O que poderíamos ter sido

Compartilhe com os amigos

Sabe quando a sua mãe te chama ao pé-do-ouvido e te diz: “Se você tivesse me escutado hoje seria rico, teria um trabalho bom, estaria bem melhor”… É. Infelizmente a analogia é perfeita a situação atual do Flamengo.

Olá, coleguinhas da Coluna do Flamengo. Hoje, de forma bem apocopada, visto que o clube monitora as mídias independentes, mas as ignora, gostaria de remontar àquelas colunas que fizemos no ano passado sobre “como planejar bem 2017”. Vou deixar os links delas aí e quem quiser pode dar uma olhada para ver o que dissemos e o que vou sublinhar aqui. Link 1 e Link 2.

Semana que vem farei um estudo mais aprofundado sobre o tema, levando em conta os jogadores sugeridos que me deram via Twitter. Saibam: Toda interação conosco em qualquer plataforma é levada a sério e a nossa perspectiva é afetada por meio delas. Por ora teremos que focar nas sugestões do ano passado e o que renderam este ano. Sem mais delongas:

Uma informação importante, citada na primeira coluna sobre o planejamento 2017, deve de ser citada, ainda mais em tempos de crise e pedidos de barca:

“Não dá para iniciar bem uma reflexão sobre contratações para 2017 sem falar de dispensas. Então aqui vai a frase mais polêmica de todo o texto que vou escrever: A minha opinião é que a exceção de Diego, todo o time é negociável. E talvez até ele, por um bom valor”. (Retirado do primeiro texto sobre planejamento do ano passado)

Vale o mesmo para 2018. Talvez salvasse Diego Alves que é uma peça muito difícil de encontrar neste nível. Só. “Ah, mas Cuellar foi um achado e não pode faltar em 2018”. Concordo com o achado, mas a fila anda. Por uma boa quantia o jogador pode ser vendido sim e temos logo abaixo dele Ronaldo e Hugo Moura. Futebol é dinâmico, não pelo que os jogadores costumam falar, mas porque peças são apenas isso. Peças. Que podem ser trocadas e aprimoradas.

Já falei sobre a barca e não penso em perder tempo com isso. Fico com a alternativa de 12 jogadores ao menos. Os quatro protegidos, Pará ou Rodinei, Trauco, Rômulo, Mancuello, Sávio, Conca, Geuvânio, Guerrero e Vizeu. Nesses aí ainda acrescentei à lateral direita, mas noutra coluna falaremos em como ficaria o time após a barca e com chegadas. Também não especifiquei jogadores que seriam liberados, emprestados ou vendidos, mas podemos imaginar que aqueles com contrato mais longo, sejam emprestados ou vendidos. Base nenhuma venda!

Goleiro:
Então, a primeira opção que sugerimos estava de graça no Figueirense e vinha para uma posição em que estive confortável em 2016 e nos custou caro este ano. Disse na coluna que Muralha poderia receber proposta e algumas notícias especularam-nas. Poderíamos ter vendido o goleiro que falhou muito e recuperado o investimento. Caso tivéssemos Gatito, como sugerimos, essa saída seria certa. Não é necessário falar do 2017 do paraguaio. Mas teríamos que ter equacionado bem os estrangeiros. O que era um problema, mas conheces aquele ditado: “De graça, até injeção na testa”? Embora não concorde integralmente, essa oportunidade nos parecia muito boa ano passado e hoje parece ainda mais.

Lateral direita:
Para a lateral direita o nome sugerido foi Rafinha que acabou acertando mais um ano de contrato. Ainda investiria nele este ano com seu contrato no fim e poucas oportunidades na Alemanha. Sugerimos o aproveitamento de Thiago Ennes que não ocorreu. Não testamos a base para a opção. Uma pena. Não achava que era uma posição que carecia muito de peça, mas sugeri o jogador do Bayer para uma possível venda. Neste caso nem vou reclamar.

Zaga:
Seguindo, na defesa sugerimos a manutenção de Donatti que hoje está muito bem no México, e pensamos que precisava de contratação para a saída de Réver. Colocamos Victor Cuesta no radar e ele acertou com o Inter, hoje constantemente convocado, e grandes números. Saiu por 6M para os gaúchos. Bom investimento. Thiago Silva renovou por lá mesmo.

Lateral Esquerda:
Na lateral esquerda a minha maior decepção. Diogo Barbosa fez um campeonato fantástico e agora querem pagar para tê-lo. Pior. O jogador poderia encher os nossos cofres com uma venda para a próxima janela. Marcelo Hermes não se deu bem em Portugal, mas é difícil negociar com eles. No máximo o emprestariam.

