), Everton Ribeiro, Gabriel (por outros motivos, também não faz diferença), Geuvânio, Juan, Mancuello, Márcio Araújo, Pará, Réver, Rodinei, e Arão. Um time inteiro.

Do lado de lá… Do lado de lá… O Santos precisa de um mísero empate em qualquer dos últimos dois jogos (Avaí na Vila na rodada 38) para se garantir na fase de grupos. Tal qual o nosso adversário da última quinta, tem problemas na zaga. Luiz Felipe e Fabián Noguera entram nos lugares de Lucas Veríssimo (suspenso) e David Braz (com lesão). Só atuaram juntos uma única vez, em uma derrota para o Botafogo.

Um detalhe curioso e que chegou a assustar todo mundo aqui no Boteco. A zaga reserva santista irá enfrentar a equipe que mais finaliza no Campeonato Brasileiro. Parece que nosotros na arquiba somos muito exigentes (e somos mesmo). Alguém mais aí teve a sensação em inúmeros jogos da temporada que o gol não ia sair porque “Cacete… Ninguém chuta pro gol”? Pois é. Além de ataque mais positivo no cômputo geral da temporada, a média de finalizações por partida no Brasileirão é de 14,31 por jogo. Mérito nosso? Fragilidade do futebol tupiniquim? Sei lá. Mas os números são esses.

Todos os olhos estarão sobre o Muralha. Parecendo uma reedição dos dramas que antecederam a Final da Copa do Brasil, o goleiro ganha mais algumas oportunidades de se redimir na temporada. Tudo bem… Já tem um povo debatendo se é pra ir com ele ou com o César para o jogo contra os colombianos. ACHO que será mesmo o Muralha. Vamos observar. É torcer por uma boa atuação logo mais. Parece existir um problema de autoconfiança.

O cenário é esse para a penúltima rodada. Já nem devia valer mais nada e daria pra poupar todo mundo para a Sula. Mas a hora é de não colher o que não plantamos nas 36 rodadas anteriores e ir com tudo pra cima deles.

Bora torcer.

Isso aqui é Flamengo.

Petiscos

INDIGNA$$$ÃO. Bandeira pisou na bola feio com a liberação do treino do Sport Campeão de Todo o Universo Recife lá no CT. Agora… Que tem muito Smurf e ex-Smurf exagerando nas tintas na hora de demonstrar indignação, lá isso tem. Já rolou coisa muito pior e o povo fez cara de paisagem. Estamos de olho. As eleições na Gávea, que são no fim de 2018, já estão acontecendo mais que a do Botafogo e a do Vasco, que acabaram de rolar de fato.

. REVOLTA DA NAÇÃO PERNAMBUCO. A Nação que vive no dia-a-dia a timofobia exacerbada lá em Recife, de forma justa, foi a que manifestou maior repúdio ao ocorrido. Lá pelo twitter alguém resumiu: “Se você acha normal esse treino aí, primeiro vai assistir um Fla x Sport na Ilha do Retiro e depois emite sua opinião”.

. PAPO FURADO. As metas (é só conferir na prateleira do mercado) estão longe de serem alcançadas. Carabao segue na manga e a história é de que os valores não serão alterados. Sério que o povo ia pagar 35 milhões pelo patrocínio master e vão dar o mesmo para continuar na manga? Sei não. Tem cara ou de despedida ou de realinhamento de valores.

RED AND BLACK FRIDAY. Parece que a ação, dada a falta de algum Smurf ostentando os resultados, não vingou muito. A intenção era “rebombar” o número de STs. Seguindo a tradição da Black Friday tupiniquim, os preços promocionais eram um tanto quanto discretos.

É MUITO DIPLOMA. Ainda sobre a Carabao, o Spindel lá do marketing disse que “há uma demanda reprimida” pelo produto. Muita genialidade envolvida. Patrocinando o Flamengo e com a torcida sabendo que há metas para bater. Daí ninguém encontra o treco… Nem precisava de tanto estudo para deduzir isso.

Mesa da Arcoirizada

VOZ DA EXPERIÊNCIA. Euricão da Massa, momentaneamente eleito para mais um (des) governo, declarou sobre o candidato da oposição: “Quer assumir o poder a todo custo”. Bem… Sobre esse assunto, e vindo a frase de quem veio, ele deve ter razão.

FOI TODO MUNDO. 1100 eleitores alvinegros ajudaram a dar continuidade à situação nas eleições do Botafogo. 1100 ???!!! É muita gente. Acho que basta chegar lá e dizer “Eu sou Botafogo” que já tem direito ao voto. “Xeu” ver… Tem o Felipe Neto, o Hélio de la Peña… a Beth Carvalho… Vocês lembram de mais alguém?

TORCIDA NA BEIRA DO CAMPO. “O torcedor vaiou pouco. Se eu tivesse na arquibancada teria vaiado e xingado muito mais”. (Abel, sobre o desempenho pífio de seus comandados na derrota para o Sport).

UM TIME INTEIRO. No Santos também está rolando o clima eleitoral. Campanha ou não, diz a atual gestão que a intenção para a próxima temporada é contratar… Um lateral direito, um lateral esquerdo, um volante, dois meias, dois atacantes de lado de campo e um centroavante.

Fonte: Mércio Querido/globoesporte.com

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Cezar teria que ser o goleiro hoje para pegar ritmo para quinta.

  • Predestinação ou não,mais Alex(ex muralha)sempre aparece em jogos decisivos,que azar o nosso…

  • Lembrando que só nesse ano o Alex tomou 4 gols bizarros contra as sardinhas. Não dá para entender o por quê os caras não colocam o Cézar para jogar hoje pelo menos, já que não tem outro para a posição. O Alex está inseguro e isso pode nos custar mais uma eliminação.

Comentários não são permitidos.