Panorama: “Saída de Procurador-geral deve manter Odebrecht no controle do Maracanã por mais tempo”

Compartilhe com os amigos

A dissolução do contrato entre a Maracanã S.A. (Odebrecht e AEG), atual responsável pela administração do estádio, e o Governo do Estado deve sofrer mais um contratempo. Com a saída de Leonardo Espíndola do cargo de Procurador-geral do Estado, a arbitragem para selar a quebra do contrato pode ser, mais uma vez, paralisada.

Vencedora da polêmica licitação, em 2013, a Odebrecht tenta deixar a administração do Maracanã desde 2015. O imbróglio vem sendo discutido numa arbitragem mediada pela Fundação Getúlio Vargas, onde cada parte indica um representante. A do governo era Espíndola.

No dia 6 de outubro, a Odebrecht apresentou suas alegações. O governo deveria rebatê-las até 10 de dezembro. Mas, com a troca de representante, o prazo deve se estender.

A Odebrecht alega que o contrato em vigor foi prejudicado quando, ainda em 2013, o então governador Sérgio Cabral mudou o modelo de negócio do estádio. Por isso, ainda pede que o prejuízo contraído nestes últimos anos (R$ 200 milhões) seja pago pelo governo. Este, por outro lado, admite quebrar o contrato de forma unilateral, mas desde que não haja ressarcimento. É essa argumentação que seria feita por Espíndola.

O governo afirma que “enquanto um novo nome não é indicado, o Vice-Procurador Geral do Estado Claudio Pieruccett assume as funções”. Mas fontes ligadas ao governo confirmaram que Pieruccett precisará de um tempo para se inteirar do assunto e que, por isso, é provável que a procuradoria peça um prazo maior.

Pieruccett chegou a substituir Espíndola na Casa Civil do Estado, quando esse foi para a procuradoria. Ele sabe da complexidade do assunto, mas ainda precisa se debruçar sobre o caso. Para o governo é importante não ter nenhum tipo de prejuízo financeiro.

Pezão prometeu que o novo edital de licitação do Maracanã seria lançado até o final de novembro. Esse já é o terceiro prazo dado pelo governo. No entanto, não há nenhuma movimentação do governo para que isso aconteça.

(Por Carolina Oliveira Castro)

Reprodução: Panorama Esportivo

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Pior notícia possível , o Flamengo não vai poder administrar o Maracanã e nem vai construir um estádio.

  • Venho do futuro 2060 o Maracanã virou casa de show o presidente do Flamengo é neto do banana de Mello e está estudando 3 terrenos Nintendo Rio para a construção do estádio. Srn

  • Me parece que com isto, estamos definidos por um novo estádio. O Maracana não é viável. Um estádio para 80 mil que só pode vender 45 mil ingressos não dá.

  • Isso,tamara que mantenha mesmo,pra ver se o flamengo para com essa frescura de ficar esperando por maracana,tome vergonha na cara,e parta para a construçao do seu estadio proprio,se Deus quiser!

    • Todo e qualquer terreno que o Flamengo compre a Globo vai fazer uma matéria tentando melar o negócio, não entendo, mas veja essa emissora como uma anti. Ela não quer que o Fla saia do elefante branco.

      • Nao vejo a globo como principal impercilho para a construçao do nosso estadio nao,vejo a falta de vontade, e o apego exagerado a esse maracana como principais inpercilhos,alem da propria prefeitura do RJ que so atrapalha,pois enquanto continuar com essa frescura do estadio do maracana,o flamengo nao vai olhar realmente para o seu estadio proprio,pois tem fixaçao por um estadio que nao è mais o mesmo,e que nunca sera nosso,mas essa ideia da globo ser anti e de querer que o flamengo nao saia do maracana,tambem è consideravel!

  • Enquanto isso o Flamengo segue esperando, esperando, esperando….. uma decisão do governo do estado que nunca sai.
    Já era pra estar com a construção do nosso estádio/arena em andamento.

    • Concordo. O Flamengo demora em tudo, as tomadas de decisões desses caras são muito lentas. Tem time se planejando e contratando para o próximo ano e mais uma vez estão comendo mosca.

  • É um sinal de que a construção do estádio pode estar mais próxima e de que, provavelmente, é o melhor caminho.
    Maracanã é patrimônio público, é o berço da história do futebol rubro negro e, como cidadão – ainda que não seja do Rio – e flamenguista, é duro de ver um local de tamanha importância e investimento nosso nessa situação. Mas a corrupção é cruel e se expande em grandes proporções. É bom que o Fla esteja distante dela.
    Que venha o nosso estádio!

  • Ja passou da hr do fla comecar o seu estadio porprio , foi bom enquanto durou mais ja chegar de maracana , o fla devia em 2013 qualse 1 bilhao hj dever menos da metade, faz um estadio pra pagar pelos proximos 8,10 anos , so nao pode fazer igual o corinthias e ficar devendo 2 bi so so estadio…

  • Vamos apoiar o nosso time na partida de amanhã!!!

  • conseguiram acabar com o maracanã.

    • Sim o velho Maraca não existe mais e o Maracanâ de hoje está entregue nas mãos sujas da Corrupção. Como carioca fico muito triste e indignado e como Rubro-negro decepcionado.

  • Essa porcaria de Maracanã já virou uma novela sem final.

  • E viva a corrupção…E o BM quer esse trambolho…esquece isso. Maracanã já era. para de sonhar cara. Ta na cara que não vão abrir mão dele e não vai vir para o Flamengo. Não vê se eles quisessem mesmo já teria saído o tal edital há tempos, mas não vai rolar. Tem que partir para o estádio próprio…

    • O senhor é nosso mestre!

Comentários não são permitidos.