Primeiro volante:
Para primeiro volante pensamos que Felipe Melo fecharia caso aceitasse um salário condizente. Não aconteceu. Rômulo chegou e só fez perder espaço. É bom jogador, mas precisa de sequência para retornar ao bom futebol e o Flamengo não pode se dar ao luxo de dá-la. Vem da Rússia e não está com um bom relacionamento com a torcida. Pesa o seu passado cruzmaltino. Que saia na barca! Pedimos mais chances a Cuéllar e Ronaldo. Bom, o resto é história. Insisto que Ronaldo tenha que ser protagonista no seu contrato com o Flamengo. Quer renovar? Deixe claro a seu empresário, se não, logo será taxado de mercenário. E a torcida tem que parar de ficar sempre ao lado dos jogadores. Somos torcedores do Flamengo!

Segundo Volante:
Para segundo volante sugerimos Mancuello que já estava no clube. Não rolou!

Meia:
Na meia Marcos Acuña foi para o Sporting, convocado frequentemente e especulado na Itália e Inglaterra. Custou caro entre 8 e 9,6M. É uma posição em que se tem que gastar mesmo, mas não chega a estourar. Ainda parece bastante promissor. Teremos que pensar noutros nomes caso queiramos contratar para a posição que conta com a subida de produção de Paquetá.

Pontas:
Nas pontas Taison renovou com o Shaktar e Ribery e Robben fizeram boa temporada. Os dois trariam maior retorno em Marketting, mas ficou provado que técnico também. Claro que era difícil, mas se não tentar será impossível mesmo. O Flamengo contratou Berrío, depois Everton Ribeiro e Geuvânio. Fui contra todas as contratações, embora abrisse exceção à Ribeiro. Por enquanto os resultados estão ao meu lado. Creio que Ribeiro vai se condicionar ano que vem e ajudar muito o time. E ainda creio que ajudará a encher os cofres. Uma pena a contusão do limitado Berrío. O jogador tem muita raça! Geuvânio ainda pode entregar muito mais, mas por esse salário, espero que devolvam.

Centroavante:
Por fim o centroavante sugerido fora Sebastian Driussi. Foi vendido por um caminhão de dinheiro no meio do ano. Talvez no início, quando fizemos a coluna, seria mais barato. Não se adaptou à Rússia, embora esteja jogando sempre entrando nos jogos. Só vale a lembrança mesmo. Pelo River, no início do ano até ser vendido, fez 10 gols em 21 partidas. Nada mal. Pelo Zenit são 3 gols e 3 assistências. Valia a aposta.

Bom acho que não vale a pena falar das sugestões agora, já que a coluna já ficou grande, inclusive penso em usar este tempo para estudar os jogadores mais interessantes. Fica para a próxima semana. E você, o que acha? Aliás, o que você achou no ano passado e acha agora? É sempre bom voltar no passado, ver o que saiu bem no planejamento, o que deu errado e o que poderíamos ter feito. Na soma das sugestões penso que teríamos acertado mais do que errado. Aguardo para dialogarmos e ver o que poderemos fazer. Galera, evitem falar em barca. Certos assuntos acabam desvirtuando a proposta.

Alea Iacta Est!

Anderson Alves, O otimista.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Único problema foi a falta de títulos, contratamos pouco esse ano, foram somente 8, sendo que, duas foram incertas, Conca e Rodolpho, o primeiro não deu certo, o segundo está melhorando, outras infelizmente tinham tudo para vingar, o caso do Rômulo é o pior, pois quando jogava no Vasco era um bom jogador, na Rússia não estava mal, uma pena. Contratação mal feita foi sem dúvida a do Geuvânio, esse cara nunca foi um bom jogador de futebol, um mediano pra baixo, Flamengo acreditou que poderia, com esses reforços fazer um bom 2017, SE tivesse ganhado a Copa do Brasil, classificado pelo menos nas quartas da libertadores e com um campeonato brasileiro melhor um pouco, com certeza não estaríamos discutindo essa barca enorme que está precisando partir.

    • É verdade. Apesar que eu acrescentaria muitos outros fatores. Gosto de fazer uma análise mais fria, embora às vezes passe raiva, Insisto que a maior perda do Flamengo esse ano foi a EXXos. Com a sua saída, as constantes brigas e saídas no DM, os jogadores passaram a povoar mais por ali. Perdemos jogadores importantes em momentos que não se poderia perder. É menos simplista do que APENAS raça. Embora raça também esteja em falta

  • “Para a lateral direita o nome sugerido foi Rafinha que acabou acertando mais um ano de contrato.” Procurei essa notícia e não achei nada sobre a renovação de contrato com o Bayern.

    • O contrato dele acabava no meio desse ano, renovou até o meio do ano que vem

  • Acho interessante como faz um “estudo de caso” com uma aura de grande análise, se arvorando a chamar de planejamento e lança mil jogadores a esmo que “com certeza dariam certo” e ainda fala de Ribery e Robben, pqp. Muita viagem, me desculpe, rsrsrs
    Edit: Aí você vai no link que ele postou como planejamento 2017 e tem nomes como Zabaleta, Arbeloa, Srna, Sagna, Glen Johnson, Ivanovic e Thiago Silva, kkkkk

    • Mil? Não cheguei nessa contagem. “com certeza dariam certo” não foi o caso. Aqui houve mais acertos do que erros, ou você discorda. E sobre Ribery e Robben, não tenho esse complexo. Mas já falei sobre isso lá. SRN

  • Fui conferir, o técnico argentino que contratou o Donatti foi demitido, com apenas 5 vitórias e 8 derrotas. O time não estava nem entre os oitos primeiros colocados da Liga mexicana. Será que o Donatti ser titular num time meia boca no México implica em dizer que ele seria um cracão no Flamengo?
    Menos né. O investimento de 58 milhões no futebol que o Flamengo fez não compra um jogador meia boca na Europa e nem uma perna do Neymar.
    A reestruturação será lenta e difícil. Montar um time contratando boas promessas jovens e não ex-ídolos com mais de 30 anos deve ser o caminho, na minha opinião. A geração de Zico, Adílio, Tita, Andrade, Mozer, etc não foi comprada.
    Vender o jorge foi a maior besteira.

    • Tudo bem, Carlos? Donatti aqui não jogava. A questão não é se ele é craque.

  • Vc foi primeiro colunista a falar desse volante Hugo moura , venho falando a tempo que esse menino precisa ser olhado , pelo menos dá uma chance garanto que se tiver 10% de chance q teve Gabriel , Márcio Araújo , Vaz , ele não vai decepcionar , como também olhar para Jean Lucas , Wesley , Patrick zagueiro do sub 17 , não aprendemos ainda ser RICO por isso temos que olhar pra o passado e vê que a BASE nos deu as maiores conquistas , SRN !!

    • Ainda volto a falar da base no ano de 2017. É um tema que precisa de mais reflexão

  • Talvez eu fale besteira, mas como tenho liberdade de expressão como qualquer outra pessoa aí vai:

    -É preciso pensar na contratação de um bom goleiro que seja um reserva à altura de Diego Alves. Pra mim um bom nome seria Thiago Volpi, do Querétano (MEX);

    -Nas laterais (sim,nas duas) se forem pra contratar apostas que testem a base primeiro. Se o Flamengo, mesmo com a saída do Jorge, não consegue revelar jogador da posição melhores que os quatro do atual plantel é melhor rever o planejamento. Pra lateral esquerda existem boas opções como Frank Fabra, Nicolás Tagliafico, Douglas Santos, Zeca e Alex Telles. Pra lateral direita temos Martin Caceres, Maurício Isla, Gabriel Mercado e Rafael (ex-United). Um nome pra cada lado já estaria de bom tamanho;

    -Na zaga vemos que Juan jogará até final de 2018, Rafael Vaz pode sair e Rever não pertence ao Flamengo. Por isso é preciso contratar um zagueiro técnico, de preferência canhoto;

    – Na volância Rômulo pediu pra ser negociado. Portanto creio que o Fla tem que reintegrar Ronaldo e lançar Jean Lucas e Hugo Moura. Ainda é preciso contratar um bom volante destaque do Brasileiro como Renê Junior;

    -No meio campo creio que ter Diego, ER7 e Lucas Paquetá já está de bom tamanho. No mais acho que Mancuello, Conca e M.Sávio não ficam. Éderson terá contrato simbólico por tudo que passou, e talvez não fique muito tempo;

    -No ataque eu até gosto do Everton, mas pra mim é jogador pra compor elenco. Geovânio talvez possa render mais com boa pré temporada, pois não é possível que um jogador com tanto potencial permaneça medíocre até o fim da carreira. Vinícius Júnior torço pra que estoure no futebol, pois já mostra ter uma intensidade de jogo apesar da pouca idade. No mais, creio que o Fla tem que trazer um bom jogador de beirada pra posição (gosto do Tardelli, mas o problema dele é a idade);

    -Pra centroavantes acho que Vizeu será emprestado. Caso tenha uma punição severa pro Guerrero, o Fla precisará contratar dois atacantes pra posição: um goleador indiscutível e outro pra compor elenco.

    Fala-se que os investimentos serão menores em 2018. Mas pro ano que vem, devido aos fracassos nesses, creio que será o inverso.

    SRN.

    • O ponta habilidoso. Jogador de beirada. Q compõe bem no meio tbm. Olhem o Pitty Martinez camisa 10 do river canhoto habilidoso. Chute bem. Deve valer uns 15 milhões. Qse a msm coisa q se pagou em berrio e mancuello.. Porem joga mais q os 2 juntos!

      • Joga muito bem,mas seu valor de mercado hoje é de 9 milhões de euros. É jogador pra ser vendido daqui pra Europa. Fora da realidade do futebol brasileiro.

      • É rápido ou se arrasta como o Mancuello, Canteros?

  • O que poderíamos ter conquistado? Por conta da teimosia e do amadorismo do smurf banana o Flamengo torrou $ e não ganhou nada. Apesar das críticas comprou barulho com a torcida protegendo a sua trupe de incompetentes.

  • Fora Bandeira, Flamengo é clube de futebol e não uma empresa

Comentários não são permitidos.